Atualmente, é muito comum realizar o acesso à Internet por meio de uma conexão sem fio disponibilizado por Access Points ou Roteadores fixos ou móveis. Dentre os esquemas de segurança disponibilizados nesse tipo de comunicação, o que fornece mais proteção é o
- A) WEP.
- B) WPA.
- C) WPA2.
- D) WPS.
- E) WiFi.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) WPA2.
Atualmente, é muito comum realizar o acesso à Internet por meio de uma conexão sem fio disponibilizado por Access Points ou Roteadores fixos ou móveis. Dentre os esquemas de segurança disponibilizados nesse tipo de comunicação, o que fornece mais proteção é o
a) WEP.
b) WPA.
c) WPA2.
d) WPS.
e) WiFi.
Vamos começar descartando as alternativas D e E, já que:
WPS (Wi-fi Simple Config) não é um protocolo de segurança, mas um recurso que oferece uma forma simples de autenticação para redes wireless: o roteador inclui um PIN de 8 dígitos, geralmente informado em uma etiqueta na parte inferior, permitindo a conexão de qualquer cliente onde este PIN seja informado. Já roteadores que oferecem também um botão de conexão, que deve ser pressionado no roteador para autorizar a conexão de um novo cliente. A ideia do WPS é que este é um padrão de segurança aceitável para uma rede doméstica, já que se alguém tem acesso físico ao roteador, para ver o PIN ou pressionar o botão, ele provavelmente está autorizado a acessar a rede de qualquer forma.
Wi-fi (wireless fidelity - rede sem fio) não é um protocolo de segurança: é o nome dado a uma rede que dispensa a utilização de cabos.
Com relação às siglas mencionadas nas demais alternativas, temos que:
WEP (Wired Equivalent Privacy) foi criado em 1999. É compatível com praticamente todos os dispositivos wifi disponíveis no mercado. Pela tradução, este protocolo pretende dar a uma rede sem fio a mesma segurança que se observa em uma rede LAN cabeada. Na verdade, o padrão WEP se torna mais inseguro à medida que o poder de processamento dos computadores aumenta. Utiliza a mesma chave para criptografar e descriptografar os pacotes. Ter a mesma chave para criptografar e autenticar é considerado um risco de segurança.
WPA (Wi-Fi Protected Access) é um protocolo para redes sem fio, que consiste em uma melhoria em relação ao WEP. O WPA surgiu de um esforço conjunto de membros da Wi-FI Alliance (WFA) e membros do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) com o objetivo de aumentar o nível de segurança das redes sem fio no ano de 2003, para resolver problemas de vulnerabilidade encontrados no WEP. Foi substituído pelo WPA2, descrito a seguir.
O protocolo de segurança 802.11i ou WPA2 (Wireless Protected Access) é um conjunto de especificações de segurança usado em autenticação para redes sem fio, que substitui o WPA, que utiliza protocolo AES (Advanced Encryption Standard), proporcionando alto grau de segurança e tornando redes wi-fi mais confiáveis. O AES é um sistema de criptografia bastante seguro, baseado na utilização das chaves com 128 a 256 bits. Trata-se da forma mais segura de autenticação entre as citadas.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário