Considere as afirmativas a respeito dos protocolos de rede TCP/IP. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O protocolo TCP/IP está situado nas camadas de transporte e rede do modelo OSI.
(__)O protocolo TCP é mais simples que o UDP e, portanto, superior em velocidade, mas como contrapartida não garante que a informação chegará ao destinatário.
(__)O protocolo IPv4 divide o endereço em 8 grupos de 16 bits, separados por “:” e escritos com dígitos hexadecimais. Por exemplo: 2001:0DB8:AD1F:25E2:CADE:CAFE:F0CA:84C1
Assinale a alternativa com a sequência correta:
- A) V - F - F.
- B) V - F - V.
- C) F - F - V.
- D) V - V - V.
- E) F - V - F.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V - F - F.
Analisando as afirmativas, temos que:
Verdadeira: TCP (Transmission Control Protocol) é um protocolo responsável por oferecer confiabilidade na transmissão de pacotes, fornecendo um serviço orientado à conexão, confiável, e full-duplex para os serviços de aplicação. Atua na camada de transporte.
IP (Internet Protocol), define o formato do pacote, que é chamado de datagrama na camada de rede. Este protocolo também define o formato e a estrutura de endereços usados na camada de rede. O IP também é o responsável pelo roteamento de um pacote de sua origem até seu destino, através do encaminhamento do datagrama de cada roteador para o próximo roteador no caminho. Este protocolo atua na camada de rede do modelo OSI, que oferece o serviço de entregas em datagramas, como é o caso da Internet.
Falsa: o mais simples dos protocolos citados é o UDP, que é mais rápido e não garante que a informação chegará ao destinatário, como vemos a seguir:
- TCP (Transmission Control Protocol) é um protocolo responsável por oferecer confiabilidade na transmissão de pacotes, fornecendo um serviço orientado à conexão, confiável, e full-duplex para os serviços de aplicação.
- UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo não orientado à conexão, cuja função é transmitir dados pouco sensíveis, como fluxos de áudio e vídeo, ou para comunicação sem conexão. No UDP não existem checagens e nem confirmação alguma, os dados são transmitidos apenas uma vez. Por isso, podem estar fora de ordem, duplicados, ou serem perdidos. Os pacotes que chegam corrompidos são simplesmente descartados, sem que o emissor sequer saiba do problema. Tem como vantagem aumentar a velocidade na transmissão.
Falsa: o texto se refere ao protocolo IPv6, e não IPv4.
Um endereço IPv4 é composto de uma sequência de 32 bits, divididos em 4 grupos de 8 bits cada. Cada grupo de 8 bits recebe o nome de octeto.
O protocolo IPv6 apresenta como principal característica e justificativa para o seu desenvolvimento, o aumento no espaço para endereçamento. No IPv4, o campo do cabeçalho reservado para o endereçamento possui 32 bits, com um máximo de 4.294.967.296 (232) endereços distintos. Assim, o IPv6 surgiu, com um espaço para endereçamento de 128 bits, podendo obter 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços (2128). Este valor representa aproximadamente 79 octilhões (7,9x1028) de vezes a quantidade de endereços IPv4 e representa, também, mais de 56 octilhões (5,6x1028) de endereços por ser humano na Terra, considerando-se a população estimada em 6 bilhões de habitantes.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
Deixe um comentário