Das alternativas abaixo, assinale a que melhor define o acesso a um site de internet que utiliza o protocolo HTTPS.
- A) Indica que o acesso é seguro, pois a comunicação com o servidor é feita de forma criptografada através de um certificado digital.
- B) Indica que o site acessado é armazenado em uma instituição financeira e pode haver restrições no acesso.
- C) Indica que é um site criado de forma dinâmica e que suas informações são apresentadas em tempo real.
- D) Indica que é um site do governo ou de algum provedor de conteúdo.
- E) Indica que o site acessado tem restrições no acesso.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Indica que o acesso é seguro, pois a comunicação com o servidor é feita de forma criptografada através de um certificado digital.
Das alternativas abaixo, assinale a que melhor define o acesso a um site de internet que utiliza o protocolo HTTPS.
a) Indica que o acesso é seguro, pois a comunicação com o servidor é feita de forma criptografada através de um certificado digital.
b) Indica que o site acessado é armazenado em uma instituição financeira e pode haver restrições no acesso.
c) Indica que é um site criado de forma dinâmica e que suas informações são apresentadas em tempo real.
d) Indica que é um site do governo ou de algum provedor de conteúdo.
e) Indica que o site acessado tem restrições no acesso.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Indica que o acesso é seguro, pois a comunicação com o servidor é feita de forma criptografada através de um certificado digital.
Certa: Certificado digital é um documento eletrônico garantido por uma Autoridade Certificadora, que contém dados sobre o emissor e o seu titular. Assim sendo, ele contém a chave pública do titular, nome e endereço de e-mail, período de validade do certificado, nome da AC que emitiu o certificado, número de série do certificado e a assinatura digital da AC, entre outras informações). A função de um certificado digital é vincular uma entidade a uma chave pública - no caso a AC.
HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) é conhecido como o protocolo da navegação já que, através dele, é possível navegar pelas páginas da Internet, ou, num linguajar mais técnico, ele permite a transferência de arquivos em hipermídia.
SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo usado em conjunto com outros (como o FTP e o HTTP, por exemplo) para implementar a criptografia nas informações que trafegam entre as máquinas que estão se comunicando, aumentando a segurança.
HTTPS é um protocolo que resulta do uso do HTTP em conjunto com o SSL, para que as informações transferidas entre as máquinas sejam criptografadas, e quando isto ocorre, é exibido o ícone de um cadeado fechado.
De fato, o protocolo HTTPS utiliza um certificado criptografado entre o navegador e o servidor. Tal certificado utiliza protocolos TLS (Transport Layer Security) ou SSL (Secure Socket Layer), e justamente por isto é denominado certificado digital.
B – Indica que o site acessado é armazenado em uma instituição financeira e pode haver restrições no acesso.
Errada: conforme comentado acima, a sigla HTTPS não se refere ao local no qual a página está armazenada, mas a um protocolo que criptografa as informações que trafegam para aumentar a segurança da operação. No endereço do site não há informações sobre o local no qual o site está armazenado.
C – Indica que é um site criado de forma dinâmica e que suas informações são apresentadas em tempo real.
Errada: conforme comentado acima, a sigla HTTPS não se refere à forma através da qual o site criado, nem à forma através da qual as informações são apresentadas, mas a um protocolo que criptografa as informações que trafegam para aumentar a segurança da operação. No endereço do site não há informações sobre como o site foi criado ou se ele contém informações em tempo real.
D – Indica que é um site do governo ou de algum provedor de conteúdo.
Errada: conforme comentado acima, a sigla HTTPS não se refere a quem o site pertence, mas a um protocolo que criptografa as informações que trafegam para aumentar a segurança da operação. Sites do governo são identificados pelo sufixo .gov no final do endereço do site.
E – Indica que o site acessado tem restrições no acesso.
Errada: conforme comentado acima, a sigla HTTPS não se refere à existência ou não de restrições no acesso, mas a um protocolo que criptografa as informações que trafegam para aumentar a segurança da operação.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
Deixe um comentário