Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Do conjunto de protocolos de rede do modelo TCP/IP, assinale nos itens abaixo aqueles que pertencem apenas a camada de aplicação.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) DHCP e IMAP

Do conjunto de protocolos de rede do modelo TCP/IP, assinale nos itens abaixo aqueles que pertencem apenas a camada de aplicação.
a)  TCP e UDP
b)  DHCP e IMAP
c)  NDP e ARP
d)  LDAP e UDP

 

A arquitetura de redes é relativamente complexa, já que envolve muitos elementos de hardware e software, que vão desde a comunicação com os meios físicos de transmissão até controle de erros e manutenção da segurança e de níveis de desempenho. Para facilitar a execução de projetos, as redes são concebidas como um conjunto de níveis ou camadas - sendo este último termo empregado em muitas questões de provas. Cada camada disponibiliza serviços para as camadas superiores de forma transparente: as demais camadas não precisam saber de detalhes dos serviços implementados um uma camada específica. A comunicação é estabelecida graças à utilização de protocolos, que consistem em regras de comunicação

 

A ISO (International Standard Organization) propôs, em 1980, um modelo de referência de sete camadas, denominado OSI - Open System InterconectionInterconexão de Sistemas Abertos), para descrever a estrutura e funcionamento dos protocolos de comunicação. 

 

O conjunto de protocolos TCP/IP foi desenvolvido antes do modelo OSI, e é constituído de cinco camadas: física, enlace de dados, rede, transporte e aplicativo (ou aplicações), esquematicamente comparadas com as camadas do modelo OSI da seguinte forma:

 

 

Analisando as alternativas, temos que:

A – TCP e UDP

Erradaestes protocolos atuam na camada de transporte, a qual tem a finalidade de permitir que as entidades pares dos hosts de origem e de destino mantenham uma conversação. Nela atua o protocolo TCP (Transmission Control Protocol), que é orientado a conexões e confiável, permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes de entrada em mensagens discretas e passa cada uma delas para a camada inter-redes.  No destino, o processo TCP receptor volta a montar as mensagens recebidas no fluxo de saída. O TCP também cuida do controle de fluxo, impedindo que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens maior do que ele pode manipular. Na camada de transporte também atua o UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo não orientado à conexão, cuja função é transmitir dados pouco sensíveis, como fluxos de áudio e vídeo, ou para comunicação sem conexão. No UDP não existem checagens e nem confirmação alguma, os dados são transmitidos apenas uma vez. Por isso, podem estar fora de ordem, duplicados, ou serem perdidos. Os pacotes que chegam corrompidos são simplesmente descartados, sem que o emissor sequer saiba do problema. Tem como vantagem aumentar a velocidade na transmissão.  

B – DHCP e IMAP

CertaDHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) permite a atribuição manual e automática de endereços IP e se baseia na ideia de um servidor especial que atribui endereços IP a hosts que solicitam um endereço. Geralmente a geração é automática: o servidor distribui endereços IP na medida em que os nós solicitam conexão com a rede. Assim sendo, ele gerencia o uso de endereços IP pelas máquinas da rede, fazendo com que, caso um nó seja desconectado da rede, seu IP fique disponível para ser utilizado por outro computador. Atua na camada de aplicação.

IMAP4 (Internet Message Access Protocol) utilizado para acesso online e offline à caixa postal, para que o usuário possa receber suas mensagens. Pode ser usado tanto por clientes de email quanto por webmail, permitindo a criação de pastas no servidor. Atua na camada de aplicação.
 

C – NDP e ARP

ErradaNDP (Neighbor Discovery Protocol -  protocolo de descoberta de vizinhança) foi desenvolvido sob a finalidade de resolver os problemas de interação entre nós vizinhos em uma rede. Atua na camada de enlace de dados.

ARP (Address Resolution Protocol) permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP. Ele faz a correspondência entre os endereços físicos e os endereços lógicos interrogando as máquinas da rede para conhecer o seu endereço físico, seguidamente cria uma tabela de correspondência entre os endereços lógicos e os endereços físicos numa memória secreta. Atua na camada de enlace de dados.

 

D – LDAP e UDP

ErradaLDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um protocolo que permite organizar recursos de rede de forma hierárquica, como uma árvore de diretórios por exemplo, o que facilita a localização de informações e arquivos na rede. O serviço LDAP mantém informações como nome, login, senha e informações sobre a conta de usuários, bem como dados de grupos de usuários, das máquinas e outras informações. Atua na camada de aplicação.

UDP, conforme comentado acima, atua na camada de transporte,

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *