Em redes de computadores, a forma mais simples para transferir arquivos entre dois nós (computadores) é utilizar o protocolo
- A) ICMP.
- B) IPv4.
- C) FDDi.
- D) DNS.
- E) FTP.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) FTP.
Em redes de computadores, a forma mais simples para transferir arquivos entre dois nós (computadores) é utilizar o protocolo
a) ICMP.
b) IPv4.
c) FDDi.
d) DNS.
e) FTP.
Analisando as alternativas, temos que:
A – ICMP.
Errada: ICMP (Internet Control Message Protocol) é um protocolo utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Qualquer computador que utilize IP precisa aceitar as mensagens ICMP e alterar o seu comportamento de acordo com o erro relatado. Os roteadores devem estar programados para enviar mensagens ICMP quando receberem datagramas que provoquem algum erro. O ICMP além de informar a origem sobre falhas no envio de datagramas, envia mensagens de controle que são usadas para informar os hosts sobre redes congestionadas e a inexistência de um gateway melhor para uma rede remota. Atua na camada de Internet.
B – IPv4.
Errada: IP (Internet Protocol) - em toda e qualquer rede, cada elemento precisa ter uma identificação única, que não se repita, para que ele seja encontrado na rede. O IP é o protocolo responsável pelo gerenciamento de endereços da Internet, permitindo a localização dos computadores na Internet. Cada computador da Internet tem um endereço IP; o IPv4 consiste em um número de 32 bits escrito com 4 octetos na forma decimal, separados por pontos, como por exemplo, 128.34.124.56. Em cada uma das partes, o número deve estar no intervalo 0 a 255, para que o endereço seja válido na Internet.
C – FDDi.
Errada: FDDI (Fiber-Distributed Data Interface) é um padrão para transmissão de dados a 100Mbps, utilizando fibra óptica, com topologia de anel duplo. É utilizado como backbone em MANs (Metropolitan Area Networks)
D – DNS.
Errada: DNS (Domain Name System): para que um computador seja localizado na Internet, é necessário saber seu endereço IP, pois o protocolo IP identifica apenas endereços no formato IP, que por sua vez é constituído de números e pontos (por exemplo: 198.0.175.23). Como para nós, usuários, é muito difícil memorizar endereços deste tipo, a URL (Uniform Resource Locator), que é um endereço "por extenso", como www.tecconcursos,com.br, é muito mais fácil de ser memorizada. Os navegadores aceitam, em suas barras de endereços, ambas as formas de endereçamento, IP e URL, sendo que o responsável pela conversão de URL em endereço IP é um servidor chamado DNS que, usando um grande banco dados, recebe a URL, verifica a qual IP ela corresponde, e informa o endereço IP ao navegador.
Assim sendo, DNS é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou em uma rede privada. Ele baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do host e seu IP. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não degrada tanto quando se adiciona mais servidores nele.
E – FTP.
Certa: FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo utilizado na transferência de arquivos entre computadores da rede: os servidores FTP são computadores na Internet o na rede local aos quais usuários podem estar autorizados a utilizar para armazenar arquivos. Neste caso, para manter os arquivos organizados, os usuários precisam efetuar procedimentos para manter esta organização, tais como excluir, mover, copiar e renomear objetos, entre outros.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário