Existe um protocolo na web que utiliza os serviços de protocolo TCP para executar sua função de transferência de conteúdo, por isso é um protocolo altamente confiável. Consequentemente, é um dos protocolos de aplicativos mais utilizado para as operações na web. Trata-se do protocolo
- A) URL.
- B) IP.
- C) HTTP.
- D) UDP.
- E) OSI.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) HTTP.
TCP/IP é uma pilha de protocolos (ou seja, um conjunto de protocolos) utilizados na Internet e em intranets; tarefas específicas têm protocolos específicos. O IP é um protocolo responsável pelo gerenciamento de endereços da Internet, permitindo a localização dos computadores na Internet. Cada computador conectado à Internet tem necessariamente um endereço IP: um endereço lógico capaz de ser interpretado pelos roteadores, para a localização dos computadores. O TCP é um protocolo orientado a conexão responsável pelo controle de pacotes.Estes dois protocolos são os mais usados nas redes de computadores, e podemos afirmar que TCP/IP constituem a base de comunicação da Internet e de redes locais.
Analisando as alternativas, temos que:
A – URL.
Errada: esta sigla não corresponde a um protocolo de rede. URL (Uniform Resource Locator) é um endereço "por extenso" de um recurso da Internet, como www.tecconcursos.com.br, é muito mais fácil de ser memorizada do que um endereço IP, que é usado tecnicamente nas conexões da Internet, e que consiste em uma sequência de números e pontos apenas, (como 177.165.33.100, por exemplo).
B – IP.
Errada: P (Internet Protocol), define o formato do pacote, que é chamado de datagrama na camada de rede. Este protocolo também define o formato e a estrutura de endereços usados na camada de rede. O IP também é o responsável pelo roteamento de um pacote de sua origem até seu destino, através do encaminhamento do datagrama de cada roteador para o próximo roteador no caminho.Este protocolo, como vemos, não executa transferência de conteúdos.
C – HTTP.
Certa: TCP (Transmission Control Protocol) é um protocolo responsável por oferecer confiabilidade na transmissão de pacotes, fornecendo um serviço orientado à conexão, confiável, e full-duplex para os serviços de aplicação.
HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é um protocolo integrante da família TCP/IP, para a transferência de páginas da Internet. É através deste protocolo que as páginas da Web (que são arquivos em hypertexto) são transferidas de um computador a outro através da Internet.
O HTTP utiliza os serviços do TCP, de tal forma que permite a transferência das páginas da Internet de forma confiável.
D – UDP.
Errada: UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo não orientado à conexão, cuja função é transmitir dados pouco sensíveis, como fluxos de áudio e vídeo, ou para comunicação sem conexão. No UDP não existem checagens e nem confirmação alguma, os dados são transmitidos apenas uma vez, de tal forma que não é um protocolo confiável. Por isso, podem estar fora de ordem, duplicados, ou serem perdidos. Os pacotes que chegam corrompidos são simplesmente descartados, sem que o emissor sequer saiba do problema. Tem como vantagem aumentar a velocidade na transmissão.
E – OSI.
Errada: esta sigla não corresponde a um protocolo de rede. OSI (Open System Interconnection) é um padrão ISO que aborda todos os aspectos da comunicação de rede. Tem a finalidade de facilitar a comunicação entre sistemas diferentes, sem exigir alterações na lógica do hardware e do software subjacentes. Trata-se de um arquétipo para entender e projetar uma arquitetura de rede flexível, robusta e de operação conjunta e consiste em uma estrutura em sete camadas separadas, porém relacionadas, cada uma definindo uma parte do processo de movimentação da informação por uma rede.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário