O protocolo
- A) IPv4 é composto por cinco grupos de três dígitos decimais separados por “.”, cada um variando entre 0 e 255. A partir disso, são criados números familiares como 192.168.1.1.1 e 127.0.0.0.1, que são usados em redes locais.
- B) IPv6 possui oito grupos de 16 bits, separados por “:”, escritos com dígitos hexadecimais (0-F). Isso garante que o número de endereços IP seja de 2128, uma quantidade enorme.
- C) IPv4 trabalha com endereço multicast de 32 bits, responsável por direcionar um pacote para todos os nós de um mesmo domínio. No IPv6, essa função foi atribuída a tipos específicos de endereços broadcast de 96 bits.
- D) HTTPS − Hyper Text Transport Protocol Secured garante que o endereço eletrônico acessado (DNS) tenha de fato uma conexão segura entre os servidores que hospedam um site e o dispositivo que o usuário está utilizando.
- E) HTTPS é mais seguro que o protocolo HTTP, pois, embora ambos utilizem criptografia de ponta a ponta, o HTTPS usa o protocolo SSL, que é mais moderno do que o protocolo TLS usado pelo HTTP.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) IPv6 possui oito grupos de 16 bits, separados por “:”, escritos com dígitos hexadecimais (0-F). Isso garante que o número de endereços IP seja de 2128, uma quantidade enorme.
O protocolo
a) IPv4 é composto por cinco grupos de três dígitos decimais separados por “.”, cada um variando entre 0 e 255. A partir disso, são criados números familiares como 192.168.1.1.1 e 127.0.0.0.1, que são usados em redes locais.
b) IPv6 possui oito grupos de 16 bits, separados por “:”, escritos com dígitos hexadecimais (0-F). Isso garante que o número de endereços IP seja de 2128, uma quantidade enorme.
c) IPv4 trabalha com endereço multicast de 32 bits, responsável por direcionar um pacote para todos os nós de um mesmo domínio. No IPv6, essa função foi atribuída a tipos específicos de endereços broadcast de 96 bits.
d) HTTPS − Hyper Text Transport Protocol Secured garante que o endereço eletrônico acessado (DNS) tenha de fato uma conexão segura entre os servidores que hospedam um site e o dispositivo que o usuário está utilizando.
e) HTTPS é mais seguro que o protocolo HTTP, pois, embora ambos utilizem criptografia de ponta a ponta, o HTTPS usa o protocolo SSL, que é mais moderno do que o protocolo TLS usado pelo HTTP.
Analisando as alternativas, temos que:
A – IPv4 é composto por cinco grupos de três dígitos decimais separados por “.”, cada um variando entre 0 e 255. A partir disso, são criados números familiares como 192.168.1.1.1 e 127.0.0.0.1, que são usados em redes locais.
Errada: o IPv4 não é composto por cinco grupos: os 32 bits dos endereços IPv4 são divididos em quatro grupos de 8 bits cada, separados por “.”, escritos com dígitos decimais. Por exemplo: 192.168.0.10.
B – IPv6 possui oito grupos de 16 bits, separados por “:”, escritos com dígitos hexadecimais (0-F). Isso garante que o número de endereços IP seja de 2128, uma quantidade enorme.
Certa: de fato, o IPv6 tem espaço para endereçamento de 128 bits. A representação dos endereços IPv6, divide o endereço em oito grupos de 16 bits, separando-os por “:”, escritos com dígitos hexadecimais (0-F), ou seja, oito grupos de 4 dígitos hexadecimais. O IPv6 permite obter 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços (2128). Este valor representa aproximadamente 79 octilhões (7,9x1028) de vezes a quantidade de endereços IPv4 e representa, também, mais de 56 octilhões (5,6x1028) de endereços por ser humano na Terra, considerando-se a população estimada em 6 bilhões de habitantes.
C - IPv4 trabalha com endereço multicast de 32 bits, responsável por direcionar um pacote para todos os nós de um mesmo domínio. No IPv6, essa função foi atribuída a tipos específicos de endereços broadcast de 96 bits.
Errada: comunicação multicast (ou multidifusão) ocorre de um para muitos. Quando um pacote é enviado de uma fonte particular para um grupo de destinos, ocorre uma comunicação multicast. O uso desta modalidade de comunicação não é definido pelo endereço, mas pelo equipamento utilizado e pela configuração da rede. Um hub, por exemplo, é um equipamento que transmite os dados que recebe em muticasting. O termo broadcast tem o mesmo sentido que multicast.
D – HTTPS − Hyper Text Transport Protocol Secured garante que o endereço eletrônico acessado (DNS) tenha de fato uma conexão segura entre os servidores que hospedam um site e o dispositivo que o usuário está utilizando.
Errada: a sigla não corresponde ao que consta acima, mas a HyperText Transfer Protocol Secure, e o HTTPS aumenta a segurança da comunicação, mas não garante que "haja uma conexão segura". Vamos lembrar que:
- HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) é conhecido como o protocolo da navegação já que, através dele, é possível navegar pelas páginas da Internet, ou, num linguajar mais técnico, ele permite a transferência de arquivos em hipermídia.
- SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo usado em conjunto com outros (como o FTP e o HTTP, por exemplo) para implementar a criptografia nas informações que trafegam entre as máquinas que estão se comunicando, aumentando a segurança.
Os navegadores utilizam o protocolo HTTPS, ou seja, o HTTP em conjunto com o SSL, para que as informações transferidas entre as máquinas sejam criptografadas. Tal procedimento aumenta a segurança destas operações. O protocolo HTTP não implementa a criptografia.
E - HTTPS é mais seguro que o protocolo HTTP, pois, embora ambos utilizem criptografia de ponta a ponta, o HTTPS usa o protocolo SSL, que é mais moderno do que o protocolo TLS usado pelo HTTP.
Errada: o HTTPS é mais seguro do que o HTTP justamente pelo fato de o HTTPS implementar a criptografia, o que não ocorre com o HTTP.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário