Os navegadores web permitem o uso de nomes simbólicos para identificar sites, como, por exemplo, www.tjrs.jus.br. Entretanto, na Internet, para efetivamente acessar um site, é preciso empregar o endereço IP. A tradução do nome simbólico para o endereço IP correspondente, denominada de resolução de nomes, é feita via
- A) gateway padrão.
- B) protocolo ARP.
- C) servidor DNS.
- D) servidor NAT.
- E) URL.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) servidor DNS.
Os navegadores web permitem o uso de nomes simbólicos para identificar sites, como, por exemplo, www.tjrs.jus.br. Entretanto, na Internet, para efetivamente acessar um site, é preciso empregar o endereço IP. A tradução do nome simbólico para o endereço IP correspondente, denominada de resolução de nomes, é feita via
Analisando as alternativas, temos que:
A - gateway padrão.
Errada: para adicionar uma rota padrão para um endereço que não se encontre na tabela de roteamento, utiliza-se o gateway padrão da rede. Através do gateway padrão é possível especificar um computador (normalmente outro gateway) que os pacotes de rede serão enviados caso o endereço não confira com os da tabela de roteamento.
B - protocolo ARP.
Errada: o protocolo ARP (Address Resolution Protocol) permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP. Ele faz a correspondência entre os endereços físicos e os endereços lógicos interrogando as máquinas da rede para conhecer o seu endereço físico, seguidamente cria uma tabela de correspondência entre os endereços lógicos e os endereços físicos numa memória secreta.
C - servidor DNS.
Certa: DNS (Domain Name System): para que um computador seja localizado na Internet, é necessário saber seu endereço IP, pois o protocolo IP identifica apenas endereços no formato IP, que por sua vez é constituído de números e pontos (por exemplo: 198.0.175.23). Como para nós, usuários, é muito difícil memorizar endereços deste tipo, a URL (Uniform Resource Locator), que é um endereço "por extenso", como www.tecconcursos,com.br, é muito mais fácil de ser memorizada. Os navegadores aceitam, em suas barras de endereços, ambas as formas de endereçamento, IP e URL, sendo que o responsável pela conversão de URL em endereço IP é um servidor chamado DNS (Domain Name System) que, usando um grande banco dados, recebe a URL, verifica a qual IP ela corresponde, e informa o endereço IP ao navegador.
D - servidor NAT.
Errada: NAT (Network Address Translation) é um protocolo que foi criado para minimizar o problema da falta de endereços IP versão 4 na Internet. Através dele, numa rede local, cada computador tem um IP privado, mas perante a Internet, é usado apenas um endereço IP no roteador da rede. A palavra Translation (tradução) é usada no seguinte sentido: quando se pretende dar acesso aos computadores no sentido da rede local para a Internet, o computador da rede local faz uma requisição que passa pelo roteador, que aloca em sua tabela o endereço da máquina interna que requisitou a informação e o endereço Internet configurado no roteador (esse endereço pode ser único ou uma faixa de endereços), e quando os dados chegam da Internet, o NAT consulta a tabela de traduções e responde a máquina que fez a requisição.
E - URL.
Errada: URL (Uniform Resource Locator), é um endereço "por extenso", como www.tecconcursos,com.br, é muito mais fácil de ser memorizado do que um endereço IP, que contém apenas números e pontos. Este endereço é composto por um domínio (que é o nome da instituição proprietária escolheu para sua página, o tipo de atividade que o domínio desenvolve (por exemplo, .com para atividades comerciais) e o país onde o domínio foi registrado.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário