Os protocolos da camada de aplicação determinam para qual tipo de serviço a rede será utilizada, seja e-mail, navegação, troca de arquivos, entre outros. Em outras palavras os protocolos da camada de aplicação fazem a conexão entre as redes e os aplicativos instalados em um computador. Dessa maneira, pode-se afirmar que o protocolo DHCP, tem a função de:
- A) transmitir as informações referentes ao status dos diferentes dispositivos que compõe uma rede de computadores.
- B) traduzir nomes de domínios na Internet em endereços IP.
- C) gerar e administrar endereços IP em uma rede de computadores.
- D) transferir mensagens de servidores de correio remetente para servidores de correio destinatários.
- E) permitir a administração total de computadores a distância.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) gerar e administrar endereços IP em uma rede de computadores.
Os protocolos da camada de aplicação determinam para qual tipo de serviço a rede será utilizada, seja e-mail, navegação, troca de arquivos, entre outros. Em outras palavras os protocolos da camada de aplicação fazem a conexão entre as redes e os aplicativos instalados em um computador. Dessa maneira, pode-se afirmar que o protocolo DHCP, tem a função de:
a) transmitir as informações referentes ao status dos diferentes dispositivos que compõe uma rede de computadores.
b) traduzir nomes de domínios na Internet em endereços IP.
c) gerar e administrar endereços IP em uma rede de computadores.
d) transferir mensagens de servidores de correio remetente para servidores de correio destinatários.
e) permitir a administração total de computadores a distância.
Analisando as alternativas, temos que:
A – transmitir as informações referentes ao status dos diferentes dispositivos que compõe uma rede de computadores.
Errada: o protocolo ao qual podemos atribuir esta função é o SNMP (Simple Network Management Protocol) é um protocolo de gerência de redes TCP/IP, que possibilita aos administradores gerenciar o desempenho da rede, avaliando o funcionamento de equipamentos (como switches e roteadores) e encontrar e resolver seus eventuais problemas, e fornecer informações para o planejamento de sua expansão. Permite verificar status dos componentes da rede, desligar e reiniciar equipamentos e efetuar manutenções à distância.
B – traduzir nomes de domínios na Internet em endereços IP.
Errada: o protocolo ao qual podemos atribuir esta função é o DNS (Domain Name System): para que um computador seja localizado na Internet, é necessário saber seu endereço IP, pois o protocolo IP identifica apenas endereços no formato IP, que por sua vez é constituído de números e pontos (por exemplo: 198.0.175.23). Como para nós, usuários, é muito difícil memorizar endereços deste tipo, a URL (Uniform Resource Locator), que é um endereço "por extenso", como www.tecconcursos,com.br, é muito mais fácil de ser memorizada. Os navegadores aceitam, em suas barras de endereços, ambas as formas de endereçamento, IP e URL, sendo que o responsável pela conversão de URL em endereço IP é um servidor chamado DNS (Domain Name System) que, usando um grande banco dados, recebe a URL, verifica a qual IP ela corresponde, e informa o endereço IP ao navegador. O protocolo DNS consiste em diferentes tipos de mensagens DNS processadas de acordo com as informações em seus campos de mensagens.
C – gerar e administrar endereços IP em uma rede de computadores.
Certa: de fato, o protocolo ao qual podemos atribuir esta função é o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), que é o protocolo que permite aos computadores de uma rede local receberem um endereço IP automaticamente: por intermédio deste protocolo, um servidor distribui endereços IP na medida em que os nós solicitam conexão com a rede. Assim sendo, este protocolo gerencia o uso de endereços IP pelas máquinas da rede.
D – transferir mensagens de servidores de correio remetente para servidores de correio destinatários.
Errada: o protocolo ao qual podemos atribuir esta função é o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), o qual atua na arquitetura cliente-servidor de forma a permitir que um host possa em um momento comportar-se como cliente, iniciando a conexão e, posteriormente, atuar como servidor, recebendo conexões, ou seja, há duas situações possíveis:
- Primeira: um cliente de e-mail acessa o servidor SMTP de seu provedor de e-mail para transferir mensagens para tal servidor, ou seja, o SMTP atua como servidor, neste caso;
- Segunda: o servidor SMTP de um provedor de e-mail vai enviar um e-mail ao servidor destinatário da mensagem: neste caso, o host que vai enviar a mensagem, que é um servidor SMTP, estará, neste momento, atuando como um cliente, já que o protocolo usado para transferir mensagens eletrônicas entre servidores é o próprio SMTP.
E – permitir a administração total de computadores a distância.
Errada: o protocolo ao qual podemos atribuir esta função é o RDP (Remote Desktop Protocol), que é um protocolo usado em conexões remotas da Microsoft, concebido a partir do Windows Server 2000. Tal protocolo permite que um usuário acesse e controle um computador remotamente, como se estivesse sentado em frente a ele.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário