Para o acesso a redes sem fio, a forma mais segura de realização das etapas de associação e autenticação é por meio da utilização do mecanismo (protocolo) de segurança
- A) PIN.
- B) WEP.
- C) AES.
- D) WPS.
- E) WPA2.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) WPA2.
Para o acesso a redes sem fio, a forma mais segura de realização das etapas de associação e autenticação é por meio da utilização do mecanismo (protocolo) de segurança
Analisando as alternativas, temos que:
A - PIN.
Errada: PIN (Personal Identification Number) é um recurso muito parecido com uma senha: pode ser um conjunto de números, mas a política corporativa pode permitir PINs complexos que incluam caracteres especiais e letras, maiúsculas e minúsculas. O PIN está vinculado ao dispositivo específico no qual foi configurado, ou seja, só pode ser usado em um hardware específico.
B - WEP.
Errada: WEP (Wired Equivalent Privacy) foi criado em 1999. É compatível com praticamente todos os dispositivos wifi disponíveis no mercado. Pela tradução, este protocolo pretende dar a uma rede sem fio a mesma segurança que se observa em uma rede LAN cabeada. Na verdade, o padrão WEP se torna mais inseguro à medida que o poder de processamento dos computadores aumenta. Utiliza a mesma chave para criptografar e descriptografar os pacotes. Ter a mesma chave para criptografar e autenticar é considerado um risco de segurança.
C - AES.
Errada: AES (Advanced Encryption Standard) é uma cifra de bloco, anunciado pelo National Institute of Standards and Technology (NIST) em 2003, fruto de concurso para escolha de um novo algoritmo de chave simétrica para proteger informações do governo federal, sendo adotado como padrão pelo governo dos Estados Unidos, é um dos algoritmos mais populares, desde 2006, usado para criptografia de chave simétrica.
D - WPS.
Errada: WPS oferece uma forma simples de autenticação para redes Wireless: o roteador inclui um PIN de 8 dígitos, geralmente informado em uma etiqueta na parte inferior, permitindo a conexão de qualquer cliente onde este PIN seja informado. Já roteadores que oferecem também um botão de conexão, que deve ser pressionado no roteador para autorizar a conexão de um novo cliente. A ideia do WPS é que este é um padrão de segurança aceitável para uma rede doméstica, já que se alguém tem acesso físico ao roteador, para ver o PIN ou pressionar o botão, ele provavelmente está autorizado a acessar a rede de qualquer forma. Apesar da facilidade de configuração, trata-se de um protocolo vulnerável a ataques de força bruta, já que um PIN de apenas 8 caracteres, contendo apenas números não oferece uma complexidade muito grande.
E - WPA2.
Certa: o protocolo de segurança 802.11i ou WPA2 (Wireless Protected Access) é um conjunto de especificações de segurança usado em autenticação para redes sem fio, que substitui o WPA, que utiliza protocolo AES (Advanced Encryption Standard), proporcionando alto grau de segurança e tornando redes wi-fi mais confiáveis. O AES é um sistema de criptografia bastante seguro, baseado na utilização das chaves com 128 a 256 bits. Trata-se da forma mais segura de autenticação entre as citadas.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário