Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Qual é o protocolo utilizado para transferência de hipertextos na camada de aplicação segundo o modelo OSI?

Resposta:

A alternativa correta é letra E) HTTP

Qual é o protocolo utilizado para transferência de hipertextos na camada de aplicação segundo o modelo OSI?

a) FPT

b) TCP/IP

c) Proxy

d) DHCP

e) HTTP

 

A ISO (International Standard Organization) propôs, em 1980, um modelo de referência de sete camadas, denominado OSI - Open System InterconectionInterconexão de Sistemas Abertos), para descrever a estrutura e funcionamento dos protocolos de comunicação, que tem a finalidade de facilitar a comunicação entre sistemas diferentes, sem exigir alterações na lógica do hardware e do software subjacentes. Trata-se de um arquétipo para entender e projetar uma arquitetura de rede flexível, robusta e de operação conjunta e consiste em uma estrutura em sete camadas  separadas, porém relacionadas, cada uma definindo uma parte do processo de movimentação da informação por uma rede. 

 

O modelo OSI (Open Systems Interconnect) tem sete camadas as quais, resumidamente, são as seguintes:
 

7 - Aplicação: efetua a interface entre as aplicações e os protocolos de rede, provendo acesso aos serviços de rede, o que ocorre, por exemplo, na leitura de mensagens através de um cliente de e-mail.
 

6 - Apresentaçãoatua como uma tradutora dos dados rede, convertendo dados provindos da camada de Aplicação para um formato adequado para sua transmissão. 
 

5 - Sessãocontrola a transmissão de dados entre duas aplicações, permitindo que estabeleçam gerenciem e terminem sessões, tratando eros e registros.
 

4 - Transporteresponsável pela transferência de pacotes de dados entre dois pontos de forma transparente e confiável com funções como controle de fluxo e correção de erro fim a fim.
 

3 - Rederesponsável pelo endereçamento de pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Também determina a rota que pacotes seguirão para atingir o destino. baseada em dados como condições de tráfego da rede e prioridades.
 

2 - Enlace: responsável por empacotar os dados, fracionando a mensagem em unidades de dados chamadas quadros. Um quadro contém informações suficientes para garantir que os dados sejam enviados com sucesso através de uma rede local até o seu destino, e geralmente contém um mecanismo que verifica a integridade de seu conteúdo na chegada.
 

1 - Física: compreende as especificações de hardware que é utilizado na rede, ou seja, especificações elétricas, mecânicas e físicas, convertendo em sinais os quadros da camada de ligação em sinais compatíveis com o meio de transmissão. 

 

Analisando as alternativas, temos que:

 

A – FPT

 

Errada: não existe protocolo com esta denominação. FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo de transferência de arquivos usado para transferir pequenos arquivos, não sendo utilizado em navegação na Web - na qual há "transferência de hipertextos".

 

B – TCP/IP

 

Errada: TCP/IP não é o nome de um protocolo específico. Na Internet é usada uma grande quantidade de protocolos. Os mais relevantes deles são os protocolos TCP e IP. Por sua enorme importância, diz-se que “a Internet usa a pilha de protocolos TCP/IP”, ou seja, TCP e IP seriam os dois mais ressaltantes, e os demais são protocolos secundários, menos importantes. Também podemos dizer que TCP/IP constituem a base de comunicações da Internet. 

 

C – Proxy

 

Errada: Proxy não é nome de qualquer protocoloServidor proxy é uma máquina que atua entre o computador (ou uma rede de computadores) e  a Internet.  Tem a função de aumentar a velocidade na obtenção de arquivos, armazenando cópias das páginas Web mais utilizadas. Quando um navegador solicita uma página que está armazenada no proxy, ela é enviada através do proxy sendo mais rápido o acesso através deste computador do que o acesso à Internet, já que o proxy está mais perto do usuário que solicitou a informação.

 

D – DHCP

 

ErradaDHCP (Dynamic Host Configuration Protocol - Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS. Este protocolo não é utilizado em navegação na Web - na qual há "transferência de hipertextos".

 

E – HTTP

 

CertaHTTP (Hyper Text Transfer Protocol) é conhecido como o protocolo da navegação já que, através dele, é possível navegar pelas páginas da Internet, ou, num linguajar mais técnico, ele permite a transferência de arquivos em hipermídia. Diferentemente do que se afirma, este protocolo atua na camada de Aplicação.

 

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *