Quando acessamos um site, na internet, utilizamos vários protocolos e um deles é o DNS. Podemos afirmar que:
- A) O DNS libera IP automaticamente na rede.
- B) É responsável por transferir arquivos de forma segura na rede.
- C) Converte endereços alfabéticos em endereços IP e vice-versa.
- D) Resolve endereços IP e alfabéticos no navegador de internet utilizando a porta 67.
- E) Acessa remotamente outras máquinas na rede.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Converte endereços alfabéticos em endereços IP e vice-versa.
Quando acessamos um site, na internet, utilizamos vários protocolos e um deles é o DNS. Podemos afirmar que:
a) O DNS libera IP automaticamente na rede.
b) É responsável por transferir arquivos de forma segura na rede.
c) Converte endereços alfabéticos em endereços IP e vice-versa.
d) Resolve endereços IP e alfabéticos no navegador de internet utilizando a porta 67.
e) Acessa remotamente outras máquinas na rede.
DNS (Domain Name System) é um sistema de identificação de endereços: para que um computador seja localizado na Internet, é necessário saber seu endereço IP, pois o protocolo IP identifica apenas endereços no formato IP, que por sua vez é constituído de números e pontos (por exemplo: 198.0.175.23). Como para nós, usuários, é muito difícil memorizar endereços deste tipo, a URL (Uniform Resource Locator), que é um endereço "por extenso", como www.tecconcursos,com.br, é muito mais fácil de ser memorizada. Os navegadores aceitam, em suas barras de endereços, ambas as formas de endereçamento, IP e URL, sendo que o responsável pela conversão de URL (que pode ser considerada um nome de domínio) em endereço IP é um servidor chamado DNS (Domain Name System) que, usando um grande banco dados, recebe a URL, verifica a qual IP ela corresponde, e informa o endereço IP ao navegador.
Analisando as alternativas, temos que:
A – O DNS libera IP automaticamente na rede.
Errada: conforme visto acima, o DNS fornece um endereço IP que corresponde a uma URL a um navegador quando é solicitado, ou seja, não "libera IP automaticamente na rede".
B – É responsável por transferir arquivos de forma segura na rede.
Errada: conforme visto acima, o DNS não "transfere arquivos", mas apenas fornece endereços IP a partir de URLs que recebe.
C – Converte endereços alfabéticos em endereços IP e vice-versa.
Certa: a afirmativa acima está chamando URLs de "endereços alfabéticos", o que é aceitável. Além do procedimento descrito acima, existe o DNS Reverso, que é um recurso que resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio associado ao host. Ou seja, quando temos disponível o endereço IP de um host e não sabemos o endereço do domínio(nome dado à máquina ou outro equipamento que acesse uma rede), tentamos resolver o endereço IP através do DNS reverso que procura qual nome de domínio está associado aquele endereço.
D – Resolve endereços IP e alfabéticos no navegador de internet utilizando a porta 67.
Errada: de fato, conforme visto acima, o DNS permite, de fato, resolver endereços IP e alfabéticos. Porta de protocolo é um recurso que permite que mais de uma aplicação seja utilizada trabalhando-se com um único endereço IP, ou seja, cada porta pode ser usada por um programa ou serviço diferente. As portas "mais conhecidas" são numeradas de 0 a 1023, destinadas a serviços mais comuns, como servidores web, FTP, e-mail, arquivos, etc, mas uma porta pode chegar ao número 65535. Diferente do que se afirma, a porta usada pelo protocolo DNS é a 53, e não a 67.
E – Acessa remotamente outras máquinas na rede.
Errada: conforme visto acima, a função do DNS é resolver endereços IP e alfabéticos e não "acessar outras máquinas remotamente".
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário