Redes Wi-Fi se tornaram populares pela mobilidade que oferecem e pela facilidade de instalação e de uso em diferentes tipos de ambientes. Embora sejam bastante convenientes, oferecem diversos riscos à segurança das informações. Para resolver alguns destes riscos foram desenvolvidos mecanismos de segurança, como o
- A) WEP (Wi-Fi Equivalent Privacy), fortemente recomendado por oferecer segurança total para smartphones.
- B) WPN (Wi-Fi Private Network), mecanismo desenvolvido para ambiente de redes móveis privadas.
- C) Bluetooth, mecanismo de proteção para comunicação de dados e voz para dispositivos móveis.
- D) WPA-2 (Wi-Fi Protected Access 2), mecanismo mais recomendado por oferecer criptografia considerada mais forte.
- E) HPPTS, mecanismo que utiliza assinatura digital para assegurar a identidade tanto do site de destino como a do usuário da rede sem fio.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) WPA-2 (Wi-Fi Protected Access 2), mecanismo mais recomendado por oferecer criptografia considerada mais forte.
Analisando as alternativas, temos que:
A - Errada: WEP (Wired Equivalent Privacy) foi criado em 1999, e é compatível com praticamente todos os dispositivos wifi disponíveis no mercado. Pela tradução, este protocolo pretende dar a uma rede sem fio a mesma segurança que se observa em uma rede LAN cabeada. Na verdade, o padrão WEP se torna mais inseguro à medida que o poder de processamento dos computadores aumenta. Como utiliza chaves de 128 bits, a senha pode ser descoberta em pouquíssimo tempo por softwares usados por atacantes. Assim sendo, recomenda-se o uso de protocolos mais modernos, que usam algoritmos e chaves mais seguros, como o WPA 2, por exemplo, que utiliza chave de 256 bits.
B - Errada: não existe mecanismo de segurança para redes wi-fi chamado WPN.
C - Errada: bluetooth é uma tecnologia de transmissão de dados via radiofrequência, mas lenta e de alcance limitado a 10 metros, destinada à conexão entre dispositivos que estejam próximos uns dos outros não sendo, portanto, um recurso para aumentar a segurança em redes wi-fi.
D - Certa: o protocolo de segurança 802.11i ou WPA2 (Wireless Protected Access) é o conjunto de especificações de segurança que substitui o WPA, que utiliza protocolo AES (Advanced Encryption Standard), proporcionando alto grau de segurança e tornando redes wi-fi mais confiáveis. O WPA2 utiliza o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard) que é mais seguro e mais pesado do que o WPA original, que utiliza o algoritmo RC4, que também era usado no WEP. O AES é um sistema de criptografia bastante seguro, baseado na utilização das chaves com 128 a 256 bits.
E - Errada: HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) é conhecido como o protocolo da navegação já que, através dele, é possível navegar pelas páginas da Internet, ou, num linguajar mais técnico, ele permite a transferência de arquivos em hipermídia.
SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo usado em conjunto com outros (como o FTP e o HTTP, por exemplo) para implementar a criptografia nas informações que trafegam entre as máquinas que estão se comunicando, aumentando a segurança.
HTTPS é um protocolo que resulta do uso do HTTP em conjunto com o SSL, para que as informações transferidas entre as máquinas sejam criptografadas, e quando isto ocorre, é exibido o ícone de um cadeado fechado.
HTTPS não é, portanto, recurso para aumentar a segurança em redes wi-fi.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
Deixe um comentário