Sobre os protocolos de Internet é correto afirmar que
- A) o protocolo HTTP define o padrão de comunicação entre o navegador de Internet e o servidor Web. No entanto, o HTTP não assegura que navegadores e servidores possam operar de forma não ambígua. Para isso, foi criado o protocolo HTTPS, que define o formato exato das mensagens trocadas entre o navegador e o servidor.
- B) um dos protocolos mais antigos ainda em uso na Internet, o SSH foi criado para permitir que um computador cliente acesse um terminal virtual hospedado num servidor. Ou seja, os comandos digitados no teclado e que aparecem na tela do cliente são processados num servidor distante. O SSH transmite dados de forma não segura e com fluxo em linha de texto, garantindo uma comunicação básica.
- C) VPN é um protocolo da camada de rede do modelo TCP/IP responsável por garantir conexões privadas entre computadores por meio de um meio público de comunica o, geralmente a Internet.
- D) o protocolo POP é um dos protocolos que suportam o processo de envio de mensagens eletrônicas via Internet. Este protocolo utiliza o TELNET para autenticação e, uma vez que o cliente seja autenticado, realiza uma sequência de comandos para o envio do correio eletrônico (e-mail) para o servidor.
- E) considerando um servidor de correio eletrônico que suporta o protocolo IMAP, o usuário pode ter acesso às suas mensagens e pastas que ficam armazenadas no servidor por meio de qualquer computador conectado à Internet, tanto por um navegador de Internet como por um software cliente de correio eletrônico.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) considerando um servidor de correio eletrônico que suporta o protocolo IMAP, o usuário pode ter acesso às suas mensagens e pastas que ficam armazenadas no servidor por meio de qualquer computador conectado à Internet, tanto por um navegador de Internet como por um software cliente de correio eletrônico.
Sobre os protocolos de Internet é correto afirmar que
a) o protocolo HTTP define o padrão de comunicação entre o navegador de Internet e o servidor Web. No entanto, o HTTP não assegura que navegadores e servidores possam operar de forma não ambígua. Para isso, foi criado o protocolo HTTPS, que define o formato exato das mensagens trocadas entre o navegador e o servidor.
b) um dos protocolos mais antigos ainda em uso na Internet, o SSH foi criado para permitir que um computador cliente acesse um terminal virtual hospedado num servidor. Ou seja, os comandos digitados no teclado e que aparecem na tela do cliente são processados num servidor distante. O SSH transmite dados de forma não segura e com fluxo em linha de texto, garantindo uma comunicação básica.
c) VPN é um protocolo da camada de rede do modelo TCP/IP responsável por garantir conexões privadas entre computadores por meio de um meio p blico de comunica o, geralmente a Internet.
d) o protocolo POP é um dos protocolos que suportam o processo de envio de mensagens eletrônicas via Internet. Este protocolo utiliza o TELNET para autenticação e, uma vez que o cliente seja autenticado, realiza uma sequência de comandos para o envio do correio eletrônico (e-mail) para o servidor.
e) considerando um servidor de correio eletrônico que suporta o protocolo IMAP, o usuário pode ter acesso às suas mensagens e pastas que ficam armazenadas no servidor por meio de qualquer computador conectado à Internet, tanto por um navegador de Internet como por um software cliente de correio eletrônico.
Analisando as alternativas, temos que:
A – o protocolo HTTP define o padrão de comunicação entre o navegador de Internet e o servidor Web. No entanto, o HTTP não assegura que navegadores e servidores possam operar de forma não ambígua. Para isso, foi criado o protocolo HTTPS, que define o formato exato das mensagens trocadas entre o navegador e o servidor.
Errada: a palavra "ambígua" se refere a algo que tem "mais de um sentido", ou que "desperta dúvida ou incerteza". HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) é conhecido como o protocolo da navegação já que, através dele, é possível navegar pelas páginas da Internet, ou, num linguajar mais técnico, ele permite a transferência de arquivos em hipermídia. Este protocolo atua de forma eficaz, sem provocar "ambiguidade", ou seja, sem despertar incertezas quanto à sua operação.
HTTPS é um protocolo que resulta do uso do HTTP em conjunto com o SSL, para que as informações transferidas entre as máquinas sejam criptografadas, e quando isto ocorre, é exibido o ícone de um cadeado fechado.
B – um dos protocolos mais antigos ainda em uso na Internet, o SSH foi criado para permitir que um computador cliente acesse um terminal virtual hospedado num servidor. Ou seja, os comandos digitados no teclado e que aparecem na tela do cliente são processados num servidor distante. O SSH transmite dados de forma não segura e com fluxo em linha de texto, garantindo uma comunicação básica.
Errada: SSH (Secure Shell) é um protocolo cuja função é prover a comunicação entre duas estações de trabalho usando autenticação segura e troca de dados criptografados por chave simétrica, codificando toda a comunicação, visando impedir a atuação de invasores. Assim sendo, sua finalidade principal não é "permitir a comunicação de um cliente com um terminal virtual", além de ser um protocolo considerado seguro, já que aplica a autenticação e a criptografia seguro.
C – VPN é um protocolo da camada de rede do modelo TCP/IP responsável por garantir conexões privadas entre computadores por meio de um meio p blico de comunica o, geralmente a Internet.
Errada: VPN não é protocolo. VPN (Virtual Private Network) é uma rede que usa a infraestrutura da Internet, que é uma rede pública, para permitir a comunicação entre escritórios e pessoas às suas redes, numa forma mais econômica do que através de uma rede privada. Utiliza técnicas de proteção, que criam uma espécie de túnel através do uso de criptografia, para evitar que pessoas que não pertençam à VPN tenham acesso aos dados. O tunelamento é obtido através do uso de protocolos específicos, como o PPTP: as informações são todas criptografadas. A ideia é que quem esteja "do lado de fora" do túnel não consiga visualizar o que estiver no seu interior. Como a comunicação se dá pela Internet, o tempo para a transmissão de informações varia de acordo com as condições de momento na Internet, o que pode ser um problema, caso a empresa necessite de celeridade na obtenção das informações dos bancos de dados.
Assim sendo, VPNs constituem um recurso importante principalmente para grandes empresas, nas quais colaboradores costumam viajar com frequência ou trabalhar em casa. Sua implantação requer um razoável conhecimento de uso de protocolos, endereçamento, máscaras de rede, e outros recursos que envolvem a concepção e o gerenciamento de redes.
D – o protocolo POP é um dos protocolos que suportam o processo de envio de mensagens eletrônicas via Internet. Este protocolo utiliza o TELNET para autenticação e, uma vez que o cliente seja autenticado, realiza uma sequência de comandos para o envio do correio eletrônico (e-mail) para o servidor.
Errada: POP3 (Post Office Protocol) - protocolo da série TCP/IP utilizado para receber mensagens. Este protocolo é utilizado por clientes de e-mails, e permite o download (transferência) das mensagens do provedor para o computador do usuário. O protocolo que permite o envio de mensagens para o provedor é o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)
Telnet é um protocolo da família TCP/IP para acesso remoto a computadores - através deste protocolo, um administrador de rede (ou outro usuário) pode acessar outro computador remotamente. Ele é usado especificamente para esta finalidade e, por isto, não é utilizado pelo protocolo POP3.
E – considerando um servidor de correio eletrônico que suporta o protocolo IMAP, o usuário pode ter acesso às suas mensagens e pastas que ficam armazenadas no servidor por meio de qualquer computador conectado à Internet, tanto por um navegador de Internet como por um software cliente de correio eletrônico.
Certa: o IMAP4 (Internet Message Access Protocol) utilizado para acesso online e offline à caixa postal, para que o usuário possa receber suas mensagens. Pode ser usado tanto por clientes de email quanto por webmail, permitindo a criação de pastas no servidor.
Webmail, é o nome dado ao recurso que permite que o usuário consulte sua caixa postal pela página da Internet de seu provedor de e-mail. Através de qualquer computador conectado à Internet, um usuário pode acessar a página de seu provedor e, através do serviço de Webmail, visualizar, responder e apagar as mensagens do servidor de mensagens recebidas
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário