Sobre os protocolos utilizados para dar suporte ao serviço de Voz sobre IP (VoIP), é CORRETO afirmar que:
- A) o protocolo SIP é um dos mais eficientes na compressão de áudio.
- B) os protocolos RTP e RTCP atuam em conjunto e funcionam, em configuração padrão, na mesma porta TCP.
- C) o padrão H.323 depende da disponibilidade de uma infraestrutura Fast Ethernet para funcionar.
- D) o protocolo RTP não estabelece reserva de recursos e não garante qualidade de serviço para aplicações em tempo-real.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Sobre os protocolos utilizados para dar suporte ao serviço de Voz sobre IP (VoIP), é CORRETO afirmar que:
a) o protocolo SIP é um dos mais eficientes na compressão de áudio.
b) os protocolos RTP e RTCP atuam em conjunto e funcionam, em configuração padrão, na mesma porta TCP.
c) o padrão H.323 depende da disponibilidade de uma infraestrutura Fast Ethernet para funcionar.
d) o protocolo RTP não estabelece reserva de recursos e não garante qualidade de serviço para aplicações em tempo-real.
Analisando as alternativas, temos que:
A – o protocolo SIP é um dos mais eficientes na compressão de áudio.
Errada: SIP (Session Initiation Protocol): trata-se de um protocolo de controle referente à camada de aplicações do Modelo de Referência OSI (Open System Interconnection), que é usado para iniciar, modificar ou terminar sessões ou chamadas multimídia entre usuários. Dentre suas funcionalidades temos a localização de usuários, o estabelecimento de chamadas, o suporte a unicast ou multicast, administração na participação de chamadas (transferências, conferência, entre outros) e possibilidade de participação de um usuário em terminal H.323, via gateway.
A compressão de áudio não é tarefa dos protocolos diretamente, mas dos codecs, que tem especificamente a função de comprimir dados para que sejam transmitidos em tempo real utilizando uma pequena largura de banda e, por isto, não há como comparar de forma confiável a eficiência de protocolos com relação à compressão de áudio.
B – os protocolos RTP e RTCP atuam em conjunto e funcionam, em configuração padrão, na mesma porta TCP.
RTP (Real Time Control Protocol) é um protocolo utilizado em transferência de voz, ou seja, entrega de áudio ponto-a-ponto, como voz sobre IP. Contém as regras usadas para a fragmentação de fluxo de dados de áudio, adicionando a cada fragmento informação de sequência e tempo de entrega, não permitindo monitoramento e gerência de rede.
RTCP (Real Time Control Protocol) tem como objetivo o monitoramento da qualidade de serviço e distribuir informações acerca dos participantes das sessões. O RTCP não controla completamente a sessão na comunicação de uma aplicação. Para este tipo de controle pode existir um protocolo de sessão com implementação separada. O uso do RTCP tem como um dos principais objetivos a transmissão de relatórios sobre a qualidade de Recepção. Estes relatórios são enviados por todos os participantes das sessões que recebem dados.
Errada: além de utilizarem portas UDP, em vez de TCP, as portas são distintas: enquanto o RTP utiliza portas pares, e o RTCP a porta ímpar, imediatamente superior.
C – o padrão H.323 depende da disponibilidade de uma infraestrutura Fast Ethernet para funcionar.
Errada: a nomenclatura H.323 se refere a um conjunto de protocolos para permitir comunicação multimídia (áudio/voz em tempo real, vídeo e dados) através de ambientes de rede de pacotes. Muitas vezes é chamado de “protocolo guarda-chuva”, pois embaixo dele temos diversos outros protocolos cada um tratando de uma área específica da comunicação multimídia.
O padrão H.323 é completamente independente dos aspectos relacionados à rede. Dessa forma, podem ser utilizadas quaisquer tecnologias de enlace, podendo-se escolher livremente entre as que dominam o mercado atual como Ethernet, Fast Ethernet, FDDI, ou Token Ring.
D – o protocolo RTP não estabelece reserva de recursos e não garante qualidade de serviço para aplicações em tempo-real.
Certa: de fato, o RTP não garante QoS e não aborda o aspecto de reserva de recursos ao longo do trajeto de uma conexão.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D, mas A QUESTÃO FOI ANULADA, segundo a banca, "por estar em desacordo com conteúdo programático".
Deixe um comentário