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Na poesia da segunda metade do século XVIII, manifestam-se as tendências didáticas e de crítica social. Sofrendo influência da Ilustração, elas constituem um esboço do que seria a consciência nacional propriamente dita. O exemplo mais brilhante é obviamente o poema Cartas Chilenas, que expõe com veemência a corrupção administrativa e os abusos do poder. Alguns escritores (encarnando tanto a visão utópica dos nativistas, transfiguradores da realidade, quanto a mentalidade crítica dos precursores do nacionalismo) chegaram a exprimir algumas reivindicações do povo brasileiro, que começava a perceber as contradições do domínio português. Os escritores que se reuniram a fim de debater e aventar soluções para esses problemas foram presos, processados, exilados, infamados socialmente, tanto na repressão da Inconfidência Mineira, de 1789, quanto na que se poderia chamar Inconfidência Carioca, de 1794. Esses poetas, eruditos e sacerdotes exprimem a maturidade da inteligência brasileira aplicada ao conhecimento e à expressão do país. A sua tomada de posição, que caro lhes custou, pode ser considerada o primeiro sinal concreto do movimento que terminaria com a independência política em 1822. E isso mostra como a literatura foi atuante na imposição dos padrões culturais [da metrópole] e, a seguir, também como fermento crítico capaz de manifestar as desarmonias da colonização.Antonio Candido. Literatura de dois gumes. In: A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989, p. 170-1 (com adaptações).Considerando as informações texto acima, assinale a opção correta acerca do papel do Arcadismo brasileiro como movimento paralelo à Inconfidência Mineira.

Na poesia da segunda metade do século XVIII,
manifestam-se as tendências didáticas e de crítica social. Sofrendo
influência da Ilustração, elas constituem um esboço do que seria a
consciência nacional propriamente dita. O exemplo mais brilhante
é obviamente o poema Cartas Chilenas, que expõe com veemência
a corrupção administrativa e os abusos do poder. Alguns escritores
(encarnando tanto a visão utópica dos nativistas, transfiguradores
da realidade, quanto a mentalidade crítica dos precursores do
nacionalismo) chegaram a exprimir algumas reivindicações do povo
brasileiro, que começava a perceber as contradições do domínio
português. Os escritores que se reuniram a fim de debater e aventar
soluções para esses problemas foram presos, processados, exilados,
infamados socialmente, tanto na repressão da Inconfidência
Mineira, de 1789, quanto na que se poderia chamar Inconfidência
Carioca, de 1794. Esses poetas, eruditos e sacerdotes exprimem a
maturidade da inteligência brasileira aplicada ao conhecimento e à
expressão do país. A sua tomada de posição, que caro lhes custou,
pode ser considerada o primeiro sinal concreto do movimento que
terminaria com a independência política em 1822. E isso mostra
como a literatura foi atuante na imposição dos padrões culturais [da
metrópole] e, a seguir, também como fermento crítico capaz de
manifestar as desarmonias da colonização.
Antonio Candido. Literatura de dois gumes.
In: A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo:
Ática, 1989, p. 170-1 (com adaptações).
Considerando as informações texto acima, assinale a opção correta
acerca do papel do Arcadismo brasileiro como movimento paralelo
à Inconfidência Mineira.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O Arcadismo brasileiro, como movimento literário da segunda metade do século XVIII, desempenhou um papel fundamental na formação da consciência nacional e na crítica ao sistema colonial português. Influenciado pelo Iluminismo europeu, esse período foi marcado por uma produção poética que não apenas reproduzia modelos estéticos europeus, mas também questionava as estruturas de poder vigentes, expondo as contradições e injustiças do domínio metropolitano.

Conforme destacado no texto de Antonio Candido, obras como as Cartas Chilenas exemplificam a veemência com que os escritores árcades denunciavam a corrupção e os abusos administrativos. Esses poetas, muitos deles envolvidos diretamente em movimentos como a Inconfidência Mineira, não se limitaram à mera expressão literária, mas assumiram posições políticas concretas, muitas vezes pagando um alto preço por isso, como o exílio e a perseguição.

A opção correta, portanto, é a D), pois sintetiza a dualidade da literatura árcade brasileira: por um lado, ela ainda estava vinculada aos padrões culturais europeus, mas, por outro, funcionou como um "fermento crítico" capaz de revelar as tensões e desarmonias da colonização. Essa característica de "dois gumes" foi essencial para o processo de construção de uma identidade nacional e para o movimento que culminou na Independência em 1822.

Assim, o Arcadismo não foi um movimento isolado ou meramente estético, mas parte integrante de um contexto histórico mais amplo, no qual a literatura se tornou instrumento de reflexão e ação política. Sua contribuição para a formação da consciência crítica brasileira é inegável, como demonstra o texto de Candido.

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