Questões Sobre Arcadismo - Literatura - concurso
Questão 11
Assinale a alternativa cuja relação entre a obra e o movimento literário está
INCORRETA.
- A)Arcadismo – Cláudio Manoel da Costa.
- B)Romantismo – Basílio da Gama.
- C)Parnasianismo – Olavo Bilac.
- D)Simbolismo – Cruz e Souza.
- E)Pré-Modernismo – Euclides da Cunha.
A alternativa correta é B)
Assinale a alternativa cuja relação entre a obra e o movimento literário está INCORRETA.
- A) Arcadismo – Cláudio Manoel da Costa.
- B) Romantismo – Basílio da Gama.
- C) Parnasianismo – Olavo Bilac.
- D) Simbolismo – Cruz e Souza.
- E) Pré-Modernismo – Euclides da Cunha.
O gabarito correto é B).
Questão 12
Assinale a alternativa correta com relação à produção poética de diferentes períodos da literatura brasileira.
- A)O verso livre é um elemento essencial da poesia parnasiana.
- B)O gênero épico foi predominante na poesia da primeira fase modernista.
- C)Na poesia pastoral árcade, o eu‐lírico culto é identificado a uma rusticidade simulada.
- D)A poesia romântica abriu mão de todo subjetivismo em favor da figuração concreta do indígena.
- E)Na poesia barroca, a unidade de sentido é garantida pela recusa das formas labirínticas e alegóricas.
A alternativa correta é C)
Assinale a alternativa correta com relação à produção poética de diferentes períodos da literatura brasileira.
- A) O verso livre é um elemento essencial da poesia parnasiana.
- B) O gênero épico foi predominante na poesia da primeira fase modernista.
- C) Na poesia pastoral árcade, o eu-lírico culto é identificado a uma rusticidade simulada.
- D) A poesia romântica abriu mão de todo subjetivismo em favor da figuração concreta do indígena.
- E) Na poesia barroca, a unidade de sentido é garantida pela recusa das formas labirínticas e alegóricas.
O gabarito correto é C).
Questão 13
Leia as afirmativas a seguir:
I. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá
por meio da interação social, ou seja, a sua interação com outros
indivíduos, com o meio e com a aprendizagem é uma experiência
social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo
com os conceitos utilizados pelo próprio autor.
II. As características do Arcadismo no Brasil seguem a linha
europeia: a volta aos padrões clássicos da Antiguidade e do
Renascimento; a simplicidade; a poesia bucólica, pastoril; o
fingimento poético e o uso de pseudônimos.
Marque a alternativa CORRETA:
- A)As duas afirmativas são verdadeiras.
- B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D)As duas afirmativas são falsas.
A alternativa correta é A)
Leia as afirmativas a seguir:
I. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, a sua interação com outros indivíduos, com o meio e com a aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.
II. As características do Arcadismo no Brasil seguem a linha europeia: a volta aos padrões clássicos da Antiguidade e do Renascimento; a simplicidade; a poesia bucólica, pastoril; o fingimento poético e o uso de pseudônimos.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
O gabarito correto é A).
Questão 14
porque a vida é breve, e o futuro é incerto.
amorosos.
a arte da oratória, tendo como um de seus maiores expoentes Gregório de Matos.
exaltação dos sentimentos, e a religiosidade é expressa de forma dramática, intensa,
envolvendo emocionalmente os ouvintes.
- A)Somente a alternativa I está correta.
- B)Somente a alternativa II está correta.
- C)Somente a alternativa III está correta.
- D)Somente as alternativas I e II estão corretas.
- E)Somente a alternativa III e IV estão corretas.
A alternativa correta é D)
O Arcadismo, movimento literário do século XVIII, caracterizou-se pela valorização da simplicidade, da vida bucólica e da razão, em oposição aos excessos do Barroco. Analisando as proposições apresentadas, é possível identificar quais delas estão corretas em relação às características desse movimento.
A proposição I está correta, pois reflete o tema do carpe diem, muito presente no Arcadismo, que convida ao aproveitamento dos prazeres da vida diante da fugacidade do tempo. Já a proposição II também está correta, uma vez que a idealização de uma paisagem pastoril e harmoniosa era um traço marcante da poesia árcade, servindo como cenário para os encontros amorosos.
Por outro lado, a proposição III está incorreta, pois Gregório de Matos pertence ao Barroco, e não ao Arcadismo, além de que este movimento não se caracterizou por polêmicas religiosas. A proposição IV também está errada, já que o Arcadismo pregava a moderação e a razão, em contraste com a exaltação sentimental e dramática do Barroco.
Portanto, a alternativa correta é a D) Somente as alternativas I e II estão corretas, pois apenas essas duas proposições estão de acordo com as características do Arcadismo.
Questão 15
TEXTO 4:
“Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga
SONETOS – 4
Ainda que de Laura esteja ausente,
Há de a chama durar no peito amante;
Que existe retratado o seu semblante,
Se não nos olhos meus, na minha mente.
Mil vezes finjo vê-la, e eternamente
Abraço a sombra vã; só neste instante
Conheço que ela está de mim distante,
Que tudo é ilusão que esta alma sente.
Talvez que ao bem de a ver amor resista;
Porque minha paixão, que aos céus é grata
Por inocente assim melhor persista;
Pois quando só na ideia ma retrata,
Debuxa os dotes com que prende a vista,
Esconde as obras com que ofende, ingrata.
(PROENÇA FILHO, Domício (Org.). A poesia dos inconfidentes: poesia completa de Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e
Alvarenga Peixoto. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p. 701-702.)
deste amor:
- A)esperança e violência.
- B)ausência e contradição.
- C)apreensão e euforia.
- D)saudade e hostilidade.
- E)contentamento e fúria.
A alternativa correta é B)
O soneto de Tomás Antônio Gonzaga, presente em Marília de Dirceu, explora o amor em suas nuances mais profundas, revelando uma dicotomia entre presença e ausência, realidade e ilusão. O eu lírico, mesmo distante de sua amada, mantém viva a chama do sentimento, sustentado pela imagem mental que preserva dela. No entanto, essa idealização é marcada por uma contradição intrínseca: enquanto a memória retrata os encantos que cativam, oculta as falhas que magoam.
A ausência é o pano de fundo que estrutura o poema, manifestando-se na impossibilidade do encontro e na frustração dos abraços destinados apenas a uma "sombra vã". Essa distância física acentua a contradição do amor, que oscila entre a devoção e a percepção da ingratidão da amada. O poeta reconhece que sua paixão persiste "inocente", ainda que a realidade lhe mostre os desenganos.
Assim, os atributos que melhor definem o amor retratado no texto são a ausência — como condição imposta — e a contradição — como expressão da complexidade emocional. A alternativa B) corretamente identifica essa dualidade, captando a essência do sofrimento lírico de Gonzaga, onde o amor se sustenta tanto pela lembrança idealizada quanto pelo doloroso reconhecimento da imperfeição.
Questão 16
assinale a INCORRETA.
- A)O Trovadorismo é o período da literatura que ocorreu entre 1189 e 1434.
- B)O Brasil não teve a fase literária do Classicismo, mas um momento influenciado por ele, chamado Quinhentismo.
- C)O Arcadismo brasileiro tem início com a publicação de “Obras Poéticas” de Tomaz Antônio Gonzaga.
- D)O Romantismo brasileiro data de 1836 com Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães.
- E)Marco inicial do Naturalismo brasileiro, 1881, é O Mulato de Aluisio Azevedo.
A alternativa correta é C)
O estudo da literatura brasileira e portuguesa envolve a compreensão de seus períodos e movimentos, cada um com suas características e marcos históricos. No caso das afirmativas apresentadas, a análise revela que a opção C está incorreta, conforme o gabarito indicado.
A afirmativa C menciona que o Arcadismo brasileiro teve início com a publicação de Obras Poéticas de Tomás Antônio Gonzaga. No entanto, essa informação está equivocada. O marco inicial do Arcadismo no Brasil é, na verdade, a publicação de Obras (1768) de Cláudio Manuel da Costa, poeta mineiro que introduziu os ideais arcádicos no país. Gonzaga, apesar de ser uma figura central do movimento, publicou suas obras posteriormente, como Marília de Dirceu, consolidando o estilo, mas não inaugurando-o.
As demais alternativas estão corretas: o Trovadorismo (A) de fato ocorreu entre os séculos XII e XV; o Brasil não vivenciou o Classicismo como na Europa, mas sim o Quinhentismo (B), marcado pelos relatos de viagem e crônicas coloniais; o Romantismo brasileiro (D) teve seu marco em 1836 com Gonçalves de Magalhães; e o Naturalismo (E) iniciou-se oficialmente com O Mulato (1881) de Aluísio Azevedo.
Portanto, a alternativa C é a incorreta, pois atribui erroneamente a Tomás Antônio Gonzaga o início do Arcadismo no Brasil, quando na realidade esse mérito cabe a Cláudio Manuel da Costa.
Questão 17
parece que Caramuru, de Santa Rita Durão, pode ser considerado
uma epopeia do tipo que se chamaria hoje colonialista, porque
glorifica métodos e ideologias que censuramos até no passado. Mas
que ainda são aceitos, recomendados e praticados pelos amigos da
ordem a todo preço, entre os quais se alinharia o nosso velho
Durão, que era filho de um repressor de quilombos e hoje talvez se
situasse entre os reacionários, com todo o seu talento, cultura e
paixão. Como sabemos, Caramuru é uma resposta ao poema de
Basílio da Gama, O Uraguai, cujo pombalismo ilustrado estava
mais perto daquilo que no tempo era progresso. Mesmo sendo
progresso de déspota esclarecido, useiro da brutalidade e do arbítrio.
presença constante da violência e da opressão, disfarçadas por uma
ideologia bem arquitetada, que tranquiliza a consciência. Durão é,
em grau surpreendente, um poeta da guerra e da imposição cultural,
e não ficaria deslocado em nosso tempo excepcionalmente bruto e
agressivo. Basílio da Gama, que celebra uma guerra destruidora, no
fundo não simpatiza com ela e quase justifica o inimigo (que não
consegue deixar de tratar como vítima), lamentando a necessidade
cruel da razão de Estado. Mas Durão não só adere ideologicamente
ao exercício da força, como parece ter por ela uma espécie de
fascinação.
Tendo como referência inicial o texto precedente, publicado pela primeira vez em 1985, julgue o item a seguir.
O Uraguai e Caramuru são poemas épicos, gênero literário
caracterizado pela métrica rígida e por uma narrativa
organizada em episódios.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O texto apresentado oferece uma análise comparativa entre Caramuru, de Santa Rita Durão, e O Uraguai, de Basílio da Gama, destacando suas diferenças ideológicas e contextuais. Ambos os poemas pertencem ao gênero épico, caracterizado por narrativas grandiosas que celebram feitos heroicos, frequentemente organizadas em episódios marcantes e compostas em versos de métrica rígida, conforme a tradição clássica.
A epopeia, como gênero literário, exige uma estrutura formal específica, incluindo a utilização de versos decassílabos e a divisão em cantos, elementos presentes tanto em O Uraguai quanto em Caramuru. Essas obras, embora distintas em perspectiva ideológica — uma crítica ao colonialismo e outra mais alinhada aos valores coloniais —, compartilham as convenções do gênero épico, como a exaltação de heróis e a narrativa de eventos históricos ou lendários.
Portanto, a afirmação de que O Uraguai e Caramuru são poemas épicos, com métrica rígida e organização narrativa em episódios, está correta. Apesar das divergências temáticas e políticas entre os autores, ambas as obras se enquadram nas características formais do gênero, consolidando-se como exemplares da literatura épica brasileira do século XVIII.
Questão 18
parece que Caramuru, de Santa Rita Durão, pode ser considerado
uma epopeia do tipo que se chamaria hoje colonialista, porque
glorifica métodos e ideologias que censuramos até no passado. Mas
que ainda são aceitos, recomendados e praticados pelos amigos da
ordem a todo preço, entre os quais se alinharia o nosso velho
Durão, que era filho de um repressor de quilombos e hoje talvez se
situasse entre os reacionários, com todo o seu talento, cultura e
paixão. Como sabemos, Caramuru é uma resposta ao poema de
Basílio da Gama, O Uraguai, cujo pombalismo ilustrado estava
mais perto daquilo que no tempo era progresso. Mesmo sendo
progresso de déspota esclarecido, useiro da brutalidade e do arbítrio.
presença constante da violência e da opressão, disfarçadas por uma
ideologia bem arquitetada, que tranquiliza a consciência. Durão é,
em grau surpreendente, um poeta da guerra e da imposição cultural,
e não ficaria deslocado em nosso tempo excepcionalmente bruto e
agressivo. Basílio da Gama, que celebra uma guerra destruidora, no
fundo não simpatiza com ela e quase justifica o inimigo (que não
consegue deixar de tratar como vítima), lamentando a necessidade
cruel da razão de Estado. Mas Durão não só adere ideologicamente
ao exercício da força, como parece ter por ela uma espécie de
fascinação.
Tendo como referência inicial o texto precedente, publicado pela primeira vez em 1985, julgue o item a seguir.
Caramuru e O Uraguai, assim como os romances O Guarani
e Iracema, de José de Alencar, fizeram parte das
manifestações românticas do período posterior à independência
do Brasil, que, ao idealizarem o indígena, buscavam consolidar
a mitologia da nacionalidade brasileira.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O texto de Antonio Candido apresenta uma análise crítica de Caramuru, de Santa Rita Durão, e O Uraguai, de Basílio da Gama, destacando suas diferenças ideológicas e abordagens em relação à colonização e à violência. Candido aponta que, enquanto Durão glorifica a imposição cultural e a força, alinhando-se a uma visão colonialista e reacionária, Basílio da Gama, embora celebre uma guerra, demonstra certa simpatia pelo inimigo e questiona a razão de Estado. Essa discussão revela que as obras não se limitam a uma idealização romântica do indígena, mas carregam nuances políticas e críticas que vão além da construção de uma mitologia nacional.
Ao contrário do que sugere o item a ser julgado, Caramuru e O Uraguai não podem ser reduzidos a meras manifestações românticas que buscam consolidar uma identidade nacional por meio da idealização do indígena. Ambas as obras possuem camadas críticas e contradições que as afastam de uma visão simplista e ufanista. Portanto, a afirmação de que essas obras, junto aos romances de José de Alencar, fizeram parte de um projeto romântico de mitificação da nacionalidade brasileira é equivocada, especialmente no caso de Caramuru e O Uraguai, que possuem um caráter mais complexo e menos idealizado.
Dessa forma, o gabarito correto é E) ERRADO, pois a afirmação não capta a essência crítica e política dessas obras, conforme destacado por Antonio Candido.
Questão 19
parece que Caramuru, de Santa Rita Durão, pode ser considerado
uma epopeia do tipo que se chamaria hoje colonialista, porque
glorifica métodos e ideologias que censuramos até no passado. Mas
que ainda são aceitos, recomendados e praticados pelos amigos da
ordem a todo preço, entre os quais se alinharia o nosso velho
Durão, que era filho de um repressor de quilombos e hoje talvez se
situasse entre os reacionários, com todo o seu talento, cultura e
paixão. Como sabemos, Caramuru é uma resposta ao poema de
Basílio da Gama, O Uraguai, cujo pombalismo ilustrado estava
mais perto daquilo que no tempo era progresso. Mesmo sendo
progresso de déspota esclarecido, useiro da brutalidade e do arbítrio.
presença constante da violência e da opressão, disfarçadas por uma
ideologia bem arquitetada, que tranquiliza a consciência. Durão é,
em grau surpreendente, um poeta da guerra e da imposição cultural,
e não ficaria deslocado em nosso tempo excepcionalmente bruto e
agressivo. Basílio da Gama, que celebra uma guerra destruidora, no
fundo não simpatiza com ela e quase justifica o inimigo (que não
consegue deixar de tratar como vítima), lamentando a necessidade
cruel da razão de Estado. Mas Durão não só adere ideologicamente
ao exercício da força, como parece ter por ela uma espécie de
fascinação.
Tendo como referência inicial o texto precedente, publicado pela primeira vez em 1985, julgue o item a seguir.
O Uraguai é passadista em relação a Caramuru, pois este
último veicula ideias mais relacionadas ao que, ao seu tempo,
poderia ser entendido como progresso.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O texto de Antonio Candido apresenta uma análise comparativa entre Caramuru, de Santa Rita Durão, e O Uraguai, de Basílio da Gama, destacando suas diferenças ideológicas. Segundo o autor, Caramuru pode ser considerado uma epopeia colonialista, que glorifica métodos e ideologias opressivas, enquanto O Uraguai, embora também retrate a violência, demonstra uma postura crítica em relação à guerra e uma certa simpatia pelo inimigo, aproximando-se de um pensamento mais progressista para a época.
A afirmação de que O Uraguai é passadista em relação a Caramuru é incorreta, pois o texto de Candido sugere justamente o oposto: O Uraguai apresenta elementos mais alinhados com o pensamento ilustrado e progressista de seu tempo, enquanto Caramuru reforça uma visão colonialista e autoritária. Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO.
Questão 20
parece que Caramuru, de Santa Rita Durão, pode ser considerado
uma epopeia do tipo que se chamaria hoje colonialista, porque
glorifica métodos e ideologias que censuramos até no passado. Mas
que ainda são aceitos, recomendados e praticados pelos amigos da
ordem a todo preço, entre os quais se alinharia o nosso velho
Durão, que era filho de um repressor de quilombos e hoje talvez se
situasse entre os reacionários, com todo o seu talento, cultura e
paixão. Como sabemos, Caramuru é uma resposta ao poema de
Basílio da Gama, O Uraguai, cujo pombalismo ilustrado estava
mais perto daquilo que no tempo era progresso. Mesmo sendo
progresso de déspota esclarecido, useiro da brutalidade e do arbítrio.
presença constante da violência e da opressão, disfarçadas por uma
ideologia bem arquitetada, que tranquiliza a consciência. Durão é,
em grau surpreendente, um poeta da guerra e da imposição cultural,
e não ficaria deslocado em nosso tempo excepcionalmente bruto e
agressivo. Basílio da Gama, que celebra uma guerra destruidora, no
fundo não simpatiza com ela e quase justifica o inimigo (que não
consegue deixar de tratar como vítima), lamentando a necessidade
cruel da razão de Estado. Mas Durão não só adere ideologicamente
ao exercício da força, como parece ter por ela uma espécie de
fascinação.
primeira vez em 1985, julgue o item a seguir.
literatura colonial brasileira, abordam o tratamento violento
dos governantes da época contra os indígenas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O texto de Antonio Candido apresenta uma análise comparativa entre os poemas Caramuru, de Santa Rita Durão, e O Uraguai, de Basílio da Gama, inserindo-os no contexto da literatura colonial brasileira. Ambos os poemas, embora com perspectivas distintas, abordam a violência e a opressão exercidas pelos colonizadores contra os indígenas, refletindo as ideologias e métodos da época.
Santa Rita Durão, em Caramuru, glorifica a imposição cultural e a força como instrumentos de dominação, alinhando-se a uma visão colonialista e reacionária. Já Basílio da Gama, em O Uraguai, embora descreva uma guerra destruidora, demonstra certa simpatia pelas vítimas e questiona a crueldade da razão de Estado. Apesar das diferenças, ambos os textos retratam a violência contra os indígenas, confirmando que a afirmação está correta.
Portanto, o gabarito C) CERTO é o correto, pois os poemas de fato abordam o tratamento violento dos governantes contra os indígenas, conforme destacado na análise de Candido.