Questões Sobre Arcadismo - Literatura - concurso
Questão 31
Texto 7
INSONE
Noite feia. Estou só. Do meu leito no abrigo
cai a luz amarela e doentia do luar;
tediosa os olhos fecho, a ver, se, assim, consigo,
por momentos sequer, o sono conciliar.
Da janela transpondo o entreaberto postigo
entra um perfume humano impelido pelo ar…
“és tu meu casto Amor? és tu meu doce amigo,
que a minha solidão vens agora povoar?”
A insônia me alucina, ando num passo incerto:
“és tu que vens… és tu! – reconheço esse odor…”
corro à porta, escancaro-a: acho a treva e o Deserto.
E este aroma que é teu, aspirando, suponho
que a essência da tua alma, ó meu divino Amor!
para mim se exalou no transporte de um sonho.
(MACHADO, Gilka. Poesia completa. Prefácio de Maria Lúcia Dal Farra. São Paulo: V. de Mendonça Livros, 2017. p. 128.)
- A)Arcadismo.
- B)Romantismo.
- C)Realismo.
- D)Parnasianismo.
- E)Modernismo.
A alternativa correta é B)
O poema "Insone", de Gilka Machado, mergulha na atmosfera noturna e na solidão, explorando temas como a insônia, a saudade e a busca pelo amor perdido. A noite, descrita como "feia" e iluminada por um luar "doentio", reflete o estado emocional do eu lírico, que se vê incapaz de conciliar o sono. A presença de um perfume humano, associado a um amor ausente, intensifica a sensação de vazio e desespero, culminando na descoberta de que apenas a escuridão e o deserto aguardam do outro lado da porta.
Essa abordagem da noite como um espaço de introspecção, melancolia e alucinação é característica do Romantismo, movimento literário que valorizava a expressão de sentimentos intensos, o isolamento do indivíduo e a fusão entre o real e o imaginário. A idealização do amor, a solidão exacerbada e a natureza como espelho das emoções humanas são elementos românticos presentes no poema. Portanto, a alternativa correta é B) Romantismo, já que esse movimento literário fez da noite e do sonho temas centrais em sua produção, explorando os limites entre a realidade e o devaneio.
Questão 32
Assinale a alternativa que corresponde à fase
literária à qual se refere a sentença abaixo:
“Os artistas deste período atribuíram à arte uma função
social. Em suas obras, procuraram refletir sobre a
realidade sócio-histórica, promover debate e, assim,
contribuir para mudanças sociais. Têm um
posicionamento impessoal e sem idealizações
românticas.”
- A)Arcadismo
- B)Trovadorismo
- C)Realismo
- D)Humanismo
A alternativa correta é C)
O texto apresentado descreve características marcantes de um movimento literário específico, e a alternativa correta é a C) Realismo. A justificativa para essa escolha está nas características mencionadas no enunciado, que são típicas do Realismo.
O Realismo surgiu no século XIX como uma reação ao Romantismo, buscando retratar a realidade de forma objetiva e crítica. Os artistas realistas tinham como objetivo principal analisar e expor as questões sociais, políticas e humanas de seu tempo, sem idealizações ou subjetivismos exagerados. A arte, nesse período, assumiu um papel social importante, servindo como instrumento para denunciar injustiças e promover reflexões sobre a condição humana.
Além disso, o posicionamento impessoal e a ausência de idealizações românticas são traços fundamentais do Realismo, que buscava representar a realidade de maneira fiel e muitas vezes crua. Autores como Machado de Assis, no Brasil, e Gustave Flaubert, na França, exemplificam essa corrente literária em suas obras.
As outras alternativas não se encaixam na descrição fornecida: o Arcadismo (A) valorizava a simplicidade e a natureza; o Trovadorismo (B) era uma expressão medieval ligada à poesia lírica e satírica; e o Humanismo (D) representava uma transição entre a Idade Média e o Renascimento, com foco no antropocentrismo. Portanto, a resposta correta é, de fato, C) Realismo.
Questão 33
Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.
A utilização de elementos da tradição árcade europeia
na poesia de Cláudio Manuel da Costa – especialmente
a mitologia clássica e a atmosfera bucólica – impediu o
poeta de representar tanto a paisagem rochosa de sua
terra natal, quanto a estrutura econômica do Brasil
colonial, baseada na extração do ouro pelos escravos em
Minas Gerais.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O gabarito correto é E) ERRADO. A afirmação de que a utilização de elementos da tradição árcade europeia na poesia de Cláudio Manuel da Costa impediu o poeta de representar a paisagem de sua terra natal e a estrutura econômica do Brasil colonial é equivocada.
Embora Cláudio Manuel da Costa tenha se inspirado na estética árcade, com sua mitologia clássica e atmosfera bucólica, sua obra não se limitou a reproduzir modelos europeus de forma acrítica. Pelo contrário, o poeta soube adaptar essas convenções literárias ao contexto brasileiro, incorporando elementos locais em sua poesia.
Em seus sonetos e demais composições, é possível identificar referências à paisagem mineira, ainda que filtradas pela linguagem poética do Arcadismo. Além disso, embora não fosse o foco principal de sua obra, aspectos da realidade colonial brasileira, incluindo indiretamente a exploração do ouro e a escravidão, podem ser percebidos como pano de fundo em alguns de seus textos.
Portanto, ao invés de impedir a representação da realidade brasileira, o Arcadismo serviu como veículo para que Cláudio Manuel da Costa expressasse sua visão de mundo, mesclando influências europeias com elementos locais, característica que marcaria o desenvolvimento posterior da literatura brasileira.
Questão 34
Sabendo que o Romantismo considera a
imaginação superior à razão e que a originalidade
substitui a imitação dos (neo)clássicos, identifique as
características desses estilos a seguir, escrevendo
nos parênteses (1) para características do Arcadismo
e (2) para características do Romantismo.
( ) exaltação ao racionalismo e ao
convencionalismo rígidos da literatura
clássica
( ) transposição, para a obra, do amor, paixão,
emoção, intuição e alma do artista
( ) consubstanciação da natureza com o
escritor
( ) rigor formal
( ) liberdade criadora
( ) nacionalismo
A sequência correta, de cima para baixo, é
- A)1, 2, 1, 2, 1, 1.
- B)1, 2, 2, 1, 2, 2.
- C)2, 1, 2, 2, 1, 1.
- D)1, 2, 1, 1, 2, 2.
A alternativa correta é B)
O Arcadismo e o Romantismo são dois movimentos literários que apresentam características opostas em muitos aspectos. Enquanto o Arcadismo valoriza a razão, a imitação dos clássicos e o rigor formal, o Romantismo prioriza a emoção, a originalidade e a liberdade criadora. A seguir, a análise das características apresentadas no exercício:
(1) Exaltação ao racionalismo e ao convencionalismo rígido da literatura clássica – Essa é uma marca do Arcadismo, que buscava equilíbrio e simplicidade, inspirado nos ideais clássicos.
(2) Transposição, para a obra, do amor, paixão, emoção, intuição e alma do artista – O Romantismo se destaca por essa subjetividade, colocando os sentimentos do artista no centro da criação.
(2) Consubstanciação da natureza com o escritor – O Romantismo via a natureza como uma extensão do eu lírico, muitas vezes refletindo seus estados emocionais.
(1) Rigor formal – O Arcadismo mantinha uma estrutura mais rígida e equilibrada, seguindo modelos clássicos.
(2) Liberdade criadora – O Romantismo rompeu com as regras, permitindo uma expressão mais pessoal e espontânea.
(2) Nacionalismo – O Romantismo frequentemente explorou temas ligados à identidade nacional, valorizando a cultura e a história locais.
Portanto, a sequência correta é 1, 2, 2, 1, 2, 2, correspondente à alternativa B).
Questão 35
principais poetas do Arcadismo Brasileiro e assinale a
afirmação verdadeira.
- A)Basílio da Gama escreveu o poema épico O Uraguai, que trata da guerra que portugueses e espanhóis moveram contra indígenas e jesuítas em Sete Povos das Missões, no Uruguai, em 1759. Adotou o pseudônimo árcade de Termindo Sipílio.
- B)Tomás Antônio Gonzaga, o maior sonetista neoclássico brasileiro, com influência bastante acentuada de Camões, inaugurou o Arcadismo no Brasil com Obras Poéticas, publicado em 1768. Seu pseudônimo árcade era Glauceste Sartúnio.
- C)Cláudio Manuel da Costa: escreveu Liras, com características pré-românticas, e Cartas Chilenas, sátira contundente contra as arbitrariedades praticadas pelo governador Luís da Cunha Meneses. Dirceu era seu pseudônimo árcade.
- D)Santa Rita Durão escreveu o poema épico Caramuru, que fala dos acontecimentos lendários-históricos do naufrágio, salvamento e aventuras de Diogo Álvares Correia, o Caramuru. Critilo Doroteu era seu pseudônimo árcade.
A alternativa correta é A)
O Arcadismo brasileiro foi um movimento literário que se destacou no século XVIII, trazendo consigo poetas que marcaram a história da literatura nacional. Entre os principais nomes, estão Basílio da Gama, Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Santa Rita Durão, cada um com suas obras e características únicas.
A alternativa A) está correta, pois afirma que Basílio da Gama escreveu o poema épico O Uraguai, que retrata a guerra entre portugueses, espanhóis, indígenas e jesuítas em Sete Povos das Missões, no Uruguai, em 1759. Além disso, confirma seu pseudônimo árcade, Termindo Sipílio, informações que estão de acordo com os registros literários.
As demais alternativas apresentam incorreções: Tomás Antônio Gonzaga não inaugurou o Arcadismo no Brasil com Obras Poéticas em 1768, mas sim com Marília de Dirceu, e seu pseudônimo era Dirceu, não Glauceste Sartúnio. Cláudio Manuel da Costa não escreveu Liras, mas sim obras como Vila Rica, e seu pseudônimo era Glauceste Satúrnio, não Dirceu. Santa Rita Durão, apesar de ter escrito Caramuru, não usou o pseudônimo Critilo Doroteu, mas sim o nome arcádico Alceu.
Portanto, a afirmação verdadeira é a alternativa A), que descreve corretamente a obra e o pseudônimo de Basílio da Gama, um dos expoentes do Arcadismo brasileiro.
Questão 36
assinale a afirmação verdadeira.
- A)O movimento arcádico inicia-se no Brasil com a publicação das “Obras Poéticas”, de Tomás Antônio Gonzaga.
- B)O Neoclassicismo ou Arcadismo no Brasil surgiu em meio aos ideais revolucionários de jovens intelectuais, que inspirados na Revolução francesa, deflagraram o movimento conhecido como inconfidência Mineira, que pretendia conquistar independência política e cultural para a explorada colônia.
- C)O Arcadismo representou uma transição para o Romantismo, sobretudo representado por Tomás Antônio Gonzaga. Este Pré-Romantismo recebe o nome de Rococó, caracterizado pela emoção, sensualismo, afetação, linguagem melodiosa e graciosa, excessivo apego à natureza. Assim, o Rococó seria uma fase de saturação de uma época, o que por isso mesmo constitui o germe de novos ideais.
- D)O Arcadismo, um movimento eminentemente poético, de repúdio às demasias perpetradas pelo Barroco, arregimentou pela primeira vez na história literária brasileira um grupo de escritores mais ou menos coeso em seus desígnios e com um relativo sentido corporativo: Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga, Alvarenga Peixoto, Basílio da Gama, Frei José de Santa Rita Durão, Bocage e Gonçalves Dias.
A alternativa correta é C)
O Arcadismo no Brasil, também conhecido como Neoclassicismo, foi um movimento literário que se desenvolveu no século XVIII, marcado pela busca da simplicidade, equilíbrio e valorização da natureza, em oposição aos excessos do Barroco. Entre as afirmações apresentadas, a alternativa C) é a correta, pois destaca a transição do Arcadismo para o Romantismo, representada pelo chamado Rococó.
O Rococó, como fase final do Arcadismo, incorporou elementos mais sentimentais e melódicos, antecipando características do Romantismo. Autores como Tomás Antônio Gonzaga, em suas obras, já demonstravam essa tendência mais emotiva e lírica, distanciando-se parcialmente dos ideais clássicos de racionalidade e contenção típicos do Arcadismo inicial.
Embora o Arcadismo brasileiro tenha tido relação indireta com os ideais revolucionários da Inconfidência Mineira (como mencionado na alternativa B), seu surgimento não foi diretamente vinculado a esse movimento político. Da mesma forma, a alternativa A) está incorreta, pois as "Obras Poéticas" de Gonzaga não marcam o início do Arcadismo no Brasil, e sim seu apogeu. Já a alternativa D) mistura autores de períodos distintos, incluindo Gonçalves Dias, que pertence ao Romantismo.
Portanto, a afirmação verdadeira é a C), que corretamente identifica o Rococó como uma fase de transição entre o Arcadismo e o Romantismo, com características que prenunciam a nova estética literária que se consolidaria no século XIX.
Questão 37
escola literária – características – autor está
incorreta:
- A)Realismo - luta por causas sociais e critica os valores burgueses – Raul Pompéia.
- B)Parnasianismo – o importante é a arte pela arte, versos perfeitos, rimas ricas – Olavo Bilac.
- C)Simbolismo - fala de espiritualidade com muitas metáforas, em poemas que parecem descrições de sonho - Cruz e Sousa.
- D)Modernismo - valoriza a linguagem cotidiana, a liberdade de expressão e a brasilidade - Jorge Amado.
- E)Arcadismo - valoriza a razão, a linguagem simples e usa temas ligados ao campo – Gregório de Matos Guerra.
A alternativa correta é E)
A análise das alternativas revela que a opção E) apresenta uma relação incorreta entre escola literária, características e autor. O Arcadismo, de fato, valorizava a razão, a linguagem simples e temas bucólicos, mas Gregório de Matos Guerra não pertence a esse movimento. Ele foi um importante poeta do Barroco brasileiro, marcado por linguagem rebuscada, dualidade entre pecado e salvação, e forte crítica social. A associação correta do Arcadismo seria com autores como Cláudio Manuel da Costa ou Tomás Antônio Gonzaga, que representam os ideais neoclássicos no Brasil.
As demais alternativas estão corretas: A) Raul Pompéia realmente retrata características realistas em "O Ateneu"; B) Olavo Bilac é expoente do Parnasianismo com sua poesia formalista; C) Cruz e Sousa é o maior nome do Simbolismo brasileiro; D) Jorge Amado representa bem o Modernismo com sua prosa regionalista e linguagem coloquial.
Questão 38
No bloco superior abaixo, estão listados os movimentos literários brasileiros; no inferior, características
desses movimentos.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1 – Arcadismo
2 – Parnasianismo
3 – Simbolismo
( ) Representa um afastamento dos problemas sociais brasileiros, seguindo uma estética rígida.
( ) Surge na periferia intelectual brasileira: Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
( ) Recupera o padrão estético clássico, fazendo ressurgir a epopeia.
( ) Busca transfigurar a condição humana, dando-lhe horizontes transcendentais.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- A)1 – 1 – 3 – 2.
- B)1 – 3 – 2 – 2.
- C)2 – 3 – 1 – 3.
- D)2 – 3 – 3 – 1.
- E)3 – 1 – 3 – 2.
A alternativa correta é C)
A associação correta entre os movimentos literários brasileiros e suas características é fundamental para compreender a evolução da literatura no país. Analisando as opções apresentadas, a sequência que melhor relaciona cada movimento às suas particularidades é a alternativa C) 2 – 3 – 1 – 3.
O Parnasianismo (2) representa de fato um afastamento dos problemas sociais, priorizando a forma perfeita e uma estética rigorosa. Já o Simbolismo (3) surge em regiões periféricas do cenário intelectual brasileiro, como Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Arcadismo (1) recupera os ideais clássicos, incluindo o revival da epopeia. Por fim, o Simbolismo (3) novamente aparece como o movimento que busca transcender a condição humana através de uma perspectiva metafísica.
Esta análise demonstra como cada movimento literário possui características distintas, refletindo diferentes momentos históricos e preocupações estéticas na trajetória da literatura brasileira.
Questão 39
manifestam-se as tendências didáticas e de crítica social. Sofrendo
influência da Ilustração, elas constituem um esboço do que seria a
consciência nacional propriamente dita. O exemplo mais brilhante
é obviamente o poema Cartas Chilenas, que expõe com veemência
a corrupção administrativa e os abusos do poder. Alguns escritores
(encarnando tanto a visão utópica dos nativistas, transfiguradores
da realidade, quanto a mentalidade crítica dos precursores do
nacionalismo) chegaram a exprimir algumas reivindicações do povo
brasileiro, que começava a perceber as contradições do domínio
português. Os escritores que se reuniram a fim de debater e aventar
soluções para esses problemas foram presos, processados, exilados,
infamados socialmente, tanto na repressão da Inconfidência
Mineira, de 1789, quanto na que se poderia chamar Inconfidência
Carioca, de 1794. Esses poetas, eruditos e sacerdotes exprimem a
maturidade da inteligência brasileira aplicada ao conhecimento e à
expressão do país. A sua tomada de posição, que caro lhes custou,
pode ser considerada o primeiro sinal concreto do movimento que
terminaria com a independência política em 1822. E isso mostra
como a literatura foi atuante na imposição dos padrões culturais [da
metrópole] e, a seguir, também como fermento crítico capaz de
manifestar as desarmonias da colonização.
In: A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo:
Ática, 1989, p. 170-1 (com adaptações).
acerca do papel do Arcadismo brasileiro como movimento paralelo
à Inconfidência Mineira.
- A)A poesia social do Arcadismo brasileiro sofreu influência do Iluminismo europeu, mas não chegou a repercutir nos movimentos nacionalistas posteriores que culminaram na Independência em 1822.
- B)As Cartas Chilenas situam-se no panorama da literatura árcade brasileira como exemplo de obra em que predomina a visão utópica dos nativistas, transfiguradores da realidade concreta do país.
- C)Os poetas árcades brasileiros, apesar de escreverem obras de teor crítico à situação política da época, mantiveram-se distantes das ações concretas contra o domínio português.
- D)A literatura brasileira, desde o período árcade, foi uma literatura de dois gumes, porque tanto impôs os padrões culturais europeus, quanto revelou as contradições da colonização.
- E)O fracasso da Inconfidência Mineira evidencia a imaturidade dos eruditos brasileiros, que, à época, não estavam aptos a compreender as profundas desarmonias entre colônia e metrópole.
A alternativa correta é D)
O Arcadismo brasileiro, como movimento literário da segunda metade do século XVIII, desempenhou um papel fundamental na formação da consciência nacional e na crítica ao sistema colonial português. Influenciado pelo Iluminismo europeu, esse período foi marcado por uma produção poética que não apenas reproduzia modelos estéticos europeus, mas também questionava as estruturas de poder vigentes, expondo as contradições e injustiças do domínio metropolitano.
Conforme destacado no texto de Antonio Candido, obras como as Cartas Chilenas exemplificam a veemência com que os escritores árcades denunciavam a corrupção e os abusos administrativos. Esses poetas, muitos deles envolvidos diretamente em movimentos como a Inconfidência Mineira, não se limitaram à mera expressão literária, mas assumiram posições políticas concretas, muitas vezes pagando um alto preço por isso, como o exílio e a perseguição.
A opção correta, portanto, é a D), pois sintetiza a dualidade da literatura árcade brasileira: por um lado, ela ainda estava vinculada aos padrões culturais europeus, mas, por outro, funcionou como um "fermento crítico" capaz de revelar as tensões e desarmonias da colonização. Essa característica de "dois gumes" foi essencial para o processo de construção de uma identidade nacional e para o movimento que culminou na Independência em 1822.
Assim, o Arcadismo não foi um movimento isolado ou meramente estético, mas parte integrante de um contexto histórico mais amplo, no qual a literatura se tornou instrumento de reflexão e ação política. Sua contribuição para a formação da consciência crítica brasileira é inegável, como demonstra o texto de Candido.
Questão 40
Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando o poeta à respectiva Escola Literária. Em seguida, marque a
alternativa que contém a sequência CORRETA:
(1) Gonçalves Dias
(2) João Cabral de Melo Neto
(3) Olavo Bilac
(4) Cláudio Manuel da Costa
(5) Cruz e Sousa
( ) Arcadismo
( ) Romantismo
( ) Parnasianismo
( ) Simbolismo
( ) Modernismo
- A)2-3-5-1- 4
- B)4-2- 3-5-1
- C)4-1- 3-5-2
- D)2-1-3-5- 4
- E)3- 4-2-1-5
A alternativa correta é C)
O exercício propõe a relação entre poetas brasileiros e suas respectivas escolas literárias. Para resolver a questão, é necessário conhecer o período em que cada autor se destacou e a qual movimento pertencia. Analisando cada poeta:
(1) Gonçalves Dias é um dos principais representantes do Romantismo brasileiro, marcado pelo nacionalismo e exaltação da natureza.
(2) João Cabral de Melo Neto pertence ao Modernismo, com sua poesia objetiva e engajada, como em "Morte e Vida Severina".
(3) Olavo Bilac é expoente do Parnasianismo, escola que valorizava a perfeição formal e o "arte pela arte".
(4) Cláudio Manuel da Costa é figura central do Arcadismo, com seus sonetos pastoris e pseudônimo pastoril (Glauceste Satúrnio).
(5) Cruz e Sousa é o maior nome do Simbolismo no Brasil, com sua poesia marcada por musicalidade e subjetivismo.
A sequência correta, portanto, é: Arcadismo (4), Romantismo (1), Parnasianismo (3), Simbolismo (5) e Modernismo (2), correspondendo à alternativa C) 4-1-3-5-2.
Essa questão testa o conhecimento sobre períodos literários e sua relação com autores canônicos da literatura brasileira, sendo fundamental para compreender a evolução das nossas letras.