Questões Sobre Arcadismo - Literatura - concurso
Questão 41
Considere as afirmativas sobre as características das Escolas Literárias e assinale a alternativa CORRETA.
I – Sugestão e musicalidade são características do Simbolismo.
II – Objetividade e culto à forma são características do Romantismo.
III – Subjetividade e sentimentalismo exacerbados constituem as principais características do Parnasianismo.
IV – Bucolismo e imitação dos clássicos são características do Arcadismo.
- A)Apenas I está correta.
- B)II e III estão corretas.
- C)I e III estão corretas.
- D)II e IV estão corretas.
- E)I e IV estão corretas.
A alternativa correta é E)
Ao analisar as afirmativas sobre as características das Escolas Literárias, é possível identificar quais estão corretas e quais apresentam equívocos. A primeira afirmação (I) destaca que "sugestão e musicalidade são características do Simbolismo", o que está correto, pois essa escola valorizava a subjetividade, os símbolos e a sonoridade das palavras. Já a segunda afirmação (II), que atribui "objetividade e culto à forma" ao Romantismo, está incorreta, pois essas são marcas do Parnasianismo, enquanto o Romantismo priorizava a emoção e a liberdade criativa.
A terceira afirmação (III) afirma que "subjetividade e sentimentalismo exacerbados constituem as principais características do Parnasianismo", o que também está errado, já que o Parnasianismo defendia a impessoalidade e a perfeição formal, em oposição ao excesso emocional do Romantismo. Por fim, a quarta afirmação (IV) está correta ao apontar que "bucolismo e imitação dos clássicos são características do Arcadismo", movimento que buscava inspiração na natureza e nos modelos da Antiguidade Clássica.
Portanto, apenas as afirmações I e IV estão corretas, tornando a alternativa E a resposta adequada. Essa análise reforça a importância de compreender as particularidades de cada escola literária para não confundir seus princípios estéticos e temáticos.
Questão 42
Esse movimento descobriu algo que ainda não havia
sido conhecido ou enfatizado antes: a “poesia pura”,
a poesia que surge do espírito irracional, não conceitual
da linguagem, oposto a toda interpretação lógica. Assim, a
poesia nada mais é do que a expressão daquelas relações
e correspondências, que a linguagem, abandonada a si
mesma, cria entre o concreto e o abstrato, o material e o
ideal, e entre as diferentes esferas dos sentidos.
Sendo a vida misteriosa e inexplicável, como pensavam
os adeptos desse movimento, era natural que fosse
representada de maneira imprecisa, vaga, nebulosa, ilógica
e ininteligível.
(Afrânio Coutinho. Introdução à literatura no Brasil, 1976. Adaptado.)
O comentário do crítico Afrânio Coutinho refere-se ao
movimento literário denominado
- A)Parnasianismo.
- B)Romantismo.
- C)Realismo.
- D)Simbolismo.
- E)Arcadismo.
A alternativa correta é D)
O comentário do crítico Afrânio Coutinho refere-se ao movimento literário denominado Simbolismo. Esse movimento, que surgiu no final do século XIX, buscava transcender a realidade concreta e explorar o universo subjetivo e irracional por meio da linguagem poética. A ênfase na "poesia pura", como destacado no texto, revela a busca por expressar o inefável, o misterioso e o transcendental, características centrais do Simbolismo.
Ao contrário de movimentos como o Parnasianismo, que valorizava a forma perfeita e o objetivismo, ou o Realismo, que focava na representação fiel da realidade, o Simbolismo privilegiava a sugestão, a musicalidade e a ambiguidade da linguagem. A descrição de uma poesia que surge do "espírito irracional" e que cria relações entre o concreto e o abstrato alinha-se perfeitamente com os princípios simbolistas, que buscavam capturar a essência do mistério da vida por meio de imagens nebulosas e sensoriais.
Portanto, a alternativa correta é D) Simbolismo, pois o texto de Coutinho sintetiza as características fundamentais desse movimento, que revolucionou a literatura ao explorar os limites da linguagem e da percepção humana.
Questão 43
observar, nesse contexto, características como a preocupação com a técnica (metro, ritmo e
rima) e o resgate de temas da Antiguidade clássica (referências à mitologia e a personagens
históricas). Essa escola literária é conhecida como
- A)Neoclassicismo.
- B)Arcadismo.
- C)Classicismo.
- D)Expressionismo.
- E)Parnasianismo.
A alternativa correta é E)
O movimento literário em questão, caracterizado pela busca da perfeição estética e pelo lema "arte pela arte", é conhecido como Parnasianismo. Essa escola surgiu na França no século XIX como uma reação ao subjetivismo e ao sentimentalismo exacerbados do Romantismo, defendendo uma poesia mais objetiva, impessoal e voltada para a forma.
Os parnasianos valorizavam a precisão métrica, o rigor técnico e o uso de rimas ricas, buscando a beleza plástica em suas composições. Além disso, eram frequentes as referências à Antiguidade clássica, com citações mitológicas e históricas que reforçavam o ideal de uma arte elevada e distante dos problemas cotidianos.
Embora o Classicismo e o Arcadismo também tenham se inspirado na tradição greco-latina, o Parnasianismo se distingue pelo seu culto à forma perfeita e pela recusa do engajamento político ou social. Já o Neoclassicismo refere-se principalmente às artes plásticas e arquitetura, enquanto o Expressionismo é uma vanguarda do século XX marcada pela distorção emocional da realidade.
Portanto, a alternativa correta é E) Parnasianismo, movimento que melhor representa os princípios descritos no enunciado: a arte como fim em si mesma, o apuro formal e o resgate de temas clássicos.
Questão 44
Texto 10A2BBB
Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro,
fui honrado pastor da tua aldeia;
vestia finas lãs e tinha sempre
a minha choça do preciso cheia.
Tiraram-me o casal e o manso gado,
nem tenho a que me encoste um só cajado.
Para ter que te dar, é que eu queria
de mor rebanho ainda ser o dono;
prezava o teu semblante, os teus cabelos
ainda muito mais que um grande trono.
Agora que te oferte já não vejo,
além de um puro amor, de um são desejo.
Se o rio levantado me causava,
levando a sementeira, prejuízo,
eu alegre ficava, apenas via
na tua breve boca um ar de riso.
Tudo agora perdi; nem tenho o gosto
de ver-te ao menos compassivo o rosto.
Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu. In: A. Candido e A. Castello. Presença da literatura brasileira. Das origens ao Romantismo. São Paulo: Difel, 1976, p. 165-6.
10A2BBB fazem parte, são exemplos da perspectiva pré-romântica
da poesia árcade brasileira. Nesse sentido, o lirismo amoroso de
Tomás Antônio Gonzaga se mostra mais distante da formalidade
árcade e mais próximo da espontaneidade romântica, embora ainda
conserve elementos próprios do Arcadismo, como a
- A)evasão para o sonho e para a fantasia, o que expressa o descontentamento do eu lírico frente à experiência amorosa frustrada.
- B)idealização da mulher amada, apresentada como uma musa inacessível que recusa o amor do eu lírico.
- C)impassibilidade do eu lírico, incapaz de expressar abertamente seus sentimentos à sua amada.
- D)delegação poética, pela qual a subjetividade do eu lírico é transferida à figura genérica e universal do pastor.
- E)liberdade de criação, que propicia ao eu lírico utilizar livremente a imaginação, sem apego aos modelos da tradição clássica.
A alternativa correta é D)
As liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, representam uma transição entre o Arcadismo e o Romantismo na literatura brasileira. O texto 10A2BBB revela um lirismo amoroso que, embora conserve traços árcades, já aponta para uma maior subjetividade e expressão emocional, características do pré-Romantismo.
No poema, o eu lírico se apresenta como um pastor que, apesar de sua condição humilde, valoriza o amor acima de bens materiais. A perda de suas posses e a impossibilidade de presentear Marília são contrastadas com a pureza de seu sentimento, que permanece inalterado. Essa abordagem demonstra uma tensão entre a idealização típica do Arcadismo e uma emotividade mais próxima do Romantismo.
O gabarito correto, alternativa D), aponta para a "delegação poética", um elemento característico do Arcadismo. Nesse caso, o eu lírico assume a figura convencional do pastor, uma persona literária que universaliza sua experiência amorosa. Esse recurso permite que o poeta expresse seus sentimentos de forma indireta, mantendo certa distância entre sua subjetividade e a voz poética.
Embora o poema apresente traços de idealização da amada (alternativa B), essa não é sua característica principal. Da mesma forma, não há evasão para o sonho (A), impassibilidade (C) ou completa liberdade criativa (E). A delegação poética à figura do pastor é o elemento que melhor representa a permanência da tradição árcade nessa obra de transição.
Questão 45
Texto 10A2BBB
Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro,
fui honrado pastor da tua aldeia;
vestia finas lãs e tinha sempre
a minha choça do preciso cheia.
Tiraram-me o casal e o manso gado,
nem tenho a que me encoste um só cajado.
Para ter que te dar, é que eu queria
de mor rebanho ainda ser o dono;
prezava o teu semblante, os teus cabelos
ainda muito mais que um grande trono.
Agora que te oferte já não vejo,
além de um puro amor, de um são desejo.
Se o rio levantado me causava,
levando a sementeira, prejuízo,
eu alegre ficava, apenas via
na tua breve boca um ar de riso.
Tudo agora perdi; nem tenho o gosto
de ver-te ao menos compassivo o rosto.
Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu. In: A. Candido e A. Castello. Presença da literatura brasileira. Das origens ao Romantismo. São Paulo: Difel, 1976, p. 165-6.
10A2BBB é
- A)o sofrimento amoroso, que restringe o poema ao mundo interior do eu lírico e o distancia da realidade material.
- B)a predominância da atmosfera bucólica e pastoril, que confere aos versos um efeito de simplicidade clássica.
- C)a presença da herança clássica, que se traduz na constante evocação dos deuses greco-romanos.
- D)o preciosismo do vocabulário, que, por vezes, dificulta a compreensão do texto pelo leitor.
- E)o dilaceramento do eu lírico entre a simplicidade da vida campestre e o conforto da vida na cidade.
A alternativa correta é B)
A principal característica árcade presente nas estrofes do texto 10A2BBB é a predominância da atmosfera bucólica e pastoril, que confere aos versos um efeito de simplicidade clássica. Essa escolha reflete o ideal árcade de valorização da vida no campo, da natureza e dos sentimentos puros, típicos da poesia pastoril.
O eu lírico, mesmo em meio à perda material e ao sofrimento amoroso, mantém uma linguagem simples e direta, evocando imagens rurais como o "honrado pastor", a "choça" e o "manso gado". Esses elementos reforçam a idealização da vida campestre, característica marcante do Arcadismo.
Embora o poema apresente traços de melancolia, a atmosfera bucólica prevalece, distanciando-se de um sofrimento amoroso excessivamente introspectivo ou de um vocabulário precioso. A simplicidade da linguagem e a ambientação rural são, portanto, os traços mais evidentes da estética árcade nesses versos.
Questão 46
Leia os itens e, quanto aos autores – obras, assinale a alternativa correta.
I – Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)
II – A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo)
III – O Ateneu (Raul Pompeia)
IV – Broquéis (Cruz e Sousa)
V – Sagarana (João Cabral de Melo Neto)
- A)Apenas I, II, IV e V estão corretos.
- B)Apenas I, II, III e IV estão corretos.
- C)Apenas II, III, IV e V estão corretos.
- D)Todos os itens estão corretos.
A alternativa correta é B)
Análise das Associações entre Autores e Obras na Literatura Brasileira
A questão apresenta cinco associações entre autores e obras da literatura brasileira, solicitando a identificação da alternativa correta. Ao analisar cada item, verifica-se que a resposta adequada é a B) Apenas I, II, III e IV estão corretos, conforme o gabarito indicado.
I - Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga): Correto. Tomás Antônio Gonzaga é o autor dessa obra lírica do Arcadismo brasileiro, escrita durante sua prisão relacionada à Inconfidência Mineira.
II - A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo): Correto. Joaquim Manuel de Macedo é o romancista responsável por esse marco do Romantismo brasileiro, publicado em 1844.
III - O Ateneu (Raul Pompeia): Correto. Raul Pompeia escreveu essa importante obra do Realismo-Naturalismo brasileiro, publicada em 1888.
IV - Broquéis (Cruz e Sousa): Correto. Cruz e Sousa, grande expoente do Simbolismo brasileiro, é o autor dessa coletânea poética publicada em 1893.
V - Sagarana (João Cabral de Melo Neto): Incorreto. Na verdade, Sagarana é uma obra de Guimarães Rosa, publicada em 1946, e não de João Cabral de Melo Neto, conhecido por obras como Morte e Vida Severina.
Portanto, apenas os itens I, II, III e IV apresentam as associações corretas entre autores e obras, confirmando a alternativa B como a resposta adequada. Essa questão testa o conhecimento sobre figuras centrais da literatura brasileira e suas produções mais significativas.
Questão 47
Atenção: Para responder à questão,
considere o texto abaixo.
Também no Brasil o século XVIII é momento da maior
importância, fase de transição e preparação para a Independência.
Demarcada, povoada, defendida, dilatada a terra, o século
vai lhe dar prosperidade econômica, organização política e
administrativa, ambiente para a vida cultural, terreno fecundo
para a semente da liberdade. (…) A literatura produzida nos fins
do século XVIII reflete, de modo geral, esse espírito, podendo-se
apontar a obra de Tomás Antônio Gonzaga como a
sua expressão máxima.
(COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. Rio
de Janeiro: EDLE, 1972, 7. Ed. p. 127 e p. 138)
neoclássica de Tomás Antonio Gonzaga no seguinte
segmento crítico:
- A)na Lira dos vinte anos, combinam-se magistralmente as tendências lírica e satírica do poeta.
- B)sua arte religiosa exalta a intuição anímica, identificada como uma visão dos olhos da alma.
- C)seus poemas mais característicos devem ser elencados entre os da mais alta expressão dos ideais românticos.
- D)seus versos sofridos evocam o remorso do monge devorado pelos mais abjetos impulsos carnais.
- E)persiste nos versos de Marília de Dirceu um ânimo sossegado, o equilíbrio iluminista de uma felicidade caseira.
A alternativa correta é E)
O século XVIII no Brasil representou um período de transição e preparação para a Independência, marcado por transformações econômicas, políticas e culturais. Nesse contexto, a literatura produzida no final do século refletia o espírito da época, com destaque para a obra de Tomás Antônio Gonzaga, considerada sua expressão máxima. A poesia arcádica e neoclássica de Gonzaga, especialmente em Marília de Dirceu, caracteriza-se pelo equilíbrio e serenidade, alinhados aos ideais iluministas.
Entre as opções apresentadas, a alternativa E) é a que melhor descreve um aspecto fundamental da poesia de Gonzaga: a persistência de um ânimo sossegado e a celebração de uma felicidade caseira em Marília de Dirceu. Essa obra exalta o amor pastoral e a vida simples, distanciando-se de temas como a religiosidade extrema (alternativa B), o romantismo (alternativa C) ou a angústia existencial (alternativa D). Além disso, a alternativa A é incorreta, pois Lira dos Vinte Anos é uma obra de Álvares de Azevedo, poeta romântico, e não de Gonzaga.
Portanto, a resposta correta é E), que sintetiza o tom equilibrado e a visão iluminista presentes na poesia de Tomás Antônio Gonzaga, elementos centrais da produção literária arcádica no Brasil colonial.
Questão 48
Atenção: Para responder à questão,
considere o texto abaixo.
Também no Brasil o século XVIII é momento da maior
importância, fase de transição e preparação para a Independência.
Demarcada, povoada, defendida, dilatada a terra, o século
vai lhe dar prosperidade econômica, organização política e
administrativa, ambiente para a vida cultural, terreno fecundo
para a semente da liberdade. (…) A literatura produzida nos fins
do século XVIII reflete, de modo geral, esse espírito, podendo-se
apontar a obra de Tomás Antônio Gonzaga como a
sua expressão máxima.
(COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. Rio
de Janeiro: EDLE, 1972, 7. Ed. p. 127 e p. 138)
medida em que
- A)representaram a libertação de nossa literatura dos vínculos estéticos com a tradição europeia.
- B)exprimiram um sentimento nativista que iria desembocar num nacionalismo libertário.
- C)deram voz a correntes superiores de pensamento, ligadas ao movimento da Contrarreforma.
- D)documentaram o primeiro estágio do complexo processo de colonização do Brasil.
- E)reagiram contra a derrocada do império português, que não interessava ao país naquele momento.
A alternativa correta é B)
O texto de Afrânio Coutinho destaca o século XVIII como um período crucial para a formação da identidade brasileira, marcado por transformações políticas, econômicas e culturais que pavimentaram o caminho para a Independência. Nesse contexto, as manifestações socioculturais da época assumem grande relevância, pois refletiam um sentimento nativista que, posteriormente, se consolidaria em um nacionalismo libertário.
A obra de Tomás Antônio Gonzaga, citada por Coutinho como a expressão máxima da literatura do período, exemplifica esse espírito. Sua produção, especialmente "Marília de Dirceu" e as "Cartas Chilenas", mescla elementos líricos e críticos, denunciando abusos do poder colonial e, ao mesmo tempo, celebrando uma visão de Brasil autônomo. Esse dualismo revela o caráter precursor do sentimento de liberdade que culminaria no movimento de Independência.
A alternativa correta, portanto, é a B, pois as manifestações culturais do século XVIII, como a literatura de Gonzaga, não apenas documentavam a realidade colonial, mas também expressavam um nativismo que evoluiria para o nacionalismo emancipador do século XIX. As demais alternativas não se sustentam: não houve ruptura total com a estética europeia (A), a Contrarreforma não era o foco (C), o período já era de consolidação, não de início da colonização (D), e não havia reação contra a derrocada do império português (E), mas sim um movimento em direção à autonomia.
Questão 49
certos padrões ideológicos. Voltada, contudo, para o passado jesuítico e colonial e em aberta
polêmica com o século das luzes, será uma corrente oposta à de Basílio da Gama.
partiria para Minas, em 1753, antes portanto da Fundação da Arcádia Lusitana. Munúsculo
Métrico e Labirinto do Amor são exemplos de obras que escreveu entre 1751 e 1753.
Marquês de Pombal e o heroísmo do indígena; e o jeito foi fazer recair sobre o jesuíta a pecha de
vilão, inimigo de um, enganador do outro.
afirmar que:
- A)somente I é correta.
- B)somente II é correta.
- C)somente I e II são corretas
- D)somente I e III são corretas.
- E)somente II e III são corretas.
A alternativa correta é E)
Ao analisar as sentenças apresentadas com base nas informações registradas por Bosi (2013), é possível identificar que apenas as afirmações II e III estão corretas, conforme indicado pelo gabarito E). A primeira sentença contém imprecisões, pois atribui a autoria de Caramuru a Tomás Antônio Gonzaga, quando na realidade a obra é de Santa Rita Durão, além de apresentar uma interpretação equivocada sobre sua relação com o século das luzes e com Basílio da Gama.
A segunda sentença está correta ao descrever a trajetória inicial de Cláudio Manuel da Costa, destacando sua produção literária durante os anos de 1751 a 1753, incluindo obras como Munúsculo Métrico e Labirinto do Amor. Essas informações estão em conformidade com os registros de Bosi (2013) sobre o autor.
A terceira sentença também está correta, pois retrata adequadamente o poema épico Uraguai (1769) de Basílio da Gama, que de fato busca conciliar a exaltação ao Marquês de Pombal com a valorização do indígena, colocando os jesuítas como antagonistas da narrativa. Essa análise está alinhada com a interpretação de Bosi (2013) sobre a obra.
Portanto, a alternativa E) é a única que apresenta todas as afirmações verdadeiras, já que somente II e III estão corretas de acordo com a referência citada.
Questão 50
clandestinamente entraram a formar a bagagem ideológica dos nossos árcades e lhes deram mais
de um traço constante. A partir dessa perspectiva, a superação da pesada maquinaria cultista
barroca se deveu ao:
- A)mito do herói pacífico.
- B)gosto da clareza e da simplicidade.
- C)mordente satírico em relação aos abusos do clero fanático.
- D)mordente satírico em relação aos abusos dos juízes venais.
- E)mito do homem natural cuja forma extrema é a figura do bom selvagem.
A alternativa correta é B)
De acordo com a análise de Bosi (2013), o Arcadismo brasileiro foi marcado pela influência das ideias iluministas que, de forma clandestina, integraram o pensamento dos poetas árcades, conferindo-lhes características específicas. Entre essas características, destaca-se a rejeição ao estilo rebuscado e excessivamente ornamentado do Barroco, substituindo-o por uma estética mais clara e simples.
A opção correta, conforme o gabarito, é a alternativa B) gosto da clareza e da simplicidade. Essa escolha reflete o ideal arcádico de valorizar a linguagem direta e acessível, em oposição ao cultismo e ao conceptismo barrocos. Os árcades buscavam uma poesia mais próxima da natureza e da razão, alinhada aos princípios do Iluminismo.
Embora outras alternativas apresentem elementos presentes no Arcadismo, como a crítica social (opções C e D) ou a idealização do homem natural (opção E), a ênfase na clareza e na simplicidade foi um traço fundamental que definiu a superação do Barroco e consolidou a identidade literária do movimento no Brasil.