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Questões Sobre Arcadismo - Literatura - concurso

Questão 41

Considere as afirmativas sobre as características das Escolas Literárias e assinale a alternativa CORRETA.

I – Sugestão e musicalidade são características do Simbolismo.

II – Objetividade e culto à forma são características do Romantismo.

III – Subjetividade e sentimentalismo exacerbados constituem as principais características do Parnasianismo.

IV – Bucolismo e imitação dos clássicos são características do Arcadismo.

  • A)Apenas I está correta.
  • B)II e III estão corretas.
  • C)I e III estão corretas.
  • D)II e IV estão corretas.
  • E)I e IV estão corretas.
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A alternativa correta é E)

Ao analisar as afirmativas sobre as características das Escolas Literárias, é possível identificar quais estão corretas e quais apresentam equívocos. A primeira afirmação (I) destaca que "sugestão e musicalidade são características do Simbolismo", o que está correto, pois essa escola valorizava a subjetividade, os símbolos e a sonoridade das palavras. Já a segunda afirmação (II), que atribui "objetividade e culto à forma" ao Romantismo, está incorreta, pois essas são marcas do Parnasianismo, enquanto o Romantismo priorizava a emoção e a liberdade criativa.

A terceira afirmação (III) afirma que "subjetividade e sentimentalismo exacerbados constituem as principais características do Parnasianismo", o que também está errado, já que o Parnasianismo defendia a impessoalidade e a perfeição formal, em oposição ao excesso emocional do Romantismo. Por fim, a quarta afirmação (IV) está correta ao apontar que "bucolismo e imitação dos clássicos são características do Arcadismo", movimento que buscava inspiração na natureza e nos modelos da Antiguidade Clássica.

Portanto, apenas as afirmações I e IV estão corretas, tornando a alternativa E a resposta adequada. Essa análise reforça a importância de compreender as particularidades de cada escola literária para não confundir seus princípios estéticos e temáticos.

Questão 42

Esse movimento descobriu algo que ainda não havia
sido conhecido ou enfatizado antes: a “poesia pura”,
a poesia que surge do espírito irracional, não conceitual
da linguagem, oposto a toda interpretação lógica. Assim, a
poesia nada mais é do que a expressão daquelas relações
e correspondências, que a linguagem, abandonada a si
mesma, cria entre o concreto e o abstrato, o material e o
ideal, e entre as diferentes esferas dos sentidos.

Sendo a vida misteriosa e inexplicável, como pensavam
os adeptos desse movimento, era natural que fosse
representada de maneira imprecisa, vaga, nebulosa, ilógica
e ininteligível.

(Afrânio Coutinho. Introdução à literatura no Brasil, 1976. Adaptado.)

O comentário do crítico Afrânio Coutinho refere-se ao
movimento literário denominado

  • A)Parnasianismo.
  • B)Romantismo.
  • C)Realismo.
  • D)Simbolismo.
  • E)Arcadismo.
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A alternativa correta é D)

O comentário do crítico Afrânio Coutinho refere-se ao movimento literário denominado Simbolismo. Esse movimento, que surgiu no final do século XIX, buscava transcender a realidade concreta e explorar o universo subjetivo e irracional por meio da linguagem poética. A ênfase na "poesia pura", como destacado no texto, revela a busca por expressar o inefável, o misterioso e o transcendental, características centrais do Simbolismo.

Ao contrário de movimentos como o Parnasianismo, que valorizava a forma perfeita e o objetivismo, ou o Realismo, que focava na representação fiel da realidade, o Simbolismo privilegiava a sugestão, a musicalidade e a ambiguidade da linguagem. A descrição de uma poesia que surge do "espírito irracional" e que cria relações entre o concreto e o abstrato alinha-se perfeitamente com os princípios simbolistas, que buscavam capturar a essência do mistério da vida por meio de imagens nebulosas e sensoriais.

Portanto, a alternativa correta é D) Simbolismo, pois o texto de Coutinho sintetiza as características fundamentais desse movimento, que revolucionou a literatura ao explorar os limites da linguagem e da percepção humana.

Questão 43

O projeto desse movimento literário baseava-se na crença de que a função essencial da arte era produzir o belo, e o lema escolhido para traduzir essa ideia foi “a arte pela arte”. É possível
observar, nesse contexto, características como a preocupação com a técnica (metro, ritmo e
rima) e o resgate de temas da Antiguidade clássica (referências à mitologia e a personagens
históricas). Essa escola literária é conhecida como

  • A)Neoclassicismo.
  • B)Arcadismo.
  • C)Classicismo.
  • D)Expressionismo.
  • E)Parnasianismo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O movimento literário em questão, caracterizado pela busca da perfeição estética e pelo lema "arte pela arte", é conhecido como Parnasianismo. Essa escola surgiu na França no século XIX como uma reação ao subjetivismo e ao sentimentalismo exacerbados do Romantismo, defendendo uma poesia mais objetiva, impessoal e voltada para a forma.

Os parnasianos valorizavam a precisão métrica, o rigor técnico e o uso de rimas ricas, buscando a beleza plástica em suas composições. Além disso, eram frequentes as referências à Antiguidade clássica, com citações mitológicas e históricas que reforçavam o ideal de uma arte elevada e distante dos problemas cotidianos.

Embora o Classicismo e o Arcadismo também tenham se inspirado na tradição greco-latina, o Parnasianismo se distingue pelo seu culto à forma perfeita e pela recusa do engajamento político ou social. Já o Neoclassicismo refere-se principalmente às artes plásticas e arquitetura, enquanto o Expressionismo é uma vanguarda do século XX marcada pela distorção emocional da realidade.

Portanto, a alternativa correta é E) Parnasianismo, movimento que melhor representa os princípios descritos no enunciado: a arte como fim em si mesma, o apuro formal e o resgate de temas clássicos.

Questão 44

Texto 10A2BBB

                 Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro,

                 fui honrado pastor da tua aldeia;

                 vestia finas lãs e tinha sempre

                 a minha choça do preciso cheia.

                 Tiraram-me o casal e o manso gado,

                 nem tenho a que me encoste um só cajado.

                  Para ter que te dar, é que eu queria

                  de mor rebanho ainda ser o dono;

                  prezava o teu semblante, os teus cabelos

                  ainda muito mais que um grande trono.

                  Agora que te oferte já não vejo,

                  além de um puro amor, de um são desejo.

                  Se o rio levantado me causava,

                   levando a sementeira, prejuízo,

                   eu alegre ficava, apenas via

                   na tua breve boca um ar de riso.

                   Tudo agora perdi; nem tenho o gosto

                    de ver-te ao menos compassivo o rosto.

Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu. In: A. Candido e A. Castello. Presença da literatura brasileira. Das origens ao Romantismo. São Paulo: Difel, 1976, p. 165-6.

As liras de Marília de Dirceu, de que as estrofes do texto
10A2BBB fazem parte, são exemplos da perspectiva pré-romântica
da poesia árcade brasileira. Nesse sentido, o lirismo amoroso de
Tomás Antônio Gonzaga se mostra mais distante da formalidade
árcade e mais próximo da espontaneidade romântica, embora ainda
conserve elementos próprios do Arcadismo, como a

  • A)evasão para o sonho e para a fantasia, o que expressa o descontentamento do eu lírico frente à experiência amorosa frustrada.
  • B)idealização da mulher amada, apresentada como uma musa inacessível que recusa o amor do eu lírico.
  • C)impassibilidade do eu lírico, incapaz de expressar abertamente seus sentimentos à sua amada.
  • D)delegação poética, pela qual a subjetividade do eu lírico é transferida à figura genérica e universal do pastor.
  • E)liberdade de criação, que propicia ao eu lírico utilizar livremente a imaginação, sem apego aos modelos da tradição clássica.
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A alternativa correta é D)

As liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, representam uma transição entre o Arcadismo e o Romantismo na literatura brasileira. O texto 10A2BBB revela um lirismo amoroso que, embora conserve traços árcades, já aponta para uma maior subjetividade e expressão emocional, características do pré-Romantismo.

No poema, o eu lírico se apresenta como um pastor que, apesar de sua condição humilde, valoriza o amor acima de bens materiais. A perda de suas posses e a impossibilidade de presentear Marília são contrastadas com a pureza de seu sentimento, que permanece inalterado. Essa abordagem demonstra uma tensão entre a idealização típica do Arcadismo e uma emotividade mais próxima do Romantismo.

O gabarito correto, alternativa D), aponta para a "delegação poética", um elemento característico do Arcadismo. Nesse caso, o eu lírico assume a figura convencional do pastor, uma persona literária que universaliza sua experiência amorosa. Esse recurso permite que o poeta expresse seus sentimentos de forma indireta, mantendo certa distância entre sua subjetividade e a voz poética.

Embora o poema apresente traços de idealização da amada (alternativa B), essa não é sua característica principal. Da mesma forma, não há evasão para o sonho (A), impassibilidade (C) ou completa liberdade criativa (E). A delegação poética à figura do pastor é o elemento que melhor representa a permanência da tradição árcade nessa obra de transição.

Questão 45

Texto 10A2BBB

                 Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro,

                 fui honrado pastor da tua aldeia;

                 vestia finas lãs e tinha sempre

                 a minha choça do preciso cheia.

                 Tiraram-me o casal e o manso gado,

                 nem tenho a que me encoste um só cajado.

                  Para ter que te dar, é que eu queria

                  de mor rebanho ainda ser o dono;

                  prezava o teu semblante, os teus cabelos

                  ainda muito mais que um grande trono.

                  Agora que te oferte já não vejo,

                  além de um puro amor, de um são desejo.

                  Se o rio levantado me causava,

                   levando a sementeira, prejuízo,

                   eu alegre ficava, apenas via

                   na tua breve boca um ar de riso.

                   Tudo agora perdi; nem tenho o gosto

                    de ver-te ao menos compassivo o rosto.

Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu. In: A. Candido e A. Castello. Presença da literatura brasileira. Das origens ao Romantismo. São Paulo: Difel, 1976, p. 165-6.

A principal característica árcade presente nas estrofes do texto
10A2BBB é

  • A)o sofrimento amoroso, que restringe o poema ao mundo interior do eu lírico e o distancia da realidade material.
  • B)a predominância da atmosfera bucólica e pastoril, que confere aos versos um efeito de simplicidade clássica.
  • C)a presença da herança clássica, que se traduz na constante evocação dos deuses greco-romanos.
  • D)o preciosismo do vocabulário, que, por vezes, dificulta a compreensão do texto pelo leitor.
  • E)o dilaceramento do eu lírico entre a simplicidade da vida campestre e o conforto da vida na cidade.
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A alternativa correta é B)

A principal característica árcade presente nas estrofes do texto 10A2BBB é a predominância da atmosfera bucólica e pastoril, que confere aos versos um efeito de simplicidade clássica. Essa escolha reflete o ideal árcade de valorização da vida no campo, da natureza e dos sentimentos puros, típicos da poesia pastoril.

O eu lírico, mesmo em meio à perda material e ao sofrimento amoroso, mantém uma linguagem simples e direta, evocando imagens rurais como o "honrado pastor", a "choça" e o "manso gado". Esses elementos reforçam a idealização da vida campestre, característica marcante do Arcadismo.

Embora o poema apresente traços de melancolia, a atmosfera bucólica prevalece, distanciando-se de um sofrimento amoroso excessivamente introspectivo ou de um vocabulário precioso. A simplicidade da linguagem e a ambientação rural são, portanto, os traços mais evidentes da estética árcade nesses versos.

Questão 46

Leia os itens e, quanto aos autores – obras, assinale a alternativa correta.


I – Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)

II – A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo)

III – O Ateneu (Raul Pompeia)

IV – Broquéis (Cruz e Sousa)

V – Sagarana (João Cabral de Melo Neto)

  • A)Apenas I, II, IV e V estão corretos.
  • B)Apenas I, II, III e IV estão corretos.
  • C)Apenas II, III, IV e V estão corretos.
  • D)Todos os itens estão corretos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Análise das Associações entre Autores e Obras na Literatura Brasileira

A questão apresenta cinco associações entre autores e obras da literatura brasileira, solicitando a identificação da alternativa correta. Ao analisar cada item, verifica-se que a resposta adequada é a B) Apenas I, II, III e IV estão corretos, conforme o gabarito indicado.

I - Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga): Correto. Tomás Antônio Gonzaga é o autor dessa obra lírica do Arcadismo brasileiro, escrita durante sua prisão relacionada à Inconfidência Mineira.

II - A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo): Correto. Joaquim Manuel de Macedo é o romancista responsável por esse marco do Romantismo brasileiro, publicado em 1844.

III - O Ateneu (Raul Pompeia): Correto. Raul Pompeia escreveu essa importante obra do Realismo-Naturalismo brasileiro, publicada em 1888.

IV - Broquéis (Cruz e Sousa): Correto. Cruz e Sousa, grande expoente do Simbolismo brasileiro, é o autor dessa coletânea poética publicada em 1893.

V - Sagarana (João Cabral de Melo Neto): Incorreto. Na verdade, Sagarana é uma obra de Guimarães Rosa, publicada em 1946, e não de João Cabral de Melo Neto, conhecido por obras como Morte e Vida Severina.

Portanto, apenas os itens I, II, III e IV apresentam as associações corretas entre autores e obras, confirmando a alternativa B como a resposta adequada. Essa questão testa o conhecimento sobre figuras centrais da literatura brasileira e suas produções mais significativas.

Questão 47

Atenção: Para responder à questão,
considere o texto abaixo.

Também no Brasil o século XVIII é momento da maior
importância, fase de transição e preparação para a Independência.
Demarcada, povoada, defendida, dilatada a terra, o século
vai lhe dar prosperidade econômica, organização política e
administrativa, ambiente para a vida cultural, terreno fecundo
para a semente da liberdade. (…) A literatura produzida nos fins
do século XVIII reflete, de modo geral, esse espírito, podendo-se
apontar a obra de Tomás Antônio Gonzaga como a
sua expressão máxima.

(COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. Rio
de Janeiro: EDLE, 1972, 7. Ed. p. 127 e p. 138) 

Considera-se um aspecto importante da poesia arcádica e
neoclássica de Tomás Antonio Gonzaga no seguinte
segmento crítico:

  • A)na Lira dos vinte anos, combinam-se magistralmente as tendências lírica e satírica do poeta.
  • B)sua arte religiosa exalta a intuição anímica, identificada como uma visão dos olhos da alma.
  • C)seus poemas mais característicos devem ser elencados entre os da mais alta expressão dos ideais românticos.
  • D)seus versos sofridos evocam o remorso do monge devorado pelos mais abjetos impulsos carnais.
  • E)persiste nos versos de Marília de Dirceu um ânimo sossegado, o equilíbrio iluminista de uma felicidade caseira.
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A alternativa correta é E)

O século XVIII no Brasil representou um período de transição e preparação para a Independência, marcado por transformações econômicas, políticas e culturais. Nesse contexto, a literatura produzida no final do século refletia o espírito da época, com destaque para a obra de Tomás Antônio Gonzaga, considerada sua expressão máxima. A poesia arcádica e neoclássica de Gonzaga, especialmente em Marília de Dirceu, caracteriza-se pelo equilíbrio e serenidade, alinhados aos ideais iluministas.

Entre as opções apresentadas, a alternativa E) é a que melhor descreve um aspecto fundamental da poesia de Gonzaga: a persistência de um ânimo sossegado e a celebração de uma felicidade caseira em Marília de Dirceu. Essa obra exalta o amor pastoral e a vida simples, distanciando-se de temas como a religiosidade extrema (alternativa B), o romantismo (alternativa C) ou a angústia existencial (alternativa D). Além disso, a alternativa A é incorreta, pois Lira dos Vinte Anos é uma obra de Álvares de Azevedo, poeta romântico, e não de Gonzaga.

Portanto, a resposta correta é E), que sintetiza o tom equilibrado e a visão iluminista presentes na poesia de Tomás Antônio Gonzaga, elementos centrais da produção literária arcádica no Brasil colonial.

Questão 48

Atenção: Para responder à questão,
considere o texto abaixo.

Também no Brasil o século XVIII é momento da maior
importância, fase de transição e preparação para a Independência.
Demarcada, povoada, defendida, dilatada a terra, o século
vai lhe dar prosperidade econômica, organização política e
administrativa, ambiente para a vida cultural, terreno fecundo
para a semente da liberdade. (…) A literatura produzida nos fins
do século XVIII reflete, de modo geral, esse espírito, podendo-se
apontar a obra de Tomás Antônio Gonzaga como a
sua expressão máxima.

(COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. Rio
de Janeiro: EDLE, 1972, 7. Ed. p. 127 e p. 138) 

Manifestações socioculturais do período de que trata o texto assumem grande importância para o crítico Afrânio Coutinho na
medida em que

  • A)representaram a libertação de nossa literatura dos vínculos estéticos com a tradição europeia.
  • B)exprimiram um sentimento nativista que iria desembocar num nacionalismo libertário.
  • C)deram voz a correntes superiores de pensamento, ligadas ao movimento da Contrarreforma.
  • D)documentaram o primeiro estágio do complexo processo de colonização do Brasil.
  • E)reagiram contra a derrocada do império português, que não interessava ao país naquele momento.
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A alternativa correta é B)

O texto de Afrânio Coutinho destaca o século XVIII como um período crucial para a formação da identidade brasileira, marcado por transformações políticas, econômicas e culturais que pavimentaram o caminho para a Independência. Nesse contexto, as manifestações socioculturais da época assumem grande relevância, pois refletiam um sentimento nativista que, posteriormente, se consolidaria em um nacionalismo libertário.

A obra de Tomás Antônio Gonzaga, citada por Coutinho como a expressão máxima da literatura do período, exemplifica esse espírito. Sua produção, especialmente "Marília de Dirceu" e as "Cartas Chilenas", mescla elementos líricos e críticos, denunciando abusos do poder colonial e, ao mesmo tempo, celebrando uma visão de Brasil autônomo. Esse dualismo revela o caráter precursor do sentimento de liberdade que culminaria no movimento de Independência.

A alternativa correta, portanto, é a B, pois as manifestações culturais do século XVIII, como a literatura de Gonzaga, não apenas documentavam a realidade colonial, mas também expressavam um nativismo que evoluiria para o nacionalismo emancipador do século XIX. As demais alternativas não se sustentam: não houve ruptura total com a estética europeia (A), a Contrarreforma não era o foco (C), o período já era de consolidação, não de início da colonização (D), e não havia reação contra a derrocada do império português (E), mas sim um movimento em direção à autonomia.

Questão 49

Leia as seguintes sentenças:
I) Em Caramuru (1781), de Tomás Antônio Gonzaga, o índio é matéria prima para exemplificar
certos padrões ideológicos. Voltada, contudo, para o passado jesuítico e colonial e em aberta
polêmica com o século das luzes, será uma corrente oposta à de Basílio da Gama.
II) Cláudio Manuel da Costa, ainda adolescente, estreou como cultista em Coimbra, de onde
partiria para Minas, em 1753, antes portanto da Fundação da Arcádia Lusitana. Munúsculo
Métrico e Labirinto do Amor
são exemplos de obras que escreveu entre 1751 e 1753.
III) Uraguai (1769) é um poemeto épico de Basílio da Gama que tenta conciliar a louvação de
Marquês de Pombal e o heroísmo do indígena; e o jeito foi fazer recair sobre o jesuíta a pecha de
vilão, inimigo de um, enganador do outro.
Analisando a veracidade das informações a partir do que registra Bosi (2013), é CORRETO
afirmar que:

  • A)somente I é correta.
  • B)somente II é correta.
  • C)somente I e II são corretas
  • D)somente I e III são corretas.
  • E)somente II e III são corretas.
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A alternativa correta é E)

Ao analisar as sentenças apresentadas com base nas informações registradas por Bosi (2013), é possível identificar que apenas as afirmações II e III estão corretas, conforme indicado pelo gabarito E). A primeira sentença contém imprecisões, pois atribui a autoria de Caramuru a Tomás Antônio Gonzaga, quando na realidade a obra é de Santa Rita Durão, além de apresentar uma interpretação equivocada sobre sua relação com o século das luzes e com Basílio da Gama.

A segunda sentença está correta ao descrever a trajetória inicial de Cláudio Manuel da Costa, destacando sua produção literária durante os anos de 1751 a 1753, incluindo obras como Munúsculo Métrico e Labirinto do Amor. Essas informações estão em conformidade com os registros de Bosi (2013) sobre o autor.

A terceira sentença também está correta, pois retrata adequadamente o poema épico Uraguai (1769) de Basílio da Gama, que de fato busca conciliar a exaltação ao Marquês de Pombal com a valorização do indígena, colocando os jesuítas como antagonistas da narrativa. Essa análise está alinhada com a interpretação de Bosi (2013) sobre a obra.

Portanto, a alternativa E) é a única que apresenta todas as afirmações verdadeiras, já que somente II e III estão corretas de acordo com a referência citada.

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Questão 50

De acordo com Bosi (2013), no Arcadismo brasileiro, foram as teses ilustradas que
clandestinamente entraram a formar a bagagem ideológica dos nossos árcades e lhes deram mais
de um traço constante. A partir dessa perspectiva, a superação da pesada maquinaria cultista
barroca se deveu ao:

  • A)mito do herói pacífico.
  • B)gosto da clareza e da simplicidade.
  • C)mordente satírico em relação aos abusos do clero fanático.
  • D)mordente satírico em relação aos abusos dos juízes venais.
  • E)mito do homem natural cuja forma extrema é a figura do bom selvagem.
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A alternativa correta é B)

De acordo com a análise de Bosi (2013), o Arcadismo brasileiro foi marcado pela influência das ideias iluministas que, de forma clandestina, integraram o pensamento dos poetas árcades, conferindo-lhes características específicas. Entre essas características, destaca-se a rejeição ao estilo rebuscado e excessivamente ornamentado do Barroco, substituindo-o por uma estética mais clara e simples.

A opção correta, conforme o gabarito, é a alternativa B) gosto da clareza e da simplicidade. Essa escolha reflete o ideal arcádico de valorizar a linguagem direta e acessível, em oposição ao cultismo e ao conceptismo barrocos. Os árcades buscavam uma poesia mais próxima da natureza e da razão, alinhada aos princípios do Iluminismo.

Embora outras alternativas apresentem elementos presentes no Arcadismo, como a crítica social (opções C e D) ou a idealização do homem natural (opção E), a ênfase na clareza e na simplicidade foi um traço fundamental que definiu a superação do Barroco e consolidou a identidade literária do movimento no Brasil.

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