Questões Sobre Arcadismo - Literatura - concurso
Questão 51
cidade”) e levado pela teoria de Rousseau acerca do “bom
selvagem”, voltava-se para a natureza em busca de uma
vida simples, bucólica e pastoril. As características
expostas pertencem ao seguinte movimento literário:
- A)Parnasianismo.
- B)Modernismo.
- C)Realismo.
- D)Arcadismo.
A alternativa correta é D)
O texto apresentado descreve características marcantes de um movimento literário que valorizava a simplicidade da vida no campo, a fuga da agitação urbana e a idealização da natureza, inspirado na máxima horaciana Fugere urbem e nos ideais rousseaunianos do "bom selvagem". Esses elementos são típicos do Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, que floresceu no século XVIII como uma reação ao exagero e à complexidade do Barroco.
O Arcadismo buscava uma vida harmoniosa e equilibrada, retratando cenários pastoris e uma existência despojada, em contraste com a corrupção e o artificialismo da vida citadina. Portanto, a alternativa correta é D) Arcadismo, conforme indicado no gabarito. As demais opções – Parnasianismo, Modernismo e Realismo – não se alinham com as características descritas, pois pertencem a períodos e correntes estéticas distintas.
Questão 52
Os autores deste movimento pregavam a simplicidade,
quer nos temas de suas composições, quer como sistema de
vida: aplaudindo os que, na Antiguidade e na Renascença,
fugiam ao burburinho citadino para se isolar nas vilas, pregavam
a “áurea mediocridade”, a dourada mediania existencial,
transcorrida sem sobressaltos, sem paixões ou desejos. Regressar
à Natureza, fundir-se nela, contemplar-lhe a quietude
permanente, buscar as verdades que lhe são imanentes – em
suma, perseguir a naturalidade como filosofia de vida.
(Massaud Moisés. Dicionário de termos literários, 2004. Adaptado.)
O comentário do crítico Massaud Moisés refere-se ao seguinte
movimento literário:
- A)Arcadismo.
- B)Simbolismo.
- C)Romantismo.
- D)Barroco.
- E)Naturalismo.
A alternativa correta é A)
O texto apresentado descreve as características de um movimento literário que valorizava a simplicidade, a vida tranquila em harmonia com a natureza e a rejeição aos excessos da vida urbana. Esses ideais estão diretamente associados ao Arcadismo, movimento que surgiu no século XVIII como uma resposta ao Barroco e suas complexidades.
O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, buscava inspiração na Antiguidade Clássica e na Renascença, pregando o equilíbrio, a razão e a moderação. Os autores árcades idealizavam uma vida bucólica, longe dos conflitos da cidade, em contato direto com a natureza. Essa visão é claramente expressa no trecho citado, que fala da "áurea mediocridade" e da busca pela "naturalidade como filosofia de vida".
As outras alternativas não se encaixam na descrição fornecida. O Simbolismo (B) tinha preocupações místicas e subjetivas; o Romantismo (C) era marcado pelo emocionalismo e individualismo; o Barroco (D) apresentava um estilo rebuscado e contraditório; e o Naturalismo (E) focava na análise científica da sociedade. Portanto, a resposta correta é, de fato, a alternativa A) Arcadismo.
Questão 53
Gonzaga é conaturalmente árcade e nada fica a dever aos confrades de escola na Itália e em Portugal. As liras são exemplo do
ideal de aurea mediocritas que apara as demasias da natureza e do sentimento. A “paisagem”, que nasceu para arte como
evasão das cortes barrocas, recorta-se para o neoclássico nas dimensões menores da cenografia idílica. A natureza vira refúgio
(locus amoenus) para o homem do burgo oprimido por distinções e hierarquias. (…). Em Gonzaga, a paisagem é ora nativa, com
minúcias de cor local mineira, ora lugar ameno de virgiliana memória.
(Adaptado de: BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2000, pp.72-73)
Quais dos versos de Gonzaga, no contexto de suas Liras, fazem alusão à “paisagem nativa de cor local mineira” citada por
Bosi?
(Fonte dos versos: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000036.pdf)
- A)Tenho próprio casal e nele assisto; Dá-me vinho, legume, fruta, azeite; Das brancas ovelhinhas tiro o leite E mais as finas lãs, de que me visto. (Parte I − Lira I)
- B)Pintam, Marília, os poetas A um menino vendado, Com uma aljava de setas, Arco empunhado na mão; Ligeiras asas nos ombros, O tenro corpo despido, E de Amor ou de Cupido São os nomes que lhe dão. (Parte I − Lira II)
- C)Se os peixes, Marília, geram Nos bravos mares e rios, Tudo efeitos de Amor são. Amam os brutos ímpios, A serpente venenosa, A onça, o tigre, o leão. (Parte I − Lira VIII)
- D)Minha bela Marília, tudo passa; A sorte deste mundo é mal segura; Se vem depois dos males a ventura, Vem depois dos prazeres a desgraça. (Parte I − Lira XIV)
- E)Tu não verás, Marília, cem cativos Tirarem o cascalho e a rica terra, Ou dos cercos dos rios caudalosos, Ou da minada serra. (Parte III − Lira III)
A alternativa correta é E)
No contexto das Liras de Tomás Antônio Gonzaga, o verso que melhor exemplifica a "paisagem nativa de cor local mineira", conforme destacado por Alfredo Bosi, é o presente na alternativa E:
"Tu não verás, Marília, cem cativos
Tirarem o cascalho e a rica terra,
Ou dos cercos dos rios caudalosos,
Ou da minada serra." (Parte III − Lira III)
Esses versos retratam diretamente a realidade da mineração em Minas Gerais, atividade econômica central no período colonial, com referências ao trabalho escravo ("cem cativos"), à extração de minérios ("cascalho e a rica terra") e à geografia local ("rios caudalosos" e "minada serra"). Essa descrição concreta do ambiente mineiro contrasta com as idealizações arcádicas do locus amoenus, revelando a singularidade da paisagem brasileira na obra de Gonzaga.
As demais alternativas, embora representativas do estilo árcade, abordam temas universais (como a vida pastoril na opção A) ou mitológicos (como a figura de Cupido na opção B), sem a especificidade socioespacial que caracteriza a "cor local" mencionada por Bosi.
Questão 54
Considerando a imagem da mulher nas diferentes manifestações literárias, pode-se afirmar
que
- A)nas cantigas de amor, originárias da Provença, o eu-lírico é feminino, mostrando o outro lado do relacionamento amoroso.
- B)no Arcadismo, a louvação da mulher é feita a partir da escolha de um aspecto físico em que sua beleza se iguale à perfeição da natureza.
- C)no Realismo, a mulher era idealizada como misteriosa, inatingível, superior, perfeita, como nas cantigas de amor.
- D)a mulher moderna é inferiorizada socialmente e utiliza a dissimulação e a sedução, muitas vezes desencadeando crises e problemas.
- E)a mulher barroca foi apresentada como arquétipo da beleza, evidenciando o poder por ela conquistado, enquanto os homens viviam uma paz espiritual.
A alternativa correta é B)
Considerando a imagem da mulher nas diferentes manifestações literárias, pode-se afirmar que:
A resposta correta é a alternativa B), que afirma: "no Arcadismo, a louvação da mulher é feita a partir da escolha de um aspecto físico em que sua beleza se iguale à perfeição da natureza."
Essa afirmação está correta porque o Arcadismo, movimento literário do século XVIII, buscava inspiração na natureza e na simplicidade pastoral. A mulher era frequentemente retratada como uma figura idealizada, cuja beleza se assemelhava à harmonia e pureza do mundo natural. Os poetas árcades destacavam traços específicos da beleza feminina, comparando-os a elementos da natureza, como flores, céu ou paisagens bucólicas, reforçando a ideia de perfeição e equilíbrio.
As outras alternativas apresentam incorreções:
- A) Nas cantigas de amor, o eu-lírico é masculino, expressando sofrimento e devoção à amada, não feminino.
- C) No Realismo, a mulher não era idealizada, mas sim retratada de forma crítica e realista, muitas vezes expondo conflitos sociais e psicológicos.
- D) A mulher moderna não é necessariamente inferiorizada de forma generalizada; sua representação varia conforme o contexto literário e social.
- E) No Barroco, a mulher era frequentemente associada à dualidade (beleza e pecado), e os homens não viviam em paz espiritual, mas em conflito entre o terreno e o divino.
Portanto, a alternativa B) é a única que condiz com a representação da mulher no Arcadismo, movimento que buscava a idealização da natureza e da figura feminina como parte dessa harmonia.
Questão 55
[4]
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
que viva de guardar alheio gado,
de tosco trato, de expressões grosseiro,
dos frios gelos e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal(1) e nele assisto(2) ;
dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
das brancas ovelhinhas tiro o leite,
e mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
graças à minha estrela!
(…)
[5]
Tu não verás, Marília, cem cativos
tirarem o cascalho e a rica terra,
ou dos cercos dos rios caudalosos,
ou da minada serra.
Não verás separar ao hábil negro
do pesado esmeril a grossa areia,
e já brilharem os granetes de oiro
no fundo da bateia(3) .
(…)
Não verás enrolar negros pacotes
das secas folhas do cheiroso fumo;
nem espremer entre as dentadas rodas
da doce cana o sumo.
Verás em cima da espaçosa mesa
altos volumes(4)de enredados feitos;
ver-me-ás folhear os grandes livros,
e decidir os pleitos.
Enquanto revolver os meus consultos,
tu me farás gostosa companhia,
lendo os fastos da sábia, mestra História,
e os cantos da poesia.
Tomás A. Gonzaga, Marília de Dirceu.
Glossário:
(1)casal: pequena propriedade rural.
(2)assisto: resido, moro.
(3)bateia: utensílio empregado no garimpo; espécie de
gamela.
(4)altos volumes: referência a processos judiciais, pois o poeta
era magistrado.
O excerto contém versos que atestam, de modo enfático,
que, no Brasil, o Arcadismo, também chamado de
Neoclassicismo,
- A)desenvolveu-se em meio rural, ao contrário do caráter citadino que tinha no Velho Mundo.
- B)procurou situar na realidade local os temas e formas de sua matriz europeia.
- C)tornou-se nacionalista, abandonando o internacionalismo que é inerente a sua filiação classicista.
- D)repudiou, em nome do maravilhoso cristão, as referências à mitologia pagã, greco-latina.
- E)imiscuiu-se na política, o que lhe prejudicou a integridade estética.
A alternativa correta é B)
O excerto de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, ilustra claramente como o Arcadismo no Brasil adaptou as influências europeias à realidade local. O poeta, ao descrever sua vida no campo e contrastá-la com a figura do vaqueiro, demonstra uma apropriação do estilo neoclássico, mas com elementos tipicamente brasileiros, como a referência ao trabalho rural e à natureza do país.
Enquanto o Arcadismo europeu valorizava a simplicidade pastoral e os ideais clássicos, Gonzaga incorpora essa estética à paisagem e ao cotidiano do Brasil colonial. A menção ao "próprio casal", às "brancas ovelhinhas" e aos produtos da terra revela uma ambientação local, distante dos cenários idealizados da Europa. Além disso, o poeta não rejeita sua formação clássica, mas a mescla com referências ao garimpo, à cana-de-açúcar e aos processos judiciais, elementos marcantes da sociedade brasileira da época.
Portanto, a alternativa correta é a B), pois o texto evidencia que o Arcadismo brasileiro não apenas reproduziu os modelos europeus, mas os adaptou à realidade nacional, mantendo, porém, sua essência neoclássica. Essa característica diferencia o movimento no Brasil, onde ele ganhou contornos próprios sem abandonar completamente suas raízes.
Questão 56
[4]
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
que viva de guardar alheio gado,
de tosco trato, de expressões grosseiro,
dos frios gelos e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal(1) e nele assisto(2) ;
dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
das brancas ovelhinhas tiro o leite,
e mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
graças à minha estrela!
(…)
[5]
Tu não verás, Marília, cem cativos
tirarem o cascalho e a rica terra,
ou dos cercos dos rios caudalosos,
ou da minada serra.
Não verás separar ao hábil negro
do pesado esmeril a grossa areia,
e já brilharem os granetes de oiro
no fundo da bateia(3) .
(…)
Não verás enrolar negros pacotes
das secas folhas do cheiroso fumo;
nem espremer entre as dentadas rodas
da doce cana o sumo.
Verás em cima da espaçosa mesa
altos volumes(4)de enredados feitos;
ver-me-ás folhear os grandes livros,
e decidir os pleitos.
Enquanto revolver os meus consultos,
tu me farás gostosa companhia,
lendo os fastos da sábia, mestra História,
e os cantos da poesia.
Tomás A. Gonzaga, Marília de Dirceu.
Glossário:
(1)casal: pequena propriedade rural.
(2)assisto: resido, moro.
(3)bateia: utensílio empregado no garimpo; espécie de
gamela.
(4)altos volumes: referência a processos judiciais, pois o poeta
era magistrado.
Nesses excertos, Dirceu apresenta a Marília alguns dos
argumentos com que pretende convencê-la a desposá-
lo, bem como lhe sugere uma imagem de sua vida
conjugal futura.
Considerando-se o teor dos argumentos e das imagens
aí presentes, pode-se concluir corretamente que
- A)a relação amorosa proposta pelo poeta passa pelo crivo da racionalidade e do cálculo.
- B)as preocupações pecuniárias do eu lírico revelam que ele visa antes ao dote que à dama.
- C)o poeta trata de seduzir a dama interesseira, expondo-lhe o rol de seus bens.
- D)o poeta acena à amada com um futuro conjugal aventuroso e movimentado.
- E)as imagens idílicas que o eu lírico emprega remetem, de modo cifrado, a interesses eróticos inconfessáveis.
A alternativa correta é A)
Nos excertos de Marília de Dirceu, Tomás Antônio Gonzaga constrói um discurso amoroso que mescla elementos materiais e intelectuais para persuadir sua amada. O eu lírico, Dirceu, contrasta sua condição com a de um "vaqueiro" rude, destacando sua estabilidade econômica ("Tenho próprio casal") e autonomia, ao mesmo tempo que evoca uma vida conjugal harmoniosa, repleta de cultura ("lendo os fastos da sábia História").
A resposta correta (A) aponta para a racionalidade presente na abordagem do poeta. Ele não se limita a promessas passionais, mas estrutura argumentos concretos: segurança material, conforto doméstico e compartilhamento intelectual. A ausência de um tom aventureiro (D) ou erótico explícito (E), assim como a refutação das interpretações interesseiras (B) ou mercantilistas (C), reforça que a sedução proposta por Dirceu opera no campo da razão – uma estratégia típica do Arcadismo, que valorizava o equilíbrio entre afeto e pragmatismo.
O poema revela, assim, uma visão de amor que transcende o imediatismo das paixões, propondo uma união alicerçada na reciprocidade de interesses e na construção compartilhada de um cotidiano sereno e culto.
Questão 57
Leia o soneto de Cláudio Manuel da Costa para responder à questão.
Se sou pobre pastor, se não governo
Reinos, nações, províncias, mundo, e gentes;
Se em frio, calma, e chuvas inclementes
Passo o verão, outono, estio, inverno;
Nem por isso trocara o abrigo terno
Desta choça, em que vivo, coas enchentes
Dessa grande fortuna: assaz presentes
Tenho as paixões desse tormento eterno.
Adorar as traições, amar o engano,
Ouvir dos lastimosos o gemido,
Passar aflito o dia, o mês, e o ano;
Seja embora prazer; que a meu ouvido
Soa melhor a voz do desengano,
Que da torpe lisonja o infame ruído.
(Biblioteca Virtual de Literatura. Em: www.biblio.com.br)
A característica árcade que norteia o estabelecimento de sentidos
no poema é:
- A)inutilia truncat, ou cortar o que seja inútil, propondo que as paixões pessoais devem sobrepor-se às paixões coletivas.
- B)aurea mediocritas, ou equilíbrio do ouro, propondo que a simplicidade deve sobrepor-se ao luxo e à ostentação.
- C)fugere urbem, ou fugir da cidade, propondo que a vida no campo pode ser tão mais atrativa e rica que a do meio urbano.
- D)locus amoenus, ou lugar ameno/agradável, propondo que o verdadeiro líder governa do campo, longe das atribulações.
- E)carpe diem, ou aproveitar o presente, propondo que os prazeres mundanos devem ser explorados intensamente.
A alternativa correta é B)
O soneto de Cláudio Manuel da Costa reflete uma das principais características do Arcadismo, movimento literário que valorizava a simplicidade e a harmonia com a natureza, em oposição aos excessos do Barroco. A resposta correta para a questão é a alternativa B) aurea mediocritas, que significa "equilíbrio do ouro" e representa a ideia de que a moderação e a vida simples são superiores ao luxo e à ostentação.
No poema, o eu lírico se apresenta como um "pobre pastor" que, apesar de não governar reinos ou nações, não trocaria sua humilde choça pela "grande fortuna". Essa escolha evidencia a valorização da simplicidade e do contentamento com o essencial, típica da aurea mediocritas. O pastor prefere a voz do "desengano" — ou seja, a verdade — ao "infame ruído" da lisonja, reforçando a ideia de que a vida tranquila e honesta no campo é mais valiosa que as ilusões do poder e da riqueza.
Embora outras características árcades, como o fugere urbem (fuga da cidade) e o locus amoenus (lugar ameno), também estejam presentes no poema, o tema central é a exaltação da vida modesta e equilibrada, representada pela aurea mediocritas. O poeta rejeita as paixões turbulentas e as falsidades do mundo urbano, optando pela serenidade e pela verdade que encontra em sua vida simples.
Portanto, a alternativa B é a que melhor define a característica árcade que norteia o poema, destacando o ideal de equilíbrio e moderação tão caro aos poetas do período.
Questão 58
A temática do Arcadismo presente nos versos abaixo é o
“Se o bem desta choupana pode tanto,
Que chega a ter mais preço, e mais valia,
Que da Cidade o lisonjeiro encanto”
- A)“carpe diem”.
- B)paganismo.
- C)“fugere urbem”.
- D)fingimento poético.
- E)louvor histórico.
A alternativa correta é C)
O Arcadismo, movimento literário do século XVIII, valorizava a simplicidade e a vida no campo em oposição aos excessos e à artificialidade da vida urbana. Nos versos apresentados, essa temática fica evidente ao contrastar a "choupana" com o "lisonjeiro encanto" da cidade, exaltando a tranquilidade e a pureza da vida rural.
A alternativa correta é C) "fugere urbem", expressão latina que significa "fugir da cidade". Esse conceito é central no Arcadismo, representando o desejo de abandonar a corrupção e a falsidade da vida urbana em busca de uma existência mais autêntica e próxima da natureza. Os versos ilustram claramente essa preferência pelo campo, atribuindo maior valor à simplicidade da "choupana" do que aos encantos enganosos da cidade.
As outras alternativas não se aplicam ao trecho citado:
- A) "carpe diem" refere-se ao aproveitar o momento, tema mais associado ao Barroco.
- B) Paganismo não se relaciona com o conteúdo dos versos.
- D) Fingimento poético não é uma característica presente na passagem.
- E) Louvor histórico também não corresponde à temática abordada.
Portanto, a resposta correta é efetivamente a alternativa C, que capta a essência arcádica de valorização da vida campestre em detrimento da urbana.
Questão 59
Tomás Antônio Gonzaga, também conhecido pelo nome poético de Dirceu, é classificado, pela historiografia da literatura brasileira, como um escritor pertencente ao Arcadismo. Tendo em vista a leitura do poema acima, a afirmação em destaque pode ser comprovada por quê? Assinale a resposta CORRETA.
- A)os poetas árcades, apesar de burgueses, privilegiavam os sentimentos em vez dos valores materiais, reflexão presente no segundo terceto do poema.
- B)os poetas árcades propunham como ideal uma vida em tranquilidade, junto à natureza, exemplificada no primeiro terceto do poema.
- C)os poetas árcades inspiraram-se na literatura da Antiguidade Clássica, e o tema da mitologia está em evidência no poema.
- D)os poetas árcades recuperaram valores neoclássicos, como o carpe diem, aproveitar o momento presente, o qual está enunciado no segundo quarteto do poema.
- E)os poetas árcades valeram-se do conceito de aurea mediocritas, certos da felicidade que lhes traz cada instante, reflexão presente no último terceto do poema.
A alternativa correta é A)
O poema de Tomás Antônio Gonzaga, pertencente ao Arcadismo, reflete características marcantes desse movimento literário, como a valorização da simplicidade, dos sentimentos e da vida equilibrada, em contraste com os excessos materiais. A alternativa correta, A), aponta que os poetas árcades, mesmo sendo burgueses, privilegiavam os sentimentos em vez dos valores materiais, uma reflexão claramente presente no segundo terceto do poema.
No trecho "Outras são as fortunas que me agoiro: / ganhei saudades, adquiri afetos, / vou fazer destes bens melhor tesoiro", o poeta expressa que suas verdadeiras riquezas não são materiais, mas sim os laços afetivos e as memórias que carrega. Essa ideia está alinhada com o pensamento árcade, que buscava uma vida mais simples e voltada para o essencial, rejeitando a acumulação de bens materiais em favor de valores mais sublimes, como o amor e a amizade.
As outras alternativas não se adequam ao poema. A alternativa B) menciona a vida junto à natureza, um tema presente no Arcadismo, mas que não é abordado no texto. A alternativa C) fala da mitologia clássica, ausente no poema. A alternativa D) cita o carpe diem, que não aparece explicitamente, e a alternativa E) menciona a aurea mediocritas (felicidade no equilíbrio), que, embora seja um conceito árcade, não é o foco principal do poema.
Portanto, a alternativa A) é a que melhor comprova a filiação de Gonzaga ao Arcadismo, destacando a preferência pelos sentimentos em detrimento das riquezas materiais, uma marca essencial desse movimento literário.
Questão 60
O hiperacúmulo de detalhes, a observação e análise social e o espírito científico são características próprias da escola literária denominada:
- A)Simbolismo
- B)Realismo naturalista.
- C)Arcadismo.
- D)Parnasianismo
A alternativa correta é B)
O hiperacúmulo de detalhes, a observação e análise social e o espírito científico são características próprias da escola literária denominada:
- A) Simbolismo
- B) Realismo naturalista.
- C) Arcadismo
- D) Parnasianismo
O gabarito correto é B) Realismo naturalista.