Questões Sobre Arcadismo - Literatura - concurso
Questão 61
No século XVII, eclode na região de Minas Gerais um movimento literário que ficou conhecido como Arcadismo ou Neoclassicismo, que deriva da retomada de valores clássicos da Antiguidade greco-latina. Leia o trecho transcrito do poema Marília de Dirceu, elaborado por Tomás Antônio Gonzaga e assinale a opção em que são apresentadas características típicas desse movimento literário neste trecho.
Irás a divertir-te na floresta,
Sustentada, Marília, no meu braço;
Aqui descansarei a quente sesta,
Dormindo um leve sono em teu regaço:
Enquanto a luta jogam os Pastores,
E emparelhados correm nas campinas,
toucarei teus cabelos de boninas,
Nos troncos gravarei os teus louvores.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. São Paulo: Melhoramentos, 1964, p.
28.
- A)O ideal da vida simples no campo e o carpe diem, expressão latina que significa “colha o dia”, “aproveite o tempo presente”, e remete à negação dos prazeres terrenos.
- B)A retomada da mitologia greco-latina e o pastoralismo, que valoriza uma vida na qual o sujeito poético e sua amada dedicam-se aos trabalhos exaustivos no campo.
- C)A contenção das emoções e indianismo. O sujeito poético dirige-se a sua amada Marília, convidando-a a partilhar com ele uma vida simples no espaço rural, o locus amoenus.
- D)O bucolismo e a celebração da vida amorosa em que os prazeres do corpo devem ser sacrificados em nome da salvação da alma.
- E)O pastoralismo e o bucolismo, elogio da vida simples em contato com a natureza, como se pode comprovar pelas descrições e vocábulos utilizados: “florestas”, “Pastores”, “troncos”, “boninas”.
A alternativa correta é E)
No século XVIII, o Arcadismo emergiu em Minas Gerais como um movimento literário que buscava resgatar os ideais clássicos da Antiguidade greco-latina, enfatizando a simplicidade, a harmonia com a natureza e a valorização do amor pastoral. O poema Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, é um dos maiores expoentes desse movimento, e o trecho apresentado revela características marcantes do estilo árcade.
O texto descreve uma cena bucólica, em que o eu lírico convida sua amada, Marília, a desfrutar de momentos simples e idílicos na natureza. Expressões como "floresta", "Pastores", "troncos" e "boninas" remetem ao pastoralismo, um dos pilares do Arcadismo, que idealiza a vida no campo como um refúgio de paz e felicidade. Além disso, o tom leve e harmonioso do poema reflete a busca pela contenção emocional e pela clareza formal, típicas do Neoclassicismo.
A alternativa correta, E), destaca justamente o bucolismo e o pastoralismo presentes no trecho, evidenciando a exaltação da vida simples e naturalista. As outras opções incorrem em equívocos, como associar o Arcadismo ao indianismo (C) ou à negação dos prazeres terrenos (A), elementos que não se alinham com a proposta do movimento. O Arcadismo celebra, acima de tudo, a beleza do presente e a fruição amorosa em meio à natureza, sem os excessos barrocos ou a rigidez moralista.
Questão 62
Segundo Zila Bernd, o poema épico é o gênero mais propício para descrever os acontecimentos históricos fundadores. Na literatura brasileira, há dois poemas épicos, do século XVIII: O Uraguai, de José Basílio da Gama e Caramuru, de Santa Rita Durão. Sobre tais poemas é correto afirmar que:
- A)os autores criticam a geografia americana, como elemento de demonização da terra.
- B)a terra americana aparece como simples elemento cênico, seguindo as regras da época tradicional;.
- C)o referencial mítico americano contamina o projeto épico dos escritores do século XVIII.
- D)há uma afirmação de nacionalidade em que são celebrados apenas os valores do colonizador.
- E)o negro aparece como o antepassado simbólico que vai justificar a mestiçagem.
A alternativa correta é C)
Segundo Zila Bernd, o poema épico é o gênero mais propício para descrever os acontecimentos históricos fundadores. Na literatura brasileira, há dois poemas épicos do século XVIII: O Uraguai, de José Basílio da Gama, e Caramuru, de Santa Rita Durão. Sobre tais poemas, é correto afirmar que:
- A) os autores criticam a geografia americana, como elemento de demonização da terra.
- B) a terra americana aparece como simples elemento cênico, seguindo as regras da época tradicional.
- C) o referencial mítico americano contamina o projeto épico dos escritores do século XVIII.
- D) há uma afirmação de nacionalidade em que são celebrados apenas os valores do colonizador.
- E) o negro aparece como o antepassado simbólico que vai justificar a mestiçagem.
O gabarito correto é C, pois, conforme a análise de Zila Bernd, os poemas épicos brasileiros do século XVIII incorporam elementos do imaginário mítico americano, mesclando referências indígenas e europeias em sua construção literária. Essa abordagem contamina o projeto épico tradicional, conferindo-lhe uma singularidade que reflete o contexto colonial e a formação cultural do Brasil.
Questão 63
Assinale a alternativa correta, quanto à Literatura Brasileira.
- A)No final do séc. XIX e início do séc. XX, três tendências literárias caminhavam paralelas: o Romantismo, o Simbolismo e o Pré-Modernismo.
- B)Em Os Lusíadas, o herói Bartolomeu Dias canta as glórias daqueles que conquistaram as Índias e edificaram o Império Português no Oriente.
- C)No romance naturalista, o narrador não interfere na ação nem faz um julgamento das personagens: ele se limita a uma descrição objetiva da realidade.
- D)O Simbolismo, por ser um movimento antilógico e antirracional, valoriza os aspectos interiores e pouco conhecidos da alma e da mente humana.
- E)Os escritores brasileiros do Arcadismo se rebelaram contra as rígidas normas da tradição clássica e apresentaram em suas obras aspectos totalmente diferentes daqueles preconizados pelas academias literárias.
A alternativa correta é D)
Assinale a alternativa correta, quanto à Literatura Brasileira.
- A) No final do séc. XIX e início do séc. XX, três tendências literárias caminhavam paralelas: o Romantismo, o Simbolismo e o Pré-Modernismo.
- B) Em Os Lusíadas, o herói Bartolomeu Dias canta as glórias daqueles que conquistaram as Índias e edificaram o Império Português no Oriente.
- C) No romance naturalista, o narrador não interfere na ação nem faz um julgamento das personagens: ele se limita a uma descrição objetiva da realidade.
- D) O Simbolismo, por ser um movimento antilógico e antirracional, valoriza os aspectos interiores e pouco conhecidos da alma e da mente humana.
- E) Os escritores brasileiros do Arcadismo se rebelaram contra as rígidas normas da tradição clássica e apresentaram em suas obras aspectos totalmente diferentes daqueles preconizados pelas academias literárias.
O gabarito correto é D).
Questão 64
Alguns escritores árcades tiveram participação direta no movimento da Inconfidência Mineira, já que chegaram de Portugal
- A)com ideias iluministas, sob cuja influência lutaram ativamente em prol da independência do Brasil.
- B)com ideias enciclopedistas e, por isso, se engajaram num movimento de libertação da capitania de Minas Gerais do jugo espanhol e português.
- C)com ideais absolutistas, em razão dos quais lutaram ativamente no movimento cujo objetivo maior era promover a libertação do Brasil em relação à dependência econômica inglesa.
- D)influenciados pela independência dos EUA, pelo que criaram obras de grande importância literária, como Obras poéticas, de Cláudio M. da Costa, e Marília de Dirceu, de Tomás A. Gonzaga.
A alternativa correta é A)
Alguns escritores árcades tiveram participação direta no movimento da Inconfidência Mineira, já que chegaram de Portugal
- A) com ideias iluministas, sob cuja influência lutaram ativamente em prol da independência do Brasil.
- B) com ideias enciclopedistas e, por isso, se engajaram num movimento de libertação da capitania de Minas Gerais do jugo espanhol e português.
- C) com ideais absolutistas, em razão dos quais lutaram ativamente no movimento cujo objetivo maior era promover a libertação do Brasil em relação à dependência econômica inglesa.
- D) influenciados pela independência dos EUA, pelo que criaram obras de grande importância literária, como Obras poéticas, de Cláudio M. da Costa, e Marília de Dirceu, de Tomás A. Gonzaga.
O gabarito correto é A).
Questão 65
Leia as afirmações abaixo e, a seguir, responda o que se pede.
I – Valoriza-se o ideal burguês da vida sustentada pelo trabalho em detrimento dos valores aristocráticos.
II – Cultiva-se a naturalidade: o homem deve conhecer e exprimir sua sensibilidade e seus sentimentos.
III – Prega-se uma vida mediana e equilibrada, longe do mundo urbano. A linguagem deve ser simples, consistindo apenas no que é essencial.
O movimento literário definido pelas afirmativas é o:
- A)Romantismo
- B)Barroco
- C)Parnasianismo
- D)Arcadismo
- E)Simbolismo
A alternativa correta é D)
Leia as afirmações abaixo e, a seguir, responda o que se pede.
I - Valoriza-se o ideal burguês da vida sustentada pelo trabalho em detrimento dos valores aristocráticos.
II - Cultiva-se a naturalidade: o homem deve conhecer e exprimir sua sensibilidade e seus sentimentos.
III - Prega-se uma vida mediana e equilibrada, longe do mundo urbano. A linguagem deve ser simples, consistindo apenas no que é essencial.
O movimento literário definido pelas afirmativas é o:
- A) Romantismo
- B) Barroco
- C) Parnasianismo
- D) Arcadismo
- E) Simbolismo
O gabarito correto é D) Arcadismo.
Questão 66
Com intuito meramente ilustrativo, poderíamos dizer que
há em literatura três atitudes estéticas possíveis: ou a palavra é
considerada algo maior que a natureza, capaz de sobrepor-lhe as
suas formas próprias; ou é considerada inferior à natureza, incapaz
de exprimi-la, abordando-a por tentativas fragmentárias; ou,
finalmente, é considerada equivalente à natureza, capaz de criar um
mundo de formas ideais que exprimam objetivamente o mundo das
formas naturais. O primeiro caso é o do Barroco; o segundo, o do
Romantismo; e o terceiro, o do Classicismo.
Antonio Candido. Formação da literatura brasileira – momentos
decisivos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2008, p. 57 (com adaptações)
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.
O Arcadismo no Brasil é exemplo de literatura congregada, caracterizada pelo fortalecimento do sistema literário mediante a criação de agremiações e de academias para o favorecimento da circulação e da produção das obras literárias.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O fragmento de texto de Antonio Candido apresenta uma reflexão sobre as três atitudes estéticas na literatura, relacionando-as aos movimentos do Barroco, Romantismo e Classicismo. Ao analisar o Arcadismo no Brasil — também conhecido como Neoclassicismo —, é possível identificar que ele se enquadra na terceira categoria, em que a palavra é considerada equivalente à natureza, capaz de criar formas ideais que expressam o mundo natural de maneira objetiva. Esse período literário, marcado pela valorização da razão, da simplicidade e da imitação dos clássicos, foi fortemente influenciado pelo Iluminismo e pela organização em grupos intelectuais.
O Arcadismo brasileiro, de fato, foi um movimento congregado, caracterizado pela formação de agremiações literárias e academias que buscavam sistematizar e difundir a produção artística. Um exemplo notável é a Arcádia Ultramarina, fundada em Vila Rica (atual Ouro Preto), que reuniu poetas como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. Essas instituições desempenharam um papel fundamental na consolidação de um sistema literário mais organizado no Brasil colonial, facilitando a circulação de obras e o debate de ideias. Portanto, a afirmação de que o Arcadismo no Brasil é um exemplo de literatura congregada está correta, conforme indicado no gabarito (C).
Questão 67
Com intuito meramente ilustrativo, poderíamos dizer que
há em literatura três atitudes estéticas possíveis: ou a palavra é
considerada algo maior que a natureza, capaz de sobrepor-lhe as
suas formas próprias; ou é considerada inferior à natureza, incapaz
de exprimi-la, abordando-a por tentativas fragmentárias; ou,
finalmente, é considerada equivalente à natureza, capaz de criar um
mundo de formas ideais que exprimam objetivamente o mundo das
formas naturais. O primeiro caso é o do Barroco; o segundo, o do
Romantismo; e o terceiro, o do Classicismo.
Antonio Candido. Formação da literatura brasileira – momentos
decisivos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2008, p. 57 (com adaptações)
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.
Na obra do poeta árcade mineiro Claudio Manuel da Costa, a relação da palavra com a natureza é estabelecida tal como a atitude estética atribuída, no texto, ao Classicismo, ou seja, por meio da articulação entre os traços da natureza convencional e os da natureza local mineira.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O fragmento de texto apresentado, extraído da obra de Antonio Candido, estabelece uma distinção clara entre três atitudes estéticas na literatura: a barroca, a romântica e a clássica. Segundo o autor, o Classicismo se caracteriza por considerar a palavra equivalente à natureza, capaz de criar um mundo de formas ideais que expressem objetivamente o mundo natural. Essa perspectiva é fundamental para compreender a produção literária do Arcadismo no Brasil, movimento que se inspira nos ideais clássicos de equilíbrio, harmonia e imitação da natureza.
No contexto brasileiro, o poeta árcade mineiro Cláudio Manuel da Costa exemplifica essa relação entre palavra e natureza conforme a atitude estética classicista. Sua obra articula os traços da natureza convencional — herdados da tradição clássica e neoclássica — com elementos da natureza local mineira, criando uma síntese que reflete tanto o universal quanto o particular. Essa dualidade é evidente em poemas como "Vila Rica", onde o poeta mescla referências à mitologia clássica com descrições da paisagem e da vida nas Minas Gerais do século XVIII.
Portanto, a afirmação de que, na obra de Cláudio Manuel da Costa, a relação da palavra com a natureza segue a atitude estética atribuída ao Classicismo está correta. O poeta árcade mineiro não apenas imita a natureza, mas recria-a por meio de uma linguagem que busca equilibrar convenção literária e realidade local, alinhando-se assim aos princípios clássicos destacados por Antonio Candido.