Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

TEXTO 4 Já vem a primavera, desfraldando Pelos ares as roupas perfumadas, E os rios vão, nas águas jaspeadas, Os frondíferos troncos retratando; Vão-se as neves dos montes debruçando Em tortuosas serpes argentadas; Pelas veigas, o gado, alcatifadas, A esmeraldina felpa vai tostando. Riem-se os céus, revestem-se as campinas; E a natureza as melindrosas cores Esmera na pintura das boninas. Ah! Se assim como brotam novas flores, Se remoça todo o orbe…das ruínas Dos zelos renascessem meus amores! Fonte: ELÍSIO, Filinto. Poesias. Lisboa: Sá da costa, 1941.A preocupação vernaculista apresentada de maneira serena ao retratar aspectos da natureza, revestindo um quadro bucólico tipicamente clássico, conforme se observa no Texto 4, é uma característica da poesia

TEXTO 4

Já vem a primavera, desfraldando

Pelos ares as roupas perfumadas,

E os rios vão, nas águas jaspeadas,

Os frondíferos troncos retratando;

Vão-se as neves dos montes debruçando

Em tortuosas serpes argentadas;

Pelas veigas, o gado, alcatifadas,

A esmeraldina felpa vai tostando.

Riem-se os céus, revestem-se as campinas;

E a natureza as melindrosas cores

Esmera na pintura das boninas.

Ah! Se assim como brotam novas flores,

Se remoça todo o orbe…das ruínas

Dos zelos renascessem meus amores!

Fonte: ELÍSIO, Filinto. Poesias. Lisboa: Sá da costa, 1941.

A preocupação vernaculista apresentada
de maneira serena ao retratar aspectos da
natureza, revestindo um quadro bucólico
tipicamente clássico, conforme se
observa no Texto 4, é uma característica
da poesia

Resposta:

A alternativa correta é D)

O poema apresentado no Texto 4, de Filinto Elísio, revela uma forte característica da poesia árcade, também conhecida como neoclássica. A descrição serena e idealizada da natureza, com elementos como a primavera, os rios jaspeados, o gado pastando e as flores que brotam, compõem um cenário bucólico típico desse movimento literário. A linguagem refinada e a busca pela harmonia entre o homem e o ambiente natural são marcas do arcadismo, que valorizava a simplicidade e a imitação dos clássicos greco-latinos.

Além disso, o poema apresenta um tom nostálgico e melancólico no último terceto, quando o eu lírico expressa o desejo de que seus amores pudessem renascer das ruínas dos zelos, assim como a natureza se renova na primavera. Essa dualidade entre a celebração da natureza e a lamentação amorosa também é uma característica recorrente na poesia árcade, que muitas vezes contrastava a paz do campo com as turbulências da vida urbana e dos sentimentos humanos.

Portanto, a alternativa correta é a letra D) Árcade, pois o texto exemplifica perfeitamente as principais características desse movimento literário do século XVIII, que buscava inspiração na antiguidade clássica e na simplicidade da vida campestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *