A Nosso Senhor Jesus Christo com actos de arrependimento e suspiros de amor Ofendi-vos, Meu Deus, bem é verdade, É verdade, meu Deus, que hei delinquido, Delinquido vos tenho, e ofendido, Ofendido vos tem minha maldade. Maldade, que encaminha à vaidade, Vaidade, que todo me há vencido; Vencido quero ver-me, e arrependido, Arrependido a tanta enormidade. Arrependido estou de coração, De coração vos busco, dai-me os braços, Abraços, que me rendem vossa luz. Luz, que claro me mostra a salvação, A salvação pretendo em tais abraços, Misericórdia, Amor, Jesus, Jesus. Disponível em: <http://pt.wikisource.org/wiki/Ofendi-vos,_Meu_Deus,_bem_%C3%A9_verdade> . Acesso em: 16 jun. 2014. Da leitura do poema acima, de autoria de Gregório de Matos, é possível afirmar:
A Nosso Senhor Jesus Christo com actos de
arrependimento e suspiros de amor
Ofendi-vos, Meu Deus, bem é verdade,
É verdade, meu Deus, que hei delinquido,
Delinquido vos tenho, e ofendido,
Ofendido vos tem minha maldade.
Maldade, que encaminha à vaidade,
Vaidade, que todo me há vencido;
Vencido quero ver-me, e arrependido,
Arrependido a tanta enormidade.
Arrependido estou de coração,
De coração vos busco, dai-me os braços,
Abraços, que me rendem vossa luz.
Luz, que claro me mostra a salvação,
A salvação pretendo em tais abraços,
Misericórdia, Amor, Jesus, Jesus.
Disponível em: <http://pt.wikisource.org/wiki/Ofendi-vos,_Meu_Deus,_bem_%C3%A9_verdade> .
Acesso em: 16 jun. 2014.
Da leitura do poema acima, de autoria de Gregório de Matos,
é possível afirmar:
- A)A elaboração formal do texto, um soneto, com a maioria dos finais de versos sendo retomados no começo do verso seguinte, num jogo que se aproxima do trabalho conceptista, além da relação conflituosa entre pecado e salvação, são alguns dos elementos que apontam para o Barroco.
- B)Apresenta elementos argumentativos, a partir do reconhecimento, por parte do sujeito lírico, de suas culpas e da clara intenção de se redimir, como fica evidente no penúltimo verso. Tais características, a argumentação e a religiosidade cristã, são típicas do Arcadismo.
- C)Embora composto em forma de soneto, o poema apresenta linguagem de simples compreensão, principalmente em decorrência das constantes repetições de palavras. Tal simplicidade e repetição são características do movimento modernista, ao qual o poema pertence.
- D)É um típico poema romântico, uma vez que no Romantismo há um retorno à religiosidade cristã, que fora obscurecida pelo Arcadismo, período literário anterior. Assim, quando o poeta diz que ofendeu a Deus e cita Jesus, é um modo de falar do arrependimento de, no Arcadismo, ter cultuado deuses pagãos.
- E)Uma vez que o sujeito lírico se assume como pecador e implora o perdão de Deus, mesmo sabendo que depois de perdoado pode voltar a pecar, o texto se enquadra como pertencente ao Barroco, em sua vertente satírica.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O poema "Ofendi-vos, Meu Deus, bem é verdade", de Gregório de Matos, é uma obra que exemplifica as características do Barroco brasileiro. A elaboração formal do texto, estruturado em um soneto, apresenta um jogo de palavras em que os finais dos versos são retomados no início dos seguintes, criando uma cadeia de significados que reforça a temática do arrependimento e da busca pela salvação. Essa técnica, conhecida como "conceptismo", é típica do Barroco e demonstra a preocupação do autor com a forma e o conteúdo.
Além disso, o poema explora a relação conflituosa entre pecado e redenção, um dos temas centrais do Barroco. O sujeito lírico reconhece suas falhas e clama pela misericórdia divina, evidenciando a dualidade entre a culpa humana e a graça de Deus. Essa oscilação entre opostos—pecado e perdão, trevas e luz—é uma marca do estilo barroco, que busca representar a complexidade da experiência humana diante da fé.
A alternativa correta, portanto, é a letra A, pois o poema apresenta tanto os elementos formais (como a estrutura do soneto e o jogo de palavras) quanto os temáticos (a tensão entre culpa e salvação) que são característicos do Barroco. As outras alternativas incorretamente associam a obra a movimentos como Arcadismo, Modernismo ou Romantismo, que não correspondem às características do texto ou ao contexto histórico-literário de Gregório de Matos.
Deixe um comentário