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A Nosso Senhor Jesus Christo com actos de arrependimento e suspiros de amor Ofendi-vos, Meu Deus, bem é verdade, É verdade, meu Deus, que hei delinquido, Delinquido vos tenho, e ofendido, Ofendido vos tem minha maldade. Maldade, que encaminha à vaidade, Vaidade, que todo me há vencido; Vencido quero ver-me, e arrependido, Arrependido a tanta enormidade. Arrependido estou de coração, De coração vos busco, dai-me os braços, Abraços, que me rendem vossa luz. Luz, que claro me mostra a salvação, A salvação pretendo em tais abraços, Misericórdia, Amor, Jesus, Jesus. Disponível em: <http://pt.wikisource.org/wiki/Ofendi-vos,_Meu_Deus,_bem_%C3%A9_verdade> . Acesso em: 16 jun. 2014. Da leitura do poema acima, de autoria de Gregório de Matos, é possível afirmar:

A Nosso Senhor Jesus Christo com actos de

arrependimento e suspiros de amor

Ofendi-vos, Meu Deus, bem é verdade,

É verdade, meu Deus, que hei delinquido,

Delinquido vos tenho, e ofendido,

Ofendido vos tem minha maldade.

Maldade, que encaminha à vaidade,

Vaidade, que todo me há vencido;

Vencido quero ver-me, e arrependido,

Arrependido a tanta enormidade.

Arrependido estou de coração,

De coração vos busco, dai-me os braços,

Abraços, que me rendem vossa luz.

Luz, que claro me mostra a salvação,

A salvação pretendo em tais abraços,

Misericórdia, Amor, Jesus, Jesus.

Disponível em: <http://pt.wikisource.org/wiki/Ofendi-vos,_Meu_Deus,_bem_%C3%A9_verdade> .
Acesso em: 16 jun. 2014.

Da leitura do poema acima, de autoria de Gregório de Matos,
é possível afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é A)

O poema "Ofendi-vos, Meu Deus, bem é verdade", de Gregório de Matos, é uma obra que exemplifica as características do Barroco brasileiro. A elaboração formal do texto, estruturado em um soneto, apresenta um jogo de palavras em que os finais dos versos são retomados no início dos seguintes, criando uma cadeia de significados que reforça a temática do arrependimento e da busca pela salvação. Essa técnica, conhecida como "conceptismo", é típica do Barroco e demonstra a preocupação do autor com a forma e o conteúdo.

Além disso, o poema explora a relação conflituosa entre pecado e redenção, um dos temas centrais do Barroco. O sujeito lírico reconhece suas falhas e clama pela misericórdia divina, evidenciando a dualidade entre a culpa humana e a graça de Deus. Essa oscilação entre opostos—pecado e perdão, trevas e luz—é uma marca do estilo barroco, que busca representar a complexidade da experiência humana diante da fé.

A alternativa correta, portanto, é a letra A, pois o poema apresenta tanto os elementos formais (como a estrutura do soneto e o jogo de palavras) quanto os temáticos (a tensão entre culpa e salvação) que são característicos do Barroco. As outras alternativas incorretamente associam a obra a movimentos como Arcadismo, Modernismo ou Romantismo, que não correspondem às características do texto ou ao contexto histórico-literário de Gregório de Matos.

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