Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A uma freira que satirizando a delgadafisionomia do poeta lhe chamou “Pica-flor”Se Pica-flor me chamais,Pica-Flor aceito ser,mas resta agora saberse no nome, que me dais,meteis a flor que guardaisno passarinho melhor!Se me dais este favor,sendo só de mim o Pica,e o mais vosso, claro ficaque fico então Pica-flor. (MENDES, 1998, p. 185).Esse poema de Gregório de Matos faz uso da picardia e de temática sexual e obscena para atacar um personagem religioso, disso decorrendo o seu teor lírico e amoroso.

A uma freira que satirizando a delgada
fisionomia do poeta lhe chamou “Pica-flor”
Se Pica-flor me chamais,
Pica-Flor aceito ser,
mas resta agora saber
se no nome, que me dais,
meteis a flor que guardais
no passarinho melhor!
Se me dais este favor,
sendo só de mim o Pica,
e o mais vosso, claro fica
que fico então Pica-flor. (MENDES, 1998, p. 185).
Esse poema de Gregório de Matos faz uso da picardia e de temática sexual e obscena para atacar um personagem religioso, disso decorrendo o seu teor lírico e amoroso.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O poema de Gregório de Matos, conhecido como "Boca do Inferno" por sua linguagem satírica e irreverente, apresenta uma resposta afiada a uma freira que o ridicularizou, chamando-o de "Pica-flor". Apesar de aparentemente leve, o texto carrega uma dupla interpretação, típica da poesia barroca, mesclando picardia e ambiguidade linguística.

O poeta aceita o apelido, mas subverte seu significado ao insinuar um jogo de palavras de cunho sexual. A referência à "flor que guardais" e a divisão entre "o Pica" (seu) e "o mais vosso" sugerem uma provocação maliciosa, transformando o insulto inicial em uma ironia dirigida à própria freira. A ambiguidade entre o pássaro e a conotação obscena revela o tom crítico e libertino característico de Gregório de Matos.

Embora o poema possa ser lido como lírico devido à sua estrutura e ritmo, seu conteúdo está longe de ser amoroso. Pelo contrário, é uma sátira mordaz que expõe hipocrisias e questiona a moral religiosa da época. Portanto, a afirmação de que o poema possui "teor lírico e amoroso" está incorreta, já que sua essência é satírica e transgressora.

Assim, o gabarito E) ERRADO está correto, pois a temática central do poema não é o amor, e sim a crítica através do humor obsceno e da irreverência típica do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *