Considere os excertos:(I) […] no Brasil, contribuiu de maneira importante pelo fato de ter dado posição privilegiada ao meio e à raça como forças determinantes. Ora, meio e raça eram conceitos que correspondiam a problemas reais e a obsessões profundas, pesando nas concepções dos intelectuais e constituindo uma força impositiva em virtude das teorias científicas do momento […]. Fonte: CANDIDO, A. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993. p. 152.(II) […] o homem ocidental não mais se conformava em abrir mão das virtualidades da vida terrena que o humanismo […] e o alargamento espacial da Terra lhe revelaram. Por isso, o conflito entre o ideal de fuga e renúncia do mundo e as atrações e solicitações terrenas. Diante do dilema, em vez da impossível destruição, tentou a conciliação, a incorporação, a absorção. Fonte: COUTINHO, A. Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1990. p. 99.(III) […] A interação familiar, a educação da infância, as relações homem-mulher e homem-paisagem, a vida em sociedade, as instituições políticas e religiosas, tudo vai mudando de imagem e de significado no nível da consciência. Estilhaça-se o espelho em que esta reflete e prolonga a cultura recebida. E os cacos, ainda não rejuntados por uma nova ideologia explícita, vão-se dispondo em mosaico quando os apanha o andamento de uma prosa solta, rápida, impressionista. Fonte: BOSI, A. Céu, inferno. São Paulo: Duas Cidades, 2010. p. 212-213.(IV) A fluência ardorosa do tempo, o gosto pelo nebuloso e antigo, a busca de consolidação da identidade nacional, o rosto pátrio, a afirmação de seus primeiros habitantes, […], o uso da canção de verso breve, o folhetim, a comédia, certa tendência declamatória e a exploração fremente do sentimento sobre a razão. Fonte: NEJAR, C. História da literatura brasileira: da carta de Caminha aos contemporâneos. São Paulo: Leya, 2011. p. 93.Tendo em vista os estilos de época da literatura brasileira, os excertos destacados abordam, respectivamente,
Considere os excertos:
(I)
[…] no Brasil, contribuiu de maneira importante pelo fato de ter dado posição privilegiada ao
meio e à raça como forças determinantes. Ora, meio e raça eram conceitos que correspondiam
a problemas reais e a obsessões profundas, pesando nas concepções dos intelectuais e
constituindo uma força impositiva em virtude das teorias científicas do momento […].
Fonte: CANDIDO, A. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993. p. 152.
(II)
[…] o homem ocidental não mais se conformava em abrir mão das virtualidades da vida terrena
que o humanismo […] e o alargamento espacial da Terra lhe revelaram. Por isso, o conflito
entre o ideal de fuga e renúncia do mundo e as atrações e solicitações terrenas. Diante do
dilema, em vez da impossível destruição, tentou a conciliação, a incorporação, a absorção.
Fonte: COUTINHO, A. Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil,
1990. p. 99.
(III)
[…] A interação familiar, a educação da infância, as relações homem-mulher e homem-paisagem,
a vida em sociedade, as instituições políticas e religiosas, tudo vai mudando de
imagem e de significado no nível da consciência. Estilhaça-se o espelho em que esta reflete
e prolonga a cultura recebida. E os cacos, ainda não rejuntados por uma nova ideologia
explícita, vão-se dispondo em mosaico quando os apanha o andamento de uma prosa solta,
rápida, impressionista.
Fonte: BOSI, A. Céu, inferno. São Paulo: Duas Cidades, 2010. p. 212-213.
(IV)
A fluência ardorosa do tempo, o gosto pelo nebuloso e antigo, a busca de consolidação da
identidade nacional, o rosto pátrio, a afirmação de seus primeiros habitantes, […], o uso da
canção de verso breve, o folhetim, a comédia, certa tendência declamatória e a exploração
fremente do sentimento sobre a razão.
Fonte: NEJAR, C. História da literatura brasileira: da carta de Caminha aos contemporâneos.
São Paulo: Leya, 2011. p. 93.
Tendo em vista os estilos de época da literatura brasileira, os excertos destacados abordam,
respectivamente,
- A)(I) o Realismo-Naturalismo, (II) o Barroco, (III) o Modernismo e (IV) o Romantismo.
- B)(I) o Realismo-Naturalismo, (II) o Neoclassicismo, (III) o Romantismo e (IV) o Modernismo.
- C)(I) o Pré-Modernismo, (II) o Barroco, (III) o Romantismo e (IV) o Modernismo.
- D)(I) o Pré-Modernismo, (II) o Neoclassicismo, (III) o Modernismo e (IV) o Romantismo.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Os excertos apresentados ilustram características marcantes de diferentes estilos de época da literatura brasileira. A análise comparativa permite identificar a correspondência entre cada trecho e seu respectivo movimento literário, conforme a alternativa A.
O excerto (I), de Antônio Cândido, aborda claramente as premissas do Realismo-Naturalismo, ao destacar a influência determinista do meio e da raça - conceitos fundamentais para essa escola literária que buscava uma representação objetiva da realidade, influenciada pelas teorias científicas do século XIX.
O fragmento (II), de Afrânio Coutinho, retrata o dualismo característico do Barroco, com seu conflito entre o espiritual e o terreno, a renúncia e os prazeres mundanos. Essa tensão metafísica é típica do período barroco, marcado pela contradição e pelo dilema humano entre o celestial e o terreno.
A passagem (III), de Alfredo Bosi, descreve a fragmentação e a reconstrução da realidade que são marcas do Modernismo, especialmente em sua primeira fase. A referência à "prosa solta, rápida, impressionista" e ao "mosaico" de ideias reflete a estética modernista de ruptura com tradições e a busca por novas formas de expressão.
Por fim, o trecho (IV), de Carlos Nejar, sintetiza elementos centrais do Romantismo: o nacionalismo, o sentimentalismo, a exaltação da natureza e do passado histórico, além da preferência por formas literárias como a poesia lírica e o folhetim, características fundamentais desse movimento no Brasil.
Portanto, a correspondência correta é de fato a alternativa A, que associa cada excerto ao seu respectivo movimento literário de maneira precisa e fundamentada.
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