Leia as afirmativas a seguir:I. Para aproximar sua atitude à do cientista, o autor realista busca encarar os fatos com objetividade e impessoalidade (embora nem sempre consiga), idealizando a realidade, evitando registrá-la, emitindo julgamentos sobre os fatos ou personagens.II. No Barroco, o cultismo refere-se ao jogo de palavras, ao uso abusivo de metáforas e hipérboles. Corresponde ao excesso de detalhes das artes plásticas e manifesta-se sobretudo na poesia. Marque a alternativa CORRETA:
encarar os fatos com objetividade e impessoalidade (embora nem
sempre consiga), idealizando a realidade, evitando registrá-la,
emitindo julgamentos sobre os fatos ou personagens.
abusivo de metáforas e hipérboles. Corresponde ao excesso de
detalhes das artes plásticas e manifesta-se sobretudo na poesia.
- A)As duas afirmativas são verdadeiras.
- B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D)As duas afirmativas são falsas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Análise das Afirmativas sobre Realismo e Barroco
A primeira afirmativa apresenta uma contradição ao descrever o autor realista. Embora seja correto afirmar que o realismo busca objetividade e impessoalidade, aproximando-se do método científico, a ideia de "idealizar a realidade" ou "evitar registrá-la" é incorreta. O realismo, por definição, rejeita o idealismo romântico e busca retratar a realidade de forma crua, inclusive com críticas sociais. Portanto, a afirmativa I é falsa.
Já a segunda afirmativa descreve com precisão o cultismo barroco, caracterizado pelo rebuscamento linguístico, uso excessivo de figuras de linguagem como metáforas e hipérboles, e sua relação com a estética detalhista das artes plásticas da época. Essa corrente, de fato, manifestou-se principalmente na poesia, tornando a afirmativa II verdadeira.
Dessa forma, a alternativa correta é C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa, conforme indicado no gabarito. A análise demonstra a importância de diferenciar as características essenciais de cada movimento literário para evitar equívocos de interpretação.
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