Leia as estrofes a seguir e responda o que se pede. Quando Ismália enlouqueceu Pôs-se na torre a sonhar… Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar. (…) As asas que Deus lhe deu Ruflaram de par em par… Sua alma subiu ao céu, Seu corpo desceu ao mar… Quanto às estrofes apresentadas é correto afirmar que
Leia as estrofes a seguir e responda o que se pede.
Quando Ismália enlouqueceu
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
(…)
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…
Quanto às estrofes apresentadas é correto afirmar que
- A)as antíteses articulam-se em torno de desejos contraditórios e dividem-se entre a realidade espiritual e concreta, atingindo o desejo simbolista de transcendência espiritual.
- B)o pessimismo constitui-se em torno do desejo de morrer, característica da segunda geração romântica, marcada pelo “mal do século”.
- C)se registra a dicotomia do homem do século XVII, crise espiritual (teocentrismo) e paganismo (antropocentrismo), característica barroca.
- D)há um resgate do racionalismo e do equilíbrio do Classicismo como forma de combater a influência do Barroco, por isso a presença de opostos: lua no céu, lua no mar, alma e céu, corpo e mar.
- E)há uma preocupação formal, própria dos parnasianos que resgatam a poesia clássica, cultivando, por exemplo, o soneto, forma fixa da estrutura desta poesia.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Análise das Estrofes de "Ismália"
As estrofes apresentadas do poema "Ismália", de Alphonsus de Guimaraens, revelam características marcantes do movimento simbolista, especialmente no que diz respeito à busca pela transcendência espiritual e à dualidade entre o mundo material e o etéreo. A alternativa A) é a correta, pois destaca a presença de antíteses que articulam desejos contraditórios, como a lua no céu versus a lua no mar, e a alma que sobe ao céu enquanto o corpo desce ao mar. Esses contrastes refletem a divisão entre a realidade concreta e a espiritual, típica do simbolismo, que busca ultrapassar os limites do tangível em direção ao sublime.
O poema não se enquadra nas características da segunda geração romântica (alternativa B)), nem na dicotomia barroca (alternativa C)). Também não há resgate do racionalismo clássico (alternativa D)) ou preocupação formal parnasiana (alternativa E)). A essência da obra está na sua carga simbólica e na expressão de um desejo de evasão espiritual, elementos centrais do simbolismo.
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