Questões Sobre Barroco - Literatura - concurso
Questão 41
Artistas reinventaram a arte com novas noções de dimensão espacial, emprego das cores e valorização dos planos
e contrastes, como luz e sombra, ornamentação detalhada
e equilíbrio geométrico. Na escrita, autores detalhavam desejos, medos, qualidades e defeitos do ser humano e de sua
moral. Descreviam a utopia de um homem novo e do mundo
perfeito, num tempo em que sonhar era arriscado.
(Angelo Adriano Faria Assis. A razão brilha para todos.
Revista de História da Biblioteca Nacional, 2013. Adaptado)
O trecho faz referência
- A)à Antiguidade Clássica.
- B)ao Gótico.
- C)ao Renascimento.
- D)ao Barroco.
- E)ao Realismo.
A alternativa correta é C)
O trecho apresentado descreve características marcantes do Renascimento, movimento cultural que floresceu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Durante esse período, os artistas buscaram romper com as convenções medievais, explorando novas técnicas e perspectivas na arte. A reinvenção da dimensão espacial, o uso inovador das cores e a valorização de contrastes como luz e sombra são elementos típicos da pintura renascentista, exemplificados por mestres como Leonardo da Vinci e Michelangelo.
Além disso, a referência à escrita que detalha os desejos, medos e a moral humana, bem como a utopia de um "homem novo" e um "mundo perfeito", alinha-se com o humanismo renascentista. Autores como Petrarca e Erasmo de Rotterdam exploraram a complexidade humana e a razão como ferramenta de transformação, refletindo o espírito de uma época que valorizava o potencial do indivíduo e a busca pelo conhecimento.
Portanto, o trecho claramente remete ao Renascimento, marcado pela redescoberta da cultura clássica, o avanço das artes e a crença no progresso humano, tornando a alternativa C) a correta.
Questão 42
como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.
elementos cultistas e conceptistas próprios do Barroco
espanhol, como os jogos de palavras e a antítese,
enquanto, na forma satírica, predominam a denúncia, a
ironia e a caricatura da vida brasileira da época.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O estudo da literatura brasileira revela a complexidade e riqueza de suas manifestações ao longo dos séculos, especialmente quando analisamos figuras centrais como Gregório de Matos. Conhecido como o "Boca do Inferno", sua obra poética é um marco do Barroco no Brasil, refletindo tanto as influências estéticas europeias quanto uma visão crítica da sociedade colonial.
Na poesia lírica de Gregório de Matos, observamos claramente a presença dos elementos característicos do Barroco espanhol, com destaque para o cultismo e o conceptismo. O cultismo se manifesta através do uso elaborado de linguagem, com jogos de palavras e metáforas complexas, enquanto o conceptismo aparece na construção de raciocínios sutis e antíteses que exploram contrastes e paradoxos. Essas características demonstram como o poeta absorveu e reinterpretou as tendências literárias vigentes na Península Ibérica.
Por outro lado, sua produção satírica apresenta um caráter distintamente brasileiro, marcado pela denúncia social, ironia mordaz e caricaturização dos costumes da época. Gregório de Matos utilizou sua veia satírica para criticar desde as autoridades coloniais até os vícios da sociedade baiana, criando um retrato ácido e vivo do Brasil seiscentista. Essa dualidade em sua obra - entre o refinamento barroco da poesia lírica e o tom popular da sátira - revela não apenas seu talento versátil, mas também a capacidade de adaptar formas literárias europeias à realidade colonial.
Portanto, a afirmação está correta ao destacar essa divisão na obra de Gregório de Matos, que sintetiza tanto as influências barrocas quanto uma visão original e crítica da vida brasileira em seus versos. Sua produção literária constitui um importante elo entre as tradições europeias e o desenvolvimento de uma literatura com características próprias no Brasil.
Questão 43
Considerando que, durante o Barroco, os
poetas escreviam praticamente para si mesmos e
que, no Arcadismo, a intenção é divulgar as ideias em
textos acessíveis ao maior número de leitores,
identifique as características desses estilos, listadas a
seguir, escrevendo (1) para as características do
Barroco e (2) para as características do Arcadismo.
( ) Volta à Idade Média.
( ) Volta ao Renascimento.
( ) Autêntico, ainda que paradoxal.
( ) Celeste, espiritual, místico.
( ) Campestre, pastoril, bucólico.
( ) Todo conhecimento vem da experiência e
da reflexão.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A)2, 1, 2, 1, 2, 1.
- B)1, 2, 2, 1, 2, 2.
- C)2, 2, 1, 2, 1, 1.
- D)1, 2, 1, 1, 2, 2.
A alternativa correta é D)
O Barroco e o Arcadismo representam dois movimentos literários distintos, cada um com suas particularidades estéticas e filosóficas. Enquanto o Barroco se caracteriza por uma expressão mais introspectiva e complexa, voltada para o indivíduo e suas contradições, o Arcadismo busca a simplicidade e a clareza, almejando uma comunicação mais direta com o público.
A sequência correta das características apresentadas é a alternativa D) 1, 2, 1, 1, 2, 2, conforme o gabarito. Isso porque:
- Volta à Idade Média (1): O Barroco, em alguns aspectos, retoma elementos medievais, como o dualismo entre corpo e alma.
- Volta ao Renascimento (2): O Arcadismo busca inspiração no equilíbrio e na harmonia renascentistas.
- Autêntico, ainda que paradoxal (1): O Barroco explora contradições e conflitos internos, como em Gregório de Matos.
- Celeste, espiritual, místico (1): O Barroco valoriza o transcendente e a religiosidade intensa.
- Campestre, pastoril, bucólico (2): O Arcadismo idealiza a vida no campo, inspirado na natureza.
- Todo conhecimento vem da experiência e da reflexão (2): O Arcadismo segue princípios iluministas, valorizando a razão.
Essa distinção evidencia como cada movimento reflete seu contexto histórico e suas prioridades artísticas, seja na complexidade barroca ou na simplicidade arcádica.
Questão 44
Atente para o que se afirma a seguir sobre o
cenário social e político onde se situa a literatura
barroca.
I. No início das manifestações barrocas, o
Brasil vivia na fase da exploração do ouro,
razão pela qual os principais centros urbanos
estavam localizados nas regiões ricas em
ouro.
II. Como a vida econômica da colônia estava
concentrada no Nordeste, explica ser essa a
região onde se encontravam os principais
artistas e escritores, inclusive por Salvador
ser a Capital do Brasil de 1549 até 1763.
III. O olhar crítico de Gregório de Matos revela
os aspectos negativos da vida na Bahia e em
Minas Gerais nos fins do século XVII.
Denuncia com irreverência, a corrupção
econômica dos políticos e a corrupção moral
dos padres e das freiras.
É correto o que se afirma em
- A)I e III apenas.
- B)II e III apenas.
- C)I e II apenas.
- D)I, II e III.
A alternativa correta é B)
O Barroco no Brasil surgiu em um contexto histórico marcado por contradições sociais, políticas e religiosas, refletindo os conflitos da época. Analisando as afirmações apresentadas, é possível identificar quais delas estão corretas em relação ao cenário social e político da literatura barroca.
A afirmação I está incorreta, pois o ciclo do ouro no Brasil só ganhou força no século XVIII, enquanto o Barroco já se manifestava desde o século XVII. Portanto, não é correto associar as primeiras manifestações barrocas à exploração aurífera, já que essa fase econômica ocorreu posteriormente.
Já a afirmação II está correta, pois o Nordeste foi de fato o centro econômico e cultural da colônia durante o período barroco, com Salvador sendo a capital até 1763. Essa região concentrava a produção açucareira, principal atividade econômica da época, e atraía artistas e escritores, como Gregório de Matos e o padre Antônio Vieira.
A afirmação III também está correta, pois Gregório de Matos, conhecido como "Boca do Inferno", utilizou sua poesia satírica para criticar a corrupção, os abusos de poder e a hipocrisia religiosa na Bahia e em Minas Gerais. Sua obra é um retrato ácido da sociedade colonial brasileira no final do século XVII.
Portanto, as afirmações corretas são II e III apenas, correspondendo à alternativa B.
Questão 45
No que diz respeito ao Barroco no Brasil,
escreva V para o que for verdadeiro e F para o que
for falso.
( ) O marco inicial da literatura barroca
brasileira é o surgimento do poema
“Prosopopeia”, escrito por Botelho de
Oliveira em 1601.
( ) Durante a vigência da estética barroca,
importada diretamente da Espanha, nessa
altura dominando Portugal, e dos poetas
portugueses do século XVI, cultivam-se a
poesia, a historiografia, a literatura
doutrinária ou de informação da terra e a
oratória.
( ) Os principais escritores barrocos em língua
portuguesa no Brasil são Botelho de
Oliveira, Bento Teixeira, Gregório de matos
e Frei Manuel de Santa Maria Itaparica.
( ) Como manifestação coletiva do Barroco,
mostrando já uma certa estruturação da
vida intelectual, surgiram as Academias,
que eram grêmios literários ou eruditos,
inspirados em modelos portugueses.
A sequência correta, de cima para baixo, é
- A)V, F, F, V.
- B)F, V, F, F.
- C)V, F, V, F.
- D)F, V, V, V.
A alternativa correta é D)
No que diz respeito ao Barroco no Brasil, o gabarito correto para as afirmações apresentadas é a alternativa D) F, V, V, V. A seguir, uma análise detalhada de cada item:
(F) O marco inicial da literatura barroca brasileira não é o poema "Prosopopeia", de Botelho de Oliveira, mas sim a obra "Diálogo das Grandezas do Brasil", atribuída a Bento Teixeira, que data do final do século XVI. Ainda que "Prosopopeia" seja um texto relevante, não é considerado o primeiro.
(V) O Barroco no Brasil foi influenciado diretamente pela estética espanhola e portuguesa, refletindo-se na poesia, na historiografia, na literatura doutrinária e na oratória. Esses gêneros foram amplamente cultivados durante o período.
(V) Os principais escritores barrocos em língua portuguesa no Brasil incluem, de fato, Botelho de Oliveira, Bento Teixeira, Gregório de Matos e Frei Manuel de Santa Maria Itaparica. Gregório de Matos, em particular, é considerado o maior expoente do Barroco brasileiro.
(V) As Academias surgiram como manifestações coletivas do Barroco, inspiradas em modelos portugueses, e representaram uma estruturação inicial da vida intelectual no Brasil colonial, reunindo escritores e intelectuais em grêmios literários.
Questão 46
estanque em relação às manifestações da literatura
brasileira, em uma visão panorâmica, é correto
afirmar que
- A)outra divisão possível é pela temática: predomínio da fé e emoção: Barroco, Romantismo, Simbolismo; predomínio da ciência e razão: Arcadismo, Realismo e Modernismo.
- B)na época renascentista, por volta do século XVI ocorrem os estilos literários: a Literatura de informação, o Barroco e o Arcadismo.
- C)na época Moderna, por volta do século XIX e início do século XX, ocorrem os estilos literários: o Romantismo, o Realismo e o Simbolismo.
- D)contemporaneamente, a partir do final do século XIX, figuram os estilos literários: o Modernismo e, na sequência, o Pós-Modernismo, também considerado ‘Tendências contemporâneas’.
A alternativa correta é C)
O estudo da literatura brasileira revela uma rica diversidade de movimentos e estilos que refletem as transformações históricas, sociais e culturais do país. Embora não haja uma divisão rígida entre esses períodos, é possível identificar características predominantes em cada fase, conforme apresentado nas alternativas.
A alternativa C) está correta ao afirmar que, na época Moderna, entre os séculos XIX e início do XX, destacam-se os estilos literários do Romantismo, Realismo e Simbolismo. Esses movimentos representam momentos distintos na produção literária brasileira:
- O Romantismo (século XIX) valorizou o nacionalismo, o sentimentalismo e a idealização da natureza e do amor, com autores como Gonçalves Dias e José de Alencar.
- O Realismo (segunda metade do século XIX) trouxe uma visão crítica da sociedade, abordando temas como as desigualdades sociais e a psicologia humana, com destaque para Machado de Assis.
- O Simbolismo (final do século XIX e início do XX) explorou o subjetivismo, o misticismo e a musicalidade na poesia, representado por Cruz e Sousa.
As demais alternativas apresentam imprecisões. A alternativa A) simplifica excessivamente a classificação temática, enquanto B) mistura períodos distintos (como o Barroco, do século XVII, com a Literatura de Informação, do XVI). Já a alternativa D) incorre ao mencionar um "Pós-Modernismo" como estilo literário consolidado, quando na verdade as tendências contemporâneas são mais fragmentadas e menos definidas.
Portanto, a periodização proposta na alternativa C) é a que melhor representa a evolução da literatura brasileira no período mencionado, abarcando três dos seus movimentos mais significativos.
Questão 47
arrebatamento. O senhor ama-me sinceramente e não se casou
comigo por interesse?
moça, que estava suspensa de seus lábios, para beber-lhe as
palavras:
mesmo tom frio e inflexível. Vendi-me; pertenço-lhe. A senhora
teve o mau gosto de comprar um marido aviltado; aqui o tem como
o desejou. Podia ter feito de um caráter, talvez gasto pela educação,
um homem de bem, que se enobrecesse com sua afeição; preferiu
um escravo branco; estava em seu direito, pagava com seu dinheiro,
e pagava generosamente. Esse escravo aqui o tem; é seu marido,
porém nada mais do que seu marido!
palavra acentuada pelo sarcasmo de Seixas.
Fernando; foi pouco, mas o mercado está concluído. Recebi como
sinal da compra vinte contos de réis; falta-me arrecadar o resto do
preço, que a senhora acaba de pagar-me.
atenção o algarismo, e dobrando lentamente o papel, guardou-o no
bolso do rico chambre de gorgorão azul.
palavra. Não é seguro. Enfim estou pago. O escravo entra em
serviço.
parecia indicar o requinte da impudência, Fernando sentou-se outra
vez defronte da mulher.
opção correta em relação ao romance de José de Alencar e ao
Romantismo.
- A)O casal Aurélia e Seixas ajusta-se perfeitamente ao estereótipo do par amoroso idealizado pelo Romantismo brasileiro.
- B)A referência ao dinheiro, em Senhora, deve ser compreendida como metáfora que revela ao leitor a intensidade do amor de Fernando Seixas por Aurélia.
- C)O ideal do amor cortês de origem medieval predomina em Senhora, pela expressão de submissão do vassalo enamorado às ordens e caprichos de sua senhora.
- D)A cena retratada no fragmento sintetiza tema característico dos romances urbanos românticos: o arrebatamento causado pelo amor, que determina a ação dos personagens.
- E)A influência do Romantismo europeu, que questionava as relações sociais burguesas mediadas pelo dinheiro, é perceptível em Senhora.
A alternativa correta é E)
O fragmento de Senhora, de José de Alencar, revela uma crítica às relações sociais burguesas mediadas pelo dinheiro, aspecto que aproxima a obra do Romantismo europeu. A cena em que Fernando Seixas declara-se um "escravo branco" comprado por Aurélia expõe a mercantilização do casamento e a degradação dos valores humanos em uma sociedade movida por interesses materiais. Seixas reduz seu matrimônio a uma transação comercial, evidenciando o conflito entre amor e dinheiro, tema caro ao Romantismo que questionava a hipocrisia burguesa.
Embora o Romantismo brasileiro tenha cultivado idealizações amorosas, a relação entre Aurélia e Seixas subverte esse estereótipo (opção A). O dinheiro não serve como metáfora do amor (B), mas como denúncia de sua corrupção. A submissão de Seixas não remete ao amor cortês (C), pois é marcada por sarcasmo e ressentimento, não por devoção. O arrebatamento da cena decorre do cálculo, não da paixão (D). A opção E destaca corretamente a influência europeia ao abordar a crítica social, tornando-se a alternativa adequada.
José de Alencar. Senhora. São Paulo: Ática, 1980, p. 98-9.
Questão 48
Texto 1
Os teus olhos espalham luz divina,
a quem a luz do sol em vão se atreve;
papoila ou rosa delicada e fina
te cobre as faces, que são cor da neve.
Os teus cabelos são uns fios d’ouro;
teu lindo corpo bálsamo vapora.
Ah! não, não fez o céu, gentil pastora,
para a glória de amor igual tesouro!
Graças, Marília bela,
graças à minha estrela!
(Tomás Antônio Gonzaga, Obras Completas)
Texto 2
Jerônimo levantou-se, quase que maquinalmente, e, seguido
por Piedade, aproximou-se da grande roda que se formara
em torno dos dois mulatos. Aí, de queixo grudado às
costas das mãos contra uma cerca de jardim, permaneceu,
sem tugir nem mugir, entregue de corpo e alma àquela cantiga
sedutora e voluptuosa que o enleava e tolhia, como à robusta
gameleira brava o cipó flexível, carinhoso e traiçoeiro.
E viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma
saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar. A lua destoldara-se
nesse momento, envolvendo-a na sua cama de
prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam,
cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva,
feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente
e muito de mulher.
(Aluísio Azevedo, O Cortiço, 1991)
da mulher destaca
- A)um ponto de vista objetivo, no Texto 1, expressão do Simbolismo, relacionando-se os atributos físicos e morais femininos; e um ponto de vista subjetivo, no Texto 2, expressão do Romantismo, ressaltando-se a graça feminina.
- B)uma perspectiva erotizante em ambos, expressão do Romantismo, ressaltando-se os atributos físicos femininos e a forma como os homens são seduzidos por ela, sobretudo por ser-lhes inacessível.
- C)a sensualidade em ambos os textos, expressão do Realismo, com forte apelo ao aspecto instintivo por meio do qual ela cria uma relação de sedução e dominação do homem amado.
- D)sua idealização, expressão do Arcadismo, numa relação entre a beleza física e a natureza, no Texto 1; e sua sensualidade, expressão da prosa naturalista, enfatizando-se os instintos femininos, no Texto 2.
- E)sua inacessibilidade, no Texto 1, expressão do Barroco, marcado por uma concepção divinizada da figura feminina; e sua idealização, no Texto 2, expressão do Parnasianismo, na qual se ressaltam os atributos morais femininos.
A alternativa correta é D)
Analisando os dois textos apresentados, é possível identificar diferenças marcantes na forma como a figura feminina é descrita, refletindo os estilos literários de suas respectivas épocas. No Texto 1, de Tomás Antônio Gonzaga, a mulher (Marília) é retratada com uma beleza idealizada, característica do Arcadismo, movimento literário do século XVIII que buscava harmonia entre a natureza e a simplicidade. Seus olhos "espalham luz divina", suas faces são comparadas à neve e às rosas, e seus cabelos são descritos como "fios d’ouro". Há uma relação clara entre a beleza física e a natureza, com um tom pastoril e delicado, sem apelo à sensualidade explícita.
Já no Texto 2, de Aluísio Azevedo, pertencente ao Naturalismo, a descrição da Rita Baiana é carregada de sensualidade e erotismo, traços marcantes dessa escola literária. A narrativa enfatiza os instintos femininos, como os "meneios da mestiça" e sua graça "cheia de pecado", além do efeito sedutor que ela exerce sobre Jerônimo. O Naturalismo, influenciado pelo determinismo científico, explora o aspecto mais físico e instintivo do ser humano, contrastando com a idealização arcádica.
Portanto, a alternativa correta é a D), que identifica corretamente a idealização da mulher no Texto 1, como expressão do Arcadismo, e sua sensualidade no Texto 2, como expressão da prosa naturalista.
Questão 49
nem tantos pregadores como hoje. Pois se tanto se
semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto?
Não há um homem que em um sermão entre em si e se
resolva, não há um moço que se arrependa, não há um
velho que se desengane. Que é isto? Assim como Deus
não é hoje menos onipotente, assim a sua palavra não
é hoje menos poderosa do que dantes era. Pois se a
palavra de Deus é tão poderosa; se a palavra de Deus
tem hoje tantos pregadores, por que não vemos hoje
nenhum fruto da palavra de Deus? Esta, tão grande e
tão importante dúvida, será a matéria do sermão. Quero
começar pregando-me a mim. A mim será, e também
a vós; a mim, para aprender a pregar; a vós, que
aprendais a ouvir.
questiona a eficácia das pregações. Para tanto, apresenta
como estratégia discursiva sucessivas interrogações, as
quais têm por objetivo principal
- A)provocar a necessidade e o interesse dos fiéis sobre o conteúdo que será abordado no sermão.
- B)conduzir o interlocutor à sua própria reflexão sobre os temas abordados nas pregações.
- C)apresentar questionamentos para os quais a Igreja não possui respostas.
- D)inserir argumentos à tese defendida pelo pregador sobre a eficácia das pregações.
- E)questionar a importância das pregações feitas pela Igreja durante os sermões.
A alternativa correta é A)
Sermão da Sexagésima
No Sermão da Sexagésima, o padre Antônio Vieira aborda um tema central: a aparente ineficácia das pregações religiosas em seu tempo, apesar da abundância de pregadores e sermões. Ele inicia o texto com uma série de questionamentos retóricos, buscando chamar a atenção do público para um paradoxo: se a palavra de Deus é poderosa e se há tantos pregadores, por que os frutos espirituais são tão escassos? Essa estratégia de interrogações sucessivas não é aleatória; ela cumpre um papel fundamental no sermão.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a A), pois as perguntas feitas por Vieira servem para despertar o interesse dos fiéis e prepará-los para o conteúdo que será desenvolvido ao longo da pregação. Ao questionar a falta de resultados das pregações, ele cria um clima de expectativa, levando os ouvintes a refletirem sobre suas próprias vidas e a necessidade de mudança. Dessa forma, o sermão não se limita a uma crítica vazia, mas busca engajar a audiência, tornando-a parte ativa do processo de reflexão.
Vieira não está simplesmente apresentando dúvidas sem resposta (eliminando a alternativa C)), nem defendendo uma tese sobre a ineficácia das pregações (o que descarta D)). Também não está questionando a importância dos sermões (alternativa E)), mas sim a maneira como são conduzidos. Embora suas perguntas possam induzir à reflexão (alternativa B)), o objetivo principal é captar a atenção e preparar o terreno para a mensagem que virá a seguir.
VIEIRA, A. Sermões Escolhidos, v. 2. São Paulo: Edameris, 1965
Questão 50
- A)Trata-se de um texto barroco, o que se nota pelo reaproveitamento intertextual que faz de um texto clássico, isto é, do sermão que três séculos antes o próprio Santo Antônio havia pregado.
- B)O sermão é dirigido aos outros pregadores, indicando o que devem fazer para ser o sal da terra, ou seja, para que sejam eficazes em sua ação.
- C)Na segunda metade do sermão, ao apontar os defeitos dos peixes, o Padre Antônio Vieira relaciona esses defeitos aos problemas das sociedades humanas.
- D)Os peixes voadores são louvados no sermão, já que superam suas limitações de peixe para se levantarem o quanto possível na direção do céu, aproximando-se de Deus.
- E)Vieira se refere a peixes mencionados por santos, pela Bíblia e por autores clássicos, mas não a peixes da costa brasileira, o que denota seu desinteresse por temas locais.
A alternativa correta é C)
O Sermão de Santo Antônio aos Peixes, proferido pelo Padre Antônio Vieira no século XVII, é uma das obras mais emblemáticas da literatura barroca em língua portuguesa. Nele, Vieira utiliza uma alegoria envolvendo os peixes para criticar os vícios humanos e a corrupção da sociedade de seu tempo, especialmente no contexto colonial brasileiro.
A alternativa correta é a C), pois, de fato, na segunda parte do sermão, Vieira passa a enumerar os defeitos dos peixes, estabelecendo uma relação direta com os problemas morais e sociais dos seres humanos. Essa estratégia retórica permite ao autor condenar a hipocrisia, a ganância e a opressão presentes tanto na metrópole quanto nas colônias, sem atacar diretamente figuras de poder.
As demais alternativas estão incorretas: a obra não é um reaproveitamento de um sermão anterior de Santo Antônio (A), nem é dirigido especificamente a outros pregadores (B). Os peixes voadores, longe de serem louvados, são criticados por sua ambição desmedida (D). Além disso, Vieira demonstra grande interesse pela realidade local, mencionando peixes da costa brasileira, como o peixe-boi e o porco-marinho (E), integrando elementos do Novo Mundo em sua reflexão universalista.
Assim, o sermão revela-se uma obra complexa, onde a crítica social se disfarça sob a forma de um discurso religioso, característica marcante da produção de Vieira e do Barroco literário.