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Questões Sobre Barroco - Literatura - concurso

Questão 71

Sobre o Barroco, analise as afirmativas.

I. As principais temáticas que permeiam os versos de Gregório de Matos são: a religiosa, a satírica e a amorosa.
II. A prosa foi o estilo adotado por Padre Vieira para compor seus célebres sermões, destinados ao púbico que assistia às missas.
III. A obra Prosopopéia, de Bento Teixeira, é considerada pelos teóricos nacionais como o marco inicial do Barroco no Brasil. A obra é um poema satírico, de estilo conceptista que ironiza a vida no período colonial no Brasil.

Estão corretas as afirmativas

  • A)I, II e III.
  • B)I e II, apenas.
  • C)I e III, apenas.
  • D)II e III, apenas.
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A alternativa correta é B)

Análise das afirmativas sobre o Barroco:

I. A afirmativa está correta. Gregório de Matos, conhecido como "Boca do Inferno", de fato explorou três grandes temáticas em sua poesia: a religiosa, marcada pelo conflito entre pecado e salvação; a satírica, com críticas ácidas à sociedade da época; e a amorosa, que mesclava idealização e sensualidade.

II. Esta afirmativa também está correta. Padre Antônio Vieira utilizou a prosa como veículo para seus sermões, que eram peças oratórias destinadas ao público das missas. Sua obra-prima, "Sermão da Sexagésima", é exemplo do estilo conceptista barroco.

III. Esta afirmativa contém um erro. Embora a "Prosopopéia" de Bento Teixeira seja realmente considerada o marco inicial do Barroco brasileiro, trata-se de um poema épico (não satírico) que exalta a figura de Jorge de Albuquerque Coelho, seguindo modelos camonianos. O estilo predominante é o cultista, não o conceptista.

Portanto, estão corretas apenas as afirmativas I e II, tornando a alternativa B) a resposta certa.

Questão 72

Leia o poema de Gregório de Matos para responder à questão.

Discreta, e formosíssima Maria,
Enquanto estamos vendo a qualquer hora
Em tuas faces a rosada Aurora,
Em teus olhos, e boca o Sol, e o dia:

Enquanto com gentil descortesia
O ar, que fresco Adônis te namora,
Te espalha a rica trança voadora,
Quando vem passear-te pela fria:

Goza, goza da flor da mocidade,
Que o tempo trota a toda ligeireza,
E imprime em toda a flor sua pisada

Oh não aguardes, que a madura idade
Te converta em flor, essa beleza
Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.

                            (www.itaucultural.org.br)








Esse poema exemplifica uma característica marcante da estética barroca:

  • A)a fugacidade da vida e a recomendação para aproveitá-la
  • B)a necessidade de controlar emoções e desejos para melhor comportar-se.
  • C)o reconhecimento social do idoso como fonte de sabedoria.
  • D)a prática da corte amorosa como acesso ao reino do céu.
  • E)a crença na continuidade da existência humana após a morte.
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A alternativa correta é A)

O poema de Gregório de Matos, um dos principais expoentes do Barroco brasileiro, exemplifica de maneira clara uma das características centrais dessa estética: a fugacidade da vida e a exortação para aproveitá-la enquanto é tempo. O verso "Goza, goza da flor da mocidade" sintetiza esse convite ao gozo dos prazeres terrenos antes que a passagem do tempo os transforme em pó, conforme destacado no final do poema: "Oh não aguardes, que a madura idade / Te converta em flor, essa beleza / Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.".

Essa preocupação com a efemeridade da existência humana é típica do Barroco, movimento artístico e literário marcado por dualidades como gozo e culpa, vida e morte, espiritual e material. O poema dialoga com o conceito de carpe diem ("aproveita o dia"), reforçando a ideia de que a juventude e a beleza são passageiras, e que é preciso vivê-las intensamente antes que desapareçam. A alternativa A) é, portanto, a correta, pois capta essa essência barroca presente no texto.

As demais opções não se sustentam na análise do poema. Não há referência a controle de emoções (B), valorização da sabedoria dos idosos (C), corte amorosa como caminho espiritual (D) ou crença na vida após a morte (E). O foco está exclusivamente na transitoriedade da vida e no chamado ao aproveitamento do momento presente, tema central da produção barroca.

Questão 73

Quando Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.

Páscoa de flores, dia de alegria
Àquele Povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.

Pois mandado pela alta Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.

Quem pode ser senão um verdadeiro
Deus, que veio estirpar desta cidade
O Faraó do povo brasileiro.

DAMASCENO, D.(Org.). Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: Globo, 2006.

Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por

  • A)visão cética sobre as relações sociais.
  • B)preocupação com a identidade brasileira.
  • C)crítica velada à forma de governo vigente.
  • D)reflexão sobre os dogmas do cristianismo.
  • E)questionamento das práticas pagãs na Bahia.
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A alternativa correta é C)

O soneto de Gregório de Matos, poeta barroco brasileiro, apresenta uma temática que dialoga com a crítica velada à forma de governo vigente em sua época, conforme a alternativa correta (C). O poema estabelece um paralelo entre a libertação dos hebreus do jugo do Faraó, narrada no Êntico Testamento, e a realidade social e política da Bahia colonial, sugerindo uma opressão semelhante àquela enfrentada pelo povo hebreu.

A linguagem barroca, marcada por antíteses e alegorias, é utilizada para construir uma metáfora em que o "Faraó do povo brasileiro" representa a tirania e o cativeiro imposto pelas autoridades coloniais. A referência à Páscoa, símbolo de libertação, reforça o contraste entre a redenção divina e a opressão terrena, evidenciando uma crítica indireta ao poder estabelecido.

Embora o poema utilize elementos religiosos, sua essência não se limita à reflexão sobre dogmas (D) ou práticas pagãs (E), mas sim à denúncia política disfarçada sob a linguagem sacra. A identidade brasileira (B) aparece como pano de fundo, mas não como tema central, enquanto a visão cética sobre relações sociais (A) não corresponde ao teor do texto, que mantém uma postura engajada, ainda que alegórica.

Portanto, a interpretação mais adequada reconhece no soneto uma crítica política camuflada pela linguagem barroca, característica da produção de Gregório de Matos, conhecido por sua sátira social e irreverência diante do poder constituído.

Questão 74

Considerando os estudos de literatura portuguesa, numere corretamente a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
(1) Francisco Rodrigues Lobo
(2) Sóror Mariana Alcoforado
(3) Ricardo Reis
(4) Mário de Sá-Carneiro
(5) Almeida Garrett
( ) Poeta do modernismo português e um dos fundadores, ao lado de Fernando Pessoa, da Revista Orpheu, publicada em 1915. Uma de suas principais obras é A confissão de Lúcio.
( ) Escreveu Cartas portuguesas, em 1669, destinadas a uma paixão violenta, insana, superior às inibições e convenções, bem como ao impulso da consciência moral.
( ) Seus poemas possuem um estilo densamente trabalhado e revelam tributo à tradição clássica. José Saramago dedicou-lhe um romance em cujo título lhe faz referência.
( ) De influência camoniana, escreveu Romanceiro e um poema sobre o Tejo; é considerado um poeta do período literário Barroco Português.
( ) A publicação do seu poema “Camões”, em 1825, inaugura, de acordo com a historiografia literária, o Romantismo Português; dedicou-se ao teatro, à prosa e à poesia.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:


  • A)2, 3, 1, 4, 5.
  • B)5, 2, 4, 1, 3.
  • C)4, 2, 3, 1, 5.
  • D)1, 2, 4, 3, 5.
  • E)4, 2, 5, 1, 3.
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A alternativa correta é C)

Considerando os estudos de literatura portuguesa, a associação correta entre os autores e suas respectivas características é a seguinte:

(4) Mário de Sá-Carneiro - Poeta do modernismo português e um dos fundadores, ao lado de Fernando Pessoa, da Revista Orpheu, publicada em 1915. Uma de suas principais obras é A confissão de Lúcio.

(2) Sóror Mariana Alcoforado - Escreveu Cartas portuguesas, em 1669, destinadas a uma paixão violenta, insana, superior às inibições e convenções, bem como ao impulso da consciência moral.

(3) Ricardo Reis - Seus poemas possuem um estilo densamente trabalhado e revelam tributo à tradição clássica. José Saramago dedicou-lhe um romance em cujo título lhe faz referência.

(1) Francisco Rodrigues Lobo - De influência camoniana, escreveu Romanceiro e um poema sobre o Tejo; é considerado um poeta do período literário Barroco Português.

(5) Almeida Garrett - A publicação do seu poema “Camões”, em 1825, inaugura, de acordo com a historiografia literária, o Romantismo Português; dedicou-se ao teatro, à prosa e à poesia.

Portanto, a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é: C) 4, 2, 3, 1, 5.

Questão 75

A seguir são apresentadas algumas afirmativas sobre a literatura brasileira. Marque (V) para as afirmações que forem verdadeiras e (F) para as que forem falsas. Depois, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA das respostas, de cima para baixo. 

( ) No período do Romantismo brasileiro, observa-se na obra de alguns autores a influência de alguns preceitos religiosos. Tais preceitos, quando levados ao extremo, geraram conflitos que acabaram se refletindo na linguagem rebuscada – repleta de antíteses, paradoxos e inversões sintáticas – e também na temática voltada, principalmente, a questões religiosas.
( ) No período do Pré-Modernismo brasileiro, surgiram vários movimentos de vanguarda que influenciaram o movimento Modernista. Dentre eles, estão o Cubismo e o Dadaísmo. O primeiro influenciou, entre outros aspectos, na disposição gráfica dos poemas; o segundo defendia, entre outras ideias, que os autores não seguissem nenhuma regra.
( ) O Barroco brasileiro, que tem como um de seus autores mais importantes Gregório de Matos Guerra, foi época de grande produção literária e era costume as obras serem distribuídas nas casas em forma de folhetins. Devido à temática desenvolvida nos textos – amor e religião –, elas eram consideradas histórias para serem lidas pelas “moças de família” da época.
( ) Cruz e Sousa, poeta catarinense e um dos maiores representantes da poesia Simbolista no Brasil, produziu obras cujas características envolvem, entre outras, o subjetivismo e a musicalidade. É comum, na obra do poeta, o emprego de figuras de linguagem, a exemplo da aliteração, assonância e sinestesia.
( ) O Parnasianismo, também conhecido como Neoclassicismo, tinha como um dos princípios básicos a “arte pela arte”, segundo o qual a preocupação maior do poeta deveria ser atingir a perfeição formal. Para tanto, eram adotados recursos como o emprego de rimas raras, uso de vocabulário erudito e rigor na métrica, entre outros.
( ) A literatura realista do século XIX rejeitava o objetivismo, exigindo que as artes tivessem uma função social. A representação idealizada da realidade foi o motivo pelo qual a literatura do realismo começou a ser reconhecida como “literatura engajada”, já que representava a maneira como a realidade poderia ser transformada. 
 
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

  • A)V, V, F, V, F, V.
  • B)F, F, V, V, F, F.
  • C)F, F, V, F, V, V.
  • D)F, V, F, V, V, F.
  • E)V, F, V, F, V, F.
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A alternativa correta é D)

A seguir, uma análise das afirmações sobre a literatura brasileira, com a sequência correta de respostas:

(F) A primeira afirmação sobre o Romantismo brasileiro está incorreta. Embora o período romântico tenha tido influência religiosa em alguns autores, a linguagem rebuscada com antíteses e paradoxos é mais característica do Barroco, não do Romantismo. Além disso, o Romantismo focou mais em nacionalismo, amor e subjetivismo do que em questões religiosas extremas.

(V) A segunda afirmação sobre o Pré-Modernismo está correta. Movimentos como o Cubismo e o Dadaísmo influenciaram o Modernismo brasileiro, especialmente na disposição gráfica dos poemas e na quebra de regras tradicionais.

(F) A terceira afirmação sobre o Barroco brasileiro é falsa. Gregório de Matos foi um grande nome do Barroco, mas a distribuição de obras em folhetins era típica do Romantismo, não do Barroco. Além disso, as obras barrocas não eram direcionadas especificamente às "moças de família".

(V) A quarta afirmação sobre Cruz e Sousa está correta. Ele foi um dos principais poetas simbolistas, e sua obra realmente apresenta subjetivismo, musicalidade e uso frequente de figuras de linguagem como aliteração e sinestesia.

(V) A quinta afirmação sobre o Parnasianismo está correta. O movimento pregava a "arte pela arte", com ênfase na perfeição formal, uso de rimas raras e vocabulário erudito.

(F) A sexta afirmação sobre o Realismo está incorreta. O Realismo do século XIX defendia o objetivismo e a representação fiel da realidade, rejeitando idealizações. A ideia de "literatura engajada" como transformadora da realidade é mais associada a movimentos posteriores, como o Modernismo.

Portanto, a sequência correta é F, V, F, V, V, F, correspondente à alternativa D).

Questão 76

A musicalidade, o misticismo e o onirismo são características próprias da escola literária denominada:

  • A)Parnasianismo
  • B)Barroco.
  • C)Simbolismo
  • D)Arcadismo
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A alternativa correta é C)

A musicalidade, o misticismo e o onirismo são características marcantes do Simbolismo, movimento literário que surgiu no final do século XIX como uma reação ao realismo e ao naturalismo. Enquanto o Parnasianismo (A) valorizava a forma perfeita e a objetividade, e o Arcadismo (D) buscava a simplicidade e a harmonia com a natureza, o Simbolismo (C) mergulhava no subjetivismo, no sonho e na espiritualidade.

O Barroco (B), por sua vez, embora também apresentasse elementos de contraste e espiritualidade, pertencia a um contexto histórico e estético distinto, marcado pelo exagero e pelo conflito entre fé e razão. Portanto, a alternativa correta é de fato C) Simbolismo, escola literária que melhor representa as qualidades mencionadas no enunciado.

Questão 77

O cultismo e o conceptismo são tendências literárias originariamente espanholas características do:

  • A)Parnasianismo.
  • B)Simbolismo.
  • C)Arcadismo.
  • D)Barroco.
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A alternativa correta é D)

O cultismo e o conceptismo são duas vertentes literárias que surgiram no período do Barroco, movimento artístico e cultural que se desenvolveu na Europa entre os séculos XVI e XVIII. Essas tendências, originárias da Espanha, refletem a complexidade e o conflito ideológico da época, marcada pela tensão entre o teocentrismo medieval e o antropocentrismo renascentista.

O cultismo, também conhecido como gongorismo (em referência ao poeta espanhol Luís de Góngora), caracteriza-se pelo uso excessivo de figuras de linguagem, metáforas rebuscadas e uma linguagem extremamente ornamentada. Seu objetivo era surpreender o leitor por meio da forma, valorizando a sonoridade e a construção elaborada do texto.

Já o conceptismo, associado ao escritor Quevedo, prioriza o jogo de ideias e o raciocínio lógico, utilizando paradoxos, antíteses e sutilezas argumentativas. Aqui, a ênfase está no conteúdo e na capacidade de articular pensamentos complexos de maneira concisa e engenhosa.

Ambas as tendências são expressões típicas do Barroco, movimento que buscava representar os contrastes e contradições da existência humana. Portanto, a alternativa correta para a pergunta apresentada é D) Barroco, já que o Parnasianismo, o Simbolismo e o Arcadismo são movimentos literários posteriores, com características estéticas e filosóficas distintas.

Questão 78

Muitos escritores preocuparam-se em defender um ideário artístico que servisse de orientação para outros companheiros. Podemos dizer, grosso modo, que esses ideários assemelham-se a manuais. Pensando nisso, leia os versos a seguir, em que o autor defende a liberdade estética na criação da poesia, e identifique o período literário a que esses versos pertencem.

(…) Não acho mais graça nenhuma nisso da gente submeter comoções a um leito de Procusto(1) para que obtenham, em ritmo convencional, número convencional de sílabas. Já, primeiro livro, usei indiferentemente, sem obrigação de retorno periódico, os diversos metros pares. Agora liberto-me também desse preconceito.

(…) Marinetti (2) foi grande quando redescobriu o poder sugestivo, associativo, simbólico, universal, musical da palavra em liberdade. Aliás: velha como Adão. Marinetti errou: fez dela sistema. É apenas auxiliar poderosíssimo. Uso palavras em liberdade.

(…) (1) Na mitologia grega, Procusto era um bandido que tinha, em sua casa, uma cama (leito) de ferro na qual convidava todos os viajantes a se deitarem. Se os hóspedes fossem muito altos, ele amputava o excesso de comprimento do corpo desses viajantes para ajustá-los à cama e, se tinham pequena estatura, eram esticados até atingirem o comprimento determinado. (2) Fillipo Tommaso Marinetti.

  • A)Barroco.
  • B)Romantismo.
  • C)Parnasianismo.
  • D)Realismo.
  • E)Modernismo.
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A alternativa correta é E)

O texto apresentado revela uma clara defesa da liberdade estética na criação poética, rejeitando as convenções rígidas e propondo uma ruptura com as formas tradicionais. Essa postura é característica do Modernismo, movimento literário que surgiu no início do século XX e pregava a inovação, a experimentação e a liberdade de expressão.

Os versos destacados criticam a submissão da poesia a estruturas fixas, como o uso obrigatório de métricas e sílabas poéticas, comparando essa prática ao "leito de Procusto", uma metáfora que ilustra a violência de enquadrar a arte em moldes pré-estabelecidos. Além disso, o autor menciona Marinetti, figura central do Futurismo, movimento precursor do Modernismo, que defendia a liberdade das palavras e sua capacidade de sugerir, associar e transcender.

Embora o texto faça referência a elementos de outros períodos literários, como a crítica ao formalismo do Parnasianismo, sua essência está alinhada com os ideais modernistas: a busca por uma linguagem livre, a valorização da subjetividade e a rejeição às regras tradicionais. Portanto, o período literário a que esses versos pertencem é o Modernismo, conforme indicado pela alternativa E).

Questão 79

O texto NÃO exemplifica corretamente o estilo de época em:

  • A)“Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trata a toda ligeireza, e imprime em toda a flor sua pisada.” (BARROCO)
  • B)“Se se pudesse, o espírito que chora, Ver através da máscara da face, Quanta gente, talvez que inveja agora Nos causa, então piedade nos causasse!” (ROMANTISMO)
  • C)“Alguns anos vivi em Itabira Principalmente nasci em Itabira Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... Tive ouro, tive gado, tive fazendas. Hoje sou funcionário público. Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói.” (MODERNISMO)
  • D)“Quem deixa o trato pastoril amado, Pela ingrata, civil correspondência1 , Ou desconhece o rosto da violência, Ou do retiro a paz não tem provado.” (ARCADISMO) (1) cidade
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A alternativa correta é B)

O texto NÃO exemplifica corretamente o estilo de época em:

  • A) "Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trata a toda ligeireza, e imprime em toda a flor sua pisada." (BARROCO)
  • B) "Se se pudesse, o espírito que chora, Ver através da máscara da face, Quanta gente, talvez que inveja agora Nos causa, então piedade nos causasse!" (ROMANTISMO)
  • C) "Alguns anos vivi em Itabira Principalmente nasci em Itabira Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... Tive ouro, tive gado, tive fazendas. Hoje sou funcionário público. Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói." (MODERNISMO)
  • D) "Quem deixa o trato pastoril amado, Pela ingrata, civil correspondência1, Ou desconhece o rosto da violência, Ou do retiro a paz não tem provado." (ARCADISMO)

O gabarito correto é B), pois o trecho apresentado não condiz plenamente com as características do Romantismo, que se destaca pelo sentimentalismo exaltado, subjetivismo e idealização. O texto em questão apresenta um tom mais reflexivo e moralizante, aproximando-se mais de outras escolas literárias.

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Questão 80

“Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas, a alegria.”

(Gregório de Matos)

NÃO
é característica barroca presente no texto:







  • A)O sentido trágico do “Locus Horrendus”.
  • B)A visão dilemática, a dualidade da vida.
  • C)A consciência da transitoriedade da vida.
  • D)O culto do contraste: antítese e paradoxo.
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A alternativa correta é A)

O poema de Gregório de Matos, um dos principais expoentes do Barroco brasileiro, apresenta elementos típicos desse movimento literário, como a dualidade, a efemeridade da vida e o uso de contrastes. No entanto, a alternativa A) "O sentido trágico do 'Locus Horrendus'" não se aplica ao texto em questão.

O Barroco é marcado por tensões entre o terreno e o espiritual, o prazer e o pecado, refletindo a crise de valores da época. No trecho citado, percebe-se claramente:

  • Dualidade (alternativa B): a oposição entre luz e escuridão, alegria e tristeza.
  • Transitoriedade (alternativa C): a ideia de que a beleza e a felicidade são passageiras.
  • Contraste (alternativa D): o uso de antíteses como "Sol" x "noite escura" e "alegria" x "tristezas".

Já o "Locus Horrendus" (lugar horrível) refere-se a uma visão mais extremada da natureza como algo caótico e aterrorizante, comum em textos barrocos que enfatizam o sofrimento e o medo da condenação. Essa característica não está presente no poema analisado, que se concentra na fugacidade do tempo e nos contrastes da existência, sem um tom tão trágico ou apocalíptico.

Portanto, a resposta correta é de fato A), pois as demais alternativas correspondem a traços barrocos evidentes no texto.

1 6 7 8 9 10