Questões Sobre Gênero Lírico - Literatura - concurso
Questão 1
falso:
apresenta aventuras heroicas e eloquentes
baseadas na história cultural dos povos, o narrador
épico pode construir a narrativa tanto em versos
(chama-se versos épicos) quanto em prosa
(denominada de narrativa épica).
são o tripé textual que o narrador épico utiliza para
dar o tom grandioso na narrativa épica, mas o tom
grandioso se descaracteriza justamente pela
presença de elementos místicos e aventuras
fantásticas, baseados em mitos como a mitologia
grega, em razão disso, existe a presença de
deuses, semideuses, heróis e figuras fantasiosas
que interferem negativamente para atrapalhar o
desenrolar dos acontecimentos.
literário onde predomina a expressão de sentimentos e emoções subjetivas do sujeito lírico –
o eu lírico. São maioritariamente escritos em verso,
sendo textos breves por não apresentarem enredo,
mas sim a exteriorização do mundo interior do eu
lírico.
Poema lírico de exaltação, entusiasmo e alegria,
Elegia: Poema lírico melancólico sobre a morte e a
tristeza, Idílio: Poema lírico sobre a vida pastoril e
bucólica.
ações, rubricas, cenas e atos, tem por finalidade
expor os atores e atrizes para causar emoção no
público assistente de teatro, centrando-se na
tragicomédia.
sequência CORRETA dos itens acima, de cima
para baixo:
- A)V, V, V, V, V.
- B)F, V, V, F, F.
- C)V, F, V, V, F.
- D)F, F, V, F, V.
A alternativa correta é C)
Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso:
(V) O gênero épico é um texto literário que apresenta aventuras heroicas e eloquentes baseadas na história cultural dos povos, o narrador épico pode construir a narrativa tanto em versos (chama-se versos épicos) quanto em prosa (denominada de narrativa épica).
(F) A logicidade, a racionalidade e a objetividade são o tripé textual que o narrador épico utiliza para dar o tom grandioso na narrativa épica, mas o tom grandioso se descaracteriza justamente pela presença de elementos místicos e aventuras fantásticas, baseados em mitos como a mitologia grega, em razão disso, existe a presença de deuses, semideuses, heróis e figuras fantasiosas que interferem negativamente para atrapalhar o desenrolar dos acontecimentos.
(V) O gênero lírico se refere ao tipo de texto literário onde predomina a expressão de sentimentos e emoções subjetivas do sujeito lírico - o eu lírico. São maioritariamente escritos em verso, sendo textos breves por não apresentarem enredo, mas sim a exteriorização do mundo interior do eu lírico.
(V) Dentre os subgêneros líricos, temos: Ode: Poema lírico de exaltação, entusiasmo e alegria, Elegia: Poema lírico melancólico sobre a morte e a tristeza, Idílio: Poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica.
(F) O gênero dramático é representado apenas por ações, rubricas, cenas e atos, tem por finalidade expor os atores e atrizes para causar emoção no público assistente de teatro, centrando-se na tragicomédia.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
- A) V, V, V, V, V.
- B) F, V, V, F, F.
- C) V, F, V, V, F.
- D) F, F, V, F, V.
O gabarito correto é C).
Questão 2
Marque a alternativa com análise INCORRETA.
- A)A estrofe de Vinicius de Moraes: "De tudo, ao meu amor serei atento antes / E com tal zelo, e sempre, e tanto / Que mesmo em face do maior encanto / Dele se encante mais meu pensamento" - exemplifica o gênero lírico.
- B)O fragmento textual: "Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando: - Vais sair de novo, Samuel? Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura. - Todos os domingos tu sais cedo - observou a mulher com azedume na voz. - Temos muito trabalho no escritório - disse o marido, secamente". (...) (Leon Eliachar. Pausa) - está elaborado com elementos que caracterizam "Apólogo".
- C)O texto de Rubem Braga: "Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas. Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade. Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico". - está escrito no estilo "crônica".
- D)Nos versos de gregório de Matos: "Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado, / Da vossa alta clemência me despido; / Porque, quanto mais tenho delinquido, / Vos tenho a perdoar mais empenhado". - as rimas são opostas ou interpoladas.
A alternativa correta é B)
Marque a alternativa com análise INCORRETA.
- A) A estrofe de Vinicius de Moraes: "De tudo, ao meu amor serei atento antes / E com tal zelo, e sempre, e tanto / Que mesmo em face do maior encanto / Dele se encante mais meu pensamento" - exemplifica o gênero lírico.
- B) O fragmento textual: "Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando: - Vais sair de novo, Samuel? Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura. - Todos os domingos tu sais cedo - observou a mulher com azedume na voz. - Temos muito trabalho no escritório - disse o marido, secamente". (...) (Leon Eliachar. Pausa) - está elaborado com elementos que caracterizam "Apólogo".
- C) O texto de Rubem Braga: "Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas. Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade. Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico". - está escrito no estilo "crônica".
- D) Nos versos de Gregório de Matos: "Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado, / Da vossa alta clemência me despido; / Porque, quanto mais tenho delinquido, / Vos tenho a perdoar mais empenhado". - as rimas são opostas ou interpoladas.
O gabarito correto é B).
Questão 3
seguintes afirmações sobre a peça Hamlet, de
William Shakespeare.
vingar sua morte e busca descobrir por
quem o pai foi assassinado.
descobrir o assassino do irmão.
vingar a morte do pai.
para um convento.
parênteses, de cima para baixo, e
- A)V - F - V - F.
- B)V - V - F - V.
- C)F - V - F - F.
- D)F - F - V - V.
- E)V - V - V - F.
A alternativa correta é A)
O texto apresenta quatro afirmações sobre a peça Hamlet, de William Shakespeare, solicitando que sejam classificadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). A análise das afirmações e o gabarito correto são os seguintes:
1. Hamlet é incitado pelo espectro do pai a vingar sua morte e busca descobrir por quem o pai foi assassinado.
Esta afirmação é verdadeira (V). Na peça, o fantasma do rei Hamlet aparece ao protagonista, revelando que foi assassinado por seu irmão Cláudio e exige que Hamlet vingue sua morte.
2. Rei Cláudio oferece recompensa a quem descobrir o assassino do irmão.
Esta afirmação é falsa (F). Cláudio é o próprio assassino e, portanto, não oferece recompensa pela descoberta do culpado. Pelo contrário, ele tenta ocultar seu crime.
3. Hamlet finge-se de louco como forma de vingar a morte do pai.
Esta afirmação é verdadeira (V). Hamlet simula loucura como estratégia para investigar o assassinato do pai e planejar sua vingança sem levantar suspeitas.
4. Ofélia aceita o conselho de Hamlet e vai para um convento.
Esta afirmação é falsa (F). Embora Hamlet sugira que Ofélia entre para um convento, ela não segue esse conselho. Sua trajetória na peça é marcada pela tragédia e pela loucura, culminando em seu suicídio.
A sequência correta, portanto, é V - F - V - F, correspondente à alternativa A).
Questão 4
associado ao canto e instrumentos
musicais e, com o tempo, assumiu
apenas a recitação e/ou leitura.
Conhecido principalmente por suas
temáticas que estão relacionadas aos
sentimentos dolorosos associados à
perda, ao pranto, ao fúnebre, ao amor não
correspondido, entre outros. O
enunciado refere-se ao / à:
- A)Ode.
- B)Haicai.
- C)Elegia.
- D)Écloga.
- E)Hino.
A alternativa correta é C)
O texto apresentado descreve um gênero lírico profundamente ligado à expressão de sentimentos melancólicos, como a dor da perda, o luto, o amor não correspondido e outras emoções aflitivas. Originalmente associado ao canto e acompanhamento musical, esse gênero evoluiu para formas mais recitativas ou de leitura, mantendo sua essência emotiva e introspectiva.
Entre as opções fornecidas, a elegia (alternativa C) é a que melhor se encaixa nessa descrição. A elegia, desde a antiguidade clássica, é conhecida por seu tom lamentoso e reflexivo, muitas vezes abordando temas como a morte, a saudade e a fragilidade humana. Diferente da ode (alternativa A), que celebra e exalta, ou do haicai (alternativa B), que captura momentos concretos da natureza, a elegia se concentra no sofrimento e na contemplação dolorosa.
Já a écloga (alternativa D), relacionada à poesia pastoral, e o hino (alternativa E), de caráter celebrativo ou religioso, não correspondem às características mencionadas no texto. Portanto, o gabarito correto é de fato a alternativa C) Elegia, por representar fielmente o gênero lírico descrito.
Questão 5
Camelôs
Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas.
Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu…”
Outros, coitados, têm a língua atada.
Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice …
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição
de infância.
Manuel Bandeira
Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos,
responda às questões propostas.
Sobre o Trovadorismo é INCORRETO afirmar que
- A)os poemas devem ser recitados sem acompanhamento musical.
- B)as cantigas são sua principal manifestação.
- C)foi a primeira manifestação literária da Língua Portuguesa.
- D)uma das obras que o marcaram foi a Cantiga da Ribeirinha.
- E)normalmente os trovadores eram artistas de origem nobre.
A alternativa correta é A)
Sobre o Trovadorismo: O texto apresentado, embora não trate diretamente do Trovadorismo, permite uma reflexão sobre a importância da tradição oral e da arte popular, elementos que também marcaram esse movimento literário. O Trovadorismo, primeira manifestação literária em língua portuguesa, teve como principal característica as cantigas, que eram poemas musicados e cantados pelos trovadores, geralmente membros da nobreza ou ligados à corte. A Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós, é considerada o marco inicial desse período.
A alternativa A) está incorreta porque as cantigas trovadorescas eram, por definição, acompanhadas por música. A recitação sem acompanhamento musical seria uma contradição à própria essência do Trovadorismo, que unia poesia e melodia. As demais alternativas estão corretas: as cantigas eram de fato a principal manifestação do período (B), o Trovadorismo foi o primeiro movimento literário em português (C), a Cantiga da Ribeirinha é um marco (D), e os trovadores geralmente tinham origem nobre (E).
Assim como os camelôs do poema de Manuel Bandeira transmitiam alegria e ensinamentos através de seus objetos simples, os trovadores medievais difundiam cultura e entretenimento através de suas composições, mostrando como a arte, seja popular ou erudita, cumpre um papel fundamental na sociedade.
Questão 6
certa forma idealizada, e reserva ao eu-poético masculino a vassalagem amorosa.
Desta forma, no cenário da poética medieval da literatura portuguesa, caracterizase a mulher nas cantigas de:
- A)Amigo.
- B)Maldizer.
- C)Escárnio.
- D)Amor.
- E)Amigo e amor.
A alternativa correta é D)
O fragmento da canção "Amor sem limite", de Roberto e Erasmo Carlos, apresenta uma visão idealizada do amor, onde a mulher é colocada em um plano superior, quase divino, enquanto o eu lírico assume uma postura de devoção e submissão. Essa dinâmica remete diretamente às cantigas de amor da poesia trovadoresca medieval portuguesa, nas quais o trovador expressa seu sentimento por uma dama inalcançável, muitas vezes casada ou de posição social elevada, criando uma relação de vassalagem amorosa.
Nas cantigas de amor, o sofrimento do poeta diante da impossibilidade de concretizar seu amor é um tema recorrente, assim como a idealização da figura feminina. A saudade, mencionada no texto, e a dor da distância também são elementos típicos desse gênero poético. Já as cantigas de amigo, embora também abordem o amor, possuem uma perspectiva diferente: são escritas sob a ótica feminina, expressando a saudade da amada pelo amado que partiu.
As outras opções apresentadas – cantigas de maldizer e escárnio – estão relacionadas à sátira e à crítica social, não ao tema amoroso idealizado. Portanto, a alternativa correta é a letra D) Amor, pois o texto se alinha perfeitamente com as características desse gênero da poesia medieval portuguesa.
Questão 7
- A)Trata-se de uma cantiga de amigo, pois o sentimento é feminino.
- B)Trata-se de uma cantiga de escárnio, pois apresenta sátiras indiretas a uma mulher.
- C)Trata-se de uma cantiga de amor, pois apresenta a vassalagem amorosa.
- D)Trata-se de uma cantiga de maldizer, pois critica diretamente o adultério feminino.
- E)Quanto à forma, trata-se de uma cantiga de refrão.
A alternativa correta é C)
A cantiga apresentada, de autoria de João Reis de Castelo-Branco, pertence ao período do Trovadorismo Português, movimento literário que marcou a Idade Média em Portugal. Analisando suas características, é possível afirmar que se trata de uma cantiga de amor, conforme a alternativa correta (C). Esse gênero poético é marcado pela expressão de um sentimento amoroso sob a perspectiva masculina, geralmente estruturado em torno da relação de vassalagem entre o trovador e sua dama.
Na cantiga em questão, o eu lírico expressa profunda tristeza e saudade ao se separar de sua amada, utilizando um tom melancólico e exagerado, típico das cantigas de amor. Versos como "meus olhos por vós, meu bem" e "tam doentes da partida" reforçam a submissão e a dor do amante, características centrais desse gênero. Além disso, a ausência de ironia ou crítica direta afasta a possibilidade de ser uma cantiga de escárnio ou maldizer, enquanto a voz masculina descarta a classificação como cantiga de amigo. Quanto à forma, embora apresente repetições, não se enquadra necessariamente como cantiga de refrão, pois sua estrutura é mais livre e focada no lamento amoroso.
Portanto, a resposta correta é a alternativa C), pois a cantiga retrata fielmente os elementos da vassalagem amorosa, com o trovador colocando-se em posição inferior perante a dama, idealizada e inatingível, típica das relações cortesãs medievais.
Questão 8
carregada de sentidos, capaz de provocar emoções e
reflexão no leitor, expressada através de gêneros
literários. Leia as seguintes afirmações:
mundo interior, explorando certa musicalidade nas
palavras.
II – O gênero épico, através de seus poemas,
apresenta um narrador que ressalta a figura do herói.
III – O gênero dramático expõe o conflito do
homem em seu mundo. Os textos deste gênero
foram feitos para serem encenados.
correta:
- A)Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
- B)Todas as afirmações (I, II e III) são verdadeiras.
- C)Todas as afirmações (I, II e III) são falsas.
- D)Somente a afirmação III é verdadeira.
- E)Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
A alternativa correta é B)
A literatura, como manifestação artística da palavra, possui a capacidade única de transmitir emoções, ideias e reflexões por meio de diferentes gêneros. Cada um deles carrega características específicas que moldam sua expressão e impacto no leitor. Analisando as afirmações apresentadas, é possível compreender melhor a natureza desses gêneros e sua relevância na tradição literária.
A afirmação I destaca o gênero lírico, que de fato se concentra na expressão subjetiva, explorando sentimentos e pensamentos íntimos por meio da poesia. A musicalidade das palavras, como mencionado, é um elemento fundamental, pois reforça o ritmo e a emotividade do texto. Já a afirmação II refere-se ao gênero épico, que tradicionalmente narra feitos heroicos e grandiosos, com um narrador que exalta a figura do herói e suas jornadas. Esse gênero, embora menos comum na contemporaneidade, foi essencial na formação da literatura ocidental.
Por fim, a afirmação III aborda o gênero dramático, cuja principal característica é a representação de conflitos humanos por meio de diálogos e ações, destinados à encenação. Peças teatrais, desde a Grécia Antiga até os dias atuais, exploram dilemas existenciais, sociais e morais, confirmando a veracidade dessa afirmação.
Portanto, todas as afirmações (I, II e III) estão corretas, pois cada uma descreve com precisão as particularidades dos gêneros lírico, épico e dramático, respectivamente. A alternativa B) é a correta, reforçando a riqueza e a diversidade da expressão literária.
Questão 9
Os dois poemas são classificados como:
- A)Gênero lírico, pois sua essência é a harmonização da palavra.
- B)Gênero imaginário, épico, por misturar o real com o imaginário.
- C)Gênero lírico, embora não tenha tom melódico.
- D)Gênero dramático por falar dos anos que não voltaram.
- E)Gênero épico, pois mistura a melodia com o heroísmo da infância.
A alternativa correta é A)
Os poemas "Meus Oito Anos", de Casimiro de Abreu e Oswald de Andrade, compartilham uma mesma temática nostálgica em relação à infância perdida. Ambos os textos expressam sentimentos profundos e subjetivos, característicos do gênero lírico, que tem como principal objetivo transmitir emoções e reflexões íntimas por meio da palavra.
O poema de Casimiro de Abreu apresenta uma linguagem mais tradicional e melódica, com versos regulares e rimas, enquanto a versão de Oswald de Andrade traz uma abordagem mais modernista, com rupturas sintáticas e uma estrutura menos convencional. No entanto, ambos mantêm a essência lírica ao explorar a saudade da infância como um momento de pureza e felicidade.
A alternativa correta que classifica os poemas é a A) Gênero lírico, pois sua essência é a harmonização da palavra. Esta opção reconhece que, independentemente das diferenças formais entre os textos, ambos pertencem ao gênero lírico por sua natureza expressiva e subjetiva, onde a palavra é trabalhada para transmitir sentimentos e estados de alma.
As outras alternativas não se aplicam: não há elementos épicos (que narrariam feitos heroicos) nem dramáticos (que representariam ação através de diálogos). A classificação como gênero lírico é a mais adequada para esses poemas que cantam a memória afetiva da infância.
Questão 10
De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração. (PESSOA, 2005, p. 164).
O poema lírico possui extensão menor e nele uma voz central, o eu lírico, exprime o seu próprio estado
de alma, traduzido em um discurso rítmico, o que se pode inferir do poema Autopsicografia, de Fernando
Pessoa.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração. (PESSOA, 2005, p. 164).
O poema lírico possui extensão menor e nele uma voz central, o eu lírico, exprime o seu próprio estado de alma, traduzido em um discurso rítmico, o que se pode inferir do poema Autopsicografia, de Fernando Pessoa.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).