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Com base no texto abaixo, responda à questão. Amor sem limite (fragmento) Quando a gente ama alguém de verdadeEsse amor não se esquece O tempo passa, tudo passa, mas no peito O amor permanece E qualquer minuto longe é demais A saudade atormenta Mas qualquer minuto perto é bom demais O amor só aumenta. Vivo por ela Ninguém duvida Porque ela é tudo Na minha vida. (Roberto Carlos e Erasmo Carlos) Esta canção de Roberto e Erasmo Carlos situa a mulher num plano superior, de certa forma idealizada, e reserva ao eu-poético masculino a vassalagem amorosa. Desta forma, no cenário da poética medieval da literatura portuguesa, caracterizase a mulher nas cantigas de:

Com base no texto abaixo, responda à questão.
Amor sem limite (fragmento)
Quando a gente ama alguém de verdade
Esse amor não se esquece
O tempo passa, tudo passa, mas no peito
O amor permanece
E qualquer minuto longe é demais
A saudade atormenta
Mas qualquer minuto perto é bom demais
O amor só aumenta.
Vivo por ela
Ninguém duvida
Porque ela é tudo
Na minha vida.
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
Esta canção de Roberto e Erasmo Carlos situa a mulher num plano superior, de
certa forma idealizada, e reserva ao eu-poético masculino a vassalagem amorosa.
Desta forma, no cenário da poética medieval da literatura portuguesa, caracterizase a mulher nas cantigas de:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O fragmento da canção "Amor sem limite", de Roberto e Erasmo Carlos, apresenta uma visão idealizada do amor, onde a mulher é colocada em um plano superior, quase divino, enquanto o eu lírico assume uma postura de devoção e submissão. Essa dinâmica remete diretamente às cantigas de amor da poesia trovadoresca medieval portuguesa, nas quais o trovador expressa seu sentimento por uma dama inalcançável, muitas vezes casada ou de posição social elevada, criando uma relação de vassalagem amorosa.

Nas cantigas de amor, o sofrimento do poeta diante da impossibilidade de concretizar seu amor é um tema recorrente, assim como a idealização da figura feminina. A saudade, mencionada no texto, e a dor da distância também são elementos típicos desse gênero poético. Já as cantigas de amigo, embora também abordem o amor, possuem uma perspectiva diferente: são escritas sob a ótica feminina, expressando a saudade da amada pelo amado que partiu.

As outras opções apresentadas – cantigas de maldizer e escárnio – estão relacionadas à sátira e à crítica social, não ao tema amoroso idealizado. Portanto, a alternativa correta é a letra D) Amor, pois o texto se alinha perfeitamente com as características desse gênero da poesia medieval portuguesa.

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