A ideia de “pós-modernismo” surgiu pela primeira vez no mundo hispânico, na década de 1930, uma geração antes de seu aparecimento na Inglaterra ou nos EUA. Perry Anderson, conhecido pelos seus estudos dos fenômenos culturais e políticos contemporâneos, em “As Origens da Pós-Modernidade” (1999), conta que foi um amigo de Unamuno e Ortega, Frederico de Onís, que imprimiu o termo pela primeira vez, embora descrevendo um refluxo conservador dentro do próprio modernismo. Mas coube ao filósofo francês Jean-François Lyotard, com a publicação “A Condição Pós-Moderna” (1979), a expansão do uso do conceito. Em sua origem, pós-modernismo significava a perda da historicidade e o fim da “grande narrativa” – o que no campo estético significou o fim de uma tradição de mudança e ruptura, o apagamento da fronteira entre alta cultura e da cultura de massa e a prática da apropriação e da citação de obras do passado. (LIMA, 2004) É uma característica importante do pós-modernismo:
A ideia de “pós-modernismo” surgiu pela primeira vez no mundo hispânico, na década de
1930, uma geração antes de seu aparecimento na Inglaterra ou nos EUA. Perry Anderson,
conhecido pelos seus estudos dos fenômenos culturais e políticos contemporâneos, em
“As Origens da Pós-Modernidade” (1999), conta que foi um amigo de Unamuno e Ortega,
Frederico de Onís, que imprimiu o termo pela primeira vez, embora descrevendo um refluxo
conservador dentro do próprio modernismo. Mas coube ao filósofo francês Jean-François
Lyotard, com a publicação “A Condição Pós-Moderna” (1979), a expansão do uso do
conceito.
Em sua origem, pós-modernismo significava a perda da historicidade e o fim da “grande
narrativa” – o que no campo estético significou o fim de uma tradição de mudança e ruptura,
o apagamento da fronteira entre alta cultura e da cultura de massa e a prática da
apropriação e da citação de obras do passado. (LIMA, 2004)
É uma característica importante do pós-modernismo:
- A)A consolidação de seus estudos na observação do mundo hispânico e na contraposição com os valores do velho mundo.
- B)A exploração dos movimentos culturais da contemporaneidade associados as suas manifestações e ideologias políticas.
- C)A dissolução de limites rígidos entre os fenômenos culturais, produzindo uma nova visão e orientação social.
- D)A manutenção de linhas conservadoras de valor estético, em conformidade com as tendências modernistas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O pós-modernismo, como movimento cultural e filosófico, surge a partir de uma crítica às estruturas rígidas e às grandes narrativas que caracterizaram o modernismo. Sua origem no mundo hispânico, ainda na década de 1930, antecipou discussões que só ganhariam força em outras partes do mundo décadas depois. Frederico de Onís, ao cunhar o termo, já apontava para um refluxo dentro do próprio modernismo, mas foi com Jean-François Lyotard que o conceito se popularizou, especialmente a partir da ideia do fim das metanarrativas.
Uma das marcas centrais do pós-modernismo é justamente a dissolução de fronteiras antes bem definidas, seja entre alta cultura e cultura de massa, seja entre passado e presente, através da apropriação e da citação. Essa característica é essencial para entender sua influência na arte, na literatura e no pensamento contemporâneo. A hibridização de estilos, a mistura de referências e a rejeição de hierarquias culturais tradicionais são traços que definem o movimento.
Dentre as alternativas apresentadas, a que melhor sintetiza essa essência do pós-modernismo é a C), que destaca a dissolução de limites rígidos entre fenômenos culturais, gerando uma nova perspectiva social. Essa visão reflete a fluidez e a pluralidade que o movimento abraça, contrastando com a rigidez das classificações modernistas. Enquanto o modernismo buscava rupturas claras e uma linearidade histórica, o pós-modernismo opera pela justaposição, pelo pastiche e pela relativização de categorias.
Assim, o pós-modernismo não apenas questiona as narrativas dominantes, mas também propõe uma reavaliação constante dos valores estéticos e culturais, desafiando noções de originalidade e autenticidade. Sua contribuição está justamente nessa capacidade de abraçar o contraditório e o fragmentado, oferecendo uma lente através da qual a complexidade do mundo contemporâneo pode ser melhor compreendida.
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