A partida de trem Marcava seis horas da manhã. Angela Pralini pagou o táxi e pegou sua pequena valise. Dona Maria Rita de Alvarenga Chagas Souza Melo desceu do Opala da filha e encaminharam-se para os trilhos. A velha bem-vestida e com joias. Das rugas que a disfarçavam saía a forma pura de um nariz perdido na idade, e de uma boca que outrora devia ter sido cheia e sensível. Mas que importa? Chega-se a um certo ponto — e o que foi não importa. Começa uma nova raça. Uma velha não pode comunicar-se. Recebeu o beijo gelado de sua filha que foi embora antes do trem partir. Ajudara-a antes a subir no vagão. Sem que neste houvesse um centro, ela se colocara do lado. Quando a locomotiva se pôs em movimento, surpreendeu-se um pouco: não esperava que o trem seguisse nessa direção e sentara-se de costas para o caminho. Angela Pralini percebeu-lhe o movimento e perguntou: — A senhora deseja trocar de lugar comigo? Dona Maria Rita se espantou com a delicadeza, disse que não, obrigada, para ela dava no mesmo. Mas parecia ter-se perturbado. Passou a mão sobre o camafeu filigranado de ouro, espetado no peito, passou a mão pelo broche. Seca. Ofendida? Perguntou afinal a Angela Pralini: — É por causa de mim que a senhorita deseja trocar de lugar?LISPECTOR, C. Onde estivestes de noite. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980 (fragmento)A descoberta de experiências emocionais com base no cotidiano é recorrente na obra de Clarice Lispector. No fragmento, o narrador enfatiza o(a)
A partida de trem
Marcava seis horas da manhã. Angela Pralini pagou
o táxi e pegou sua pequena valise. Dona Maria Rita de
Alvarenga Chagas Souza Melo desceu do Opala da
filha e encaminharam-se para os trilhos. A velha bem-vestida
e com joias. Das rugas que a disfarçavam saía
a forma pura de um nariz perdido na idade, e de uma
boca que outrora devia ter sido cheia e sensível. Mas
que importa? Chega-se a um certo ponto — e o que foi
não importa. Começa uma nova raça. Uma velha não
pode comunicar-se. Recebeu o beijo gelado de sua filha
que foi embora antes do trem partir. Ajudara-a antes a
subir no vagão. Sem que neste houvesse um centro, ela
se colocara do lado. Quando a locomotiva se pôs em
movimento, surpreendeu-se um pouco: não esperava
que o trem seguisse nessa direção e sentara-se de
costas para o caminho.
Angela Pralini percebeu-lhe o movimento e perguntou:
— A senhora deseja trocar de lugar comigo?
Dona Maria Rita se espantou com a delicadeza,
disse que não, obrigada, para ela dava no mesmo.
Mas parecia ter-se perturbado. Passou a mão sobre o camafeu filigranado de ouro, espetado no peito, passou
a mão pelo broche. Seca. Ofendida? Perguntou afinal a
Angela Pralini:
— É por causa de mim que a senhorita deseja trocar
de lugar?
LISPECTOR, C. Onde estivestes de noite. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1980 (fragmento)
A descoberta de experiências emocionais com base
no cotidiano é recorrente na obra de Clarice Lispector.
No fragmento, o narrador enfatiza o(a)
- A)comportamento vaidoso de mulheres de condição social privilegiada.
- B)anulação das diferenças sociais no espaço público de uma estação.
- C)incompatibilidade psicológica entre mulheres de gerações diferentes.
- D)constrangimento da aproximação formal de pessoas desconhecidas.
- E)sentimento de solidão alimentado pelo processo de envelhecimento.
Resposta:
A alternativa correta é E)
A solidão no envelhecimento: uma análise do fragmento de Clarice Lispector
No trecho de "Onde estivestes de noite", Clarice Lispector explora com maestria a temática da solidão no processo de envelhecimento, revelando como essa condição humana pode ser intensificada pela passagem do tempo. A personagem Dona Maria Rita, descrita como "uma velha bem-vestida e com joias", carrega consigo não apenas as marcas físicas da idade, mas principalmente o peso emocional de quem se sente isolada em seu próprio mundo.
A autora constrói a cena com elementos simbólicos que reforçam essa interpretação. O "beijo gelado" da filha, que parte antes mesmo do trem sair, sugere uma relação familiar esvaziada de afeto genuíno. A escolha inconsciente de se sentar de costas para o caminho que o trem seguirá pode ser lida como metáfora de como a personagem vive em descompasso com o fluxo da vida. A passagem "Chega-se a um certo ponto — e o que foi não importa" revela a resignação de quem se sente desconectada até de seu próprio passado.
A interação com Angela Pralini acentua esse sentimento de isolamento. A perturbação de Dona Maria Rita diante de um simples gesto de gentileza ("se espantou com a delicadeza") mostra o quanto ela está habituada à indiferença. Seu movimento repetitivo de passar a mão no broche sugere um comportamento ansioso, talvez buscando conforto em objetos que, diferentemente das pessoas, permanecem sempre ao seu alcance.
Lispector, com sua prosa introspectiva característica, não apenas descreve uma cena cotidiana, mas revela as camadas emocionais mais profundas da condição humana. Através de Dona Maria Rita, a autora nos apresenta a solidão como companheira inevitável do envelhecimento, especialmente quando este não é acompanhado por vínculos afetivos significativos. A obra nos convida a refletir sobre como nossa sociedade lida com essa fase da vida e como podemos construir relações mais genuínas que transcendam as barreiras do tempo.
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