(…) Eis aí meu canto. Ele é tão baixo que sequer o escuta ouvido rente ao chão. Mas é tão alto que as pedras o absorvem. Está na mesa aberta em livros, cartas e remédios. Na parede infiltrou-se. O bonde, a rua, o uniforme de colégio se transformam, são ondas de carinho te envolvendo. Como fugir ao mínimo objeto ou recusar-se ao grande? Os temas passam, eu sei que passarão, mas tu resistes, e cresces como fogo, como casa, como orvalho entre dedos, na grama, que repousam. Já agora te sigo a toda parte, e te desejo e te perco, estou completo, me destino, me faço tão sublime, tão natural e cheio de segredos, tão firme, tão fiel… Tal uma lâmina, o povo, meu poema, te atravessa. Carlos Drummond de Andrade. A rosa do povo.Considere as seguintes afirmações: As concepções relativas à poesia que se podem corretamente deduzir do excerto do poema de Drummond comportam os seguintes traços ou características: I O poema é tanto mais forte quanto mais se abre para as várias dimensões da vida coletiva. II A integração do poema na realidade objetiva não anula a subjetividade do eu lírico; ao contrário, ela lhe confere vigor renovado. III O caráter participante ou empenhado da literatura se coaduna perfeitamente com sua integridade estética. Está correto o que se afirma em
(…) Eis aí meu canto.
Ele é tão baixo que sequer o escuta
ouvido rente ao chão. Mas é tão alto
que as pedras o absorvem. Está na mesa
aberta em livros, cartas e remédios.
Na parede infiltrou-se. O bonde, a rua,
o uniforme de colégio se transformam,
são ondas de carinho te envolvendo.
Como fugir ao mínimo objeto
ou recusar-se ao grande? Os temas passam,
eu sei que passarão, mas tu resistes,
e cresces como fogo, como casa,
como orvalho entre dedos,
na grama, que repousam.
Já agora te sigo a toda parte,
e te desejo e te perco, estou completo,
me destino, me faço tão sublime,
tão natural e cheio de segredos,
tão firme, tão fiel… Tal uma lâmina,
o povo, meu poema, te atravessa.
Carlos Drummond de Andrade. A rosa do povo.
Considere as seguintes afirmações:
As concepções relativas à poesia que se podem
corretamente deduzir do excerto do poema de
Drummond comportam os seguintes traços ou
características:
I O poema é tanto mais forte quanto mais se abre para
as várias dimensões da vida coletiva.
II A integração do poema na realidade objetiva não
anula a subjetividade do eu lírico; ao contrário, ela lhe
confere vigor renovado.
III O caráter participante ou empenhado da literatura se
coaduna perfeitamente com sua integridade estética.
Está correto o que se afirma em
- A)II e III, apenas.
- B)I, apenas.
- C)I, II e III.
- D)I e III, apenas.
- E)I e II, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O excerto do poema A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, revela uma poesia profundamente engajada com a realidade, sem perder sua força lírica e subjetiva. O texto apresenta uma linguagem que oscila entre o íntimo e o coletivo, demonstrando como a poesia pode ser ao mesmo tempo pessoal e universal. Analisando as afirmações propostas, é possível identificar que todas estão corretas, pois refletem as concepções poéticas presentes no trecho.
A primeira afirmação (I) destaca que o poema ganha força ao se abrir para as múltiplas dimensões da vida coletiva. Isso se evidencia nos versos que mencionam objetos cotidianos, como "livros, cartas e remédios", e espaços comuns, como "o bonde, a rua", transformados em "ondas de carinho". Drummond mostra que a poesia se alimenta do mundo ao redor, tornando-se mais potente quando dialoga com a experiência compartilhada.
A segunda afirmação (II) ressalta que a integração do poema na realidade objetiva não anula a subjetividade do eu lírico, mas a revitaliza. O verso "eu sei que passarão, mas tu resistes" reforça a permanência do sentimento lírico, que se fortalece mesmo diante da transitoriedade dos temas. A voz poética mantém sua individualidade, ainda que mergulhada no coletivo.
Por fim, a terceira afirmação (III) aponta que o caráter participante da literatura não compromete sua integridade estética. Drummond prova isso ao unir engajamento e beleza poética, como em "o povo, meu poema, te atravessa", onde a linguagem mantém sua densidade simbólica mesmo ao tratar de um tema social. Assim, as três afirmações estão corretas, revelando a complexidade e a riqueza da poesia drummondiana.
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