Os excertos a seguir são de Cecília Meireles e Carpinejar, respectivamente. “Minhas mãos ainda estão molhadas do azul das ondas entreabertas, e a cor que escorre dos meus dedos colore as areias desertas”. (MEIRELES, 2000, p. 27). “A matilha dos filhos fareja o sonho inacabado, perseguindo tua lapela castanha, o açúcar do linho, olor de café aquecido”. (CARPINEJAR, 2008, p. 58-59). Em ambas as composições, os versos acima revelam que o sujeito lírico tem do mundo uma percepção
Os excertos a seguir são de Cecília Meireles e Carpinejar, respectivamente.
“Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre dos meus dedos
colore as areias desertas”.
(MEIRELES, 2000, p. 27).
“A matilha dos filhos
fareja o sonho inacabado,
perseguindo tua lapela castanha,
o açúcar do linho,
olor de café aquecido”.
(CARPINEJAR, 2008, p. 58-59).
Em ambas as composições, os versos acima revelam que o sujeito lírico tem do
mundo uma percepção
- A)onírica.
- B)sentimental.
- C)racional.
- D)sensorial.
- E)emotiva.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Os excertos de Cecília Meireles e Carpinejar apresentam uma riqueza de imagens que evidenciam a percepção sensorial do sujeito lírico em relação ao mundo. Em ambos os poemas, os elementos descritos estão intimamente ligados aos sentidos, criando uma experiência vívida e palpável para o leitor.
No trecho de Cecília Meireles, a imagem das mãos "molhadas do azul das ondas" e a cor que escorre pelos dedos, tingindo as areias, remetem ao tato e à visão. A poeta capta nuances cromáticas e texturas, transformando o abstrato em algo concreto por meio da sensorialidade. Já em Carpinejar, os versos trazem referências olfativas ("olor de café aquecido") e táteis ("o açúcar do linho"), além da imagem visual da "lapela castanha". A matilha que fareja o sonho inacabado também reforça a ideia de uma percepção aguçada, que vai além do racional ou puramente emotivo.
Embora haja elementos oníricos e emotivos em ambos os textos, o que os une de forma mais marcante é justamente a abordagem sensorial. Os poetas não apenas descrevem emoções ou racionalizam experiências, mas as traduzem por meio de sensações físicas e percepções concretas do mundo. Dessa forma, a alternativa que melhor define a percepção do sujeito lírico nesses versos é a D) sensorial, pois é através dos sentidos que a experiência poética se constrói.
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