Questões Sobre Modernismo - Literatura - concurso
Questão 51
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia
o excerto do romance Viva o povo brasileiro, de
João Ubaldo Ribeiro.
– O senhor sabe quem foi Dadinha, meu avô?
– Então não sei? Não foi nada, não foi coisa nenhuma,
foi uma velha gorda, corró, mentirosa, safadosa…
– Não foi minha bisavó? Mãe de Turíbio Cafubá?
– Mãe de… Quem é que está te contando essas coisas?
Isso é negócio daquele velho broco Zé Pinto,
eu vou pegar um cacete e tacar umas porretadas
na cabeça dele, para ele deixar de ser abelhudo e
enxerido, quem é que tá te contando essas coisas?
– Por que o senhor não me conta também? O nome
de minha mãe, o nome verdadeiro, era Naê? Quem
foi o caboco Capiroba?
– Caboco capiroba? E nunca teve nenhuns cabocos
Capirobas, menina, nunca teve nada disso, isso é
tudo lenda! Mas será possível que eu te mando para
a escola com pensionato, te boto com a melhor professora,
[…] e tu agora resolve crescer com rabo de
cavalo, desaprender, se prepara pra ser uma nega
preta veia, em vez de gente?
Com base no texto e na obra de João Ubaldo Ribeiro,
analise as afirmativas.
I. A neta tem alguma consciência de suas raízes e
procura conhecer sua genealogia.
II. O avô recusa-se a falar dos antepassados da
neta, pois considera o assunto vergonhoso.
III. No seu romance Sargento Getúlio, João Ubaldo
Ribeiro propõe um longo monólogo de um
Sargento da Polícia Militar, aproximando-se esteticamente
de uma variante caboclo-sertaneja,
também presente em Guimarães Rosa.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
- A)I, apenas.
- B)II, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)II e III, apenas.
- E)I, II, III.
A alternativa correta é E)
O excerto de Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, apresenta um diálogo tenso entre uma neta e seu avô, revelando conflitos identitários e memórias familiares. Analisando as afirmativas, é possível confirmar que todas estão corretas.
I. A neta demonstra clara consciência de suas raízes ao questionar o avô sobre seus antepassados, como Dadinha, Turíbio Cafubá e o caboco Capiroba. Sua busca por informações indica um desejo de compreender sua genealogia e história familiar.
II. O avô reage com hostilidade e negação às perguntas da neta, desqualificando os antepassados ("velha gorda, corró, mentirosa") e classificando as histórias como "lenda". Sua reação sugere vergonha ou rejeição desse passado, reforçando a ideia de que ele evita abordar o assunto.
III. Embora o trecho não trate diretamente de Sargento Getúlio, a afirmativa está correta ao mencionar a estética linguística de João Ubaldo Ribeiro, que, assim como Guimarães Rosa, incorpora variantes regionais em sua obra, incluindo a fala caboclo-sertaneja.
Portanto, a alternativa E) I, II, III é a correta, pois todas as afirmativas estão em consonância com o texto e a obra do autor.
Questão 52
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o
excerto do texto dramático O auto da Compadecida,
de Ariano Suassuna.
MANUEL – Sim, é Manuel, o Leão de Judá, o Filho
de Davi. Levantem-se todos pois vão ser julgados.
JOÃO GRILO – Apesar de ser um sertanejo pobre e
amarelo, sinto que estou diante de uma grande figura.
Não quero faltar com o respeito a uma pessoa tão
importante, mas, se não me engano, aquele sujeito
acaba de chamar o senhor de Manuel.
MANUEL – Foi isso mesmo, João. Esse é um dos
meus nomes, mas você pode me chamar também
de Jesus, de Senhor, de Deus… Ele gosta de me
chamar de Manuel ou Emanuel, porque assim quer
se persuadir de que sou somente homem. Mas você,
se quiser, pode me chamar de Jesus.
JOÃO GRILO – Jesus?
MANUEL – Sim.
JOÃO GRILO – Mas espere, o senhor é que é Jesus?
MANUEL – Sou.
JOÃO GRILO – Aquele a quem chamavam Cristo?
JESUS – A quem chamavam, não, que era Cristo.
Sou, por quê?
JOÃO GRILO – Porque… não é lhe faltando com
o respeito não, mas eu pensava que o senhor era
muito menos queimado. […] A cor pode não ser das
melhores, mas o senhor fala bem que faz gosto. […]
MANUEL – Muito obrigado, João, mas agora é sua
vez. Você é cheio de preconceito de raça. Vim hoje
assim de propósito, porque sabia que ia despertar
comentários. Que vergonha! Eu, Jesus, nasci branco
e quis nascer judeu, como podia ter nascido preto.
Para mim tanto faz um branco ou um preto. Você pensa
que sou americano para ter preconceito de raça?
Com base no diálogo e na obra literária de Ariano
Suassuna, analise as afirmativas.
I. João Grilo mostra-se desrespeitoso diante de
um Jesus negro, que não corresponde às suas
expectativas.
II. Na sua fala, Manuel demostra que o valor das
pessoas independe da cor da pele.
III. O companheiro inseparável de João Grilo, Chicó,
é um contador de estórias que se caracteriza
como uma espécie de mentiroso ingênuo.
IV. A obra dramática de Ariano Suassuna mostra-se
alinhada a uma tradição literária ibérica que
apresenta obras fundacionais, como o Auto da
barca do Inferno, de Gil Vicente.
Estão corretas as afirmativas
- A)I e II, apenas.
- B)III e IV, apenas.
- C)I, II e III, apenas.
- D)II, III e IV, apenas.
- E)I, II, III, IV.
A alternativa correta é D)
O excerto de O auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, apresenta um diálogo rico em significados, abordando temas como preconceito racial e a humanização de figuras divinas. A análise das afirmativas revela aspectos importantes da obra e sua relação com a tradição literária.
Afirmativa I: João Grilo demonstra certa surpresa ao se deparar com um Jesus negro, mas sua reação não chega a ser desrespeitosa. Ele expressa uma visão limitada, fruto de preconceitos internalizados, mas mantém um tom de admiração e respeito. Portanto, a afirmativa I está incorreta.
Afirmativa II: Manuel (Jesus) critica o preconceito racial de João Grilo, afirmando que, para ele, tanto faz a cor da pele. Essa fala reforça a ideia de que o valor humano transcende características físicas, alinhando-se a uma mensagem de igualdade. Logo, a afirmativa II está correta.
Afirmativa III: Embora o excerto não mencione Chicó, ele é de fato um personagem marcante na obra, conhecido por suas histórias exageradas e ingênuas. Essa caracterização está presente na narrativa de Suassuna, tornando a afirmativa III correta.
Afirmativa IV: A obra de Suassuna dialoga com a tradição do teatro vicentino, especialmente com peças como Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, tanto na estrutura quanto na crítica social e moral. Assim, a afirmativa IV também está correta.
Portanto, as afirmativas corretas são II, III e IV, correspondendo à alternativa D).
Questão 53
Ilustram corretamente o Modernismo brasileiro, os grandes autores e suas respectivas obras, EXCETO:
- A)Clarice Lispector – A Hora da Estrela.
- B)Graciliano Ramos – Vidas Secas.
- C)Guimarães Rosa – Grande Sertão: Veredas.
- D)Machado de Assis – Dom Casmurro.
A alternativa correta é D)
Ilustram corretamente o Modernismo brasileiro, os grandes autores e suas respectivas obras, EXCETO:
- A) Clarice Lispector – A Hora da Estrela.
- B) Graciliano Ramos – Vidas Secas.
- C) Guimarães Rosa – Grande Sertão: Veredas.
- D) Machado de Assis – Dom Casmurro.
O gabarito correto é D), pois Machado de Assis pertence ao Realismo brasileiro, movimento literário anterior ao Modernismo. Sua obra Dom Casmurro, publicada em 1899, é um marco do Realismo, enquanto as demais opções representam autores modernistas e suas obras emblemáticas, alinhadas às inovações estéticas e temáticas do movimento modernista no Brasil.
Questão 54
Com base no poema, assinale a alternativa INCORRETA:
- A)O poema é de autoria de Fernando Pessoa, um dos mais célebres escritores da língua portuguesa, que deu vida a três famosos heterônimos: Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.
- B)“Mar português" foi retirado de Mensagem, único livro publicado em vida, em língua portuguesa, por seu autor – obra que já tematiza a decadência lusitana percebida no início do século XX.
- C)O poema trabalha com a ambivalência simbólica do mar, uma vez que ele foi o palco para grandes conquistas lusitanas, no período das navegações, mas também representa o cenário tenebroso de naufrágios e outras desgraças.
- D)Os versos, de certa forma, questionam a glorificação lusitana do tempo do Império, já que lançam indagações a respeito dessa era de ouro. Por isso, podemos considerar este poema como um contraponto ao épico e nacionalista Os Lusíadas, de Camões.
- E)Por ser modernista, observamos que este soneto rompe com a tradição literária, apresentando uma métrica livre, ainda que com rimas emparelhadas (AABBCC).
A alternativa correta é E)
O poema "Mar Português", de Fernando Pessoa, é uma reflexão profunda sobre a relação ambivalente entre Portugal e o mar, elemento que marcou tanto a glória quanto o sofrimento da nação. O texto evoca as conquistas marítimas portuguesas, mas também as perdas humanas e os sacrifícios envolvidos nessa jornada. A análise das alternativas revela que a opção incorreta é a letra E), pois o poema não é um soneto e tampouco apresenta métrica livre, mantendo-se dentro de uma estrutura tradicional.
A alternativa A) está correta ao identificar Fernando Pessoa como autor do poema e mencionar seus heterônimos mais conhecidos. Pessoa é, de fato, um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa, e sua obra "Mar Português" integra o livro Mensagem, conforme apontado na alternativa B), que também está correta. Mensagem é uma obra singular, que aborda o declínio do império português no século XX, contrastando com o período áureo das navegações.
A dualidade do mar como símbolo de conquista e tragédia é corretamente destacada na alternativa C). O poema retrata essa ambiguidade ao mesmo tempo que celebra a coragem dos navegantes, reconhecendo o preço pago por suas aventuras. Já a alternativa D) está correta ao apontar o questionamento presente nos versos, que problematizam a glorificação do passado imperial, estabelecendo um diálogo crítico com a epopeia camoniana.
A alternativa E), no entanto, é incorreta. O poema não é um soneto — forma fixa composta por 14 versos —, nem possui métrica livre. Além disso, suas rimas seguem um padrão específico, mas não o esquema AABBCC mencionado. Portanto, a afirmação de que o poema rompe com a tradição por ser modernista não se sustenta, já que Pessoa, mesmo inovador, muitas vezes trabalhou dentro de estruturas clássicas.
Questão 55
Texto para responder a questão.
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Oswald de Andrade
Sobre o Movimento Modernista, que teve em Oswald de Andrade um de seus principais representantes, assinale a alternativa correta.
- A)No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1925, na cidade de São Paulo.
- B)Na primeira fase do Modernismo, ou seja, após a Semana de Arte Moderna, não se observa compromisso dos artistas com a renovação estética que se beneficia pelas relações com as vanguardas europeias, como cubismo, surrealismo, futurismo, entre outras.
- C)Apesar da força do movimento literário modernista, pode-se dizer que a música, a arquitetura e também as artes plásticas, com destaque para a pintura, tiveram grande importância nesse contexto.
- D)Não interessava aos modernistas romper com os paradigmas (modelos) do tradicionalismo cultural.
- E)Sob o enfoque Modernista, principalmente na primeira fase, a construção da imagem brasileira se distanciava do povo e da realidade popular.
A alternativa correta é C)
O poema Pronominais, de Oswald de Andrade, exemplifica a essência do Modernismo brasileiro ao romper com as normas gramaticais rígidas e valorizar a linguagem coloquial do povo. O movimento modernista, que teve na Semana de Arte Moderna de 1922 seu marco inicial, buscava uma renovação estética e cultural, incorporando influências das vanguardas europeias e valorizando a identidade nacional.
A alternativa correta é a C), pois o Modernismo não se limitou à literatura. A música, com compositores como Villa-Lobos, a arquitetura, com nomes como Gregori Warchavchik, e as artes plásticas, representadas por Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, tiveram papel fundamental na construção desse movimento plural e inovador.
As demais alternativas estão incorretas: a Semana de Arte Moderna ocorreu em 1922 (não em 1925); a primeira fase modernista foi marcada justamente pelo compromisso com a renovação estética; os modernistas buscavam romper com os paradigmas tradicionais; e a construção da imagem brasileira no Modernismo aproximava-se da realidade popular, não se distanciando dela.
Questão 56
Sobre o Modernismo brasileiro, assinale a alternativa incorreta.
- A)O Modernismo brasileiro teve como ponto culminante a Semana de Arte Moderna, entretanto, as ideias modernistas já rondavam o país antes da Semana de Arte Moderna de 1922.
- B)O conhecimento das correntes de vanguarda e o desejo de concretizar uma arte brasileira que valorizasse o nacional e acabasse com as imitações europeias, possibilitaram o início do Modernismo no Brasil.
- C)A princípio, os modernistas eram contrários a tudo o que estava instituído. A Semana de Arte Moderna sintetizou muito bem essa característica da 1ª fase, ao apresentar originalidade, polêmica e deboche.
- D)Não interessava aos modernistas romper com os paradigmas (modelos) do tradicionalismo cultural.
- E)As artes plásticas tiveram uma participação de grande importância no Modernismo, contando com nomes como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.
A alternativa correta é D)
O Modernismo brasileiro e a ruptura com o tradicionalismo
O Modernismo brasileiro foi um movimento artístico e cultural que marcou profundamente a identidade nacional, tendo como marco inicial a Semana de Arte Moderna de 1922. Conforme apresentado nas alternativas, é evidente que a opção D está incorreta, pois contradiz a essência do movimento modernista, que tinha como um de seus principais objetivos justamente romper com os paradigmas tradicionais.
As demais alternativas apresentam características fundamentais do Modernismo. A letra A destaca que, embora a Semana de 1922 tenha sido o ápice, as ideias modernistas já circulavam anteriormente. A letra B reforça o desejo dos artistas de criar uma arte genuinamente brasileira, livre das amarras europeias. Já a letra C ressalta o caráter revolucionário e provocativo da primeira fase do movimento, enquanto a letra E reconhece a importância das artes plásticas, com figuras icônicas como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.
Portanto, a alternativa D é a única que não se alinha com os ideais modernistas, uma vez que o movimento buscava, acima de tudo, a transformação radical da cultura e da arte brasileira, rejeitando os modelos conservadores do passado.
Questão 57
Brasil será sede de Copa de Robôs
A RoboCup, uma competição internacional de robótica, será realizada entre os dias 19 e 25 de julho, em João Pessoa, na Paraíba. Segundo Alexandre da Silva Simões, professor da Unesp de Sorocaba, de São Paulo, e um dos organizadores da competição, o objetivo é aproveitar o clima de Copa do Mundo no país e divulgar o setor de robótica com a “Copa dos Robôs”.
Simões, que é doutor em engenharia elétrica e vice-diretor do campus de Sorocaba, ministra aulas para o curso de engenharia de controle de automação. Ele conta que uma das principais modalidades do evento é o futebol de robôs, em que os competidores devem fazer com que os protótipos joguem futebol com regras semelhantes às da Fifa sem qualquer interferência humana.
A disputa é dividida em diferentes categorias: Robôs com rodas, robôs com pernas, robôs com tamanho de crianças e também com tamanho de adultos. Segundo Simões, cada categoria tem suas dificuldades técnicas.
O professor já participou de diversas competições robóticas e conta que resolveu trazer para o Brasil a RoboCup por ser um dos principais eventos do tipo. Segundo o engenheiro, esta será a primeira vez que o país sediará a competição depois de passar por um processo de seleção bem semelhante ao dos países que se candidatam na Fifa a receber a Copa do Mundo.
A candidatura foi registrada em 2011 e após várias etapas de avaliação, houve a oficialização do país como sede em julho de 2012.
Para Simões, o grande desafio do evento é a parte de logística, já que “atletas” de vários países vão participar da RoboCup. Será preciso gerenciar toda a importação de milhares de robôs que chegarão de todos os cantos do mundo e estabelecer redes credenciadas de hotel para quatro mil estrangeiros. Também será necessário providenciar instalação elétrica para quase 3 mil pontos de energias nos pavilhões e instalar mais de quinhentos pontos de rede.
Disponível em: http://noticias.r7.com/tecnologia-e- ciencia
Famoso por escrever sonetos, Vinícius de Moraes, imortalizou a literatura nacional com poemas como: “Soneto de Fidelidade”, “Soneto de Separação” e “Soneto do Amor Total”. O que é soneto?
- A)Forma poética composta por dois quartetos e dois tercetos.
- B)Versos com rimas ricas.
- C)Estilo literário do século XV.
- D)Texto em prosa.
A alternativa correta é A)
Brasil será sede de Copa de Robôs
A RoboCup, uma competição internacional de robótica, será realizada entre os dias 19 e 25 de julho, em João Pessoa, na Paraíba. Segundo Alexandre da Silva Simões, professor da Unesp de Sorocaba, de São Paulo, e um dos organizadores da competição, o objetivo é aproveitar o clima de Copa do Mundo no país e divulgar o setor de robótica com a "Copa dos Robôs".
Simões, que é doutor em engenharia elétrica e vice-diretor do campus de Sorocaba, ministra aulas para o curso de engenharia de controle de automação. Ele conta que uma das principais modalidades do evento é o futebol de robôs, em que os competidores devem fazer com que os protótipos joguem futebol com regras semelhantes às da Fifa sem qualquer interferência humana.
A disputa é dividida em diferentes categorias: Robôs com rodas, robôs com pernas, robôs com tamanho de crianças e também com tamanho de adultos. Segundo Simões, cada categoria tem suas dificuldades técnicas.
O professor já participou de diversas competições robóticas e conta que resolveu trazer para o Brasil a RoboCup por ser um dos principais eventos do tipo. Segundo o engenheiro, esta será a primeira vez que o país sediará a competição depois de passar por um processo de seleção bem semelhante ao dos países que se candidatam na Fifa a receber a Copa do Mundo.
A candidatura foi registrada em 2011 e após várias etapas de avaliação, houve a oficialização do país como sede em julho de 2012.
Para Simões, o grande desafio do evento é a parte de logística, já que "atletas" de vários países vão participar da RoboCup. Será preciso gerenciar toda a importação de milhares de robôs que chegarão de todos os cantos do mundo e estabelecer redes credenciadas de hotel para quatro mil estrangeiros. Também será necessário providenciar instalação elétrica para quase 3 mil pontos de energias nos pavilhões e instalar mais de quinhentos pontos de rede.
Disponível em: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia
Famoso por escrever sonetos, Vinícius de Moraes imortalizou a literatura nacional com poemas como: “Soneto de Fidelidade”, “Soneto de Separação” e “Soneto do Amor Total”. O que é soneto?
- A) Forma poética composta por dois quartetos e dois tercetos.
- B) Versos com rimas ricas.
- C) Estilo literário do século XV.
- D) Texto em prosa.
O gabarito correto é A).
Questão 58
É correto afirmar, em relação à poesia do segundo momento modernista brasileiro, que
- A)deixa de ser influenciada por Mário e Oswald de Andrade.
- B)o poeta para de se questionar como indivíduo e como artista.
- C)amadurece e amplia as conquistas da geração anterior.
- D)fortalece a busca pela poesia construtiva e apolitizada.
- E)se liberta das profundas transformações ocorridas no período.
A alternativa correta é C)
É correto afirmar, em relação à poesia do segundo momento modernista brasileiro, que:
- A) deixa de ser influenciada por Mário e Oswald de Andrade.
- B) o poeta para de se questionar como indivíduo e como artista.
- C) amadurece e amplia as conquistas da geração anterior.
- D) fortalece a busca pela poesia construtiva e apolitizada.
- E) se liberta das profundas transformações ocorridas no período.
O gabarito correto é C), pois a poesia do segundo momento modernista brasileiro não apenas consolidou as inovações estéticas e temáticas introduzidas pela primeira geração modernista, representada por Mário e Oswald de Andrade, mas também as desenvolveu com maior profundidade e maturidade. Nessa fase, os poetas continuaram a explorar questões sociais, políticas e existenciais, além de aprimorar a linguagem poética, mantendo um diálogo crítico com o contexto histórico do país.
Questão 59
A sociedade brasileira, na década de 20, do século XX, presenciou o florescimento de um movimento artístico e literário que tinha como mote a ruptura com os padrões estéticos europeus. Para propagar o ideário modernista, os representantes desse movimento elaboraram e divulgaram vários manifestos. Assinale a alternativa que apresenta o nome do movimento, organizado pelos intelectuais Ascânio Lopes, Guilhermino César, Francisco Inácio Peixoto e Enrique de Resende, dentre outros, que, com um discurso irreverente, despolarizou a discussão modernista das metrópoles para o interior.
- A)Verde.
- B)A Revista.
- C)Pau-Brasil.
- D)Verde Amarelo.
A alternativa correta é A)
O movimento modernista brasileiro, que ganhou força na década de 1920, foi um marco na história cultural do país, representando uma ruptura com as tradições estéticas europeias e a busca por uma identidade nacional autêntica. Dentro desse contexto, diversos grupos e manifestos surgiram para defender e propagar os ideais modernistas, cada um com suas particularidades e abordagens.
Entre esses movimentos, destaca-se o Verde, organizado por intelectuais como Ascânio Lopes, Guilhermino César, Francisco Inácio Peixoto e Enrique de Resende. Esse grupo se caracterizou por um discurso irreverente e descontraído, que ajudou a despolarizar o debate modernista, levando-o das grandes metrópoles para o interior do país. O movimento Verde foi uma resposta à necessidade de expandir as discussões artísticas e literárias, incluindo vozes que estavam à margem dos grandes centros urbanos.
O nome "Verde" simbolizava não apenas a cor, mas também uma conexão com a natureza e o nacionalismo, temas caros ao modernismo brasileiro. Ao contrário de outros movimentos mais radicais, como o Pau-Brasil ou a Antropofagia, o Verde adotou uma postura mais conciliadora, sem perder o caráter inovador e crítico.
Portanto, a alternativa correta é a letra A) Verde, que representa esse importante capítulo do modernismo brasileiro e sua contribuição para a democratização da cultura no país.
Questão 60
Camelôs
Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo que
engraçado
E as canetinhas-tinteiro que jamais escreverão coisa
alguma.
Alegria das calçadas
Uns falam pelos cotovelos:
— “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu filho, vai
buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu…”
Outros, coitados, têm a língua atada.
Todos porém sabem mexer nos cordéis como o tino
ingênuo de
demiurgos de inutilidades.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da
meninice…
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes
uma lição de infância.
BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
Uma das diretrizes do Modernismo foi a percepção de elementos do cotidiano como matéria de inspiração poética. O poema de Manuel Bandeira exemplifica essa tendência e alcança expressividade porque
- A)realiza um inventário dos elementos lúdicos tradicionais da criança brasileira.
- B)promove uma reflexão sobre a realidade de pobreza dos centros urbanos.
- C)traduz em linguagem lírica o mosaico de elementos de significação corriqueira.
- D)introduz a interlocução como mecanismo de construção de uma poética nova.
- E)constata a condição melancólica dos homens distantes da simplicidade infantil.
A alternativa correta é C)
Camelôs e a Poética do Cotidiano em Manuel Bandeira
O poema de Manuel Bandeira, presente em Estrela da Vida Inteira, celebra a figura do camelô como um artífice de pequenas maravilhas cotidianas. Ao descrever brinquedos simples e efêmeros – como balõezinhos coloridos, macaquinhos de corda e canetinhas que "jamais escreverão coisa alguma" –, o poeta transforma o trivial em matéria lírica, exemplificando uma das principais diretrizes do Modernismo: a valorização estética do ordinário.
A opção C) é a que melhor sintetiza a força do texto, pois Bandeira não apenas cataloga brinquedos (como sugere a alternativa A), mas transfigura esses objetos banais através de uma linguagem que mescla afetividade e ironia sutil. O "mosaico de elementos corriqueiros" ganha densidade poética justamente por ser apresentado como parte de um ritual urbano – o camelô que, com seu "tino ingênuo de demiurgos", tece narrativas mínimas que resgatam "os mitos heroicos da meninice".
Embora o poema tangencie questões sociais (alternativa B), seu foco não é a denúncia, mas a epifania do comum. A "lição de infância" oferecida aos "homens preocupados ou tristes" surge menos como constatação melancólica (E) e mais como convite a um olhar renovado sobre o mundo – típico do projeto modernista de ressignificação do Brasil através de seus detalhes aparentemente insignificantes.