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Questões Sobre Modernismo - Literatura - concurso

Questão 61

“Tudo era matéria às curiosidades de Capitu. Caso houve, porém, no qual não sei se aprendeu
ou se ensinou, ou se fez ambas as coisas, como eu. É o que contarei no outro capítulo. Neste
direi somente que, passados alguns dias do ajuste com o agregado, fui ver a minha amiga;
eram dez horas da manhã. D. Fortunata, que estava no quintal, nem esperou que eu lhe
perguntasse pela filha.
– Está na sala penteando o cabelo, disse-me; vá devagarzinho para lhe pregar um susto.”

                                       MACHADO DE ASSIS. Dom Casmurro. São Paulo: editora Ática, 1989. P.45

“Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham
caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas
como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas.
Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através
dos galhos pelados da catinga rala.”

                                                             RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Record, 1982. P. 9.

“—— estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender. Tentando dar a alguém o
que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi,
tenho medo dessa desorganização profunda. Não confio no que me aconteceu. Aconteceu-me
alguma coisa que eu, pelo fato de não a saber como viver, vivi uma outra? A isso quereria
chamar de desorganização, e teria a segurança de me aventurar, porque saberia depois para
onde voltar: para a organização anterior. A isso prefiro chamar desorganização pois não quero
me confirmar no que vivi – na confirmação de mim eu perderia o mundo como eu o tinha, e sei
que não tenho capacidade para outro.”

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H.. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1990.p.15.

Com base nos três excertos apresentados, assinale a alternativa CORRETA.

  • A)Nos excertos apresentados, Graciliano Ramos e Clarice Lispector, autores da 3ª fase do Modernismo, fazem uso do fluxo da consciência como recurso estilístico para representar temas universais.
  • B)O trecho de Dom Casmurro retoma a temática clássica em Machado de Assis: as cenas do cotidiano simples, marcado por acontecimentos que não envolvem tensão das personagens, que se mantêm planas do começo ao fim das obras.
  • C)O trecho de Vidas Secas ilustra características da 2ª fase Modernista, em que o objetivo maior era a ruptura com os movimentos literários anteriores e, ao mesmo tempo, a volta ao passado. Por essa razão, a exemplo do que ocorria no Romantismo, Graciliano Ramos caracteriza suas personagens de forma idealizada, comparável ao que fez José de Alencar, em Iracema, por exemplo.
  • D)Nos três excertos, percebe-se a interferência do narrador na história com o objetivo de estabelecer diálogo com o leitor. Tal estratégia busca envolver quem lê para que participe do enredo e dê a ele maior credibilidade.
  • E)O excerto da obra de Clarice Lispector ilustra a profundidade reflexiva que marca a terceira fase do Modernismo. Nele, a autora se utiliza do monólogo interior e do fluxo da consciência para representar seu conflito diante do que viveu e do que gostaria de ter vivido.
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A alternativa correta é E)

O excerto de Clarice Lispector, presente em A paixão segundo G.H., ilustra a profundidade reflexiva característica da terceira fase do Modernismo brasileiro. Nesse trecho, a autora emprega o monólogo interior e o fluxo da consciência para explorar o conflito existencial da personagem, que busca compreender suas próprias experiências e questiona a validade do que viveu. A linguagem introspectiva e a falta de linearidade na narrativa são marcas do estilo lispectoriano, que mergulha na subjetividade humana de maneira inovadora.

Em contraste, o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, apresenta uma narrativa mais objetiva, embora irônica, centrada em um momento cotidiano entre as personagens. Já o fragmento de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, retrata a seca e a luta pela sobrevivência no sertão nordestino, com uma linguagem econômica e direta, típica do regionalismo crítico da segunda fase modernista.

A alternativa E) é a correta porque capta com precisão a essência do excerto de Clarice Lispector, destacando sua abordagem psicológica e o uso de técnicas narrativas modernistas para expressar a complexidade da experiência humana.

Questão 62

O movimento modernista no Brasil contou com três gerações: a primeira foi de 1922 a 1930, a segunda de 1930 a 1945 e a terceira teve seu início em 1945, cujo objetivo era de renovar os meios de expressão: 

 Com relação as gerações que compõe o período modernista é incorreto afirmar que a poesia:

  • A)A poesia da segunda geração foi, essencialmente, uma poesia de questionamento: da existência humana, do sentimento de “estar-no-mundo”, da inquietação social, religiosa, filosófica, amorosa.
  • B)A primeira geração tem uma postura negadora e destrutiva de todo academicismo (o nacional e o importado) – a métrica, a rima, a linguagem de dicionário, a linearidade do discurso, o sentimentalismo romântico, o racionalismo realista-naturalista.
  • C)Os poetas da terceira geração são chamados “poetas de cosmovisão”, pois possuem aguda percepção do tempo em que vivem e da necessidade de transformá-lo pelos caminhos escolhidos por sua sensibilidade poética.
  • D)A geração de 45 tinha o princípio de que “a poesia é a arte da palavra” que implicava a alteração de pontos de vista da poesia de 30, que já tinha sido social, político, religioso, filosófico.
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A alternativa correta é C)

O movimento modernista no Brasil é um marco fundamental na história da literatura nacional, dividido em três gerações distintas, cada uma com suas características e objetivos. A primeira geração (1922-1930) destacou-se por sua postura radical contra o academicismo, buscando romper com as tradições literárias estabelecidas. A segunda geração (1930-1945) aprofundou questões existenciais e sociais, enquanto a terceira (a partir de 1945) buscou renovar os meios de expressão artística.

Analisando as alternativas apresentadas, é incorreto afirmar que os poetas da terceira geração são chamados de "poetas de cosmovisão" (alternativa C). Essa denominação não corresponde à realidade do movimento, pois a terceira geração modernista estava mais voltada para a experimentação formal e a busca por novas linguagens poéticas, sem necessariamente assumir um caráter universal ou transformador como sugere o termo "cosmovisão".

As demais alternativas descrevem corretamente aspectos das gerações modernistas: a poesia questionadora da segunda geração (A), o caráter destrutivo da primeira geração em relação ao academicismo (B), e o princípio da geração de 45 sobre a poesia como arte da palavra (D). Portanto, a resposta correta é de fato a alternativa C, por apresentar uma afirmação que não condiz com as características reais da terceira geração modernista.

Questão 63

SONETO DE MAIO

(Vinícius de Moraes)


Suavemente Maio se insinua 

Por entre os véus de Abril, o mês cruel 

E lava o ar de anil, alegra a rua 

Alumbra os astros e aproxima o céu.


Até a lua, a casta e branca lua

Esquecido o pudor, baixa o dossel

E em seu leito de plumas fica nua

A destilar seu luminoso mel.


Raia a aurora tão tímida e tão frágil 

Que através do seu corpo transparente 

Dir-se-ia poder-se ver o rosto 


Carregado de inveja e de presságio 

Dos irmãos Junho e Julho, friamente 

Preparando as catástrofes de Agosto…


Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br

O poeta Vinícius de Moraes é representante de qual Escola Literária Brasileira?

  • A)Trovadorismo.
  • B)Parnasianismo.
  • C)Romantismo.
  • D)2ª Geração do Modernismo.
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A alternativa correta é D)

O poeta Vinícius de Moraes é um dos grandes nomes da literatura brasileira, e sua obra está associada à Segunda Geração do Modernismo. Essa fase do Modernismo, que se estendeu aproximadamente entre 1930 e 1945, foi marcada por uma maior liberdade formal, a exploração de temas cotidianos e uma linguagem mais coloquial, sem perder a profundidade poética.

No Soneto de Maio, é possível observar características modernistas, como a musicalidade e a sensibilidade lírica, aliadas a uma estrutura clássica (o soneto). Vinícius de Moraes consegue unir tradição e inovação, um traço marcante de sua poesia. Sua linguagem é fluida e evocativa, explorando imagens naturais e sentimentos humanos de maneira refinada.

Embora o poema apresente elementos formais que remetem a escolas anteriores, como o Parnasianismo (pela preocupação estética) e o Romantismo (pela subjetividade), sua essência está alinhada ao Modernismo. A Segunda Geração modernista, da qual Vinícius fez parte, trouxe uma poesia mais introspectiva e universal, sem abandonar as conquistas estéticas da primeira fase modernista.

Portanto, a resposta correta é D) 2ª Geração do Modernismo, pois Vinícius de Moraes consolidou-se como um dos principais poetas desse período, contribuindo para a renovação da poesia brasileira com sua voz única e atemporal.

Questão 64

INSTRUÇÃO: O ano de 1922 trouxe muito barulho ao cenário das letras brasileiras. Para responder à questão , preencha as lacunas do texto relacionado a dois dos mais representativos articuladores desta época.

Mario de Andrade e __________ são considerados os principais nomes do __________ brasileiro, movimento que, entre outras características, apresentava __________ e __________.

A alternativa que completa o excerto adequadamente é:



  • A)Oswald de Andrade – Modernismo – uma liberdade formal – um ideário nacionalista
  • B)Augusto dos Anjos – Pré-Modernismo – um cientificismo grotesco – uma ideologia de vanguarda
  • C)Olavo Bilac – Modernismo – um vínculo com a razão – um pessimismo ideológico
  • D)Augusto dos Anjos – Pré-Modernismo – uma valorização do nacional – uma subversão expressionista
  • E)Oswald de Andrade – Futurismo – um convencionalismo da linguagem – um nacionalismo utópico
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A alternativa correta é A)

INSTRUÇÃO: O ano de 1922 trouxe muito barulho ao cenário das letras brasileiras. Para responder à questão, preencha as lacunas do texto relacionado a dois dos mais representativos articuladores desta época.

Mário de Andrade e Oswald de Andrade são considerados os principais nomes do Modernismo brasileiro, movimento que, entre outras características, apresentava uma liberdade formal e um ideário nacionalista.

A alternativa que completa o excerto adequadamente é:

  • A) Oswald de Andrade – Modernismo – uma liberdade formal – um ideário nacionalista
  • B) Augusto dos Anjos – Pré-Modernismo – um cientificismo grotesco – uma ideologia de vanguarda
  • C) Olavo Bilac – Modernismo – um vínculo com a razão – um pessimismo ideológico
  • D) Augusto dos Anjos – Pré-Modernismo – uma valorização do nacional – uma subversão expressionista
  • E) Oswald de Andrade – Futurismo – um convencionalismo da linguagem – um nacionalismo utópico

O gabarito correto é A).

Questão 65

O personagem Paulo Honório, presente no romance __________, apresenta- se tomado pelo ódio e pensa em matar a sua própria esposa, Madalena. Este magnífico romance de __________, além de tematizar a violência, também discute o contexto econômico e social da Revolução de 30.

  • A)Vidas Secas – Rubem Braga
  • B)São Bernardo – Graciliano Ramos
  • C)Os Sertões – Euclides da Cunha
  • D)Agosto – Rubem Fonseca
  • E)As Parceiras – Lya Luft
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A alternativa correta é B)

O personagem Paulo Honório, presente no romance São Bernardo, apresenta-se tomado pelo ódio e pensa em matar a sua própria esposa, Madalena. Este magnífico romance de Graciliano Ramos, além de tematizar a violência, também discute o contexto econômico e social da Revolução de 30.

A obra retrata a trajetória de Paulo Honório, um homem rústico e ambicioso que ascende socialmente através da aquisição da fazenda São Bernardo. Sua relação conturbada com Madalena, marcada por ciúmes e violência, reflete não apenas suas falhas pessoais, mas também as contradições de uma sociedade em transformação. A Revolução de 30 serve como pano de fundo para essa narrativa, evidenciando as tensões entre o arcaico e o moderno no Brasil da época.

Graciliano Ramos, mestre do realismo psicológico, constrói em São Bernardo uma crítica ácida aos valores da sociedade patriarcal e ao individualismo exacerbado. A linguagem seca e direta do autor intensifica o clima de opressão e desespero, tornando a obra um marco da literatura brasileira.

Questão 66

Analise as afirmativas sobre o Modernismo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É consenso entre os historiadores descrever o movimento com três fases distintas e bem separadas: de 22 a 30, de 30 a 45 e de 45 até nosso dias;

( ) Foi sintetizado, por Mario de Andrade, na conferência célebre de 1942, por três princípios: atualização da inteligência nacional, estabilização de uma consciência critica nacional e direito permanente à pesquisa estética;

( ) Há coincidência entre o evento político- início da atividade tenentista – e o literário – a Semana de Arte Moderna, um pregando renovação de costumes políticos e outro pregando renovação artística.

( ) Modernismo e Tenentismo surgem paralelamente e mantém contato acirrado, realizando ações conjuntas que demonstravam uma visão bastante homogênea entre representantes os políticos e os artistas.

( ) É razoável compreender o momento histórico da década de 20 como aquele em que artistas e militares representavam, ainda que inconscientemente, a mesma linha de aspirações de renovação do país.

  • A)F – V, – V – F – F
  • B)F – V – V – F – V
  • C)F – V – V – V – F
  • D)V – V – V – F – F
  • E)V – V – F – F – F
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A alternativa correta é B)

Analise as afirmativas sobre o Modernismo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( F ) É consenso entre os historiadores descrever o movimento com três fases distintas e bem separadas: de 22 a 30, de 30 a 45 e de 45 até nossos dias;

( V ) Foi sintetizado, por Mario de Andrade, na conferência célebre de 1942, por três princípios: atualização da inteligência nacional, estabilização de uma consciência crítica nacional e direito permanente à pesquisa estética;

( V ) Há coincidência entre o evento político - início da atividade tenentista - e o literário - a Semana de Arte Moderna, um pregando renovação de costumes políticos e outro pregando renovação artística.

( F ) Modernismo e Tenentismo surgem paralelamente e mantêm contato acirrado, realizando ações conjuntas que demonstravam uma visão bastante homogênea entre representantes políticos e os artistas.

( V ) É razoável compreender o momento histórico da década de 20 como aquele em que artistas e militares representavam, ainda que inconscientemente, a mesma linha de aspirações de renovação do país.

O gabarito correto é B) F – V – V – F – V.

Questão 67

Considere as assertivas abaixo:

I. Infância é um livro que mescla memória e autobiografia.

II. A obra Infância descreve relações humanas pautadas por violência e indiferença.

III. O livro Infância relata os desencantos e encantos do autor relacionados à escola e à família.

IV. O livro Infância contém muitas passagens que mostram a formação do leitor/autor Graciliano Ramos.

Com base nas assertivas, marque a alternativa CORRETA:

  • A)Apenas II e III estão corretas.
  • B)Apenas II e IV estão corretas.
  • C)Apenas I, II e III estão corretas.
  • D)Todas as alternativas estão corretas.
  • E)Nenhuma das alternativas está correta.
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A alternativa correta é D)

Considere as assertivas abaixo:

I. Infância é um livro que mescla memória e autobiografia.

II. A obra Infância descreve relações humanas pautadas por violência e indiferença.

III. O livro Infância relata os desencantos e encantos do autor relacionados à escola e à família.

IV. O livro Infância contém muitas passagens que mostram a formação do leitor/autor Graciliano Ramos.

Com base nas assertivas, marque a alternativa CORRETA:

  • A) Apenas II e III estão corretas.
  • B) Apenas II e IV estão corretas.
  • C) Apenas I, II e III estão corretas.
  • D) Todas as alternativas estão corretas.
  • E) Nenhuma das alternativas está correta.

O gabarito correto é D).

Questão 68

Considere as assertivas sobre o poema Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto:

I. A elaboração estética aponta para um diálogo com a literatura de cordel.

II. O poema apresenta, na sua conclusão, um olhar otimista sobre a vida.

III. Não há presença, no poema, de elementos da cultura popular nem de rigor formal.

IV. A temática do poema de Morte e vida severina faz referência a um único Severino.

Com base nas assertivas apresentadas, marque a alternativa CORRETA:









  • A)Apenas I está correta.
  • B)Apenas IV está correta.
  • C)Apenas I e II estão corretas.
  • D)Apenas I e IV estão corretas.
  • E)Todas as alternativas estão corretas.
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A alternativa correta é C)

Considere as assertivas sobre o poema Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto:

  • I. A elaboração estética aponta para um diálogo com a literatura de cordel.
  • II. O poema apresenta, na sua conclusão, um olhar otimista sobre a vida.
  • III. Não há presença, no poema, de elementos da cultura popular nem de rigor formal.
  • IV. A temática do poema de Morte e vida severina faz referência a um único Severino.

Com base nas assertivas apresentadas, marque a alternativa CORRETA:

  • A) Apenas I está correta.
  • B) Apenas IV está correta.
  • C) Apenas I e II estão corretas.
  • D) Apenas I e IV estão corretas.
  • E) Todas as alternativas estão corretas.

O gabarito correto é C) Apenas I e II estão corretas.

Questão 69

O romantismo é o período literário em que se consolidam as linhas gerais da formação da literatura brasileira, antecedida por três séculos de manifestações literárias que ainda não constituíam um sistema literário. Este sistema será marcado, entre outros aspectos, por dinâmica entre influências vindas de fora e influências surgidas da vida cultural interna. De modo geral, apesar da crescente importância dos influxos internos, os influxos externos predominam como contexto de orientação do sistema literário.
Que período da literatura nacional representa a inversão dessa dinâmica e marca o momento em que, não somente os influxos internos subjugam os externos, mas também nos veremos, pela primeira vez, influenciando as literaturas estrangeiras (marcadamente a de Portugal)?




  • A)Primeira fase do Modernismo.
  • B)Segunda fase do Modernismo.
  • C)Terceira fase do Modernismo.
  • D)Pré­modernismo.
  • E)Simbolismo.
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A alternativa correta é B)

O Romantismo foi um período fundamental para a consolidação da literatura brasileira, estabelecendo as bases de um sistema literário próprio após séculos de manifestações ainda desconexas. Durante esse movimento, a dinâmica entre influências externas e internas moldou nossa produção cultural, embora os influxos vindos de fora predominassem como referência principal.

No entanto, a questão proposta busca identificar em qual momento da literatura nacional essa relação se inverteu, tornando-se os elementos internos não apenas dominantes, mas também capazes de influenciar outras literaturas, especialmente a portuguesa. Essa virada ocorreu durante a Segunda fase do Modernismo, marcada por uma maturidade estética e pela valorização definitiva da identidade brasileira.

Autores como Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade, representantes dessa fase, consolidaram uma linguagem única, profundamente enraizada na cultura nacional, que ultrapassou fronteiras e passou a ser reconhecida internacionalmente. Dessa forma, a alternativa correta é B) Segunda fase do Modernismo.

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Questão 70

Texto IV
                          A carta

Ali   andavam entre eles três ou quatro moças, muito  novas  e  muito gentis,  com
cabelos mui pretos e compridos pelas espáduas, e suas vergonhas, tão altas e tão
cerradinhas  e  tão  limpas     das    cabeleiras que, de as muito bem olharmos,  não
tínhamos nenhuma vergonha.

(CAMINHA, Pero Vaz de, In: CASTRO, Sílvio. A carta de Pero Vaz de Caminha: o descobrimento do Brasil. Porto Alegre: L & PM, 1996).

Texto V
                    As meninas da gare

Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis
Com cabelos mui pretos pelas espáduas
E suas vergonhas tão altas e tão saradinha
Que de nós as muito bem olharmos
Não tínhamos nenhuma vergonha.

(ANDRADE, Oswald de.In: MORICONI, Italo. Os cem melhores poemas do século).

Das leituras dos textos IV e V e com base nas proposições da fase heróica do modernismo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Oswald de Andrade, através da paródia, critica a retórica da negatividade utilizada por Caminha para descrever os índios.

II. Oswald de Andrade, dialoga com Pero Vaz de Caminha, ao citar a Carta e evocar a descoberta do Brasil como mito da cordialidade.

III. Oswald de Andrade, opera no diapasão modernista, ao desconstruir o discurso etnocêntrico dos colonizadores.

IV. Oswald de Andrade, transforma as indias em meninas da gare, reescrevendo o trecho mais erótico da Carta.

  • A)Somente I e II estão corretas.
  • B)Somente I e III estão corretas.
  • C)Somente II e IV estão corretas.
  • D)Somente III e IV estão corretas.
  • E)Somente II, III e IV estão corretas.
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A alternativa correta é B)

Os textos IV e V apresentam uma relação intertextual marcante, onde Oswald de Andrade, representante da fase heróica do modernismo brasileiro, ressignifica um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha. A análise das afirmativas revela que a alternativa correta é a B) Somente I e III estão corretas.

A afirmativa I está correta, pois Oswald de Andrade utiliza a paródia para subverter o discurso de Caminha, que descreve os indígenas com um tom de estranhamento e moralismo. O modernista critica essa visão etnocêntrica ao reproduzir o mesmo trecho, porém com uma linguagem mais direta e despojada, típica do movimento modernista.

A afirmativa III também está correta, já que Oswald de Andrade, ao reescrever o trecho, desconstroi o discurso colonizador presente na Carta. Ele elimina o tom de superioridade e exotismo, aproximando-se de uma perspectiva mais irreverente e crítica, alinhada com os ideais modernistas de ruptura com as tradições literárias.

Por outro lado, a afirmativa II está incorreta, pois Oswald não evoca a descoberta do Brasil como um mito da cordialidade, mas sim como um momento de violência simbólica e dominação cultural. Já a afirmativa IV também está incorreta, uma vez que o poeta não transforma as índias em "meninas da gare" no sentido literal, mas sim utiliza essa expressão para ironizar a visão romantizada do encontro entre colonizadores e nativos.

Portanto, a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas é a B) Somente I e III estão corretas, refletindo a crítica modernista à narrativa colonial e a desconstrução do discurso etnocêntrico presente na obra de Caminha.

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