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Questões Sobre Modernismo - Literatura - concurso

Questão 71

No romance-rapsódia Macunaíma, Mario de Andrade cria uma narrativa épica cujo protagonista pode ser designado como “herói sem nenhum caráter”. Sobre este romance, analise as afirmativas abaixo colocando entre parênteses a letra “V“, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F“, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A ausência de caráter apresenta uma crítica pessimista da alma brasileira.

( ) A caracterização do protagonista como anti-herói, marca uma mentalidade cultural com potencial revolucionário.

( ) Constitui um contradiscurso em relação à consistência hegemônica que se firmou ao longo da história nacional.

( ) Integra o espaço, e o referencial mítico maravilhoso e americano.

( ) Pela inversão parodística, o herói civilizado destrona o anti-herói.











  • A)F-V-V-F-F
  • B)V-F-V-F-V
  • C)V-V-F-F-V
  • D)F-V-F-V-F
  • E)F-F-V-V-F
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A alternativa correta é A)

No romance-rapsódia Macunaíma, Mário de Andrade constrói uma narrativa complexa que desafia as convenções literárias e culturais ao apresentar um protagonista denominado "herói sem nenhum caráter". Essa obra, considerada um marco do modernismo brasileiro, propõe uma reflexão crítica sobre a identidade nacional através de uma abordagem inovadora e irônica.

A primeira afirmativa (F) indica que a ausência de caráter do protagonista representa uma crítica pessimista da alma brasileira. No entanto, essa interpretação é limitada, pois a obra não se resume a um olhar negativo, mas sim a uma sátira que expõe contradições e potencialidades da cultura brasileira.

A segunda afirmativa (V) destaca que a caracterização de Macunaíma como anti-herói revela uma mentalidade cultural com potencial revolucionário. De fato, o personagem rompe com os modelos tradicionais de heroísmo, questionando valores estabelecidos e propondo uma visão desconstruída da nacionalidade.

A terceira afirmativa (V) afirma que a obra constitui um contradiscurso em relação à narrativa hegemônica da história nacional. Isso se confirma, pois Macunaíma subverte mitos fundadores e discursos oficiais, valorizando a diversidade cultural e as raízes indígenas e africanas do Brasil.

A quarta afirmativa (F) sugere que a obra integra o espaço e o referencial mítico maravilhoso americano. Embora haja elementos fantásticos e folclóricos, a narrativa está profundamente enraizada no imaginário brasileiro, não se limitando a um pan-americanismo.

A quinta afirmativa (F) propõe que, pela inversão parodística, o herói civilizado destrona o anti-herói. Na verdade, a obra mantém Macunaíma como centro da narrativa, sem substituí-lo por um modelo "civilizado", reforçando justamente sua condição ambígua e crítica.

Portanto, a sequência correta é A) F-V-V-F-F, conforme o gabarito indicado.

Questão 72

Sobre a poesia da Segunda Geração modernista, é correto afirmar que

  • A)apresenta fortes características regionalistas, assim como a prosa do período.
  • B)valoriza as formas fixas, como o soneto, em detrimento à liberdade de expressão.
  • C)preocupa-se fundamentalmente com o sentido da existência humana.
  • D)apresenta forte tendência nacionalista e de crítica à realidade social brasileira.
  • E)é essencialmente experimentalista e inovadora quanto a temas e formas de expressão.
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A alternativa correta é C)

Sobre a poesia da Segunda Geração modernista, é correto afirmar que

  • A) apresenta fortes características regionalistas, assim como a prosa do período.
  • B) valoriza as formas fixas, como o soneto, em detrimento à liberdade de expressão.
  • C) preocupa-se fundamentalmente com o sentido da existência humana.
  • D) apresenta forte tendência nacionalista e de crítica à realidade social brasileira.
  • E) é essencialmente experimentalista e inovadora quanto a temas e formas de expressão.

O gabarito correto é C).

Questão 73

“Reconstruir a cultura brasileira sobre bases nacionais; promover uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; eliminar de vez o nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros” foram propostas defendidas, dentre outros, pelos modernistas da Primeira Fase,

  • A)Manuel Bandeira e Clarice Lispector.
  • B)Mário de Andrade e Oswald Andrade.
  • C)Graça Aranha e Monteiro Lobato.
  • D)Carlos Drummond de Andrade e Lima Barreto.
  • E)Euclides da Cunha e Monteiro Lobato.
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A alternativa correta é B)

O trecho citado reflete os ideais centrais do movimento modernista brasileiro, especialmente aqueles propagados durante a Semana de Arte Moderna de 1922. A busca por uma identidade cultural autêntica, livre da submissão aos padrões estrangeiros, foi um dos pilares defendidos pelos principais expoentes da Primeira Fase do Modernismo.

Entre os nomes mencionados nas alternativas, Mário de Andrade e Oswald de Andrade (alternativa B) destacam-se como figuras fundamentais desse período. Mário de Andrade, com obras como Macunaíma, explorou as raízes brasileiras através de uma linguagem inovadora, enquanto Oswald de Andrade, em seu Manifesto Antropófago, propôs a "devoração" crítica da cultura estrangeira para transformá-la em algo genuinamente nacional.

As outras alternativas apresentam autores relevantes, mas que não se alinham diretamente com a Primeira Fase do Modernismo. Manuel Bandeira e Clarice Lispector (A) pertencem a momentos posteriores; Graça Aranha, apesar de participar da Semana de 22, tinha uma visão mais conservadora, e Monteiro Lobato (C) criticou o movimento; Carlos Drummond e Lima Barreto (D) não são considerados modernistas da primeira geração; Euclides da Cunha (E), por sua vez, foi um pré-modernista.

Portanto, a resposta correta é B) Mário de Andrade e Oswald de Andrade, pois ambos encarnaram o espírito revolucionário e nacionalista que marcou o início do Modernismo no Brasil.

Questão 74

Sobre a segunda fase do Modernismo no Brasil, é correto afirmar que

  • A)foi marcada pela exaltação da natureza, a volta ao passado histórico, o medievalismo e a criação do herói nacional na figura do índio.
  • B)se caracterizou pela linguagem rebuscada, culta, extravagante; pela valorização do pormenor mediante jogos de palavras.
  • C)representou um amadurecimento e um aprofundamento das conquistas da geração de 1922, resultando em uma literatura mais construtiva e mais politizada.
  • D)se caracterizou por ser uma literatura meramente descritiva e, como tal, sem grande valor literário, possuindo, portanto, somente interesse histórico.
  • E)seguiu os modelos clássicos greco-latinos e os renascentistas, retomando a mitologia pagã como elemento estético.
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A alternativa correta é C)

Sobre a segunda fase do Modernismo no Brasil, é correto afirmar que

  • A)foi marcada pela exaltação da natureza, a volta ao passado histórico, o medievalismo e a criação do herói nacional na figura do índio.
  • B)se caracterizou pela linguagem rebuscada, culta, extravagante; pela valorização do pormenor mediante jogos de palavras.
  • C)representou um amadurecimento e um aprofundamento das conquistas da geração de 1922, resultando em uma literatura mais construtiva e mais politizada.
  • D)se caracterizou por ser uma literatura meramente descritiva e, como tal, sem grande valor literário, possuindo, portanto, somente interesse histórico.
  • E)seguiu os modelos clássicos greco-latinos e os renascentistas, retomando a mitologia pagã como elemento estético.

O gabarito correto é C).

Questão 75

A Literatura não está dissociada do meio. Os fragmentos abaixo descrevem três autores representantes do Modernismo/Pós-Modernismo da literatura brasileira e o contexto no qual estavam inseridos.

− “Em 1936, ………………………………. foi preso por atividades consideradas subversivas, mas
libertado no ano seguinte. Essas experiências pessoais foram retratadas em seu livro Memórias
do cárcere. É tido hoje como o autor que levou ao limite o clima de tensão presente nas
relações homem/meio natural e homem/meio social, tensão essa geradora de um
relacionamento violento, capaz de moldar personalidades e de transfigurar o que os homens
têm de bom. A luta pela sobrevivência, portanto, parece ser o grande ponto de contato entre
todos os personagens; a lei maior é a da selva.”

− “Publicando seu primeiro livro em 1946, um ano após a queda de Getúlio Vargas e o início das
produções da chamada Geração de 45, ………………………………. apontaria novos rumos para a
literatura brasileira. Os contos Sagarana abririam uma nova perspectiva para o regionalismo. A
princípio, percebe-se uma revalorização da linguagem; depois, a universalização do regional.”

− “Com o AI-5 e os ataques de grupos de extrema-direita, desmantela-se o teatro de resistência;
autores importantes, como Augusto Boal e José Celso, vão para o exílio; outros, como
………………………………., continuam a produzir textos apesar da repressão. Sua obra O berço do
herói é censurada, e mesmo uma década depois, já com outro nome, Roque Santeiro, numa
adaptação para a televisão, ainda é vetada no dia da estreia.”
Adap. TERRA, Ernani, NICOLA, José. Gramática, literatura e redação
para o 2º grau. São Paulo: Scipione, 1997. 

Assinale a alternativa que indica sequencialmente os autores referentes às descrições acima.

  • A)Dias Gomes – João Guimarães Rosa – Graciliano Ramos
  • B)João Guimarães Rosa – Graciliano Ramos – Dias Gomes
  • C)Graciliano Ramos – Dias Gomes – João Guimarães Rosa
  • D)João Guimarães Rosa – Dias Gomes – Graciliano Ramos
  • E)Graciliano Ramos – João Guimarães Rosa – Dias Gomes
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A alternativa correta é E)

O Modernismo e o Pós-Modernismo na literatura brasileira foram marcados por autores que, além de revolucionarem a linguagem e a forma de narrar, estiveram profundamente conectados aos contextos políticos e sociais de suas épocas. Os fragmentos apresentados destacam três desses escritores, cujas obras refletem as tensões e transformações do Brasil em diferentes momentos do século XX.

O primeiro trecho descreve um autor cuja experiência no cárcere moldou sua escrita, evidenciando a brutalidade das relações humanas e a luta pela sobrevivência como tema central. Essa descrição corresponde a Graciliano Ramos, conhecido por obras como Memórias do Cárcere e Vidas Secas, nas quais explora a opressão social e a dureza do meio natural.

O segundo fragmento menciona um escritor que renovou o regionalismo literário, combinando uma linguagem inovadora com a universalização do local. Trata-se de João Guimarães Rosa, cuja obra-prima, Sagarana, redefiniu a prosa brasileira ao mesclar o linguajar sertanejo com uma narrativa de caráter universal.

Por fim, o terceiro texto aborda um dramaturgo que persistiu na produção artística mesmo sob a repressão da ditadura militar, tendo sua obra censurada em diferentes formatos. Essa figura é Dias Gomes, autor de peças como O Berço do Herói e novelas como Roque Santeiro, que criticavam o autoritarismo e a hipocrisia social.

A sequência correta dos autores, conforme as descrições, é Graciliano Ramos, João Guimarães Rosa e Dias Gomes, correspondente à alternativa E). Esses três nomes ilustram como a literatura brasileira dialogou com seu tempo, seja denunciando injustiças, reinventando a linguagem ou resistindo à censura.

Questão 76

A leitura da colonização brasileira presente na obra de Miguel Jorge, Ah, Shakespeare, que falta você me faz!, representa uma visão

  • A)romântica, visto que Hortência Maria e Cláudio Romano representam a busca de valores autênticos e a negação dos benefícios proporcionados pelo capital.
  • B)crítica, visto que a formação da nação brasileira se dá a partir de dois bandidos portugueses deixados no Brasil por Pedro Álvares Cabral.
  • C)idealizada, visto que a identidade brasileira é baseada em valores indígenas e na miscigenação racial.
  • D)épica, visto que exalta a figura heróica de Pedro Álvares Cabral a partir da personagem Cabralinho.
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A alternativa correta é B)

A leitura da colonização brasileira presente na obra de Miguel Jorge, Ah, Shakespeare, que falta você me faz!, oferece uma perspectiva crítica sobre a formação da nação. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a B), que destaca como a narrativa aborda a origem do Brasil a partir de dois bandidos portugueses abandonados por Pedro Álvares Cabral. Essa interpretação desmistifica a visão tradicional e heroica da colonização, apresentando-a de forma irônica e desconstruída.

As demais alternativas não correspondem à abordagem da obra:

  • A) Incorreta: A obra não romantiza a busca por valores autênticos ou a rejeição do capital, mas sim critica as estruturas de poder.
  • C) Incorreta: A identidade brasileira não é idealizada a partir de valores indígenas ou miscigenação, mas sim questionada de forma satírica.
  • D) Incorreta: Não há exaltação épica de Cabral, mas uma representação irônica por meio da personagem Cabralinho.

Portanto, a visão crítica proposta por Miguel Jorge revela uma narrativa que subverte as tradicionais representações da colonização, expondo suas contradições e absurdos.

Questão 77

INSTRUÇÃO: As questões de 23 a 30 devem ser respondidas com base em
informações contidas nas obras indicadas para leitura prévia.




Assinale a alternativa em que o personagem, indicado entre colchetes, NÃO é quem fala por meio dos versos transcritos, de História do Brasil.

  • A)“A terra é mui graciosa, Tão fértil eu nunca vi. A gente vai passear, No chão espeta um caniço, No dia seguinte nasce Bengala de castão de oiro.” [PERO VAZ DE CAMINHA]
  • B)“Comecei me lamentando De não ser como Dirceu, Mas é só pra tapear; Acabei me convencendo Que não há nada melhor Do que a gente ser herói...” [TIRADENTES]
  • C)“Eu fico, pois não, Se a todos dou bem. Preparem as mulatas, Recheiem os p’rus, Avisem os banqueiros, Suprimam os chuveiros...” [DOM PEDRO I]
  • D)“O padre era mesmo bom, Deu a mão a muita gente, Deu a luz a muita gente, Muitos colégios fundou. Escreveu poema na areia, Não ligou para os leitores; Só a Virgem pôde ler.” [PADRE ANCHIETA]
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A alternativa correta é D)

O exercício propõe a análise de versos atribuídos a personagens históricos da obra História do Brasil, solicitando que se identifique a alternativa em que o personagem mencionado não corresponde ao discurso poético apresentado. A resposta correta, conforme o gabarito, é a opção D), que erroneamente associa os versos ao Padre Anchieta.

Na alternativa A), os versos descrevem a exuberância da terra brasileira com linguagem admirativa, condizente com o olhar de Pero Vaz de Caminha, cronista do descobrimento. Já em B), a referência a Dirceu (personagem de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga) e o tom de autoafirmação heroica alinham-se à figura de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira. A opção C) satiriza a figura de Dom Pedro I com ironia e anacronismos ("mulatas", "banqueiros"), traços típicos da reinterpretação literária.

Por fim, a alternativa D) destoa ao atribuir ao Padre Anchieta versos que misturam ações concretas (fundar colégios) com imagens líricas ("poema na areia"). Anchieta, de fato, teve papel educativo e religioso, mas a construção poética – especialmente a menção à Virgem como única leitora – não encontra respaldo em sua trajetória conhecida, revelando uma incongruência histórica e estilística que justifica a escolha como gabarito.

Questão 78

INSTRUÇÃO: As questões de 23 a 30 devem ser respondidas com base em
informações contidas nas obras indicadas para leitura prévia.




Com base na leitura de História do Brasil, de Murilo Mendes, é INCORRETO afirmar que o autor

  • A)emprega anacronismos na paródia do discurso historiográfico oficial.
  • B)explora, nos poemas, relações com textos de diversas épocas e países.
  • C)passa do tom paródico ao eloqüente a partir da Independência do Brasil.
  • D)utiliza uma linguagem próxima do registro coloquial.
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A alternativa correta é C)

Com base na análise da obra História do Brasil, de Murilo Mendes, é possível identificar características marcantes de sua escrita poética e abordagem crítica. O autor utiliza recursos como anacronismos e paródias para subverter o discurso historiográfico tradicional, conforme aponta a alternativa A), que está correta. Além disso, Mendes estabelece diálogos intertextuais com obras de diferentes contextos históricos e geográficos, confirmando a assertiva da alternativa B).

A alternativa D) também está correta, pois Murilo Mendes frequentemente recorre a uma linguagem próxima do coloquial, mesclando registros e criando uma poesia acessível e, ao mesmo tempo, densa em significados. No entanto, a afirmação contida na alternativa C) é incorreta, já que o autor não abandona o tom paródico após a Independência do Brasil, mantendo uma postura crítica e irônica ao longo de sua obra.

Portanto, a resposta correta é C), pois não há uma transição definitiva para um estilo exclusivamente eloquente após a Independência. A obra de Murilo Mendes preserva sua complexidade e pluralidade de vozes, sem se limitar a uma única tonalidade literária.

Questão 79

INSTRUÇÃO: As questões de 23 a 30 devem ser respondidas com base em
informações contidas nas obras indicadas para leitura prévia.




Assinale a alternativa que apresenta um trecho de manifesto, prefácio ou poema modernista explicitamente programático com que a poesia de Viagem tem afinidades.

  • A)“A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos.”
  • B)“Alegria de inventar, de descobrir, de correr! Alegria de criar o caminho com a planta do pé!”
  • C)“Marinetti foi grande quando redescobriu o poder sugestivo, associativo, simbólico, universal, musical da palavra em liberdade.”
  • D)“O artista canta agora a realidade total: a do corpo e a do espírito, a da natureza e a do sonho...”
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A alternativa correta é D)

O trecho que apresenta afinidades com a poesia de Viagem e que é explicitamente programático dentro do contexto modernista é a alternativa D): "O artista canta agora a realidade total: a do corpo e a do espírito, a da natureza e a do sonho...".

Esse excerto reflete a busca modernista por uma arte que integre todas as dimensões da experiência humana, sem hierarquizar o material e o espiritual, o concreto e o imaginário. Essa visão dialoga diretamente com a proposta estética de Viagem, que explora a fusão entre o real e o onírico, o exterior e o interior, característica marcante da poesia modernista brasileira.

As outras alternativas, embora representem aspectos relevantes do Modernismo, não capturam com a mesma precisão a essência programática que se alinha ao universo de Viagem. A alternativa A) enfatiza a linguagem coloquial e a ruptura com o academicismo; B) celebra a liberdade criativa e o movimento; e C) exalta a influência futurista. Apenas D) sintetiza a ambição de totalidade artística que permeia a obra em questão.

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Questão 80

INSTRUÇÃO: As questões de 23 a 30 devem ser respondidas com base em
informações contidas nas obras indicadas para leitura prévia.

Com base na leitura de Viagem, de Cecília Meireles, é CORRETO afirmar que a poesia dessa obra revela

  • A)adesão firme à religiosidade católica.
  • B)conexão com valores atemporais da tradição.
  • C)engajamento na luta contra os parnasianos.
  • D)entusiasmo pelo mundo industrial e mecânico.
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A alternativa correta é B)

INSTRUÇÃO: As questões de 23 a 30 devem ser respondidas com base em informações contidas nas obras indicadas para leitura prévia.

Com base na leitura de Viagem, de Cecília Meireles, é CORRETO afirmar que a poesia dessa obra revela:

  • A) adesão firme à religiosidade católica.
  • B) conexão com valores atemporais da tradição.
  • C) engajamento na luta contra os parnasianos.
  • D) entusiasmo pelo mundo industrial e mecânico.

O gabarito correto é B).

1 6 7 8 9