Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Texto IV                           A cartaAli   andavam entre eles três ou quatro moças, muito  novas  e  muito gentis,  com cabelos mui pretos e compridos pelas espáduas, e suas vergonhas, tão altas e tão cerradinhas  e  tão  limpas     das    cabeleiras que, de as muito bem olharmos,  não tínhamos nenhuma vergonha.(CAMINHA, Pero Vaz de, In: CASTRO, Sílvio. A carta de Pero Vaz de Caminha: o descobrimento do Brasil. Porto Alegre: L & PM, 1996).Texto V                     As meninas da gareEram três ou quatro moças bem moças e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espáduas E suas vergonhas tão altas e tão saradinha Que de nós as muito bem olharmos Não tínhamos nenhuma vergonha.(ANDRADE, Oswald de.In: MORICONI, Italo. Os cem melhores poemas do século).Das leituras dos textos IV e V e com base nas proposições da fase heróica do modernismo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.I. Oswald de Andrade, através da paródia, critica a retórica da negatividade utilizada por Caminha para descrever os índios.II. Oswald de Andrade, dialoga com Pero Vaz de Caminha, ao citar a Carta e evocar a descoberta do Brasil como mito da cordialidade.III. Oswald de Andrade, opera no diapasão modernista, ao desconstruir o discurso etnocêntrico dos colonizadores.IV. Oswald de Andrade, transforma as indias em meninas da gare, reescrevendo o trecho mais erótico da Carta.

Texto IV
                          A carta

Ali   andavam entre eles três ou quatro moças, muito  novas  e  muito gentis,  com
cabelos mui pretos e compridos pelas espáduas, e suas vergonhas, tão altas e tão
cerradinhas  e  tão  limpas     das    cabeleiras que, de as muito bem olharmos,  não
tínhamos nenhuma vergonha.

(CAMINHA, Pero Vaz de, In: CASTRO, Sílvio. A carta de Pero Vaz de Caminha: o descobrimento do Brasil. Porto Alegre: L & PM, 1996).

Texto V
                    As meninas da gare

Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis
Com cabelos mui pretos pelas espáduas
E suas vergonhas tão altas e tão saradinha
Que de nós as muito bem olharmos
Não tínhamos nenhuma vergonha.

(ANDRADE, Oswald de.In: MORICONI, Italo. Os cem melhores poemas do século).

Das leituras dos textos IV e V e com base nas proposições da fase heróica do modernismo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Oswald de Andrade, através da paródia, critica a retórica da negatividade utilizada por Caminha para descrever os índios.

II. Oswald de Andrade, dialoga com Pero Vaz de Caminha, ao citar a Carta e evocar a descoberta do Brasil como mito da cordialidade.

III. Oswald de Andrade, opera no diapasão modernista, ao desconstruir o discurso etnocêntrico dos colonizadores.

IV. Oswald de Andrade, transforma as indias em meninas da gare, reescrevendo o trecho mais erótico da Carta.

Resposta:

A alternativa correta é B)

Os textos IV e V apresentam uma relação intertextual marcante, onde Oswald de Andrade, representante da fase heróica do modernismo brasileiro, ressignifica um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha. A análise das afirmativas revela que a alternativa correta é a B) Somente I e III estão corretas.

A afirmativa I está correta, pois Oswald de Andrade utiliza a paródia para subverter o discurso de Caminha, que descreve os indígenas com um tom de estranhamento e moralismo. O modernista critica essa visão etnocêntrica ao reproduzir o mesmo trecho, porém com uma linguagem mais direta e despojada, típica do movimento modernista.

A afirmativa III também está correta, já que Oswald de Andrade, ao reescrever o trecho, desconstroi o discurso colonizador presente na Carta. Ele elimina o tom de superioridade e exotismo, aproximando-se de uma perspectiva mais irreverente e crítica, alinhada com os ideais modernistas de ruptura com as tradições literárias.

Por outro lado, a afirmativa II está incorreta, pois Oswald não evoca a descoberta do Brasil como um mito da cordialidade, mas sim como um momento de violência simbólica e dominação cultural. Já a afirmativa IV também está incorreta, uma vez que o poeta não transforma as índias em "meninas da gare" no sentido literal, mas sim utiliza essa expressão para ironizar a visão romantizada do encontro entre colonizadores e nativos.

Portanto, a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas é a B) Somente I e III estão corretas, refletindo a crítica modernista à narrativa colonial e a desconstrução do discurso etnocêntrico presente na obra de Caminha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *