Ao mesmo tempo em que narram fatos, os narradores de Casa de Pensão e Clara dos Anjos também assumem postura intrusa e opinativa: eles interrompem a narração de acontecimentos e inserem seus comentários e opiniões, apresentando análises sociológicas ou psicológicas de acontecimentos, ambientes e personagens. Nas alternativas abaixo, foram transcritos trechos dos dois romances. Assinale a alternativa em que se observa tal atitude intrusa e opinativa do narrador no romance de Aluísio Azevedo.
intrusa e opinativa: eles interrompem a narração de acontecimentos e inserem seus comentários e opiniões,
apresentando análises sociológicas ou psicológicas de acontecimentos, ambientes e personagens. Nas alternativas
abaixo, foram transcritos trechos dos dois romances. Assinale a alternativa em que se observa tal atitude intrusa e
opinativa do narrador no romance de Aluísio Azevedo.
- A)“Por outro lado, as mulatas folgavam em tê-lo perto de si, achavam-no vivo e atilado, provocavam-lhe ditos de graça, mexiam com ele, faziam-lhe perguntas maliciosas, só para 'ver o que o demônio do menino respondia'. E logo que Amâncio dava a réplica, piscando os olhos e mostrando a ponta da língua, caíam todas num ataque de riso, a olharem umas para as outras com intenção”.
- B)“Muita vez chorou de ternura, mas sempre às escondidas; muita vez sentiu o coração saltar para o filho, mas sempre se conteve, receoso de cair no ridículo./ E não se lembrava, o imprudente, de que o amor de pai é bem ao contrário do amor de filho; não se lembrava de que aquele nasce e subsiste por si e que este precisa ser criado; que aquele é um princípio e que este é uma consequência; que um vem de dentro para fora e que o outro vem de fora para dentro”.
- C)“O seu ideal na vida não era adquirir uma personalidade, não era ser ela, mesmo ao lado do pai ou do futuro marido. Era constituir função do pai, enquanto solteira, e do marido, quando casada. Não imaginava as catástrofes imprevistas da vida, que nos empurram, às vezes, para onde nunca sonhamos ter de parar. Não via que, adquirida uma pequena profissão honesta e digna do seu sexo, auxiliaria seus pais e seu marido, quando casada fosse”.
- D)“A casa da família do famoso violeiro não ficava nas ruas fronteiras à gare da Central; mas, numa transversal, cuidada, limpa e calçada a paralelepípedos. Nos subúrbios, há disso: ao lado de uma rua, quase oculta em seu cerrado matagal, topa-se uma catita, de ar urbano inteiramente. Indaga-se por que tal via pública mereceu tantos cuidados da edilidade, e os historiógrafos locais explicam: é porque nela, há anos, morou o deputado tal ou o ministro sicrano ou o intendente fulano”.
- E)“O provinciano, muito desvigorizado com a moléstia, sentia perfeitamente que os lúbricos impulsos, que dantes lhe inspirava a graciosa rapariga, iam-se agora destecendo e dissipando à luz de um novo sentimento de gratidão e respeito. A primitiva Amélia desaparecia aos poucos, para dar lugar àquela extremosa criança, àquela irmãzinha venerável, que lhe enchia o quarto com o frescor balsâmico de sua virgindade e rociava-lhe o coração com a trêfega mimalhice de sua ternura”.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A análise do narrador intrusivo e opinativo nos romances Casa de Pensão e Clara dos Anjos revela uma característica marcante da prosa naturalista de Aluísio Azevedo. Entre as alternativas apresentadas, a opção B é a que melhor exemplifica essa postura, pois o narrador não apenas descreve os sentimentos do personagem, mas também intervém com uma reflexão moral e psicológica sobre a natureza do amor paternal e filial.
No trecho selecionado, o narrador vai além da simples narração dos fatos, assumindo um tom didático e analítico. Ele contrasta o amor de pai e o amor de filho, apresentando uma visão quase filosófica sobre as relações familiares. Essa intervenção direta, carregada de juízos de valor e generalizações, é típica do narrador onisciente e opinativo que marca a escrita de Azevedo.
Enquanto as outras alternativas apresentam descrições de cenas ou estados emocionais dos personagens, apenas na alternativa B o narrador se permite interromper o fluxo narrativo para oferecer ao leitor uma análise conceitual sobre os temas abordados. Essa característica reforça o caráter crítico e social da obra de Azevedo, onde o narrador frequentemente assume o papel de comentarista dos costumes e comportamentos humanos.
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