As ideias desenvolvidas nos textos O Cortiço, de Aluísio Azevedo [1890], e A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós [1901], estão ligadas às consequências da civilização e do progresso que aprofundaram a divisão das classes sociais na segunda metade do século XIX e início do XX, no Brasil e em Portugal. Com base nessa perspectiva sócio-histórica, assinale a afirmativa incorreta.
As ideias desenvolvidas nos textos O Cortiço, de
Aluísio Azevedo [1890], e A Cidade e as Serras, de
Eça de Queirós [1901], estão ligadas às
consequências da civilização e do progresso que
aprofundaram a divisão das classes sociais na
segunda metade do século XIX e início do XX, no
Brasil e em Portugal.
Com base nessa perspectiva sócio-histórica,
assinale a afirmativa incorreta.
- A)O espaço de ambientação das obras deixa de ser significativo em consequência da valorização do sobrado de Miranda e do cortiço.
- B)A superpopulação do cortiço reduz as pessoas ao grau mais baixo e repulsivo da escala animal.
- C)Jacinto representa o resgate do coletivo e das raízes nacionais campesinas.
- D)O homem ‘civilizado’ tem como única saída a tranquilidade de um espaço que simboliza a volta ao passado pré-industrial.
- E)Tanto Aluísio Azevedo quanto Eça de Queirós utilizam-se da habilidade descritiva para criar o efeito visual dos espaços representados.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Os romances O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, abordam criticamente os impactos da civilização e do progresso nas sociedades brasileira e portuguesa no final do século XIX e início do XX. Ambos os autores exploram as contradições e desigualdades geradas pela modernização, destacando a degradação humana e a alienação causadas pelo avanço urbano e industrial.
Em O Cortiço, a superpopulação e as condições miseráveis do cortiço reduzem seus moradores a um estado animalesco, como aponta a alternativa B), que está correta. Já em A Cidade e as Serras, Jacinto, personagem central, vive inicialmente mergulhado no artificialismo da vida parisiense, mas acaba redescobrindo a simplicidade e a autenticidade no campo, conforme a alternativa C), também correta. A alternativa D) reforça essa ideia, indicando que a única saída para o homem civilizado seria o retorno a um passado pré-industrial, o que está em consonância com a obra de Eça.
A alternativa E) também está correta, pois ambos os autores empregam descrições minuciosas para criar uma representação visual marcante dos espaços em suas narrativas, seja o cortiço brasileiro ou os contrastes entre Paris e as serras portuguesas.
Por fim, a alternativa A) é a incorreta, pois o espaço é fundamental nas duas obras. Em O Cortiço, o cortiço e o sobrado de Miranda simbolizam a divisão de classes, enquanto em A Cidade e as Serras, os espaços urbanos e rurais refletem a crítica ao progresso desenfreado. Portanto, longe de ser insignificante, o espaço é um elemento central na construção das narrativas e na crítica social proposta pelos autores.
Deixe um comentário