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Assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir: ( ) Após o movimento experimentalista da Geração de 22, Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Carlos Drummond de Andrade fazem parte da Geração que traz para a literatura o amadurecimento do movimento modernista. ( ) Na prosa de ficção da geração de 30, a paisagem nos é familiar. Estão ali o nordeste decadente, as agruras das classes médias no começo da fase urbanizadora, os conflitos internos da burguesia entre provinciana e cosmopolita. ( ) Caetés (1933), São Bernardo (1934) e Angústia (1936) são romances autobiográficos de Graciliano Ramos, portanto escritos em primeira pessoa, nos quais as narrativas se prendem à análise do mundo interior, sem desprezar o contexto sócio-político em que vive cada personagem. ( ) Na escrita de Graciliano Ramos, o “herói” é sempre um problema: não aceita o mundo, nem os outros, nem a si mesmo. ( ) Graciliano Ramos é, ao mesmo tempo, ora neo-realista, ao molde de um Machado de Assis, ora neo-naturalista, ao molde de um Aluízio Azevedo, ao contextualizar seus romances no Nordeste ou na memória da vida de origem nordestina de seus personagens. Assinale a alternativa que relaciona a sequência CORRETA de V e F de cima para baixo:

Assinale V para verdadeiro e F para falso nas
afirmativas a seguir:
( ) Após o movimento experimentalista da Geração
de 22, Graciliano Ramos, José Lins do Rego e
Carlos Drummond de Andrade fazem parte da
Geração que traz para a literatura o
amadurecimento do movimento modernista.
( ) Na prosa de ficção da geração de 30, a
paisagem nos é familiar. Estão ali o nordeste
decadente, as agruras das classes médias no
começo da fase urbanizadora, os conflitos
internos da burguesia entre provinciana e
cosmopolita.
( ) Caetés (1933), São Bernardo (1934) e Angústia
(1936) são romances autobiográficos de
Graciliano Ramos, portanto escritos em primeira
pessoa, nos quais as narrativas se prendem à
análise do mundo interior, sem desprezar o
contexto sócio-político em que vive cada
personagem.
( ) Na escrita de Graciliano Ramos, o “herói” é
sempre um problema: não aceita o mundo, nem
os outros, nem a si mesmo.
( ) Graciliano Ramos é, ao mesmo tempo, ora neo-realista, ao molde de um Machado de Assis, ora
neo-naturalista, ao molde de um Aluízio
Azevedo, ao contextualizar seus romances no
Nordeste ou na memória da vida de origem
nordestina de seus personagens.
Assinale a alternativa que relaciona a sequência
CORRETA de V e F de cima para baixo:

Resposta:

A alternativa correta é A)

O texto apresenta uma série de afirmações sobre a literatura brasileira, em especial sobre o modernismo e a obra de Graciliano Ramos, solicitando que se avalie cada uma como verdadeira (V) ou falsa (F). A sequência correta, conforme o gabarito, é a alternativa A) V–V–F–V–F.

A primeira afirmação é verdadeira, pois Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Carlos Drummond de Andrade são nomes centrais da segunda fase do modernismo, marcada pelo amadurecimento das propostas estéticas iniciadas em 1922. A segunda também é verdadeira, já que a prosa dos anos 30 retratou temas regionais e urbanos com forte crítica social.

A terceira afirmação é falsa, pois apenas "Angústia" é narrado em primeira pessoa entre os romances citados de Graciliano Ramos. A quarta é verdadeira, pois seus protagonistas são frequentemente anti-heróis em conflito consigo mesmos e com o mundo. Por fim, a quinta é falsa, pois Graciliano não pode ser enquadrado rigidamente como neo-realista ou neo-naturalista, já que sua obra transcende esses rótulos.

Essa análise demonstra como a geração de 30 consolidou uma literatura engajada e psicologicamente densa, com Graciliano Ramos como um de seus expoentes mais originais.

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