Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Conta o médico Fernandes Figueira, no livro “Velaturas” (com o pseudônimo de Alcides Flávio), que seu amigo Aluísio de Azevedo o consultou, durante a composição de “O homem”, sobre o envenenamento por estricnina; mas não seguiu as indicações recebidas. Apesar do escrúpulo informativo do naturalismo, desrespeitou os dados da ciência e deu ao veneno uma ação mais rápida e mais dramática, porque necessitava que assim fosse para o seu desígnio. (CANDIDO, 2000, p. 12.) Em “Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária”, Antônio Candido evoca o episódio envolvendo o escritor que introduziu o naturalismo na literatura brasileira para elucidar que: 

Conta o médico Fernandes Figueira, no livro “Velaturas” (com o pseudônimo de Alcides Flávio), que seu amigo Aluísio de Azevedo o consultou, durante a composição de “O homem”, sobre o envenenamento por estricnina; mas não seguiu as indicações recebidas. Apesar do escrúpulo informativo do naturalismo, desrespeitou os dados da ciência e deu ao veneno uma ação mais rápida e mais dramática, porque necessitava que assim fosse para o seu desígnio. (CANDIDO, 2000, p. 12.) Em “Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária”, Antônio Candido evoca o episódio envolvendo o escritor que introduziu o naturalismo na literatura brasileira para elucidar que: 

Resposta:

A alternativa correta é C)

No ensaio "Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária", Antônio Candido utiliza um episódio envolvendo Aluísio de Azevedo para discutir a relação entre arte e realidade. O escritor, conhecido por introduzir o naturalismo na literatura brasileira, consultou o médico Fernandes Figueira sobre os efeitos do envenenamento por estricnina durante a composição de "O homem". No entanto, apesar de buscar informações científicas, Azevedo optou por alterar os dados, atribuindo ao veneno uma ação mais rápida e dramática para atender às necessidades de sua narrativa.

Esse exemplo ilustra a complexa dinâmica entre representação artística e realidade. Candido demonstra que, mesmo em movimentos literários que prezam pela fidelidade ao real, como o naturalismo, a arte não se limita a reproduzir mecanicamente os fatos. O trabalho criativo estabelece uma relação transformadora com o mundo, modificando aspectos da realidade em função de exigências estéticas e narrativas.

A alternativa correta (C) aponta justamente para essa característica fundamental da produção artística: "Existe uma relação arbitrária e deformante estabelecida pelo trabalho artístico com a realidade". A arte não copia passivamente o real, mas o reelabora através de escolhas conscientes do artista, que podem incluir distorções e adaptações em função de seus objetivos criativos.

O episódio relatado por Candido revela como a literatura, mesmo quando pretende ser fiel à realidade, acaba estabelecendo com ela uma relação mediada pela subjetividade e pelas necessidades da obra. Essa perspectiva nos ajuda a compreender que a produção literária não pode ser reduzida a uma simples reprodução do mundo exterior, mas constitui uma reconstrução ativa que segue suas próprias leis e finalidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *