De acordo com William Roberto Cereja & Thereza Cochar Magalhães (Português: linguagens. São Paulo: Atual, 2003, p.244), “O Naturalismo é uma tendência que procura dar um novo tratamento ao Realismo, atribuindo-lhe um caráter mais científico, com base nas teorias que circulavam na época […] Freqüentemente são realçados certos traços instintivos e patológicos do ser humano, identificado como um animal”. Considerando essa afirmativa, analise os excertos abaixo.I. E agora, como é que não tinha forças para resistir aos impulsos do sangue? Como é que se compreendia o amor, o desejo da posse animal entre duas pessoas do mesmo sexo, entre dois homens? (Bom-Crioulo, capítulo III). II. Ela, de ordinário tão meiga, tão comedida, tão escrupolosa mesmo, aparecia-lhe agora como um animal formidável, cheio de sensualidade, como uma vaca do campo extraordinariamente excitada, que se atira ao macho antes que ele prepare o bote. (Bom-Crioulo, capítulo VI). III. O olhar azul de Aleixo tinha sobre ela um poder maravilhoso, uma fascinação irresistível: penetrava o fundo de sua alma, dominando-a, transformando-a num pobre animal sem vontade, queimando-a como uma brasa ardente, impelindo-a para todos os sacrifícios. (Bom- Crioulo, capítulo X)Reforça(m) a “tendência” naturalista de tratar como “animais” personagens de estratos sociais menos favorecidos ou diferentes cujos comportamentos violam o código sociocultural vigente
De acordo com William Roberto Cereja & Thereza Cochar Magalhães (Português: linguagens. São Paulo: Atual, 2003, p.244), “O Naturalismo é uma tendência que procura dar um novo tratamento ao Realismo, atribuindo-lhe um caráter mais científico, com base nas teorias que circulavam na época […] Freqüentemente são realçados certos traços instintivos e patológicos do ser humano, identificado como um animal”. Considerando essa afirmativa, analise os excertos abaixo.
I. E agora, como é que não tinha forças para resistir aos impulsos do sangue? Como é que se compreendia o amor, o desejo da posse animal entre duas pessoas do mesmo sexo, entre dois homens? (Bom-Crioulo, capítulo III).
II. Ela, de ordinário tão meiga, tão comedida, tão escrupolosa mesmo, aparecia-lhe agora como um animal formidável, cheio de sensualidade, como uma vaca do campo extraordinariamente excitada, que se atira ao macho antes que ele prepare o bote. (Bom-Crioulo, capítulo VI).
III. O olhar azul de Aleixo tinha sobre ela um poder maravilhoso, uma fascinação irresistível: penetrava o fundo de sua alma, dominando-a, transformando-a num pobre animal sem vontade, queimando-a como uma brasa ardente, impelindo-a para todos os sacrifícios. (Bom- Crioulo, capítulo X)
Reforça(m) a “tendência” naturalista de tratar como “animais” personagens de estratos sociais menos favorecidos ou diferentes cujos comportamentos violam o código sociocultural vigente
- A)apenas o fragmento I.
- B)apenas os fragmentos I e III.
- C)apenas os fragmentos II e III.
- D)apenas os fragmentos I e II.
- E)os fragmentos I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é E)
De acordo com a análise dos excertos apresentados, todos os fragmentos reforçam a tendência naturalista de retratar personagens como "animais", conforme descrito por Cereja & Magalhães. O Naturalismo, como corrente literária, busca explorar os instintos mais primitivos e patológicos do ser humano, frequentemente associando-os a comportamentos animalescos, especialmente em indivíduos de estratos sociais marginalizados ou que desafiam as normas vigentes.
No fragmento I, a relação homossexual entre Amaro e Aleixo é descrita como um "desejo da posse animal", evidenciando a visão naturalista que reduz a afetividade a impulsos biológicos. Já no fragmento II, Carolina é comparada a uma "vaca do campo", destacando sua sensualidade de forma bestializada. Por fim, no fragmento III, Aleixo exerce um poder quase hipnótico sobre Carolina, transformando-a em um "pobre animal sem vontade", o que reforça a ideia de determinismo e ausência de livre-arbítrio.
Portanto, a alternativa correta é E) os fragmentos I, II e III, pois todos exemplificam a abordagem naturalista de animalização dos personagens, seja por sua condição social, sexualidade ou submissão aos instintos.
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