Em uma outra casinha do cortiço acabava de estalar uma nova sobremesa, engrossando o barulho geral: era o jantar de um grupo de italianos mascates, onde o Delporto, o Pompeo, o Francesco e o Andrea representavam as principais figuras. Todos eles cantavam em coro, mais afinados que nas outras duas casas; quase, porém, que se lhes não podia ouvir as vozes, tantas e tão estrondosas eram as pragas que soltavam ao mesmo tempo. De quando em quando, de entre o grosso e macho vozear dos homens, esguichava um falsete feminino, tão estridente que provocava réplica aos papagaios e aos perus da vizinhança. E, daqui e dali, iam rebentando novas algazarras em grupos formados cá e lá pela estalagem. Havia nos operários e nos trabalhadores decidida disposição para pandegar, para aproveitar bem, até ao fim, aquele dia de folga. A casa de pasto fermentava revolucionada, como um estômago de bêbado depois de grande bródio, e arrotava sobre o pátio uma baforada quente e ruidosa que entontecia. Aluísio Azevedo, O cortiço.Bastante notável no texto, a grande quantidade de anotações oriundas da percepção dos sentidos (no caso, sobretudo o da audição), constitui
Em uma outra casinha do cortiço acabava de estalar uma nova sobremesa,
engrossando o barulho geral: era o jantar de um grupo de italianos mascates, onde o
Delporto, o Pompeo, o Francesco e o Andrea representavam as principais figuras.
Todos eles cantavam em coro, mais afinados que nas outras duas casas; quase,
porém, que se lhes não podia ouvir as vozes, tantas e tão estrondosas eram as
pragas que soltavam ao mesmo tempo. De quando em quando, de entre o grosso e
macho vozear dos homens, esguichava um falsete feminino, tão estridente que
provocava réplica aos papagaios e aos perus da vizinhança. E, daqui e dali, iam
rebentando novas algazarras em grupos formados cá e lá pela estalagem. Havia nos
operários e nos trabalhadores decidida disposição para pandegar, para aproveitar
bem, até ao fim, aquele dia de folga. A casa de pasto fermentava revolucionada,
como um estômago de bêbado depois de grande bródio, e arrotava sobre o pátio
uma baforada quente e ruidosa que entontecia.
Aluísio Azevedo, O cortiço.
percepção dos sentidos (no caso, sobretudo o da audição), constitui
- A)resquício romântico, de ocorrência frequente nas obras de Aluísio Azevedo.
- B)testemunho da influência da música na literatura do séc. XIX.
- C)antecipação da estética do Modernismo.
- D)marca de seu pertencimento ao Naturalismo literário.
- E)vestígio do período parnasiano do autor.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O trecho de O cortiço, de Aluísio Azevedo, apresenta uma descrição vívida e intensa da vida em um cortiço, destacando a agitação e os ruídos característicos desse ambiente. A riqueza de detalhes sensoriais, especialmente auditivos, como os cantos, pragas e algazarras, revela uma preocupação do autor em captar a realidade de forma objetiva e quase científica, traço marcante do Naturalismo literário.
O Naturalismo, corrente literária da qual Aluísio Azevedo é um dos principais representantes no Brasil, busca retratar o ser humano e a sociedade sob uma perspectiva determinista, influenciada por fatores como o meio social e as condições biológicas. A descrição minuciosa dos sons e da atmosfera caótica do cortiço não só imerge o leitor na cena, mas também reforça a ideia de que os personagens são produtos de seu ambiente, dominados por instintos e paixões.
Embora outras correntes literárias também explorem a percepção sensorial, como o Romantismo (com seu subjetivismo) ou o Modernismo (com sua fragmentação), a abordagem de Azevedo está alinhada ao Naturalismo. A ênfase na observação detalhada e na representação crua da realidade, sem idealizações, é uma característica central dessa escola. Portanto, a alternativa correta é D) marca de seu pertencimento ao Naturalismo literário, pois o texto exemplifica a técnica naturalista de descrever o ambiente e os personagens de forma realista e determinista.
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