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  Em uma outra casinha do cortiço acabava de estalar uma nova sobremesa, engrossando o barulho geral: era o jantar de um grupo de italianos mascates, onde o Delporto, o Pompeo, o Francesco e o Andrea representavam as principais figuras. Todos eles cantavam em coro, mais afinados que nas outras duas casas; quase, porém, que se lhes não podia ouvir as vozes, tantas e tão estrondosas eram as pragas que soltavam ao mesmo tempo. De quando em quando, de entre o grosso e macho vozear dos homens, esguichava um falsete feminino, tão estridente que provocava réplica aos papagaios e aos perus da vizinhança. E, daqui e dali, iam rebentando novas algazarras em grupos formados cá e lá pela estalagem. Havia nos operários e nos trabalhadores decidida disposição para pandegar, para aproveitar bem, até ao fim, aquele dia de folga. A casa de pasto fermentava revolucionada, como um estômago de bêbado depois de grande bródio, e arrotava sobre o pátio uma baforada quente e ruidosa que entontecia. Aluísio Azevedo, O cortiço.Para dar ideia, de maneira mais precisa, da agitação da cena descrita, o narrador se vale do uso reiterado de verbos que expressam ______________________ da ação e de adjetivos de significação ____________________. As lacunas dessa frase podem ser corretamente preenchidas pelas palavras

  Em uma outra casinha do cortiço acabava de estalar uma nova sobremesa,
engrossando o barulho geral: era o jantar de um grupo de italianos mascates, onde o
Delporto, o Pompeo, o Francesco e o Andrea representavam as principais figuras.
Todos eles cantavam em coro, mais afinados que nas outras duas casas; quase,
porém, que se lhes não podia ouvir as vozes, tantas e tão estrondosas eram as
pragas que soltavam ao mesmo tempo. De quando em quando, de entre o grosso e
macho vozear dos homens, esguichava um falsete feminino, tão estridente que
provocava réplica aos papagaios e aos perus da vizinhança. E, daqui e dali, iam
rebentando novas algazarras em grupos formados cá e lá pela estalagem. Havia nos
operários e nos trabalhadores decidida disposição para pandegar, para aproveitar
bem, até ao fim, aquele dia de folga. A casa de pasto fermentava revolucionada,
como um estômago de bêbado depois de grande bródio, e arrotava sobre o pátio
uma baforada quente e ruidosa que entontecia.
 

Aluísio Azevedo, O cortiço.

Para dar ideia, de maneira mais precisa, da agitação da cena descrita, o
narrador se vale do uso reiterado de verbos que expressam
______________________ da ação e de adjetivos de significação
____________________.

As lacunas dessa frase podem ser corretamente preenchidas pelas palavras

Resposta:

A alternativa correta é A)

O trecho de O cortiço, de Aluísio Azevedo, retrata uma cena de intensa agitação e barulho em um cortiço, onde diferentes grupos de moradores celebram com algazarra. O narrador emprega uma linguagem dinâmica e expressiva para transmitir o caos e a energia da situação, utilizando verbos e adjetivos que reforçam a sensação de movimento e intensidade.

Para descrever a agitação da cena, o autor recorre a verbos que sugerem simultaneidade da ação, como "estalar", "engrossar", "cantar", "soltar" e "rebentar", que ocorrem ao mesmo tempo, criando uma atmosfera de frenesi. Além disso, os adjetivos utilizados possuem uma significação intensificada, como "estrondosas", "estridente", "revolucionada" e "ruidosa", amplificando a percepção do leitor sobre o ambiente caótico e barulhento.

Assim, a alternativa correta para preencher as lacunas do enunciado é a letra A) simultaneidade; intensificada, pois os verbos destacam ações que acontecem em conjunto, enquanto os adjetivos reforçam a carga expressiva da descrição, intensificando a sensação de desordem e euforia.

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