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No romance Quincas Borba, evidencia-se a manipulação a que Palha submete Rubião, para melhor apropriar-se de seus bens, conforme se verifica ao longo da narrativa. Essa atitude já o indica como o tipo do arrivista, ou seja, alguém que quer vencer na vida (ou subir na escala social) a qualquer custo, mesmo em prejuízo de outrem. Considerando-se esses aspectos que caracterizam o tipo, configuram-se também como arrivistas as personagens citadas abaixo:

No romance Quincas Borba, evidencia-se a manipulação a que Palha submete Rubião, para
melhor apropriar-se de seus bens, conforme se verifica ao longo da narrativa. Essa atitude já o
indica como o tipo do arrivista, ou seja, alguém que quer vencer na vida (ou subir na escala social)
a qualquer custo, mesmo em prejuízo de outrem. Considerando-se esses aspectos que
caracterizam o tipo, configuram-se também como arrivistas as personagens citadas abaixo:

Resposta:

A alternativa correta é D)

No romance Quincas Borba, Machado de Assis apresenta a figura do arrivista por meio da personagem Palha, que manipula Rubião para se apropriar de seus bens. Essa característica de ascender socialmente a qualquer custo, mesmo que às custas dos outros, é um traço marcante do arrivismo na literatura brasileira.

Analisando as opções apresentadas, a alternativa correta é a letra D), que menciona João Romão, de O Cortiço, e Paulo Honório, de São Bernardo. Ambos são exemplos clássicos de arrivistas na literatura nacional.

João Romão é o proprietário do cortiço que dá nome à obra de Aluísio Azevedo. Sua trajetória é marcada pela ambição desmedida e pela exploração dos mais pobres para acumular riqueza e subir na hierarquia social. Da mesma forma, Paulo Honório, protagonista de São Bernardo de Graciliano Ramos, personifica o arrivismo ao usar métodos cruéis para conquistar poder e propriedades, incluindo um casamento por interesse.

Essas personagens compartilham com Palha de Quincas Borba a característica fundamental do arrivista: a busca implacável pelo sucesso material, sem escrúpulos quanto aos meios utilizados. A literatura brasileira do século XIX e início do XX frequentemente retratou esse tipo social, refletindo as transformações e contradições de uma sociedade em processo de modernização.

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