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No trecho abaixo de O cortiço, de Aluísio Azevedo, o capoeirista Firmo e o português Jerônimo disputam a atenção da mulata Rita Baiana. “A noite chegou muito bonita, com um belo luar de lua cheia, que começou ainda com o crepúsculo; e o samba rompeu mais forte e mais cedo que de costume, incitado pela grande animação que havia em casa do Miranda. Foi um forrobodó valente. A Rita Baiana essa noite estava de veia para a coisa; estava inspirada! divina! Nunca dançara com tanta graça e tamanha lubricidade! Também cantou. E cada verso que vinha da sua boca de mulata era um arrulhar choroso de pomba no cio. E o Firmo, bêbedo de volúpia, enroscava-se todo ao violão; e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais, num desespero de luxúria que penetrava até ao tutano como línguas finíssimas de cobra. Jerônimo não pôde conter-se: no momento em que a baiana, ofegante de cansaço, caiu exausta, assentando-se ao lado dele, o português segredou-lhe com a voz estrangulada de paixão: – Meu bem! se você quiser estar comigo, dou uma perna ao demo! […] Jerônimo era alto, espadaúdo, construção de touro, pescoço de Hércules, punho de quebrar um coco com um murro: era a força tranquila, o pulso de chumbo. O outro – franzino, um palmo mais baixo que o português, pernas e braços secos, agilidade de maracajá: era a força nervosa; era o arrebatamento que tudo desbarata no sobressalto do primeiro instante. Um, sólido e resistente; o outro, ligeiro e destemido, mas ambos corajosos.”Com base no trecho acima de O cortiço, julgue as questões abaixo: I) Em “e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais”, vemos um exemplo de animalização. Há uma busca pela interpretação objetiva do comportamento dos personagens e pela ruptura com uma forma idealizada de enxergar a vida. II) Em “Jerônimo era alto, espadaúdo, construção de touro, pescoço de Hércules”, temos um exemplo de sensação auditiva proporcionada pelo texto. III) A preocupação com minúcias, a descrição detalhada das personagens e da cena tornam a narrativa lenta, uma das características no Naturalismo.

No trecho abaixo de O cortiço, de Aluísio Azevedo, o capoeirista Firmo e o português
Jerônimo disputam a atenção da mulata Rita Baiana.
“A noite chegou muito bonita, com um belo luar de lua cheia, que começou ainda com o
crepúsculo; e o samba rompeu mais forte e mais cedo que de costume, incitado pela grande
animação que havia em casa do Miranda.
Foi um forrobodó valente. A Rita Baiana essa noite estava de veia para a coisa; estava inspirada!
divina! Nunca dançara com tanta graça e tamanha lubricidade!
Também cantou. E cada verso que vinha da sua boca de mulata era um arrulhar choroso de
pomba no cio. E o Firmo, bêbedo de volúpia, enroscava-se todo ao violão; e o violão e ele gemiam
com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais, num
desespero de luxúria que penetrava até ao tutano como línguas finíssimas de cobra.
Jerônimo não pôde conter-se: no momento em que a baiana, ofegante de cansaço, caiu exausta,
assentando-se ao lado dele, o português segredou-lhe com a voz estrangulada de paixão:
– Meu bem! se você quiser estar comigo, dou uma perna ao demo! […]
Jerônimo era alto, espadaúdo, construção de touro, pescoço de Hércules, punho de quebrar
um coco com um murro: era a força tranquila, o pulso de chumbo. O outro – franzino, um
palmo mais baixo que o português, pernas e braços secos, agilidade de maracajá: era a força
nervosa; era o arrebatamento que tudo desbarata no sobressalto do primeiro instante. Um, sólido
e resistente; o outro, ligeiro e destemido, mas ambos corajosos.”

Com base no trecho acima de O cortiço, julgue as questões abaixo:
I) Em “e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as
vozes de bichos sensuais”, vemos um exemplo de animalização. Há uma busca pela interpretação
objetiva do comportamento dos personagens e pela ruptura com uma forma idealizada de
enxergar a vida.
II) Em “Jerônimo era alto, espadaúdo, construção de touro, pescoço de Hércules”, temos um
exemplo de sensação auditiva proporcionada pelo texto.
III) A preocupação com minúcias, a descrição detalhada das personagens e da cena tornam a
narrativa lenta, uma das características no Naturalismo.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O trecho de O cortiço, de Aluísio Azevedo, apresenta elementos marcantes do Naturalismo, movimento literário que busca retratar o ser humano de forma objetiva, destacando seus instintos e influências do meio. A análise das afirmações sobre o texto revela aspectos fundamentais dessa escola literária.

A afirmação I está correta, pois a animalização dos personagens, como na descrição de Firmo e do violão emitindo sons que remetem a bichos sensuais, é uma característica naturalista. Essa técnica busca desidealizar o comportamento humano, mostrando-o guiado por impulsos primitivos, em ruptura com visões românticas.

A afirmação II está incorreta, já que a passagem citada não evoca uma sensação auditiva, mas sim visual e física, ao descrever Jerônimo com traços robustos e compará-lo a um touro e a Hércules. O texto não explora sons nesse trecho.

A afirmação III está correta, pois o Naturalismo se caracteriza por descrições minuciosas, que tornam a narrativa mais densa e lenta. O autor detalha tanto os personagens quanto a cena do samba, criando um ritmo mais pausado, típico do estilo.

Portanto, apenas as afirmações I e III estão corretas, correspondendo à alternativa A) do gabarito.

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