Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

      O primeiro grande pomo de discórdia entre a classe artística brasileira no início da ditadura militar foi o “nacionalismo”. Em discussão, o movimento tropicalista e seu aproveitamento do rock, da cultura de massa, da guitarra elétrica, acompanhado de uma recusa dos projetos e das utopias de poder da esquerda tradicional brasileira. Um conservadorismo estético e comportamental, portanto, bifronte: ora de esquerda, ora de direita. E, com relação a esta querela nacionalista e às críticas contra a guitarra, a linguagem do espetáculo, a estratégia pop da Tropicália, contra Caetano cantando em inglês, é interessante lembrar o comentário de Roberto Schwarz: “Caetano sempre quis cantar nessa língua, que ouvia no rádio desde pequeno. E é claro que cantando em inglês com pronúncia nordestina registra um momento substancial de nossa história e imaginação”. Flora Süssekind. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. Belo Horizonte: UFMG, 2004, p. 48-9 (com adaptações). Sobre a cabeça os aviões Sob os meus pés os caminhões Aponta contra os chapadões Meu narizEu organizo o movimento Eu oriento o carnaval Eu inauguro um monumento no planalto central Do paísCaetano Veloso. Tropicália. 1968.A partir dos textos apresentados, julgue o próximo item, a respeito do Modernismo brasileiro e do Tropicalismo.O nacionalismo, com o qual o Tropicalismo assumiu uma nova e conflituosa relação, surgiu pela primeira vez como tema na literatura brasileira a partir do final do século XIX, com a leitura crítica que Machado de Assis fez da sociedade brasileira em obras como Memórias póstumas de Brás Cubas.

      O primeiro grande pomo de discórdia entre a classe
artística brasileira no início da ditadura militar foi o
“nacionalismo”. Em discussão, o movimento tropicalista e seu
aproveitamento do rock, da cultura de massa, da guitarra elétrica,
acompanhado de uma recusa dos projetos e das utopias de poder da
esquerda tradicional brasileira. Um conservadorismo estético e
comportamental, portanto, bifronte: ora de esquerda, ora de direita.
E, com relação a esta querela nacionalista e às críticas contra a
guitarra, a linguagem do espetáculo, a estratégia pop da Tropicália,
contra Caetano cantando em inglês, é interessante lembrar o
comentário de Roberto Schwarz: “Caetano sempre quis cantar nessa
língua, que ouvia no rádio desde pequeno. E é claro que cantando
em inglês com pronúncia nordestina registra um momento
substancial de nossa história e imaginação”.
Flora Süssekind. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e
retratos. Belo Horizonte: UFMG, 2004, p. 48-9 (com adaptações).
Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés os caminhões
Aponta contra os chapadões
Meu nariz
Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro um monumento no planalto central
Do país
Caetano Veloso. Tropicália. 1968.

A partir dos textos apresentados, julgue o próximo item, a respeito do Modernismo brasileiro e do Tropicalismo.

O nacionalismo, com o qual o Tropicalismo assumiu uma nova
e conflituosa relação, surgiu pela primeira vez como tema na
literatura brasileira a partir do final do século XIX, com a
leitura crítica que Machado de Assis fez da sociedade
brasileira em obras como Memórias póstumas de Brás
Cubas.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O nacionalismo como tema literário no Brasil não surgiu pela primeira vez no final do século XIX com Machado de Assis, como sugere a afirmação a ser julgada. Embora Machado tenha feito uma crítica aguda à sociedade brasileira em obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas, o nacionalismo já se manifestava na literatura brasileira desde o Romantismo, no início do século XIX. Autores como Gonçalves Dias e José de Alencar, por exemplo, exploraram temas nacionalistas em suas obras, exaltando a natureza brasileira e construindo uma identidade nacional literária.

O Tropicalismo, por sua vez, estabeleceu uma relação complexa com o nacionalismo na década de 1960, como evidenciado nos textos apresentados. Enquanto o Modernismo da Semana de 22 propunha uma assimilação crítica das vanguardas europeias para criar uma arte genuinamente brasileira, o Tropicalismo radicalizou essa abordagem ao incorporar elementos da cultura pop internacional, como o rock e a guitarra elétrica, sem abandonar as raízes culturais locais. A pronúncia nordestina de Caetano Veloso ao cantar em inglês, mencionada por Roberto Schwarz, exemplifica essa síntese peculiar que caracterizou o movimento.

A letra da canção Tropicália de Caetano Veloso ilustra essa ambiguidade ao mesmo tempo em que faz referência a elementos nacionais ("chapadões", "planalto central"), utiliza uma estrutura poética que dialoga com a tradição modernista. O movimento tropicalista, portanto, não rejeitou o nacionalismo, mas o reinterpretou de maneira crítica e inovadora, incorporando influências estrangeiras de forma consciente e criativa.

Assim, a afirmação de que o nacionalismo surgiu como tema literário apenas no final do século XIX com Machado de Assis está incorreta, pois desconsidera toda uma tradição literária anterior que já trabalhava com questões nacionalistas. O gabarito correto é, portanto, E) ERRADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *