Questões Sobre Naturalismo - Literatura - concurso
Questão 11
características e períodos.
Madalena.
brasileiro.
Naturalismo brasileiro.
- A)II, III e V são verdadeiras.
- B)I, II, III, IV e V são verdadeiras.
- C)I, II e IV são verdadeiras.
- D)IV e V são verdadeiras.
- E)Apenas a I é verdadeira.
A alternativa correta é D)
O texto apresenta cinco assertivas sobre obras literárias brasileiras, seus autores, características e períodos, solicitando que se assinale a alternativa correta. Analisando cada uma delas, é possível identificar os seguintes pontos:
A assertiva I está incorreta, pois O Ateneu, de Raul Pompéia, pertence ao Realismo-Naturalismo, e seus protagonistas são Sérgio e Aristarco, não Paulo Honório e Madalena (personagens de São Bernardo, de Graciliano Ramos).
A assertiva II também está incorreta, já que o narrador de Esaú e Jacó, de Machado de Assis, é o Conselheiro Aires, e não João Romão (personagem de O Cortiço, de Aluísio Azevedo).
A assertiva III é falsa, pois Luzia-Homem, de Franklin Távora, é uma obra regionalista do Naturalismo, e não da Primeira Fase do Romantismo.
A assertiva IV está correta: O Quinze, de Rachel de Queiroz, é um romance neorrealista com forte enfoque regional, retratando a seca no Nordeste.
Por fim, a assertiva V também está correta, pois João Romão e Rita Baiana são, de fato, personagens de O Cortiço, obra máxima do Naturalismo brasileiro escrita por Aluísio Azevedo.
Portanto, apenas as assertivas IV e V são verdadeiras, tornando a alternativa D a correta.
Questão 12
características estéticas próprias do Realismo,
do Naturalismo, do Impressionismo e do
Expressionismo.
- A)“O timbre da vogal, o ritmo da frase dão alma à elocução. O timbre é o colorido, o ritmo é a linha e o contorno. A lei da eloqüência domina na música, colorido e linha, seriação de notas e andamentos; domina na escultura, na arquitetura, na pintura: ainda a linha e o colorido.”
- B)“O Cerqueira, ratazana, sujeito cômico, cara feita de beiços, rachada em boca como as romãs maduras, de mãos enormes como um disfarce de pés, galopava a quatro pelos salões, zurrando em fraldas de camisa, escoucinhando uma alegria sincera de mu.”
- C)“Modulava-se a harmonia em suave gorjeio, entoando elevação dos salmos, o êxtase sensual do Cântico dos Cânticos na boca de Sulamita, e a sedução de Booz enredado no estratagema honesto da ternura, e a melancolia trágica de Judite, e a serena glória de Ester, a princesa querida.”
- D)“Sua diplomacia [de Aristarco] dividia-se por escaninhos numerados, segundo a categoria de recepção que queria dispensar. Ele tinha maneiras de todos os graus, segundo a condição social da pessoa.”
A alternativa correta é B)
No romance O Ateneu, de Raul Pompéia, a presença de diferentes correntes estéticas como o Realismo, Naturalismo, Impressionismo e Expressionismo cria uma narrativa rica e multifacetada. Entre essas influências, o Naturalismo se destaca pela forma como retrata os personagens e suas ações com um olhar científico e determinista, enfatizando características físicas e comportamentais de maneira quase caricatural.
O trecho que melhor exemplifica essa tendência naturalista é a alternativa B: "O Cerqueira, ratazana, sujeito cômico, cara feita de beiços, rachada em boca como as romãs maduras, de mãos enormes como um disfarce de pés, galopava a quatro pelos salões, zurrando em fraldas de camisa, escoucinhando uma alegria sincera de mu." Aqui, a descrição do personagem Cerqueira é marcada por um zoomorfismo típico do Naturalismo, associando-o a um animal (ratazana) e destacando traços grotescos e exagerados, como as mãos desproporcionais e o comportamento instintivo. Essa abordagem revela uma visão determinista do ser humano, influenciado por seu ambiente e características biológicas.
As outras alternativas, embora ricas em elementos estilísticos, não carregam o mesmo peso naturalista. A alternativa A aborda questões estéticas ligadas à elocução e arte, enquanto C explora um lirismo mais próximo do Impressionismo. Já a alternativa D, apesar de realista na análise social, não apresenta o viés biológico e determinista típico do Naturalismo.
Assim, a escolha da alternativa B como correta se justifica pela aderência aos princípios naturalistas, que buscam retratar o homem como um ser condicionado por fatores além de sua vontade, muitas vezes de forma cruel e objetiva.
Questão 13
Em concordância com GONZAGA, sobre os períodos
literários, marcar C para as afirmativas Certas, E para as
Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA:
( ) A Literatura Informativa se caracteriza pela expressão
ideológica da Contra-Reforma e o conflito entre corpo
e alma.
( ) O Naturalismo se caracteriza pela subjetividade e
pela falta de cientificismo.
- A)C - C.
- B)E - E.
- C)E - C.
- D)C - E.
A alternativa correta é B)
Em concordância com GONZAGA, sobre os períodos literários, analisemos as afirmativas apresentadas e suas respectivas correções.
A primeira afirmação diz: "A Literatura Informativa se caracteriza pela expressão ideológica da Contra-Reforma e o conflito entre corpo e alma." Essa afirmação está incorreta (E), pois a Literatura Informativa, também conhecida como Literatura dos Viajantes ou dos Cronistas, está relacionada aos relatos sobre o Brasil no período colonial, destacando aspectos da natureza e dos povos nativos, sem conexão direta com a Contra-Reforma ou conflitos metafísicos.
A segunda afirmação afirma: "O Naturalismo se caracteriza pela subjetividade e pela falta de cientificismo." Essa afirmação também está errada (E), já que o Naturalismo, como vertente literária, é marcado justamente pelo objetivismo e pela influência de teorias científicas, como o determinismo e o evolucionismo, opondo-se à subjetividade romântica.
Portanto, a sequência correta é E - E, correspondente à alternativa B).
Questão 14
Para responder à questão considere os textos
1, 2 e 3.
Texto 1
Disponível em:. <http://www.releituras.com/>Acesso em: 07 nov. 2016.
Texto 2
Disponível em: .<https://www.pensador.com/frases/NTU2MTQw//> Acesso em: 07 nov. 2016.
Texto 3
a
Disponível em:<https://poesiaspoemaseversos.com.br/cruz-e-sousa-poemas>. Acesso em: 07 nov. 2016.
e Sousa são, respectivamente, de quais períodos
literários?
- A)modernismo - romantismo - simbolismo
- B)simbolismo - parnasianismo - romantismo
- C)modernismo - romantismo - parnasianismo
- D)naturalismo - romantismo - romantismo
- E)romantismo - naturalismo - romantismo
A alternativa correta é A)
Os textos apresentados pertencem a diferentes períodos literários da literatura brasileira. Analisando cada um deles, é possível identificar suas características estilísticas e temáticas, associando-os aos movimentos aos quais estão vinculados.
O Texto 1, "O Último Poema", de Manuel Bandeira, reflete a sensibilidade modernista, marcada pela busca de simplicidade e expressão direta das emoções. O poema evidencia uma linguagem coloquial e uma abordagem lírica que valoriza o cotidiano e o despojamento formal, típicos do Modernismo brasileiro.
O Texto 2, "Amar e Ser Amado", de Castro Alves, é representativo do Romantismo, movimento caracterizado pelo exaltado subjetivismo, o idealismo amoroso e a expressão intensa dos sentimentos. A exaltação da paixão e a idealização do amor, presentes no poema, são marcas registradas dessa escola literária.
Por fim, o Texto 3, "Livre", de Cruz e Sousa, é um exemplo claro do Simbolismo, com sua linguagem sugestiva, musicalidade e preocupação com temas transcendentais, como a libertação da alma e a conexão com o universo. A busca pelo etéreo e a fuga da materialidade são características centrais desse movimento.
Portanto, a sequência correta dos períodos literários correspondentes aos textos é: Modernismo (Manuel Bandeira) - Romantismo (Castro Alves) - Simbolismo (Cruz e Sousa), conforme indicado na alternativa A).
Questão 15
assinale a opção correta.
mundo, ora a do mundo sobre o EU, ora
escavando os seus próprios abismos pessoais,
ora investigando a visão objetiva, Carlos
Drummond de Andrade fará dessa dualidade a
marca de um poesia tanto lírica, expressando o
sujeito, como social e metafísica, delimitando
os objetos.
ângulos distintos: um platônico e outro sensual.
literatura de denúncia social que Aluísio
Azevedo encontrou as condições para o
desenvolvimento de uma obra adulta.
- A)Somente a afirmação II está correta.
- B)Todas as afirmações estão incorretas.
- C)Somente a afirmação III está correta.
- D)Somente a afirmação I está correta.
- E)Todas as afirmações estão corretas.
A alternativa correta é E)
O gabarito correto é a alternativa E) Todas as afirmações estão corretas. Analisando cada uma das afirmações, podemos constatar sua veracidade:
Afirmação I: Carlos Drummond de Andrade de fato explorou em sua poesia tanto a subjetividade lírica quanto a abordagem social e metafísica, transitando entre o individual e o universal, o que confere à sua obra uma dualidade marcante.
Afirmação II: Olavo Bilac, um dos principais expoentes do Parnasianismo, abordou o amor tanto sob uma perspectiva idealizada e platônica quanto sob um viés mais sensual e carnal, como evidenciado em seus poemas.
Afirmação III: Aluísio Azevedo, conhecido por obras como O Cortiço, consolidou-se na literatura brasileira através de uma escrita engajada na denúncia social, superando a produção de folhetins que realizou em sua fase inicial.
Portanto, todas as afirmações apresentadas estão corretas, confirmando a opção E como resposta adequada.
Questão 16
seguintes como FALSAS (F) ou VERDADEIRAS (V).
pretendia ambientar seus romances, conversava
com as pessoas que inspirariam suas personagens,
procurando reproduzir a realidade que retratava.
cotidiana, foram o anticlericalismo, a luta contra
o preconceito racial, o adultério, os vícios e a vida
do povo humilde.
América Latina pobre e eivada de corrupção.
- A)F – F – F
- B)F – V – F
- C)F – V – V
- D)V– V– F
- E)V – V – V
A alternativa correta é D)
Aluísio Azevedo, um dos principais expoentes do Naturalismo brasileiro, é conhecido por sua abordagem realista e crítica da sociedade do século XIX. Sua obra reflete um compromisso com a observação minuciosa dos costumes e das desigualdades sociais, características que permitem analisar as afirmações apresentadas.
A primeira afirmação (I) é verdadeira (V). Aluísio Azevedo, além de escritor, atuou como jornalista, e esse ofício influenciou seu método de criação literária. Ele frequentemente visitava os ambientes que descrevia em seus romances, como cortiços e zonas urbanas pobres, e baseava suas personagens em pessoas reais, buscando retratar a realidade de forma fiel.
A segunda afirmação (II) também é verdadeira (V). Os temas centrais de sua obra incluem críticas ao clericalismo, denúncias do preconceito racial (como em O Mulato), a exploração dos vícios humanos e a vida das classes marginalizadas, especialmente em O Cortiço, seu romance mais emblemático.
Já a terceira afirmação (III) é falsa (F). Aluísio Azevedo não é reconhecido por uma obra poética significativa, muito menos por abordar questões latino-americanas em versos. Sua produção literária concentra-se na prosa naturalista, com foco na realidade brasileira, especialmente a do Rio de Janeiro.
Portanto, a sequência correta é D) V – V – F, confirmando o gabarito indicado.
Questão 17
Assinale a única alternativa correta.
- A)A análise crítica do contexto social e histórico de sua época e o seu interesse pela loucura e pela antipoesia erguem-se como pilares da ficção naturalista de Álvares de Azevedo, que foi um perspicaz analista de tipos humanos.
- B)Em Castro Alves, há um erotismo intenso em sua lírica, que apresenta as ligações amorosas de forma viril e sensual.
- C)As narrativas de Manuel Bandeira estão em sintonia com a apresentação dos efeitos da seca, a hostilidade da natureza, a opressão da classe trabalhadora campesina e a pregação cívica por grandes causas mundiais.
- D)Lobo da Costa aborda, em todos os seus contos, uma visão concisa das diversas facetas do nosso naturalismo.
- E)A lírica amorosa de Olavo Bilac se identifica com a de João Cabral de Melo Neto , pois é marcada pela ausência de melancolia, por lições de esperança e cordialidade, pela tranquilidade ante a proximidade da velhice e da morte.
A alternativa correta é B)
Assinale a única alternativa correta.
- A) A análise crítica do contexto social e histórico de sua época e o seu interesse pela loucura e pela antipoesia erguem-se como pilares da ficção naturalista de Álvares de Azevedo, que foi um perspicaz analista de tipos humanos.
- B) Em Castro Alves, há um erotismo intenso em sua lírica, que apresenta as ligações amorosas de forma viril e sensual.
- C) As narrativas de Manuel Bandeira estão em sintonia com a apresentação dos efeitos da seca, a hostilidade da natureza, a opressão da classe trabalhadora campesina e a pregação cívica por grandes causas mundiais.
- D) Lobo da Costa aborda, em todos os seus contos, uma visão concisa das diversas facetas do nosso naturalismo.
- E) A lírica amorosa de Olavo Bilac se identifica com a de João Cabral de Melo Neto, pois é marcada pela ausência de melancolia, por lições de esperança e cordialidade, pela tranquilidade ante a proximidade da velhice e da morte.
O gabarito correto é B).
Questão 18
Assinale a única alternativa correta.
- A)Manuel Bandeira cria uma poesia rica em construção e significação, apesar de sua aparência quase prosaica.
- B)Olavo Bilac, em seus poemas, principalmente nos sonetos, não apresentou uma perfeita elaboração formal.
- C)A poesia de Castro Alves é essencialmente formada a partir de descrições místicas e religiosas sobre objetos e animais de seu cotidiano
- D)Guimarães Rosa identifica-se com Manuel Bandeira em vários aspectos, pois aborda a morte, a melancolia, o tédio e a desilusão amorosa em suas poesias.
- E)Aluísio Azevedo, em sua obra, inclina-se para uma temática comprometida, exclusivamente, com a exaltação dos sentimentos, do natureza, do bucolismo, dos ideais da estética realista.
A alternativa correta é A)
Assinale a única alternativa correta.
- A) Manuel Bandeira cria uma poesia rica em construção e significação, apesar de sua aparência quase prosaica.
- B) Olavo Bilac, em seus poemas, principalmente nos sonetos, não apresentou uma perfeita elaboração formal.
- C) A poesia de Castro Alves é essencialmente formada a partir de descrições místicas e religiosas sobre objetos e animais de seu cotidiano.
- D) Guimarães Rosa identifica-se com Manuel Bandeira em vários aspectos, pois aborda a morte, a melancolia, o tédio e a desilusão amorosa em suas poesias.
- E) Aluísio Azevedo, em sua obra, inclina-se para uma temática comprometida, exclusivamente, com a exaltação dos sentimentos, da natureza, do bucolismo, dos ideais da estética realista.
O gabarito correto é A).
Questão 19
ambos os cortiços, como também na própria nominação desses espaços coletivos nos quais se percebe, metaforicamente, uma relação
animalesca e predatória entre os cabeça-de-gato (termo que alude à imagem do predador) e os carapicus (termo cujo valor semântico,
vinculado ao de cabeça-de-gato, atualiza a imagem de presa).
dissimetrias sociais, de gênero, étnico-culturais, dentre outras, viabilizando os estratagemas naturalistas que apontavam para suas
personagens fortes, tornando improdutiva, em determinados momentos, a luta dos vencidos ou dos que procuravam sair da condição
de menor, de fraco.
III – No trecho “E, durante muito tempo, fez-se um vaivém de mercadores. Apareceram os tabuleiros de carne fresca e outros de tripas e fatos
de boi; só não vinham hortaliças, porque havia muitas hortas no cortiço” (cap. 3), percebe-se que o espaço do cortiço formava uma
espécie de mundo à parte e à margem da sociedade em que se assentava. Parecia independente, autônomo, inclusive em seus aspectos
econômicos.
- A)as proposições I, II e III estão corretas
- B)apenas I está correta
- C)apenas II está correta
- D)apenas III está correta
- E)estão corretas apenas I e III
A alternativa correta é C)
O romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, é uma obra fundamental do Naturalismo brasileiro, retratando de forma crua as desigualdades sociais, a exploração e a animalização do ser humano em um contexto de pobreza e marginalização. Ao analisar as proposições apresentadas, é possível identificar que apenas a afirmação II está correta, conforme indicado pelo gabarito.
A primeira proposição (I) aborda a relação entre os moradores dos cortiços, destacando a nominação animalesca ("cabeça-de-gato" e "carapicus") como uma metáfora da relação predatória entre eles. Embora essa análise seja pertinente, ela não é o foco central da obra, que prioriza a crítica social e a determinação do meio sobre os indivíduos. Portanto, a proposição I não está completamente correta.
A segunda proposição (II) está correta, pois sintetiza um dos aspectos mais marcantes do romance: a crítica às dissimetrias sociais, de gênero e étnico-culturais. O destino trágico de Bertoleza, escravizada e traída por João Romão, e a ironia do "diploma de sócio benemérito" recebido por ele exemplificam a hipocrisia e a violência estrutural da sociedade da época. O Naturalismo, como escola literária, enfatiza a impotência dos indivíduos frente ao meio, tornando improdutiva a luta dos oprimidos, o que está claramente representado na obra.
Já a terceira proposição (III) descreve o cortiço como um espaço autônomo e independente economicamente, o que não corresponde plenamente à visão do autor. Embora o cortiço tenha características próprias, ele não está isolado da sociedade, mas sim inserido em um sistema maior de exploração e desigualdade. A aparente autonomia econômica não elimina sua dependência das estruturas sociais vigentes, tornando a afirmação incorreta.
Dessa forma, apenas a proposição II está correta, confirmando o gabarito C como a alternativa adequada.
Questão 20
I – Romance cujo enredo traz à tona questões de ordem pessoal
(de determinadas personagens) e coletiva (há personagens
cujas tensões vividas remetem o leitor para questões de ordem
mais geral, centradas num coletivo). As questões
problematizadas numa perspectiva coletiva podem ser
visualizadas em episódios como aquele em que os moradores
do Carapicus e do Cabeça-de-gato se enfrentam e a tensão criada
denuncia uma demanda coletiva e não apenas individual.
resolução de conflitos coletivos, visando uma melhoria do
espaço urbano em que se assentam os cortiços Carapicus e
Cabeça-de-gato, principalmente no que diz respeito ao projeto
de saneamento básico e do fornecimento de energia elétrica,
projetos que davam início à modernização dos centros urbanos
do País no final do século XIX.
pré-modernismo brasileiro, com a construção de um pensamento
sanitarista e de modernização do espaço urbano do Rio de
Janeiro do início do século XX, do que a proposta naturalista
que insistia nas tensões particulares de suas personagens,
demanda da “escola naturalista” cujas narrativas são as melhores
representantes, no Brasil, dessa época.
- A)apenas I e III estão corretas
- B)apenas I está correta
- C)apenas III está correta
- D)apenas I e II estão corretas
- E)apenas II está correta
A alternativa correta é C)
O romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, é uma obra fundamental do Naturalismo brasileiro, que retrata a vida nos cortiços do Rio de Janeiro no final do século XIX, explorando tanto questões individuais quanto coletivas. No entanto, ao analisar as afirmações apresentadas, é possível identificar que apenas a alternativa III está correta, conforme o gabarito indicado.
A primeira afirmação (I) destaca que o enredo aborda questões pessoais e coletivas, citando como exemplo o conflito entre os moradores do Carapicus e do Cabeça-de-gato. Embora essa análise contenha elementos verdadeiros, ela não é a mais precisa em relação ao foco principal da obra, que está mais alinhado ao Naturalismo e suas tensões particulares do que a uma problematização coletiva ampla.
A segunda afirmação (II) sugere que o romance aponta para a resolução de conflitos coletivos, como projetos de saneamento básico e modernização urbana. No entanto, essa interpretação é equivocada, pois O Cortiço não propõe soluções para esses problemas, mas sim expõe as condições degradantes e as tensões sociais de forma crítica, sem avançar para propostas concretas de melhoria.
Já a terceira afirmação (III) está correta ao afirmar que o enredo problematiza questões do pré-modernismo, como o pensamento sanitarista e a modernização do espaço urbano, embora o romance seja mais representativo do Naturalismo. A obra, de fato, antecipa discussões que seriam centrais no pré-modernismo, ainda que seu principal enfoque seja a representação das tensões individuais e coletivas sob uma ótica naturalista.
Portanto, a alternativa C) é a correta, pois apenas a afirmação III reflete com precisão aspectos relevantes da obra, enquanto as demais apresentam interpretações parciais ou incorretas.